Paraíso Perdido

Paraíso Perdido

Resenhas - Paraíso Perdido

Larissa Silva 18/02/2024

Primoroso
Uma adaptação de Paraíso Perdido de John Milton.
Traços nem tão delicados, nem tão carregados. Presença de cores da natureza, com ênfase no verde. Trechos da obra original e trechos em forma de diálogos. Todo o conjunto da obra traz uma dramaticidade que envolve.

Tammy 16/01/2024

Paraíso Perdido - John Milton, Pablo Auladell
06/01 - 07/01
??????????

HQ maravilhosa, desde a arte até a história. Sempre tive curiosidade para ler Paraíso Perdido de John Milton, mas, por se tratar de um poema épico sempre fiquei receosa, já que não é minha zona de conforto, pois além de ser poema, é um clássico, e a escrita mais complexa me assusta um pouco. Mas depois de ler essa HQ me sinto preparada para encarar a leitura do texto integral.

Em paraíso perdido acompanhamos a queda de Satã, a guerra entre ceu e inferno e a desobediência de Adão e Eva.

Além da história maravilhosa, com uma narrativa intercalada entre anjos e demônios, a forma que isso é separada de forma visual é magnífico. Nos trechos narrados pelo inferno, temos um visual marrom, sombrio. Já nos trechos narrados pelo céu, temos tons de azul e verde, com os traços leves e delicados.

De leitura super fluída, acho que é uma ótima ambientação para o texto integral, e a edição está impecável.

Belinha 07/01/2024

Paraiso Perdido
Anjos estão planejando uma vingança, após serem expulsos do paraíso. Lúcifer reúne uma legião para travar uma batalha com o todo poderoso. Mas será que isso vai dar certo? Afinal estamos falando do criador do céu e a terra. Nesse livro contém 4 histórias. Cada uma mais interessante que a outra. Eu gostei muito, sei que é basicamente um resumo entre aspas, mas valeu a pena cada página lida.

Amanda2479 27/12/2023

Auladell captura a grandiosidade da narrativa épica, mergulhando em paisagens sombrias e majestosas. Sua habilidade em mesclar o grotesco e o sublime cria uma atmosfera única, enriquecendo a experiência de imersão no épico original.

Cleber 20/11/2023

John Milton
Estava procurando o livro Paraiso perdido e encontrei esta adaptação em quadrinhos. Cada página é uma obra de arte e a forma como texto e a arte se complementam deixou a hq ainda melhor. Acredito que ficou mais fácil de entender a história desse poema que as vezes parece ser de tão difícil entendimento. Agora deu coragem para ler o livro completo do John Milton.
skuser02844 25/11/2023minha estante

Regis 14/12/2023minha estante
Me deparar com sua resenha sobre essa Grafic Novel me lembrou de colocar Paraíso perdido na minha lista de leituras, quero ler o Quadrinho também, parece ser muito bom. ??

Cleber 14/12/2023minha estante
É sim, acho que vc vai gostar :)

Bea Albuquerque 18/11/2023

O livro é bem grande, só não é denso pois possui muitas imagens sem falas e poucas falas em si. Não gosto de ler livros com histórias religiosas, mas até que pro que eu esperava não foi ruim, só não gostei do final.

Ives2 12/10/2023

Lúcifer é o mocinho?
Eu sempre questionei os princípios bíblicos, e esse livro me levantou ainda mais questões. Ainda que seja só uma parte dessa história, eu consigo entender o lado de Lúcifer sem condena-lo. Na verdade, acho que Deus foi injusto em não querer dividir seu poder com ninguém.

Por que só ele pode ser grande? Por que só ele pode tudo? Não faz sentido! Não devemos ter empatia e amor pelo próximo?

Leonardo1263 23/09/2023

Épico do épico
Lúcifer e mais de 1/3 dos anjos foram expulsos do céu e condenados a perecerem no Inferno pela eternidade. Cheios de ódio e vingança, tramando contra Deus, pensaram em como poderiam se vingar. Sabendo que não teria muita chance contra o Onipotente, eis então que tiveram a ideia de prejudicar a criação divina de alguma forma (Adão & Eva) pois isso afetaria o criador diretamente.

Mesmo em um lugar terrível, sem glórias, sem conforto, sem nada… Lúcifer prefere ser ver rei no inferno a ser um servo no céu. Lúcifer conhece entidades como, a morte junto aos portões do inferno, então decide agrupar aliados. Procurando sempre agir ardilosa e sorrateiramente para não chamar a atenção dos querubins celestiais.

Com uma bela introdução, a edição é dividida em tomos, direcionando os principais acontecimentos, com trechos retirados da obra original.

A narrativa gráfica da edição é espetacular e provoca certo incomodo. A forma hibrida dos anjos, o tom sombrio, a paleta de cores e a escolha dos tons e sombras, traz todo peso dos acontecimentos. OS olhos, expressões faciais, mascaras, tudo entrega sentimento em cada personagem, e isso com certeza é um diferencial do quadrinista.

Lúcifer dialoga com si mesmo, seus anseios e desejos, há uma linha de raciocínio de fácil compreensão… O ego, a inveja que tem de Rafael, a mente do anjo caído é dotado de pensamentos impuros, beirando sentimentos ruins que perpetuam na humanidade desde sempre. O anjo caído tem sede de poder, de glórias, conquistas e se sente desvalorizado. Ele acredita que deveria ser ele a estar no topo.

A edição vale muito a pena, uma adaptação excelente, de mais de 10.000 versos sobre esse momento tão emblemático. Não só a queda é retratada de forma importantíssima, mas também a decepção de Deus perante a desobediência de Adão e Eva, e o momento da apresentação de seu próprio filho, O Messias… A falha de Adão e Eva é tida como o rompimento da confiança que Deus tinha no homem.

Luluh 03/09/2023

Um livro com algumas reflexões..
Primeiramente, o desenho dessa HQ é bem diferentão, o que pra mim combinou perfeitamente com o poema de John Milton q é do século XVII (q é o texto da HQ).

Eu n gostei muito do fim sabe, acho q n teve mtt mudança doq esta escrito da bíblia e isso eu já sabia exatamente como ia acontecer e tal, então achei meio chato.

Mas assim o restante da HQ eu adorei, o debate dos demônios quando eles caem no inferno, uma fala q Deus tem sobre os habitantes do Céu, toda a conversa do Lúcifer tem c ele mesmo, as dúvidas q ele tem assim sobre o q ele fez e até o que realmentw aconteceu p ele se rebelar contra Deus, tudo muito interessante. Um texto q rende bastante reflexões assim sabe.

Essa HQ tem muito mais imagens doq texto, então a leitura simplesmente voa, por isso não se intimide pela quantidade de páginas aqui, por que a maioria você só vai olhar e passar.

Embora o texto do poema esteja escrito de forma um pouco difícil, eu pelo menos me acostumei rápido e as imagens ajudam bastante, fazendo com q vc n precise entender 100% das coisas e tornando tudo mais claro.

Eu gostei ainda mais dessa HQ pq provavelmente n teria contato c esse poema se n fosse por isso. Acho q transformar esse texto em HQ aproximou mais as pessoas dele e isso eu acho muito legal.

Enfim, eu recomendo se vc conhece a doutrina da bíblia, pq tem alhuns momentos interessantes q valem a pena parar p refletir, além de n ser uma leitura muito pesada, um bom meio termo entre leituras, ou quando você estiver c vontade de ler mas n aguentar mais olhar palavras kkkk

Pequod.3 24/08/2023

Paraíso Perdido por Pablo Auladell oferece uma perspectiva visualmente deslumbrante do épico literário clássico de John Milton. Auladell, com sua maestria artística, consegue capturar a grandiosidade e a profundidade do poema original, trazendo à vida os personagens e as paisagens de uma maneira cativante.

As ilustrações detalhadas de Auladell transportam os leitores para o cenário celestial, o Jardim do Éden e o inferno, criando uma atmosfera envolvente que complementa a narrativa. Sua abordagem visual adiciona camadas de interpretação à história, permitindo que os leitores se conectem emocionalmente com os personagens e os eventos.

Auladell não apenas retrata com habilidade os aspectos épicos e dramáticos da história, como a batalha no céu e a queda de Lúcifer, mas também mergulha nas complexidades emocionais dos personagens. Sua representação visual do dilema moral de Adão e Eva no Jardim do Éden é particularmente impactante.

Essa adaptação, no entanto, também pode ser desafiadora para aqueles que não estão familiarizados com o poema original. A profundidade das ilustrações e a natureza complexa da história podem exigir uma leitura mais atenta e uma apreciação pelo estilo artístico de Auladell.

É uma celebração artística da obra-prima de John Milton.A combinação de sua destreza artística com a narrativa épica resulta em uma experiência visualmente deslumbrante que oferece uma nova maneira de explorar os temas intemporais do poema clássico.

Lucas 24/08/2023

Uma boa adaptação de um clássico
No começo, confesso, fiquei um pouco perdido no estilo escolhido pelo autor. Mas, depois que consegui me acostumar aos traços, a história fluiu bem. Quanto ao enredo, esse clássico possui acertos extraordinários, apesar de aqui e ali haver alguns grosseiros erros teológicos. Mas há aqui uma obra digna de reflexão, e pude, inclusive, daqui extrair uma preciosa lição espiritual.

Jorge.Raitz 21/08/2023

Interessante
Livro legal e interessante, porém achei um pouco tedioso, porém cumpre seu objetivo, sendo uma versão ilustrada

04/08/2023

Paraíso perdido
Que magnífica. Uma combinação de traços tão sombrios quanto o enredo exposto. E o livro em si, não precisamos nem dizer nada porque mais uma vez a darkside tira de letra com a publicação de mais uma obra de arte.