Ender

Ender's Game Orson Scott Card

Resenhas - Ender's Game

Leitora 12/02/2024

Um dos melhores livros de ficção científica já escritos, com o mundo e seus problemas bem estabelecidos e os conflitos bem desenvolvidos

lkmachado 11/02/2023

Com o passar dos anos, eu fui crescendo e relendo esse livro em diferentes momentos da vida, e, tendo finalizado essa leitura pela terceira vez hoje, posso dizer que, por motivos diferentes das duas primeiras vezes que experienciei essa história, Ender's Game foi e continua sendo um livro muito importante pra mim. Tendo amadurecido no meio tempo entre uma releitura e outra, concluo que ele é muito mais cruel do eu me lembrava, mas muito profundo nos detalhes e na reflexão da moral que invoca no leitor. Não há personagem 100% bom ou mau, todos tem o potencial de gentileza e crueldade e o autor não mede esforços para explorar essas características através de uma guerra que obriga atitudes crueis e condenáveis a serem tomadas e (talvez um dos piores aspectos possíveis de estar em guerra) aceitas. Triste e fenomenal. 5/5.

Murilo 30/04/2022

Um dos melhores livros que já li, muito mais profundo e maduro do que eu esperava. O título de um dos melhores livros da história da ficção científica é super justo. Essencial para o gênero!
juju.salless 30/04/2022minha estante
eu amo mt o filme e tenho mt vontade de ler justamente pq tem continuaçoes ??

Murilo 30/04/2022minha estante
Tbm me deu muita vontade de ler as continuações. Tô com bastante espectativa pra assistir o filme tbm

Suzani 22/02/2021

Ender's Game
Eu amei o livro, tem muitas coisas que fazem refletir sobre o ensino deles e como existe coisas parecidas com as nossas (no sentido de avaliação que eles impõem sobre as crianças), sem falar que o psicológico do Ender é tão interessante porque no início não parece uma criança de 6 anos falando, e no final quando ele tem doze parece mais adulta ainda. Mas isso não foi ruim, porque tem um contexto de evolução tecnológica que fico pensando se no futuro será assim.
Acontece tanta coisa no livro que nem sei como eles conseguiram passar quase tudo pro filme, uma pena que no filme não tem as divagações do Ender porque isso foi muito incrível na leitura ver como ele é inteligente.
Já comprei os próximos 3 livros seguintes da série, então planejo ler logo!!

Mica 03/05/2020

O peso do mundo, da guerra, da masculinidade
Eu li esse livro na quinta série, talvez 1999-2000, na idade de 11 anos. Depois li vários outros dos livros desse autor e amei os em geral. Todos contando histórias immersivas, críveis, bem escritas. Ender’s game é uma história sobre uma criança super dotada. Naquele momento eu identificava com o protagonista. Eu ía para algo chamado “centro de aprendizado otimizado” na escola, um lugar para crianças super dotadas.

Na versão que lembro, tinha uma introdução onde falava como o livro era celebrado por grupos de crianças super dotadas. Crianças são “uma classe oprimida renovada continuamente”, com menos direitos, com uma vida cheia de drama e tensão que esse livro retratou fielmente. Eu também me vi manipulado e sem poder frente aos adultos, professores, num mundo de disciplina e regras na escola que fui que não participei em decidir.

Tudo no livro é uma questão de ganhar a guerra, uma lógica militar portanto. “Desenvolver um soldado” é o objetivo desse mundo. Mas não exatamente um soldado frio, eis a questão: o irmão mais velho é frio demais, Ender, o terceiro a nascer na familia é só compassivo o suficiente para ainda ser útil na guerra, matar friamente, mas também valorizar a vida dos soldados do seu lado, e não matar sem razão. Em tudo isso a masculinidade de guerra e de matar é afirmada, e também de uma inteligência fria, a inteligência de matemática, jogos e fazer guerra. Eis um livro do caráter ou ethos do guerreiro soldado, talvez de fato de uma masculinidade toxica.

Esse livro ainda me é caro. Eu ainda vivo fortemente o drama de obedecer e resistir autoridade versus ser livre ou diferente. Ainda sinto na pele demais o drama das “crianças super dotadas”, que mesmo que não colocadas a lutar em guerra como soldados ou até pior que isso, são colocadas a resolver os problemas do mundo, sentir o peso do mundo nas costas.

Ricardo Santos 26/09/2015

muito mais do que uma história juvenil
Neste livro, crianças são tratadas como gente grande. Literalmente. Elas são eleitas como a maior esperança da vitória da humanidade contra uma raça alienígena. Crianças-prodígio são treinadas por militares para serem estrategistas implacáveis. Os esgotamento físico é absurdo. Mas nada se compara com as pressões psicológicas. Com o jogo, muitas vezes sujo, feito pelos instrutores. Na visão dos oficiais, essas crianças precisam perder a inocência e rápido. Então surge Andrew "Ender" Wiggin, o finalizador, o exterminador. Um menino que a todo momento luta entre ser alguém altruísta e amoroso, ou cruel e violento. O romance é divido em dois núcleos. Existe a Battle School, numa estação espacial, onde Ender e seus aliados e inimigos entre os recrutas travam batalhas simuladas bastante duras. E também acompanhamos, na Terra, Valetine e Peter, os irmãos mais velhos de Ender, dois adolescentes que usam um tipo de internet, anonimamente, com propósitos políticos que podem fugir do controle. Ao longo do livro, o autor conseguiu alternar os dois núcleos com muita habilidade, tornando ambos igualmente interessantes. Aqui são tratados temas sérios como dever, amor, respeito ao próximo, poder do Estado, manipulação da mídia e outros sem nunca pesar a mão. A trama e os personagens são tão bem construídos que esses temas são colocados ao leitor de uma maneira que o faz refletir sem perder o foco da história. Mas é triste e curioso saber que um livro tão iluminado como este (apesar de todas as brutalidades que acontecem) foi escrito por um autor que, ultimamente, se mostrou ser alguém nem um pouco progressista. Ah, e que esqueçam o filme. É uma ofensa aos personagens e a complexidade e a relevância do livro. Praticamente todo o subtexto do romance foi perdido numa aventurazinha sem graça, que não presta nem como filme de ação.

Anny 25/11/2014

Esse livro mostra como as pessoas utilizam as outras para benefício próprio, como utilizam pessoas como armas sem se importar com as consequências que isso traz para a pessoa. Mostra como o mudo vê as coisas de modo preconceituoso e tudo baseia-se no achismo. Tudo isso sem parecer um livro de filosofia. Faz apenas você interagir com o personagem ao ponto de sentir sua dor e se imaginar nessa batalha espacial.

Neto Pires 22/10/2014

Enders game (O Jogo do Exterminador ) : O livro dos sentimentos disfarçados de ficção.

O que falar desse livro? É um livro surpreendente que nos leva há um mundo extraordinário repleto de efeitos que somente nossa mente é capaz de fazer. O autor do livro escreve essa obra ainda nos anos 70 e já nessa época ele nos apresenta o que viria a ser hoje o que conhecemos por tablets; nada iguala o que ele criou, é o que o próprio autor confirmou em O Mundo do Exterminador.
O Livro conta a história de Andrew Ender wiggin. Desde a infância, com seus sete ano de idade fora tirado de seus para ir a academia militar criadas por humanos mesmo. Os aliens chegaram a terra e por pouco não é destruída por seus atacados. Há três versões que dão nome aos aliens repressores; a primeira seria Insécta, que é vista nas primeiras versões do romance ficcional. Fórmicos são das versões seguintes e Fórmics da versão adaptada para o cinema. Há muitas versões desse clássico, e inclusive esse romance antes era apenas um conto com poucas páginas.
O jeito em que é escrito o livro faz com que façamos parte do mundo do Ender, desde suas ações e pensamentos e suas últimas ações e sofrimentos. Aprenda a liderar, amar e guerrear como um verdadeiro líder pode ser capaz. Não ignore os sentimentos dos irmãos de Ender. Mais pra frente na história você verá como um garoto de sete anos se torna um dos maiores guerreiros e comandante que um exército jamais teve. Sinta o sofrimento de um garoto que foi deixado sozinho, odiado por todos e amados por muitos.
Não pretendo deixar nenhum spoiler ou coisas do gênero, apenas digo que se você gosta de Isaac Asimov não terá problemas para entender o mundo em que Orson nos transporta. Digo também que há jornadas nas estrelas, política e muita depressão ao fim de uma guerra onde alguém se sentiu traído pelo lado que atua. Mas apesar de tudo, mesmo sendo capazes de coisas horrorosas ainda assim podemos ser justificados pelos atos? Descubra nessa magnifica história o que fazer e o que se pode pensar em momentos que somente quem está na pele poderá sentir.

sophia 16/05/2014

Fascinante. Eletrizante. Essas palavras não seriam suficientes para definir ''Ender's Game: O Jogo do Exterminador''
[...] Fascinante. Eletrizante. Essas palavras não seriam suficientes para definir Ender's Game: O Jogo do Exterminador. Sempre fui muito chegada a filmes como Jornada nas Estrelas (tanto o clássico como o reboot), e recebi, com entusiasmo essa obra prima. Card me surpreendia ainda mais a cada página. Queria saber como terminava de qualquer jeito, mas quando finalmente o fiz, me senti órfã. A eletrizante trajetória de Ender nos arrepia e nos emociona, sua luta contra seu maior inimigo, que não são os abelhudos, e sim seu próprio psicológico, por estar separado de sua irmã Valentine, que tanto amava, e isolado pelos professores. [...]

site: http://ardentbookgeek.blogspot.com.br/2014/05/resenha-livro-enders-game-o-jogo-do.html

JP 04/01/2013

Absolutamente Fantástico
Ender's Game foi o primeiro livro que li em inglês e posso dizer que é uma das melhores leituras que já tive na vida até hoje. O livro é viciante a narrativa é envolvente, inteligente e cheia de reviravoltas. Ender Wiggin é um prodígio do início ao fim, toda a jornada dele até chegar no topo de sua maior conquista é simplesmente genial. Não irei revelar muito, mas posso dizer que final é surpreendente, além do que os três irmãos Wiggin são a força motriz de toda a história e lendo o livro é difícil não admirar e sentir medo da personalidade dos mesmos, seja no poder de manipulação de Peter Wiggin, no pode persuasão de sua irmã Valentine e seja pela inteligente, poder de estratégia do irmão mais novo Ender Wiggin. Enfim Ender's Game é uma ficção cientifica muito bem elaborada que vicia o leitor do início ao fim, o livro é de certo modo ousado por mostrar adultos manipulando crianças e crianças manipulando adultos, mas é também simples por tratar de temáticas familiares como amizade e lealdade, recomendo muito.

Karine 08/08/2012

A Terra está sob a ameaça de uma terceira(!) invasão alienígena. Para manter a terra a salvo crianças são levadas a Battle School, onde são treinadas para formarem o exército da próxima guerra. Nisso temos Andrew (a.k.a. Ender) que é recrutado e é um menino brilhante, é o eleito e bla bla bla... Quando chegou essa parte eu me senti a espertona que já sabia como a história ia se desenvolver. Estava errada.

Até metade do livro eu achei a história um tanto monótona. A narração estava legal, o desenvolvimento do Ender também, mas uma pergunta não saia da minha cabeça "what's the point?". E muitas coisas que mereciam um desenvolvimento melhor passavam batido pela história - acredito que esses pontos são usados nas outras histórias que se passam no mesmo universo -, mas nada que tirasse meu interesse.

Apesar do desfecho do plot principal ter me surpreendido, eu o achei um tanto morno, esperava mais. Mas o que aconteceu daí para o final foi o que me fez levar o livro mais a sério. O livro não só te entretém com a historinha sci-fi, ele (pra mim!) é daqueles que te dá em algo para pensar depois do término da leitura - nem que seja o quão mindfuck e imprevisível é aquele capítulo final.

O que me ganhou mesmo foi o fato do livro como um tudo ser diferente de muitos de hoje em dia. Acho que é um pouco spoiler dizer quanto tempo se passa na história, mas isso por mais bobo que seja me fez gostar mais. E mesmo me incomodando com os buracos da história, achei ousado e inteligente o autor montar uma série que se monta como um quebra cabeça - a maioria das séries são sempre bloquinhos se encaixando de forma linear, é bom ter algo diferente.

Por fim, não acho que o livro seja essa coca cola toda que dizem por aí. É legal, tem sacadas inteligentes, é bem escrito, mas acho que faltou alguma coisa pra me conquistar totalmente.
Neto Pires 12/12/2014minha estante
esses buracos que você fala foi realmente legal, se não me engano tem um livro que conta mais detalhadamente umas partes da hist´ria, principalmente no período dos anos que passam e não é mostrado. Essa série é incr´rivel. Pena ter saído poucos livros da série.
Acho que se você procurar pelo título vai encontrar muitas coisas e muitos livros em inglês do universo ender.

Karine 15/01/2015minha estante
Eu fui até atrás de mais coisas da série e é um universo muitíssimo vasto! Eu tinha até o "segundo" livro aqui, mas descobri que o autor e eu discordamos em algo que é de uma importância muito grande pra mim como pessoa. Eu (talvez?) não devesse misturar a pessoa que ele é com o autor, mas mesmo que de forma não explícita os ditos "valores" dele são expressos em seus livros e não é algo com o qual quero contribuir.

Mario 26/07/2012

No mínimo fenomenal!
Antes da resenha propriamente dita, devo, infelizmente, avisar que este livro é um tanto difícil de se achar na sua versão em português, por isso da minha escolha em lê-lo em inglês. Achei, por outro lado, facilmente na Amazon.
Achei esse livro por completo acidente: procurando um bom livro de ficção científica, acabei por procurando na internet listas de "melhores ficções científicas da história", visto que como era minha estréia nesse gênero, resolvi, claro, começar pelos melhores. Imaginei que encontraria "1984" ou "2001 - Uma odisséia no espaço" entre os primeiros, mas, surpresa, esse livro, pra mim desconhecido, sempre figurava entre os primeiros, e sempre com resenhas extremamente positivas.
A premissa é simples: A Terra está à beira de uma terceira guerra contra uma raça alienígena. Durante anos a Terra preparou-se, inclusive iniciando um plano militar internacional que incluía, e esse é o foco principal do livro, uma escola para crianças superdotadas que, um dia, poderiam preencher diversos postos de comando e, no entanto, apesar da preparação de diversas crianças, o "um" ainda não havia sido achado, ou não até o nascimento da talvez mais promissora criança em anos, Andrew Wiggin.
A premissa da história me acertou em cheio e fui logo comprando o livro. Espaçonaves, uma criança semelhante a Harry Potter e uma guerra? Por que não?
Logicamente, o livro não é só isso, pois é muito, muito mais. O autor trabalha o lado psicológico dos personagens de uma forma muito interessante, os diálogos são vivos, os personagens extremamente cativantes e, principalmente, o livro é extremamente bem desenvolvido, defeito que eu geralmente não perdoo. Adiantaria ter todos esses pontos positivos, mas o desenvolvimento da história ser truncada ou pouco criativa? Não é, definitivamente, o caso desse livro.
Desculpem a extensão dessa resenha, pois ainda estou um tanto "embriagado" com o pós-leitura, mas para resumir aqueles que sempre só lêem o último parágrafo de uma resenha: leia o livro e faça um favor a si mesmo.