Sherwood

Sherwood Meagan Spooner

Resenhas - Sherwood

Lauraa Machado 25/08/2020

Interessante, divertido e muito bem escrito!
Esse livro não é perfeito, e às vezes acho que minha nota pode ter sido muito generosa, mas a verdade é que ele me conquistou de cara e a escrita da autora vale todas as estrelas que eu poderia dar. Não conheço nada da história do Robin Hood, só vi o desenho da Disney e isso foi há muito tempo. Para mim, pelo jeito que a Meagan Spooner escreve, a história parece ser inteira dela, desde como o Robin Hood surgiu até seu final. Eu tinha altas expectativas, porque gostei muito do livro Hunted dela, mas ainda acho que gostei deste bem mais do que esperava.

Tenho ressalvas, é claro, que me fazem pensar que talvez uma nota de 3,5 seja mais apropriada. Por exemplo, a Marian se fazendo passar por homem é uma coisa que eu me fiz aceitar sem questionar, porque existem milhares de detalhes que deveriam ter dificultado e que a autora passa por cima sem sentir necessidade de mencionar. Alguns ela fala por cima, mais para a frente, mas ainda senti falta deles logo que ela começa a se passar pelo Robin. Mesmo assim, acho que acreditar que seu disfarce funciona faz parte de entrar para a história. Além disso, não suspeitarem dela por ser mulher faz total sentido para a época em que a história se passa, mas ainda é mais difícil de um leitor atual entender.

Isso, para mim, não são defeitos reais do livro. O que realmente me fez diminuir a nota foram os acontecimentos do final. O enredo em si é um pouco incerto, nada linear e sem grandes objetivos, apesar de ser divertido do começo ao fim. Ainda achei tudo bem interessante, mas depois de um acontecimento importante mais para o final, parece que a autora colocou a personagem em espera, depois trouxe outro clímax, depois abafou de novo, para criar outro clímax, outra reviravolta. Ou seja, parece que ela teve três ideias de final, não conseguiu decidir qual seria a melhor e fez todas. Elas acabaram perdendo um pouco o peso e a importância que teriam se fossem únicas e, quando chegou no último clímax, eu já não consegui ficar surpresa ou me impressionar com seu desenrolar.

Agora, vamos aos pontos altos do livro? Marian, a protagonista, e Sir Guy, o antagonista, são muito complexos e interessantes! Fiquei até um pouco abismada conforme ia descobrindo as camadas deles, principalmente as de Sir Guy. Eu o odiava no começo e o amava no final! A Marian é mais do que uma protagonista competente, ela consegue facilmente carregar a história nas costas. E o romance foi inesperado, mas intenso e, apesar de ser só um detalhe, foi algo que me motivou a ler (porque eu sabia que viria e demorou para vir). Só queria que tivesse um único capítulo a mais, para eu ver como ficou depois de tudo que aconteceu. Só um, sabe?

Gostei bastante de todos os outros personagens, de como a autora mudou e adaptou a história do Robin Hood. Não sei como é na original, mas aqui ficou tudo bem plausível e interessante. Encaixou direitinho na ambientação na Inglaterra, desde a história antes de tudo desse livro, como o enredo dele propriamente. É uma leitura divertida, bem escrita e interessante do começo ao fim! Terminei em três dias, mas queria que tivesse durado mais tempo!

E, como falei, a autora escreve extremamente bem! Fiquei cada vez mais impressionada pela sua habilidade de descrever as cenas e as sensações da protagonista! Leria qualquer livro dela, admito! Estou ainda mais animada para ler o próximo nessa linha de reileituras dela, Neverland! Super recomendo esse!