Édipo Rei

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Maria.Luysa 23/04/2024

Gostei bastante!!!
Li por causa da faculdade. Eu sempre ouvi falar sobre Édipo, mas nunca tinha pesquisado sobre ele. Comecei a ler o livro sem muitas expectativas. As primeiras páginas foram as mais "complicadas" por conta do floreio presente no diálogo. Mas me acostumei e achei a escrita muito bonita. A história me prendeu (não fui tão surpreendida porque o professor já tinha comentado sobre o final). Indico super!

Polyane Cardoso 20/04/2024

Tragédia grega
Não conhecia a peça e nem o autor, vim após ver indicação no TLT, a princípio estranhei ler uma peça kk mas a história é muito boa e trágica, e o final achei que deixou bastante a desejar, fiquei na dúvida se era aquilo mesmo ou se meu arquivo estava faltando uma parte kkk

Elizabeth 19/04/2024

Édipo
Uma angústia, a realidade, a trajetória, a tragédia. Um clássico, mais fácil a leitura, rapida e drástica.

Caio847 15/04/2024

Bem familiarizado
Eu já conhecia a história mas nunca tinha realmente parado pra lê-la até a faculdade me obrigar. E na verdade não foi ruim.

Ansioso para terminar a trilogia, no ritmo que meu professor determinar?

giovanna.chadud 14/04/2024

Gostei
Só acontece tragedia, mto estranho mas é bem legalzinho, coitado do Édipo só sofreu,ma com esse livro da para aprender que não se pode fugir do destino, mto bom

Luiza.Campello 08/04/2024

Édipo Rei
A leitura de Édipo Rei me fez revisitar a história que há tantos anos tenho em minha mente, o homem que matou o pai e casou com a própria mãe. A primeira vez que tive contato com ela eu estava no 6° ano e até hoje me recordo da perplexidade que senti ao escutá-la. Agora, anos depois, ter a oportunidade de lê-la, alterou tudo que imaginei saber sobre ela. Primeiramente, a história não é contada enquanto acontece, mas sim revisitada por memórias anos depois, e o cenário que importa na verdade é o de Édipo descobrindo a verdade e não a sua jornada até virar Rei.
Tudo começa quando um mal assombra a cidade, o Rei com esperança de se livrar da maldição manda o seu cunhado, Creonte atrás de um Deus-profeta, Febo, e este lhe diz que faz-se necessário punir aquele que matou o antigo rei Laio. A princípio Tirésias, sábio profeta, o diz que sabe quem matou mas não quer lhe contar, depois de muita insistência, ele assume que quem o matou foi ele, Édipo. O rei não acredita, depois, Jocasta, sua mulher lhe conta a maldição, e explica como foi que o antigo Rei morreu, e mesmo sendo semelhante com sua história ele ainda não acredita, ainda, o mensageiro de seu antigo reino, vem com novas evidências, que havia sido adotado vindo de Tebas, e nem assim o Rei Édipo acredita. Ele fica nessa negação incessante até que o pastor, confirma a história toda, e tudo cai por terra, Jocasta se mata e o Rei se cega, lamentando-se por sua vida horrível e pelas de suas pequenas filhas, ele está pronto para ser punido.
Algo que achei curioso, é a forma com que na idade heróica da Grécia aquele que profetiza sempre é castigado. Tirésias desde sua primeira aparição, na história de Narciso, foi cego pelo seu saber, e novamente em Édipo Rei, ele é julgado e maltratado por saber demais. Isso me fez perceber que até na era contemporânea isso se repete, um exemplo é o filme da Disney ?Encanto?, em que o personagem Bruno que tem o poder de ver o futuro é exilado de casa.

Madxugh 08/04/2024

FANFIC
Mesmo já conhecendo a história é uma leitura muito boa, nunca tinha lido uma peça pareceu que estava lendo uma fanfic (e por isso amei kkkkk)

Caique91 05/04/2024

Complexo de Édipo
Sempre me questiono sobre o efeito da anunciação de uma profecia. O medo que ela se realize é um agente que cria o cenário para seu acontecimento, ou a ausência do saber em nada mudaria o rumo da história? É claro que, dada a forma como Édipo foi entregue por Jocasta, em comum acordo com o pai dele, ao servo, este poderia encontrar com a desgraça que lhe aguardava. Mas, o que seria do miserável rei se este não tivesse sido enviado para a morte?

O fio da vida, o destino, Deus ou Deuses, sempre levará as pessoas para onde é o seu destino, independente dos movimentos que elas façam e, por tanto, não se deve enxergar a vida com olhar de satisfação antes de termina-la, pois, assim como Édipo, a desgraça pode está esperando para um encontro antes de ir ter com a morte. Pessoalmente, não acredito nisto. Talvez seja o esforço de um ser pequeno para que assim possa se achar maior, a vida não está dada.

Rei Édipo é uma leitura divertida, mesmo com todas as tragédias e dramas. É um exemplo fictício espetacular de como as vicissitudes da vida podem ser assombrosas. É sobre as relações das pessoas com profetas, esfinges, oráculos e todos os outros símbolos do saber.

A forma como Sófocles escreve é muito bonita. A parte do coro faz parecer que estamos lendo poesia. Os diálogos são vividos e provocantes, é possível, até rir, às vezes.

Bookworm! 03/04/2024

Interessante... Preocupante, mas interessante.
Li para fazer um trabalho da escola, mas achei a história muito legal (o que é um milagre, já que não tenho o costume de ler livros desse gênero).
É uma história interessante, com um "plot twist" bemmmm maluco KFKDKCKDKCKFKC
Gostei bastante, recomendo para quem gosta de histórias malucas mas que de certa forma, fazem sentido.

Aline Araujo 31/03/2024

Obra magnífica, edição ruim
Infelizmente meu primeiro contato com a obra foi em uma edição ruim e muito antiga. Vou procurar uma edição melhor com uma introdução mais profunda. No mais, adorei ler!

Wederson.Pires 30/03/2024

Uma leitura rápida
Confesso que não li a introdução de 32 páginas que por si só é maior que a história.
Achei que não conseguiria compreender a história mas fiquei feliz porque consegui entendê-la talvez por volta de 80%.
Acredito que este seja um livro que a cada vez lido é compreendido uma parte um pouco maior. Claro, partindo do ponto que li pela história e não como um estudo da obra ( que deve ser incrível).
Uma experiência positiva.

Catarina 22/03/2024

Uma tragédia surpreendente
Embora já conhecesse o núcleo do enredo - porque todos conhecem -, a leitura ainda assim me surpreendeu pelo modo com que a tragédia foi narrada.
Esperava encontrar os fatos acontecendo diante de mim, e na verdade encontrei personagens relatando os fatos, de modo que a verdadeira tragédia não é quando ocorrem em si, mas sim quando os personagens inegavelmente se dão conta do que ocorreu e apreendem o sentido de tudo. Isso foi bem interessante, e ainda assim, me surpreendi ao ver que não acabava aí e de fato eventos trágicos acontecem diante dos nossos olhos de leitor, elevando a miséria e a tragédia a níveis épicos.
Esta é, realmente, uma das principais tragédias da história da literatura, e uma referência importante para entender tantas outras obras.

amandaoliare 22/03/2024

Surpreendente e trágico
Primeira peça que li por completo. Já conhecia a história, mas decidi escrever um projeto de pesquisa envolvendo a obra e optei por ler o livro completo para retirar trechos para citação, e mesmo assim posso afirmar: conhecer a história antes da leitura não a deixa menos surpreendente e trágica.

Cristiane 19/03/2024

Clássico, trágico e tudo aquilo que já esperava de Édipo, saber do que se trata a história antes de ler (e como não saber?) não tira o prazer dessa leitura.

Eduardoow 15/03/2024

Édipo rei
Foi interessante ler uma peça que não tenha sido do Shakespeare, achei essa bem promissora já de início, gostei bastante da história (apesar de já saber tudo do início ao fim, graças ao meu professor de literatura que amava falar sobre essa obra) gostei bastante, leitura rápida, curtinha e bem fluída, gosto muito de tragédias e pra quem gosta, recomendo essa também, valeu a pena.