A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Silas-sama 26/04/2022

Impressionante
Fiquei impressionado com os detalhes dessa obra, não esperava muito mas o cinema é, uau, tantos envolvidos, cineastas entusiastas, atores amadores, o povo e o escapismo para o surreal, divertido e até, político.

Mandarei novamente uma lista que fiz dos mais diversos tipos de obras que peguei do livro.

Loura e Sedutora 1931
A Sombra de uma Dúvida 1943
Scarface - A Vergonha de uma Nação 1932
Crepúsculo dos Deuses 1950
David AJ 30/04/2022minha estante
Tu terminou esses 3 livros da série pra quem tem pressa agora nesses dias? Olha, só ouvir por áudio book não vale! Rsrs

Silas-sama 30/04/2022minha estante
Tu não leu minhas resenhas bro? Eu terminei tem um tempo mas só lembrei das resenhas esses dias. Osh, tudo meu é áudio book ??

David AJ 30/04/2022minha estante
Eu vi rápido algumas, ainda vou ler ?. Então tu ainda tá nessa de só ouvir o livro, sem acompanhar com a leitura de texto?

David AJ 30/04/2022minha estante
Cara tem muito filme antigo bom, inclusive asiáticos como os 7 Samurais, que vi no ano passado. Vou pegar uns filmes épicos antigos pra ver.

Silas-sama 01/05/2022minha estante
Sim, estou terminando HP assim. Pois é, esses da lista são assim, o livro até falou dos 7 Samurais mas como já assisti, não pus na lista.

GiSB 12/08/2022minha estante
Também o li. Gostei um pouco, mas superficial. Aliás essa série de livros "a história de ... pra quem tem pressa", a intenção é dar noções, mas não se aprofundar.

Filipe.Mello 30/06/2021

Um prato cheio para um cinéfilo
Eu sou um cinéfilo e amo filmes. Amo filmes e história. Esse filme foi tudo para mim. Explicando conceitos, falando de filmes que eu gosto e tudo mais. Eu amei!
Marix 30/06/2021minha estante
Quero muito ler. Vale a pena mesmo ?

Filipe.Mello 30/06/2021minha estante
Eu achei que vale muito a pena. Se vc se interessa em saber como as coisas foram tomando forma na indústria, é um livro bem dinâmico, capítulos curtos e bem explicativo

Marix 30/06/2021minha estante
Sou cinéfila, amo tudo que envolva o assunto. Valeuuuu

maria7277 31/01/2024

é pra quem tem pressa
Não é um livro ruim mas tbm não é bom, ele é confuso com uma linha do tempo bagunçada (em um capítulo o autor fala sobre um assunto e finaliza ele falando q caso queiram continuar aquilo era pra ir pra quase 4 capítulo a frente) o livro passa boa parte do tempo focando em números e menos na história. mas ele vem com a proposta de um resumo mesmo então se vc quer informações rápidas e rasas esse livro é pra vc e só
Matheus656 31/01/2024minha estante
Essa série de livros é bem problemática. O "A História do Mundo Pra Quem Tem Pressa" deveria se chamar "A História dos Estados Unidos e Nada Mais" já que ele se recusa a falar qualquer coisa sobre américa do sul e África.

gabileitoraa 31/01/2024minha estante
Vish

Gabriela Gonçalves 30/01/2022

Entrega o que promete
Como o próprio autor fala, esse livro traz os acontecimentos mais marcantes da história do cinema. É uma porta de entrada para quem gosta do tema e quer, ao poucos, entender mais sobre o assunto. O livro entrega o que promete e fala sobre a história do cinema de maneira rápida, mas que deixa o leitor instigado a procurar mais. A leitura é fluida e aprendi várias informações interessantes sobre os anos iniciais da sétima arte. Com certeza procurarei livros mais abrangentes para continuar aprendendo sobre o cinema. Indico esse livro para quem quer começar a entender esse universo dos filmes. Caso você já tenha conhecimento mais aprofundado, acredito que esse livro vai ser bem enfadonho.
Elvio 31/01/2022minha estante
Se quiser depois posso te passar umas indicações Gabi ?

Gabriela Gonçalves 01/02/2022minha estante
Vou querer sim! Depois me fala ???

Ophelia.0 15/04/2023

Bem completinho, gostei.
Esse livro cumpre com tudo que se propõe a fazer: perpassar os períodos e acontecimentos históricos mais relevantes do cinema, ser um ponto de partida para o estudo cinematográfico e despertar o interesse para leituras mais aprofundadas sobre o tema. Ele é super completo ? de forma quase surreal, considerando que são apenas 200 páginas ?, e possui uma coletânea de filmes, diretores e produtores incrível. Além disso, ainda tece uma ótima relação entre eventos socioeconômicos e produções culturais, a qual faz toda a diferença para a obra. Por fim, posso afirmar que a perspectiva brasileira também contribuiu demais para o livro e para a construção da ?narrativa? histórica. Foi, com toda certeza, uma boa forma de conhecer melhor a sétima arte!
eufontinele 15/04/2023minha estante
oi, pode curtir minha última publicação

LT 07/09/2018

Diferente e legal!
Neste livro, o objetivo do autor é colocar a história do cinema em 200 páginas, e posso dizer que ele conseguiu fazer um bom trabalho. Claro que nessa quantidade de páginas, não caberia tudo, entretanto os fatos mais importantes estão presentes.

Os acontecimentos mais marcantes que vemos nessa obra vão desde o começo, com Thomas Edson e os Irmãos Lumiére, apresentando as imagens em movimentos, até os dias atuais.

Colocando um pouco da atualidade, vemos o atual presidente dos EUA, sendo contra os imigrantes e brigando por causa disso. Ai, vocês devem estar perguntando: o que isso tem haver? Pois vou explicar. Antigamente, quem ajudou os EUA a crescer foram os imigrantes, inclusive, foram eles que ajudaram a criar os maiores estúdios cinematográficos.

O livro também fala da chegada da TV e mostra o seu impacto no mercado.

Voltando ao passado, Sabadin nos mostra como a primeira e segunda guerras, tiveram influência no desenvolvimento dessa indústria, e assim tornou os EUA na maior potência.

França, Rússia, Brasil, Alemanha, Espanha e o próprio EUA, tiveram suas parcelas para o crescimento da sétima arte.

O mais legal de ver, é que antes as imagens em movimento tinham um valor diferente, e acabou se tornando um entretenimento no mundo inteiro, principalmente nos EUA.

Conhecemos também alguns movimentos, como o filme Noir e a Novelle Vague. Também passamos pelas animações da Disney e dos grandes eventos como Oscar, Cannes e Grande Otelo.

Esse livro é indicado para você, leitor, e para os amantes da sétima arte. Pois essa obra serve para você conhecer um pouco mais sobre o assunto, além de ser base para um estudo mais aprofundado.

Confesso que quando vi esse livro, fiquei curiosa para ler. Acho interessante esse universo, mas demorei a engatar na história, pois é um livro totalmente fora da minha zona de conforto.

Em 22 capítulos, o autor consegue resumir bem os fatos históricos e importantes do cinema. Sabadin, tem uma escrita leve e didática, por causa disso, senti como se tivesse voltado para a faculdade.

Como disse, por mais que tenha demorado a engatar, gostei de conhecer um pouco mais sobre o cinema. Eu indico a leitura, vale à pena.

Sobre a edição, a Editora Valentina fez um bom trabalho. O tamanho da fonte é confortável para leitura. As folhas são brancas, porém não me atrapalhou em nada. Também não achei erros ortográficos, o que foi muito bom. Os capítulos contêm imagens, o que deixa a leitura mais legal.

Resenhista: Laneeh Martins.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Bed of books - @bedofbooks 16/09/2018

Resenha para quem tem pressa
Em "A História do Cinema Para Quem Tem Pressa", Celso Sabadin faz um breve relato sobre o maior fenômeno do entretenimento, traçando um paralelo entre os momentos históricos dos séculos XIX/XX e a evolução da "sétima arte", desde a invenção das câmeras de vídeo, do cinema mudo ao cinema sonoro, passando pela "criação" de Hollywood, com suas produções milionárias, os grandes festivais e a mais famosa premiação, o "Oscar", os movimentos estéticos que se sucederam na evolução da cinematografia, a disputa entre os grandes estúdios e os diretores que se destacaram no cenário mundial. Um livro para aguçar a curiosidade dos amantes do cinema.

shes_heavy 21/03/2024

Um bom norte
Indico para quem assim como eu não sabia de nada sobre a história do cinema, principalmente até o fim da decada de 20, que é onde o livro melhor se desenvolve. Infelizmente depois disso me tem um tom de "listas de filmes que você tem que ver!" com quase nenhuma contextualização, mas tudo certo, obviamente é um livro raso. Uma coisa legal é que muitos desses filmes estão em domínio público e se encontram com muita facilidade no youtube.

Yvan 10/03/2019

Ele serve para que foi vendido, bom resumo, bem explicado e vale como uma boa introdução.

Lelle31 04/04/2019

Leitura bastante interessante. Gostei muito da divisão e as explicações sobre cada fase que o cinema passou, foram claras e concisas, uma pena se tratar de um livro pequeno. Adorei as indicações de filmes.

Lina DC 07/04/2019

Celso Sabadin faz um resumo histórico claro e conciso em "A História do Cinema Para Quem Tem Pressa" . O livro é dividido em Introdução + 22 capítulos, onde o leitor tem a oportunidade de conhecer a história do cinema desde a sua invenção, falando sobre os pioneiros Irmãos Lumière, a construção dos impérios (grandes estúdios), o impacto da primeira guerra mundial, os demais países e suas culturas sendo apreciadas de maneira global até chegar a atualidade, onde o autor discute as animações, remakes, continuidades e franquias.

“Ao preço de 1 franco por ingresso, cerca de uma centena de pessoas testemunharam a sessão de aproximadamente 20 minutos, na qual foram exibidos curtas produzidos pelos próprios Lumière” (p. 23)

A linguagem do livro é bem simples e as explicações são claras e intrigantes. O autor insere algumas curiosidades e o livro pode ser lido de uma única vez.

site: http://viajenaleitura.com.br/

Rafa 10/06/2019

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa
Saudações literárias, queridos leitores da Curva Literária. Tudo bem com vocês? Hora de começar mais uma semana com uma dica incrível de livro, hoje vamos falar um pouco da obra “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa”. Bora?

O livro busca transmitir de forma resumida toda história do cinema, seguindo os aspectos cronológicos até os dias atuais.

Celso Sabadin possui uma escrita fluída, dinâmica e didática, mostrando diversas curiosidades à respeito da sétima arte.

Falar sobre o cinema, demandaria no mínimo uma coleção de livros sobre o assunto, porém! Essa obra tirou de letra ao levar para os leitores toda grandiosidade da sétima arte, seja para cinéfilos ou aquele leitor(a) que possui uma curiosidade sobre o assunto.

Um dos pontos positivos da obra, é em relação ao nossos cinema nacional do qual o autor faz diversos comentários, além de uma pita irônica e crítica sobre o assunto, afinal, o nosso cinema e toda indústria da sétima arte não é tão valorizado, infelizmente.

Vale a pena? Com toda certeza! Se o leitor busca por uma leitura rápida, esse é o livro certo para conhecer todo o universo cinematográfico. Uma viagem no tempo através das páginas.

site: https://www.curvaliteraria.com.br/2019/06/resenha-historia-do-cinema-para-quem.html

DressaTeaParty 02/11/2019

Como o título diz...
Muito bom!
Conta de forma objetiva e clara a história da sétima arte.
Desde seu início, até a origem de termos que utilizamos até hoje.
Poderia trazer mais imagens para ilustrar as partes apontadas, pois se tratam de filmes.
Mas mesmo assim recomendo, até mesmo pra quem nunca procurou saber sobre o mundo do cinema (como eu hahahaha)

PJ 10/01/2020

Uma boa introdução à Setima Arte
Enquanto leigo em cinema e principalmente na sua história, devorei esse livro com muito prazer na última semana. A sensação que ficou pra mim é de que ele é uma ótima introdução à maravilhosa história do cinema. Dentre outras curiosidades, é muito interessante ver a relação da história do cinema com os acontecimentos históricos e políticos, é como passear pela história do último século pela lente da sétima arte.

Pra pontuar alguma coisa ruim dele, além de ser curto mas é a proposta dele, é perceber como são poucas, ou quase inexistentes, as citações a diretoras/roteiristas/produtoras/executivas mulheres. Talvez não seja culpa direta do autor, eu acredito que não seja, mas não tem como não deixar de perceber esse fato e ai resta a dúvida: Nessa história elas não ocuparam esses lugares? Ficaram somente no papel de atrizes dando suporte aos galãs? Enfim...

Queria deixar aqui também os meus parabéns ao autor por condensar muito bem, ao meu ver, tanta história em menos de 200 páginas.

No fim, resta a vontade e curiosidade de conhecer mais, mas desde já, tenho certeza que esse já é um dos melhores livros que li em 2020.