A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Rosa254 04/04/2024

História, História e mais História...
Livro breve, como prometido.

Terminei me sentindo um pouco mais esperta na história do cinema, então acho que a proposta do autor funciona.

Não é utilizado linguagem técnica, o que torna o livro muito bem-vindo para qualquer um.

Há muita referência ao longo do livro, então recomendo que façam listas.

Gostei especialmente do capítulo final, que apresenta a expressão do cinema em outros países, saindo do foco Hollywoodiano. Temos Índia, Itália, Irã, Coreia do Sul, China, Japão, Brasil...

No fundo, sinto que uma pessoa média consegue citar a rede de informações e história que foi apresentada... É de conhecimento geral. Talvez faltou trazer informações pouco conhecidas.

shes_heavy 21/03/2024

Um bom norte
Indico para quem assim como eu não sabia de nada sobre a história do cinema, principalmente até o fim da decada de 20, que é onde o livro melhor se desenvolve. Infelizmente depois disso me tem um tom de "listas de filmes que você tem que ver!" com quase nenhuma contextualização, mas tudo certo, obviamente é um livro raso. Uma coisa legal é que muitos desses filmes estão em domínio público e se encontram com muita facilidade no youtube.

Fernanda Telli 06/03/2024

A história do cinema
Nunca achei que 200 páginas teriam tanta informação, mesmo sendo uma leitura rápida a quantidade de informação me surpreendeu, gostei muito.

tetzgabriel 22/02/2024

Leia para não ser poser no letterboxd
Um ótimo livro pra você ler e ter mais ideia do que escrever nas suas reviews do letterboxd (apesar das minhas serem apenas pensamentos aleatorios).
Brincadeiras à parte, o livro explicar de forma rápida e concisa os maiores movimentos da sétima arte desde o seu início com os irmãos Lumiere(ou não?).
Uma ótima leitura pra você que curte ver uns filmes cult e dar nota no letterboxd

maria7277 31/01/2024

é pra quem tem pressa
Não é um livro ruim mas tbm não é bom, ele é confuso com uma linha do tempo bagunçada (em um capítulo o autor fala sobre um assunto e finaliza ele falando q caso queiram continuar aquilo era pra ir pra quase 4 capítulo a frente) o livro passa boa parte do tempo focando em números e menos na história. mas ele vem com a proposta de um resumo mesmo então se vc quer informações rápidas e rasas esse livro é pra vc e só
Matheus656 31/01/2024minha estante
Essa série de livros é bem problemática. O "A História do Mundo Pra Quem Tem Pressa" deveria se chamar "A História dos Estados Unidos e Nada Mais" já que ele se recusa a falar qualquer coisa sobre américa do sul e África.

gabileitoraa 31/01/2024minha estante
Vish

Guilherme.Oliveira 09/01/2024

Esses livros no estilo "resumão" são interessantes, porém nada aprofundados.
Cumpre ao que se propõe nos apresentando uma leitura simples, direta e sem muitos rodeios.

Há outros na lista na mesma pegada que pretendo ler...

Menina Ciria 08/01/2024

Um livro muito completo. Cheio de informações e curiosidades sobre a história do cinema. Iniciada com a confusão sobre seus criadores, se foi Thomas Edson nos EUA ou os irmãos Lumière na França. Passando pela criação dos studios Fox, Paramount, Disney e etc... Como todo empreendimento demandou muita coragem e trabalho. Primeiro era preto e branco, mudo. Depois vieram as cores e o som. A cada inovação alguns grupos ficavam pra trás e outros seguiam em frente. O grande Charles Chaplin não acreditava no cinema com som. Ele defendia que a 7° arte deveria sempre explorar a metonimia. Para ele o som estragava tudo! No Brasil as iniciativas começaram em 1949, pareciam grandes, mas sempre teve que contar com o apoio do exterior. Para mais, Leia o livro.

Mony 01/01/2024

A História do Cinema
Nesse mundo globalizado do Século XXI no qual se vive, ocorrem mudanças rápidas e intensas a todo momento. A população está em constante movimento e de modo apressado. Com isso, este livro propõe expor uma das formas de arte mais poderosas e influentes do mundo moderno, o cinema. No decorrer do livro será contextualizado com cada momento histórico traçar um panorama do cinema, segundo Sabadin (2022) linguagem que há mais de um século revolucionou nossa maneira de ver a vida. Será desenvolvido os principais ?ismos? cinematográficos do mundo ? Impressionism, Expressionismo, Surrealismo, Realismo, Neorrealismo etc.-, ao mesmo tempo que nasceu Hollywood, o começo da fala nos filmes, a invenção do filme de terror pelos alemães e o porquê dela, como as duas Guerras Mundiais mudaram os filmes, onde entra o Brasil nessa história e muitos outros temas e curiosidades sobre a chamada Sétima Arte.

Carol 15/12/2023

Cumpre o que promete, explica um pouco da história do cinema de forma rápida e para quem tem pressa.

oleonardomussi 06/12/2023

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa
Um bom livro introdutório sobre o cinema. Tem uma escrita fluida e aborda muito bem a trajetória do cinema desde seu surgimento. Não é muito aprofundado, como o nome já sugere, e por isso é um ótimo livro pra ficar por dentro do desenvolvimento da sétima arte no geral.

Cleany 03/12/2023

Li sem pressa alguma, pensando nessa leitura como uma introdução aos livros mais específicos sobre cinema que pretendo ler nos próximos anos. Acredito que esse atende bem ao objetivo de apresentar um panorama da história do cinema. Gostei da abordagem direta e pretendo ver alguns dos filmes mencionados. Curti o último capítulo, que preenche algumas lacunas em relação ao cinema de países pouco mencionados ao decorrer do livro. Recomendo!

Ju_allencar 03/12/2023

Que leitura preciosa
Por mais que o livro seja curto, o mesmo tem muitos detalhes, desde os primórdios das primeiras produções até os dias atuais. Pra quem gosta de cinema, é um prato cheio. Indico de mais a leitura.

jsilveira 20/11/2023

Surpreendeu
Cumpre a proposta de ser um bom resumo da história do cinema.
A leitura foi fluida e rápida, e a escrita desperta o interesse do leitor.

Camom1la 18/11/2023

Resume bem
É um ótimo introdutório para a história do cinema, muito confortavel de ler, gostei bastante. Indicaria à todos que quiserem aumentar o repertório artístico na área do cinema, mas não sabem por onde começar.