Os dois, nós três

Os dois, nós três Jacinto Junior

Resenhas - Os dois, nós três

juliana 03/06/2021

razoável :/
Achei que eu ia gostar bastante pelo tema ser o poliamor, mas não foi isso oq aconteceu.

O livro tem uma série de erros gramaticais que me incomodaram bastante e muitas páginas a mais que não precisavam estar alí.

Achei o livro dramático demais, mas gostei da relação dos três juntos.
Dimi 29/07/2021minha estante
menina eu tô lendo esse livro e tô só terminando pq não gosto de abandonar. Mas pqp. A escrita poderia mesmo ter sido mais lapidada.

Thais Lima 20/04/2021

Uma doce história de amor ? contada por três perspectivas
A proposta de Os Dois, Nós Três, é contar a história de um romance poliamoroso. Embora fosse um tipo de relacionamento que eu já ouvi falar e até cheguei a conhecer um trisal no YouTube, é uma coisa que eu nunca cheguei a compreender totalmente, apesar de nunca ter condenado. Quando me deparei com um livro com essa temática, e ainda um romance poliamoroso para adolescentes, fiquei interessada em conhecer mais sobre um romance entre três pessoas que namoram entre si. Embarquei em um dia de leitura da qual não me arrependo.

A leitura desse livro flui bem, ele é um livro curto e leve. Embora ler a perspetiva do Lucas às vezes fosse um pouco irritante por ele adorar fazer comparações poéticas demais que várias vezes ei não consegui entender, ainda assim eu gostei de como o autor conseguiu passar uma personalidade diferente para cada personagem a partir de sua perspectiva. Lucas é o mais romântico e sonhador, Douglas o mais impulsivo e, apesar de não querer demonstrar, o mais sensível. E Amanda, a minha favorita entre as três, é muito centrada, responsável, cuidadosa e inteligente. Os três juntos são como um, e é impossível imaginá-los faltando um naquela relação. Cada um é essencial naquele pilar, e gostei como o autor conseguiu passar que o romance deles é tão válido quando um namoro monogâmico, meramente porque você não consegue ENXERGAR dois sem um. E quando acontecia, parecia faltar uma parte vital, porque cada um deles era vital para a relação.

O livro é um clichê adolescente, não tem muitas inovações além do fato de que o casal é um trisal. Há também muitos esteriótipos de livros adolescentes de romance, alguns plots repetidos, mas nada demais.

O que realmente não me agradou na leitura desse livro foi a escolha da vilã da história. Todo o elenco do livro é de pessoas brancas; o trisal, a família e os amigos. Apenas uma pessoa é negra na história, Patrícia. E imaginem só? Pois é...

Patrícia é uma personagem negra totalmente esteriótipada, com uma personalidade de "piranha e promíscua". Ela rivaliza principalmente com Amanda, que é a protagonista loira e branca. Me pergunto: se queria colocar representatividade negra, por que escolher justo uma das piores personagens da trama? Porque investir logo num esteriótipo de promíscua e malvada, que quer se vingar ao ser dispensada por Douglas e quer separar o trisal? Se queria personagens negros, não poderia ser um dos protagonistas, ou até um dos amigos que ajudaram e apoiaram? Achei uma péssima escolha, especialmente por Patrícia ser a ÚNICA negra na história, com certeza isso pega muito mal. Eu não gostei, achei uma escolha muito ruim querer colocar a única negra num papel detestável.

O livro também possui vários erros de digitação, palavras que foram "comidas"... Enfim, a revisão foi ruim, mas nada que realmente atrapalhasse o entendimento.

Embora tenha essas críticas, foi um livro que eu gostei de ler. Foi uma leitura leve, apaixonante e doce. Espero encontrar futuramente mais livros doces como este ? sejam eles mono ou poli.

perdiapagina 11/06/2020

O livro é narrado por três protagonistas: Lucas, Douglas e Amanda. Lucas acabou de se mudar para Fortaleza com os pais adotivos e em sua nova escola acaba fazendo amizade com Douglas e Amanda. Os três tornam-se inseparáveis, absolutamente tudo os três fazem juntos de tão apegados que ficam um pelo outro, mas há um problema que pode afetar a amizade: Lucas descobre estar apaixonado... Pelos seus outros dois amigos. O que ele não esperava era descobrir que tanto Amanda quanto Douglas estavam apaixonados por Lucas e também pela outra parte da amizade.

Sendo sincera eu estava extremamente curiosa pra saber a narrativa que o autor desenvolveria para os três, mas ao mesmo tempo fiquei com medo de ser mais uma história fetichista, porém todos os meus temores foram por terra, esse livro tá longe de ser fetichista, foi muito lindo poder acompanhar o amadurecimento do relacionamento deles, o quanto se apoiam e se querem bem e como cada um trás o melhor do outro a tona.

Eu particularmente gostei MUITO do autor ter dado voz a todas as partes do relacionamento e pra mim isso foi extremamente importante para dar uma persona pra cada um e não ser uma história sobre "uma pessoa que namora com outras duas". NÃO. Tanto Lucas, quanto Douglas, quanto Amanda tem personalidades únicas. Lucas é o garoto sensível, amante de poesia que tá sempre fazendo alusão a algo que já tenha lido a acontecimentos de sua vida; Douglas é o que tenta se fazer de durão para tentar segurar as pontas das pessoas que lhe são queridas mas que no fundo precisa ser cuidado. E Amanda é a menina que cresceu numa família tradicional brasileira e que por tanto foi moldada a fazer tudo de maneira "certinha" mas que sempre se questionava sobre as coisas.

Outro ponto super importante e que me fez ficar "SIM SIM SIM SIM" (em maiúsculo mesmo) foi a forma que o Jacinto apresentou o relacionamento não-monogâmico. Uma das coisas que acho mais engraçadas é como as pessoas enxergam pessoas não-mono como seres SUPER evoluídos, sem ciúmes, inseguranças... Quando não, isso não acontece. Não são seres evoluídos por isso, elas também sentem ciúmes e inseguranças, a diferença é que há um acordo entre todas as partes envolvidas e elas tentam lidar da melhor maneira que podem consigo mesmos e com os envolvidos, prevalecendo a confiança e a honestidade. Temos também o famoso questionamento do "quem você gosta mais" quando na verdade não é sobre amar mais ou menos, mas compreender que sentimentos variam no jeito de sentir e não na quantidade. Então foi muito bom vermos esses lados vulneráveis dos personagens, por não vermos um romance em que tudo funciona a mil maravilhas até porque nós vivemos numa sociedade que tem padrões conservadores e qualquer coisa que fuja disso é considerado como errado e duramente julgado por isso, é um sistema violento que ainda faz com que as pessoas se autosabotem por sentir algo diferente daquilo que é imposto, eles nos roubam a oportunidade de pensarmos no que nós queremos. O autor descreveu o real, ainda que (as vezes) o real seja feio de se ver.

Meus pontos negativos são com relação a "facilidade" que o Douglas aceitou a possibilidade de um relacionamento com seus outros dois melhores amigos, porque logo no início do livro ele estava ainda processando a ideia de estar gostando de um garoto porque era algo que nunca havia acontecido com ele. Queria ter visto um lado do Douglas processando a ideia em sua cabeça da mesma forma que foi com sua sexualidade, vê-lo se libertando junto com a Amanda com relação ao que os outros iriam pensar e ambos se apoiando para conseguirem superar esse medo junto com o Lucas, que foi quem estava mais tranquilo coma situação (mas compreendi que o fato de Amanda ter vindo de uma família tradicional essa questão seria muito mais forte na cabeça dela ). E queria muito que os personagens secundários, e aqui me refiro mais a Natália e a Natasha, tivessem mais momentos no livro, no fim pareceu mais que elas só estavam presentes pra ajudar a resolver certas situações, o que é meio chato porque eu estava SUPER apaixonada pela personalidade das duas. E por último lá pro final começam a aparecer muitos erros de diagramação, mas não é nada que comprometa a leitura.

Num geral eu recomendo fortíssimo esse livro, ele é maravilhoso, toca em pontos importantes, faz a gente entender um pouco melhor sobre outras configurações de relacionamentos além de ter MUITAS E MUITAS cenas fofíssimas que me deixaram morrendo de amor por muito tempo. Vale cada página. COMPREM O LIVRO E AO TERMINAR A LEITURA NÃO DEIXEM DE AVALIAR, ISSO É SUPER IMPORTANTE PARA OS AUTORES.

slyghtwood 27/04/2021

nossa que livro lindo, protagonistas humanizados, historia cativante... amei dms

Kezia49 03/07/2021

Clichê!!
Foi um clichê diferente dos normais, voltado pro poli amor, foi o que me chamou a atenção nesse livro.
Porém, a narração não me prendeu nem um pouco, muitos pensamentos, pouca ação, pouca fala, sem contar em partes dramáticas demais.
Não me atentei nos erros de português, então se teve, não me incomodou.
Em algumas partes teve dramas e assuntos desnecessários que não adicionaram nada a história. Demorei bastante para terminar, achei que iria ser melhor.

Jessica Sena 11/07/2020

Os dois, nós três
Livro mais do que perfeito. Eu não esperava vivenciar tudo que li de maneira tão incrível, é um romance adolescente? sim, mas é tão bonito, a luta de 3 jovens para ficarem juntos, a forma como que sempre acontece algo para atrapalhar a felicidade deles, a vida acontece, tanto para momentos bons quanto para os ruins, recomendo fortemente a leitura desse livro, e que ele sirva de lembrete que todos devem lutar por quem amam, dificuldades vão existir mas o amor, este deverá ser inefável.

luiza 18/05/2021

o livro é bom, porém acho que faltou umas coisinhas na parte de Douglas, ja que ele no inicio não sabia muito sobre sua sexualidade e aceitou muito rapido a proposta de Lucas.

Rebeca 20/03/2020

Perfeição
Amei demais. Chorei junto, me emocionei, gritei de raiva, vibrei de felicidade. Sem dúvidas, perfeito

Luisa168 26/03/2020

Livro super envolvente que conta a história de Amanda, Lucas e Douglas que são um trisal. Comecei a ler só de curiosidade mesmo e quando fui ver não largava mais o livro, me surpreendeu bastante e apesar de meio dramática, a história foi boa.

belaland_ 03/09/2020

Gostei muito!
É a primeira história de poliamor que eu leio e eu amei, quero mais. Só senti falta talvez de um epílogo que contasse mais sobre o relacionamento deles em cima. No geral sinto que foi que nem aqueles clichês de romance high school, só que com um trisal, o que eu acho que deveria ter muito mais. Também achei que tem pouca representatividade, principalmente por se passar no Brasil, me incomodou dois de três personagens principais serem loiros de olhos claros. Mas de resto, foi um romance gostosinho de ler.

Mel 24/11/2020

Não foi o que eu esperava
Não gostei tanto. Os personagens não são tão diferentes entre si e se expressam de forma exageradamente culta, usando vocabulário e falando de forma irreal, e o autor por vezes força muito para pregar sobre posições políticas em momentos que não pedem por isso. Essas coisas acabam tornando a leitura mais pesada e lenta. Achei um número maior do que o esperado de erros gramaticais que me incomodaram. Os acontecimentos são de certa forma previsíveis ou decepcionantes. Mas apesar de tudo, eu estava querendo a bastante tempo um romance de trisal e achei o namoro dos personagens bastante fofo.

LihAz 14/01/2021

não sei k
Eu amei o livro num geral, mas achei muito dramático toda aquela coisa envolvendo o Lucas, sendo que poderia ser resolvido de uma maneira muito mais simples.

Não gostei que a única (se não me engano) personagem negra é basicamente a vilã do livro.

Tem uma piada transfóbica no livro que eu não sei o que pensar??????? Na primeira vez que li aquela parte achei que a piada tivesse sido colocada para o personagem ser um babaca, mas depois li de novo e já não parecia ser por isso.....

tonho 19/06/2018

"Se você não for capaz de acreditar no que temos, ninguém nunca acreditará" Os dois, nós três me fez acreditar que temos que lutar pelo amor e q toda forma de amar é válida. Um lindo romance de estreia.

liaramoss 16/02/2021

Bom.
Um trisal que não sabia que era um trisal mas descobriram isso de uma forma bonita. Amanda, Douglas e Lucas ainda são muito confusos sobre a relação deles, se é apenas amizade ou amor, e as pessoas ao redor deixam tudo ainda mais complicado.
É um livro bom pra quem gosta dessa temática, mas algumas coisas podiam ser resolvidas muito mais fácil tipo com uma conversa, não precisaria de mais de 200 paginas pra isso. Mas é uma escrita boa então indico para ressaca literária.