A Imaginação Simbólica

A Imaginação Simbólica Gilbert Durand

Resenhas - A Imaginação Simbólica

Thér (@gatonaestante) 09/04/2022

Não sei se me trouxe respostas ou mais dúvidas
Adoro ler livros acadêmicos e chegar a conclusão de que sou burra, não é possível outra resposta.

Mas ok, foi lido. Sinceramente ainda estou com muitas dúvidas de que caminho seguir em estudo de símbolo e mito dentro da vertente literária... Só sei que saí desse texto com vontade de ler Bachelard, parece que ele arranha mais pra literatura e a fantasia. Mas pode ser só impressão e que eu não tenha entendido nada do que eu li aqui.

erika 05/03/2011

Quebra-cabeça...
Trata-se de um livro teórico que pode oferecer respaldo para a minha pesquisa, daí o motivo da leitura. Entretanto, confesso ser um tanto difícil entender as ideias de Durand. Falta-me o repertório necessário, pois a todo instante o autor recorre a teorias e conceitos da psicologia, da antropologia, da psicanálise e da sociologia para explicar os princípios do símbolo e da imaginação simbólica ao longo da evolução humana.
Na verdade, a leitura só fez sentido para mim, de fato, quando cheguei no último capítulo e na conclusão. Foi apenas aí que senti que seria capaz de tirar algo dos escritos de Durand. Mas esse “algo” é bem precioso, vem ao encontro dos objetivos teóricos da minha pesquisa e isso, por si só, já fez com que toda a leitura tenha valido a pena.