Carta sobre a Felicidade (a Meneceu)

Carta sobre a Felicidade (a Meneceu) Epicuro

Resenhas - Epicuro - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu)

Isaquesims 25/03/2024

Simplesmente perfeito
Com certeza um dos melhores livros que já tive oportunidade de ler, ensinamentos para a vida toda sem dúvida. Deu vontade de voltar à antiguidade apenas para poder bater um papo com Epicuro e anotar seus ensinamentos.

"Não existe nada de terrível na vida para quem está perfeitamente convencido de que não há nada de terrível em deixar de viver"

Pedro3370 21/03/2024

Essencial
Impressionante como em poucas palavras Epicuro transmite tanta sabedoria.
Ótimo livro para representar sua filosofia e para quem quer uma leitura rápida mas muito significativa. Não há rodeios, é um livro bem direto, cujas palavras são muito bem dosadas.
Ótimo para um primeiro contato e para despertar o interesse por outros pensamentos do autor

Gabriela.Clarita 18/01/2024

Acostuma-te à idéia de que a morte para nós não é nada
Li esse texto quando tinha algo próximo a 15 ou 16 anos e foi marcante, por isso decidi revisitar ele aos 21 e posso dizer com certeza de que foi ainda mais simbólica, a filosofia transpõe em palavras o que de alguma forma vive dentro da cabeça de todo mundo, da para as maiores questões e loucuras um quê de rotina!

"Meneceu,
Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde de espírito."

Gabe 31/07/2023

Epicurismo
Embora seja uma filosofia difícil com um pouco de disciplina você alcança algo pra te deixar feliz. Igual o próprio epicuro diz nao existe estoico completo, meio estoico ja ta bom.

Charleees 28/03/2023

CARTA SOBRE A FELICIDADE - Epicuro

Acredito eu que nesses dias de distanciamento e isolamento social, muitos em quarentena, estamos todos buscando ideias e maneiras de não surtarmos.
A casa da gente vai ficando cada vez menor e menor e um sufoco ou outro é inevitável, por aqui continuo apegado aos livros, as músicas, aos filmes - a arte como um todo, que sempre foi meu bote salva-vidas. A filosofia entrou para que eu pudesse aproveitar, se é que dar para usar essa palavra aqui, o tempo para me conhecer mais, adquirir um autoconhecimento meu e da vida e seguir, sobrevivendo a esses dias difíceis.

E tem surtido efeito.
Epicuro nessa carta nos faz compreender a finalidade da natureza, que discerne que o bem supremo está nas coisas simples e fáceis de obter. Sermos sábios, termos prudência e vivermos o melhor de cada dia - sempre.

Enterdemos que viver um pequeno tempo bem vivido é melhor que vivermos um lpngo tempo mal vivido. Que quando retiramos a dor provocada pela falta, os alimentos simples proporcionam o mesmo prazer que as oguarias mais requintadas - ambos nos retiram a fome, e é isso que devemos esperar de uma comida. Mas a ideia de Epicuro é sempre nos mostrar que a vida simples é o caminho para a felicidade.

E é nesse aspecto que quero caminhar e trabalhar. E para você, o que é felicidade??

Poliana 24/10/2022

Palavras de sabedoria
Leitura fácil e rápida. Tão atual e necessário que nem parece que foi escrito há mais de 2000 anos.

Leo1310 13/08/2022

Carta a Meneceu
De todos os livros q eu li para fazer meu trabalho de filosofia, esse foi o melhor, tem várias questões q continuam atuais, simples e rápido de ler e com a vida pregressa dele

Felipe.Camargo 15/04/2022

44º Livro do ano: Cartas sobre a felicidade: Epicuro
Um clássico da filosofia antiga, nessa famosa obra do grego Epicuro são expostos os principais pilares do pensamento da respectiva escola helenística. No livro, o filósofo aborda o não temor aos deuses, a ataraxia diante da morte e a busca pelo prazer justo e equilibrado como caminho para atingir a sabedoria e a felicidade.

Carol 23/03/2022

Carta sobre a felicidade é um dos poucos textos de Epicuro que sobreviveu até os dias atuais. Consiste em um conjunto de instruções ao seu discípulo Meneceu sobre qual conduta seguir para alcançar a felicidade. Aqui, Epicuro versa sobre a importância da filosofia para a felicidade; a necessidade de superar o temor da morte; e os tipos de desejos e a necessidade de controlá-los para alcançar a saúde do corpo e a tranquilidade da alma. Ao fim, exorta que o homem sábio não crê cegamente na sorte e na inexoralidade do destino.

Apesar de um texto muito antigo, os ensinamentos aqui presentes permanecem atuais.

Andressa.Julia 06/03/2022

Simples e verdadeiro!
Uma linda carta rica em detalhes importantes sobre a vida e sobre como se desenvolver e se tornar um ser humano melhor.

glaucia.paloma 15/01/2022

Uma leitura agradável
São quatro páginas de pura sabedoria. Endereçada a Meneceu, a carta sobre a felicidade traz ensinamentos a todos nós. Epicuro versa sobre a vida, sobre a morte, sobre o bem viver, o prazer, sobre os desejos, sobre a simplicidade, sobre a prudência e as qualidades do homem sábio. Que leitura fantástica! "Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não-nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais." p. 4.

Marta Skoober 12/11/2021

"Carta sobre a felicidade", de Epicuro, segue a linha de outros filósofos da antiguidade lidos por mim.

Por isso sou obrigada a dizer que muito do que li aqui, já havia visto algo parecido em escritos de outroe. E devo dizer que prefiro Sêneca. Veja bem, não é melhor, nem pior...

A edição da Unesp é bilíngue e tem uma boa introdução, disponível tanto edição física ou digital através da plataforma SCIELO.

"Carta sobre a felicidade" em uma palavra: PRUDÊNCIA

Grifos:

"é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade"

"Torna-se absolutamente necessário vencer esse medo da morte; ninguém deve temê-la, uma vez que não há nenhuma vantagem em viver eternamente: o que importa não é a duração, mas a qualidade da vida."

"um deus não faz nada ao acaso"

Leonhard 03/11/2021

Leitura deliciosa!
Só não bati todas as estrelas porque, ao que entendi, alguém que busca na morte o fim dos problemas em vida foi classificada como estúpida. E hoje acredito numa interpretação diferente para esse grupo de pessoas.

Carolina Del Puppo 25/10/2021

É um livrinho tão pequeno, mas com conhecimentos elevados que nos fazem refletir e nos conecta com pessoas do passado que nos ajudam todo dia a melhorar como ser humano

lordlopes07 23/10/2021

Sensacional!
Epicuro ao escrever esta carta nos mostra como pode obter felicidade e que o prazer pode até gerar sofrimento. Foi uma leitura prazerosa e essencial para compreender como a mente humana está inerente entre o prazer e a dor.