Carta sobre a Felicidade (a Meneceu)

Carta sobre a Felicidade (a Meneceu) Epicuro

Resenhas - Epicuro - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu)

R.Sanches 03/02/2021

Carta sobre a felicidade.
Sábios ensinamentos. É tolo o medo da morte, esse medo fará sofrer em vida mais que depois de viver.

anicca 08/09/2021

Breve resgate da essência das virtudes
Uma carta que exalta a felicidade cultivada conscientemente e que propõe seu alcance através do epicurismo, doutrina que tem no contentar da alma e no aplacar da angústia seu cerne filosófico e objetivo maior.

Para tanto, Epicuro distingue os desejos fundamentais dos supérfluos e comenta as consequências de adotar uns e outros (com e sem medida), atribui aos atos que mitigam dores e enfado grande (porém não insubstituível) importância, valoriza a prudência ao pensar e agir, naturaliza a morte enquanto parte de um ciclo orgânico e não merecedora de temores e aflição e destaca a responsabilidade que temos sobre nosso futuro, ao mesmo tempo em que ressalta o quão sujeitos estamos às vicissitudes da vida e como devemos nos preparar para ultrapassá-las.

Nesse contexto, a filosofia é imprescindível, visto que propicia o encantamento com o simples, a contemplação, momentos reflexivos e transformadores, a análise e o discernimento profundos, a autonomia cognitiva e emocional, a destreza ao manejar seu temperamento e modo de viver, o exercício da sabedoria, em suma, perpassa todas os âmbitos de nossa existência.

No fim das contas, a filosofia eleva as pessoas, por isso Epicuro defende que todos a busquemos, independente do momento de vida em que nos encontremos. Para ele, "nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais".

Lys Coimbra 29/07/2021

Para ler de um ?gole só?, essa obra fala sobre como a sabedoria é a condutora da felicidade e sobre como a finalidade de uma vida feliz é a busca pela saúde do corpo e do espírito.
Amei e recomendo

Leonhard 03/11/2021

Leitura deliciosa!
Só não bati todas as estrelas porque, ao que entendi, alguém que busca na morte o fim dos problemas em vida foi classificada como estúpida. E hoje acredito numa interpretação diferente para esse grupo de pessoas.

Carol 23/03/2022

Carta sobre a felicidade é um dos poucos textos de Epicuro que sobreviveu até os dias atuais. Consiste em um conjunto de instruções ao seu discípulo Meneceu sobre qual conduta seguir para alcançar a felicidade. Aqui, Epicuro versa sobre a importância da filosofia para a felicidade; a necessidade de superar o temor da morte; e os tipos de desejos e a necessidade de controlá-los para alcançar a saúde do corpo e a tranquilidade da alma. Ao fim, exorta que o homem sábio não crê cegamente na sorte e na inexoralidade do destino.

Apesar de um texto muito antigo, os ensinamentos aqui presentes permanecem atuais.

M. T. Mota 30/08/2020

Muito boa carta
Aquele que vive em meio a bens eternos não pode viver como homem entre os mortais.

Marta Skoober 12/11/2021

"Carta sobre a felicidade", de Epicuro, segue a linha de outros filósofos da antiguidade lidos por mim.

Por isso sou obrigada a dizer que muito do que li aqui, já havia visto algo parecido em escritos de outroe. E devo dizer que prefiro Sêneca. Veja bem, não é melhor, nem pior...

A edição da Unesp é bilíngue e tem uma boa introdução, disponível tanto edição física ou digital através da plataforma SCIELO.

"Carta sobre a felicidade" em uma palavra: PRUDÊNCIA

Grifos:

"é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade"

"Torna-se absolutamente necessário vencer esse medo da morte; ninguém deve temê-la, uma vez que não há nenhuma vantagem em viver eternamente: o que importa não é a duração, mas a qualidade da vida."

"um deus não faz nada ao acaso"

Isis.Amorim 13/10/2020

Uma Carta Excepcional
A carta deve ser lida com tranquilidade, para que seja possível realizar uma lateralização de pensamentos. Não é uma obra para você utilizar o seu potencial máximo de leitura dinâmica, já que uma "degustação" pormenorizada das ideias expostas é bem mais interessante.
Epicuro possuía um intelecto monumental, contudo escrevia de modo simples, o que torna a leitura muito aprazível.

Felipe.Camargo 15/04/2022

44º Livro do ano: Cartas sobre a felicidade: Epicuro
Um clássico da filosofia antiga, nessa famosa obra do grego Epicuro são expostos os principais pilares do pensamento da respectiva escola helenística. No livro, o filósofo aborda o não temor aos deuses, a ataraxia diante da morte e a busca pelo prazer justo e equilibrado como caminho para atingir a sabedoria e a felicidade.

Isaquesims 25/03/2024

Simplesmente perfeito
Com certeza um dos melhores livros que já tive oportunidade de ler, ensinamentos para a vida toda sem dúvida. Deu vontade de voltar à antiguidade apenas para poder bater um papo com Epicuro e anotar seus ensinamentos.

"Não existe nada de terrível na vida para quem está perfeitamente convencido de que não há nada de terrível em deixar de viver"

Leo1310 13/08/2022

Carta a Meneceu
De todos os livros q eu li para fazer meu trabalho de filosofia, esse foi o melhor, tem várias questões q continuam atuais, simples e rápido de ler e com a vida pregressa dele

Neto.Antonelli 22/03/2021

Carta para Meneceu, mensagem para todos
Um amigo escreve uma carta com dicas para outro e o ensinamento serve para toda a civilização, sendo atual após mais de dois mil e quinhentos anos.

Assim poderia ser resumida a pequena, densa e importantíssima obra, que fala especialmente sobre a felicidade, a vida.

Shirley.Moral 24/08/2020

Como todo bom filósofo, coloca em cheque as certezas que nos são apresentadas até então, e nos faz refletir sobre o sentido de crenças tão arraigadas.

Camaradalopes07 23/10/2021

Sensacional!
Epicuro ao escrever esta carta nos mostra como pode obter felicidade e que o prazer pode até gerar sofrimento. Foi uma leitura prazerosa e essencial para compreender como a mente humana está inerente entre o prazer e a dor.