The Hole: A Novel

The Hole: A Novel Hye Young Pyun

Resenhas - The Hole: A Novel

Dri 13/04/2021

Um pouco frustrante
O que me fez querer ler The Hole, foi a comparação dele com Misery. E a premissa lembra: um cara que sofre um acidente gravíssimo que mata a sua esposa e o deixa sem poder andar e falar e começa a ser cuidado pela sua sogra misteriosa.

Eu não esperava uma nova Annie Wilkes, mas quis mais desenvolvimento. Até 60% a sinopse ainda estava acontecendo, pouca coisa importante é revelada e nos últimos 40% tudo é tão previsível. Queria que a autora tivesse feito um pouco mais.

Quis saber mais da sogra, mas só tem o ponto de vista do protagonista Oghi que quase não interage com ninguém e mais da metade da história é ele pensando na vida, relembrando momentos com a esposa e depois sim ele começa a perceber mais a sogra. Algumas cenas são bem tensas, tristes e angustiantes.

O livro ainda fala de solidão, achei que foi um acerto, assim como a ambientação isolada, sombria e a tensão constante. A questão de segredos escondidos que foi muito básica e batida, acabou atrapalhando minha experiência.

Ainda tem o buraco do título que foi outra coisa super óbvia, o final foi exatamente como eu esperava, sem nenhum desenvolvimento a mais, o que me frustrou. Mas foi bem fluida a leitura e consegui sentir a angústia do Oghi preso em uma cama, que aliás, é um personagem bem desenvolvido.

Rosangela 14/04/2018

Resenha contando tudo do final ao começo
Oghi em uma viagem de reconciliação com sua esposa sofre um grande acidente de carro, tempos depois acorda do coma e descobre que sua esposa faleceu no acidente. Sua sogra acaba se tronando sua representante porque Oghi ficou tetraplégico, impossibilitado de falar, andar etc.

Aos poucos sua sogra percebe que a situação financeira de Oghi não era o que aparentava ser, porque no caso enquanto estava viva a esposa de Oghi propositalmente foi gastando toda a fortuna que Oghi acumulava, deixando o mesmo endividado e com pouca renda, pior ainda agora que ele não pode mais trabalhar,só que Oghi não sabe disto ele crê que é um sucesso em pessoa.

Pior que sua falsa crença em sua fortuna e sucesso é suas constantes traições com outras mulheres que para ele não significam que ele é um lixo de pessoa, na verdade ele se acha maravilhoso o livro inteiro não importa a merda errada que faça.

Sua sogra aos poucos isola a casa e oghi e começa a cavar um buraco no quintal, enquanto isto oghi busca se libertar da opressão de sua sogra, que na verdade não tem de onde tirar dinheiro para manter os custos do tratamento de oghi e nem tem como fazer oghi entender sua situação.

No final oghi cai no buraco cavado pela sogra e começa a chorar porque começou a perceber sua situação miserável.