Jeremias: Pele

Rafael Calça
Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Biappache 16/04/2024

Graphic intencional em cada detalhe
Cada arte e palavra da graphic tem uma intencionalidade muito bem feita. Essa graphic precisa chegar em mais pessoas! Simplesmente incrível!

A história foi contada de uma maneira tão envolvente e as artes colaboraram tão fortemente com a trama, que faz o leitor entrar totalmente na história e captar cada intenção de detalhe na obra.
A vivência retratada de um menino preto e sonhador, que sofre racismo nos ambientes que entra, traz muitas reflexões e atinge além da pele. Por isso é tão importante todos lerem essa hq!

História emocionante, forte e importante!

giulialivros 11/04/2024

INCRÍVEL
Jeremias é muito forte, uma criança que passa por uma experiência horrível e que mostra o como temos que ser fortes todos os dias.

Antonio Maluco 02/04/2024

Turma da Mônica
O livro conta a história do personagem da Turma da Monica Jeremias e sobre o racismo que ele enfrenta e o seu pai enfrenta no dia a dia

bevivendo 18/03/2024

Gostei muito desses quadrinhos, queria ler mais sobre a história do Jeremias! os desenhos são lindos e muito bem feitos, os diálogos são muito profundos. recomendo muito!

JhulianoCesar 18/03/2024

Por você ser preto, você tem que ser duas vezes melhor.
Infelizmente, essa frase do Mano Brown, que também é citada nesse gibi, ainda é muito atual, e para se tratar desse assunto, infelizmente também, a abordagem precisa ser de uma maneira forte, e aqui os autores conseguiram fazer isso de uma maneira muito boa, através de um personagem da Turma da Mônica, que por sinal, nunca teve muito destaque.
Por mais que a história envolva personagens de um universo mais family friendly, aqui ela é contada de uma maneira bem seria, mas ao mesmo tempo, sem perder o brilho, causando momentos até mesmo de identificação para mim, tanto pelo Jeremias devido a minha infância/juventude, quanto pelo seu pai, já na minha faixa etária atual. Infelizmente, o racismo ainda é um grande mal muito presente na sociedade, então, o assunto deve ser abordado dessa forma, dedo na ferida mesmo.
Quanto a HQ, achei os traços bem diferentes e únicos, o que me chamou a atenção logo de cara, já a história em si, também gostei bastante, cheia de altos e baixos, com direito a trechos que me fizeram passar raiva, e outros que me fizeram sentir mais esperança. Gostei.

Ju1410 14/03/2024

Gostei muito. Adoro turma da Mônica e adoro o Jeremias. A história fala sobre, racismo, preconceito... um assunto muito importante

Mar duh 10/03/2024

O avesso da pele versão kids
Esse selo da MSP é simplesmente incrível!!!
Amei o jeito que os autores abordam o racismo no meio "infantil", que é muito importante.Nada exagerado, tudo mostra a realidade que acontece hoje em dia, a abordagem policial, a colocação de trabalho, inclusive achei a coisa da carteira assinada muito interessante.
A história ambientada em São Paulo é linda, os traços do Jeferson são muito bonitos e fluídos, a expressividade e os cabelos nota 100000000.
Finalmente Jeremias teve o reconhecimento que merece.

Mutante0 05/03/2024

Uma quadrinho pra apertar o coração e abrir a mente.
"Jeremias - Pele" é uma obra de arte. Seja na arte estilizada cheia de fluidez e movimento do Jefferson Costa, ou nas palavras calculadas, reescritas e meticulosamente posicionadas do Rafael Calça.

Dois homens negros falando de sua vida, da vida dos seus pais, avós, e de tantas outras pessoas tudo ali, em 90 páginas de história.

Que privilégio é poder ver a vida pelo prisma de outra pessoa, mas que revoltante também...

Que esse quadrinho toque muitas pessoas, pra reconhecer os privilégios que têm e pra lutar pra que todos tenham a mesma oportunidade, sem obstáculos a mais, sem ser duas vezes mais paciente, mais forte e mais esperto.
Que ninguém precise se esforçar tanto pra viver.

Ah sim, sobre a história, ela é tão cotidiana e natural que faz toda a realidade ser muito mais pesada. Pensar que toda pessoa negra já passou por aquilo dói, e tem que doer mesmo, e dói muito bem. A história flui num ritmo incrível, os cenários são envolventes, a arte é estilosíssima e muito segura de si (talvez só dê pra entender vendo mesmo.) Você começa lendo o quadrinho super rápido e animado, e quando a pedrada chega ela vem com força, o ritmo até diminui pq fica pesado, parece que é difícil passar as páginas. Uma maestria de ritmo e contação de história (pq storytelling não é nada BR).

Uma das minhas Graphics MSP favoritas, mal vejo a hora de ler as outras duas que me esperam ali na prateleira.

Muito obrigado Rafael e Jefferson, por colocarem tanto de vocês nessa história e por nos dar o privilégio de conhecer ela de pertinho. Um exercício de empatia que deveria estar em todas as salas de aula do país.

whyadriawhy 29/01/2024

A história gira em torno do Jeremias e como o menino descobre as marcas do racismo na própria pele. Consegue informar e emocionar

LaísGS 25/01/2024

O que você vê?
Jeremias: Pele, é de uma impressionante sensibilidade!
Os ilustradores abordaram o preconceito em situações cotidianas, que para alguns passa até desapercebido, e com comentários chaves mostraram o racismo vivido pelos personagens, e tudo isso sem usar a palavra "racismo" propriamente.
As ilustrações demonstraram bem o desconforto e a tristeza de Jeremias que mesmo não compreendendo bem o que estava acontecendo, sabia que não era certo.
Sempre gostei de Turma da Mônica, mas até esse momento não tinha dado uma real atenção ao Jeremias, fiquei feliz de conhecê-lo!
A graphic novel é linda, tanto pelos desenhos tanto pela história! Recomendo

millena77 19/01/2024

Obra necessária
Li juntamente com meu irmao e em voz alta e me doia ter q ler palavras tao absurdas mas infelizmente q mt gente escuta
o racismo é tratado nessa obra de varias formas diferentes, tanto falada, expressada, em meio a xingamentos claros e ofensivos, insinuacoes, de forma violenta e ate mesmo bem sutil que é pra fazer o leitor pensar, e tudo isso feito de uma forma real, triste e bela. obra que espero que todos leiam algum dia.
e eu n tinha me tocado q era o jeremias da turma da monica! dps q soube torna tudo ainda mais incrivel

18/jan/24
MLV- gama

alexandre_qjr 17/01/2024

Perfeita
Foi minha primeira Graphic, e sempre foi meu sonho ter uma Graphic MSP, nunca fiquei tão feliz como nesse dia.
Jeremias: Pele traz uma história muito importante, e linda. Linda e completa em todos os sentidos. Visualmente é impressionante e nostalgica a mim, me lembrando alguns livros que li na infância, da biblioteca da escola, e sua história é muito linda e emocionante.
Mas verdadeiramente as Graphic MSP são de uma qualidade absoluta onde há pouco espaço para críticas negativas, quase sempre vou vir aqui para falar bem, pois os profissionais aproveitam essa oportunidade para dar tudo de si em historias incríveis e únicas.

Guilherme.Oliveira 03/01/2024

Linda a abordagem, os conflitos, o encontro.
Cada dia que se passa mais admiro a MSP.

Primeiro contato com as GN das produções do Maurício, lerei as próximas...

Julya118 27/12/2023

O racismo dos tempos atuais.
Tive que ler na escola e levei para a vida, esse livro ganhou o prêmio Jabuti em 2019 e merece ainda mais reconhecimento.

A obra mostra que mesmo nos tempos atuais o racismo ainda é presente, e de forma simples com uma maravilhosa arte feita pelo Mauricio de Souza, exibe como esse racismo abalou a vida do protagonista e sua família.

Recomendo para todas as idades, livro curto mas com muito conteúdo, perfeito, maravilhoso.