Onde a luz cai

Resenhas - Onde a luz cai

1 | 2 | 3 | 4

Tatiane Nk 07/08/2020

Surpreendente
O livro tem um começo um pouco lento, porém interessante, já que trata de fatos históricos. Até a página 156 temos uma apresentação do contexto histórico e dos personagens, após isto os protagonistas se encontram na história, e vemos uma trama angustiante, que traz os dois lados da revolução, a luz e a escuridão, a violência, o extremismo, a esperança e o desespero.
Um bom livro para compreender sobre o que era viver naquela época, como a Revolução Francesa interferia diretamente na vida dos cidadãos de Paris nessa nova República.

Barbie grew 08/05/2023

História na história
Não vou me alongar repetindo o que é descrito no prefácio do livro, mas sim pular para o que achei do livro:

De início somos transportados a uma cena de execução em praça pública nos tempos da Guilhotina. Nomes históricos são mencionados e ao longo da história são descritos o que acontece dentro desse sistema que contribui para mais execuções.

Confesso que o único é bem parado, mas a quem agrada páginas de descrições super detalhadas, este livro é para você. A primeira metade do livro é riquíssima em detalhes e tudo acontece a passos lentos.

A partir da segunda parte, onde Valiere "perde" a vida que antes tinha, é onde o livro começa "a decolar", mas ainda parando em alguns momentos. Muitas partes com o advogado Jean também são muito boas (confesso que grande parte da "vontade de continuar a ler" foi nas partes dele).

Então, se você procura um romance dramático histórico francês, este é seu point, carx leitorx.

Gabi 31/08/2020

AMO ler sobre eventos históricos e esse livro, que se passa durante a revolução francesa, foi um prato cheio!!! achei que fosse arrastado, mas passou bem longe disso. adorei!

Miryan Jussara 18/10/2020

O Skoob acertou mais uma vez...
Esse romance histórico se passa na Revolução Francesa, muito bem escrito, bem alinhado aos fatos históricos, é um achado p mim, o Skoob acertou mais uma vez, veio na caixa "Paris" q amei. Gosto muito de História e aprendi bastante sobre a Revolução, sobre as Guerras Napoleônicas, Bonaparte e suas estratégias... Tudo isso num romance tão envolvente, "onde a luz caí" na humanidade com tudo que ela tem de bom e ruim, de luz e treva, de virtude e defeitos.

Djamila.MagalhAes 30/09/2020

Muito bom!
Esse romance histórico, tem um enredo envolvente e que desperta a curiosidade do leitor não só por sua ficção, mas, também pelos fatos históricos que o mesmo cita.

Karol 22/07/2020

Um romance na revolução francesa
Este livro me surpreendeu um pouco, pois nada nele me atraía, nem o título, nem o tema é muito menos a capa. Ele veio na caixa do "Clube Skoob" do mês de julho, é como ele estava aqui... acabei lendo. Esperava um leitura maçante e cansativa, porém, não foi o que encontrei.
O livro é bem legal e envolvente.
Apesar de vários fatos históricos e alguns personagens reais, a história é fictícia e se desenvolve bem.
Acabei nem demorando para ler, o que foi minha maior surpresa.
Vale a leitura e você ainda conhece mais sobre a história da revolução francesa.

Carol 22/09/2021

Interessante, vale a pena.
Uma obra que consegue ilustrar com força as lições da Revolução Francesa para os movimentos democráticos de hoje.

Alan (@coracaodeleitor) 05/06/2023

Eu sou muito suspeito pra falar. Pois eu amo livros históricos. E esse em particular fala sobre um assunto que amo. É claramente um livro sobre amor, sacrifícios e lutas. Realmente uma leitura surreal.

Mah Mac Dowell 27/06/2021

Primeiramente vamos ressaltar essa capa maravilhosa! Livros que se passam em Paris sempre ganham um espaço no meu coração e na minha estante hahaha
E esse se passa na época da revolução francesa. Eu amei porque poucos livros são retratados nessa época. Que delícia poder ser ?transportada? para esse período em Paris ??
Eu adorei o fato de que apesar de ser um livro de ficção histórica, há a presença de personagens históricos reais tais como Robespierre, Luís XVI, Napoleão e Alexandre Dumas.
Pra quem gosta de história, como eu, esse fato deixa o livro ainda mais sensacional.
O prólogo do livro já é de prender o fôlego e o resto da história deslancha de uma forma que você nem percebe.
Muito ranço de uma situação e ódio mortal por um personagem.
Teve uma parte só do livro que achei um pouco desnecessária e cansativa.
Também me decepcionei um pouquinho com o final. Acho que poderia ter sido melhor. De qualquer forma é um livro que recomendo.

Alexandra50 24/06/2020

Não espere romance de conto de fadas. Neste livro você vai encontrar o extremismo da Revolução Francesa e ainda assim não vai
conseguir parar de ler

MirelaFontanelli 09/01/2022

Onde a luz cai
Recebi esse livro em uma das caixas do Clube Skoob, e confesso que nem a cala nem a sinopse me chamaram muita atenção. Mais de um ano depois, resolvi dar uma chance e fui positivamente surpreendida.

Um romance histórico, passado na Revolução Francesa, que relata sim os acontecimentos porém não de uma maneira tediosa. Toda a revolução vai sendo nattafa através da vida dos 4 protagonistas e vamos acompanhando o desenrolar das batalhas, romances e família.

Sarah.Raphaele 27/01/2019

A Revolução Francesa de um jeito que você nunca viu.
Escrito em parceria pelos irmãos Allison Pataki e Owen Pataki, “Onde a luz cai” é um romance histórico que tem como pano de fundo o período da Revolução Francesa até a ascensão de Napoleão Bonaparte.

“Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, quem não se recorda das aulas de História na escola? Aliás, pelo menos pra mim, havia parado por aí. Nunca li nada sobre a Revolução Francesa e isso não tornou a leitura menos interessante, pelo contrário: despertou a curiosidade. “Onde a luz cai” te apresenta esse evento de um jeito que você nunca viu.

A narrativa em terceira pessoa detalha lugares, batalhas, sentimentos e expressões. A única coisa que me incomodou foi a forma que os diálogos foram apresentados, senti falta dos travessões.

O livro é divido em três partes e os capítulos se alternam entre os dois protagonistas: Jean-Luc (um jovem advogado idealista que passará a refletir acerca dos ideais da Revolução e a ser resistência contra algumas ações desencadeadas pela mesma) e André Valière (ou melhor, Capitão Valière: um ex nobre que renunciou seu título de nascença e que agora serve ao exército francês).

Apesar da primeira parte não ter fluído como eu gostaria, as outras duas acabam compensando e contamos com revelações surpreendentes até as páginas finais. Uma história emocionante do prólogo ao epílogo.

Os autores criaram personagens tão interessantes, carismáticos e com personalidades marcantes que complementam toda a narrativa com seus brilhos individuais. Conforme o livro avança, eles começam a sair da concha e criam conexões mais profundas uns com os outros em busca do mesmo objetivo. Apesar de fictícios, nada foge do provável e possível de se encontrar naquela época.

Vale ressaltar que muito me agradou a nota dos autores, percebe-se que o livro foi fruto de muito estudo, além de muita criatividade (claro). O livro satisfaz quem gosta de leituras cheias de ação tanto quanto os amantes de um bom romance de época. Pra quem gosta de livro históricos com doses de ficção, aí vai minha indicação.

Se os autores quiseram passar alguma mensagem, acredito que seja:

Um homem é indigno de admiração até que faça por merecê-la. A vergonha da inação supera o risco da ação. O ódio não pode passar por cima do propósito real da luta. A sede de justiça deve ser maior que a sede de sangue. O que eu desejo não é necessariamente o que eu preciso. A glória é fugaz e deve ser conquistada enquanto está diante de você, o mesmo vale para o amor.

1 | 2 | 3 | 4