Tudo o que Eu Sempre Quis Dizer, mas só Consegui Escrevendo

Tudo o que Eu Sempre Quis Dizer, mas só Consegui Escrevendo Maria Ribeiro

Resenhas - Tudo o que Eu Sempre Quis Dizer, mas só Consegui Escrevendo

Cecelha 31/03/2024

White people problems
não tenho paciência pra uma mulher privilegiada se dando conta aos 30 e poucos anos de que? surpresa: há desigualdade nesse país!racismo é real! luta de classes existe! aaaaaff??

difícil identificação, muito white people problems e com referências mto elitistas
(na verdade eu realmente só acho que peguei uma rancinho dessa faceta caricata da esquerda caviar que, infelizmente, é a que descredibiliza o movimento político REAL da esquerda brasileira. triste.

dei duas estrelas porque, querendo ou não, a escrita de alguns capítulos são mesmo envolventes (estudar em escolas privadas caríssimas e ter acesso à universidade pública com estrutura para tal, tem sua vantagem)
ai, desculpa. estou mesmo desgostosa com o gasto de tempo e dinheiro nesse livro que só me irritou. é isso??

LetAcia620 07/02/2024

Bom!
Me senti próxima de Maria, parecia que estava lendo seu diário. Apesar das várias páginas, é uma leitura muito fluida e leve. Leria mais cartas se tivesse. Ri, me identifiquei, discordei e refleti diversas vezes.

sbrinagomes 07/02/2024

Queria uma carta para mim?.
Acho que a genialidade de como esse livro foi montado foi a melhor parte da leitura, todos os capítulos são cartas que a escritora escreveu para todas as pessoas quê estão na capa. muitas cartas são engraçadas, meio loucas, mostram situações que ocorrerem em alguns anos que eu mesma não sabia o que estava acontecendo por ser uma criança, então foi ótimo rever pelos olhos (palavras) de outra pessoa.

emilly.solon 24/01/2024

No início, eu nao tinha entendido muito bem a ideia do livro por ter comprado apenas pela capa bonita. no final, parecia que eu tava no começo.
Cecelha 31/03/2024minha estante
tamo na mesma

@heloisasilva21 07/01/2024

Muito interessante, a escrita da Maria é envolvente, parece que estamos tendo acesso ao diário dela.

Tem ponto de vista pra quase todo assunto, tem ela descrevendo seus relacionamentos, com ex, com amigos, filhos, país, irmãos, com pessoas que fazem parte de sua convivência.

Ela descreve cada história, como se estivéssemos batendo um papo, tomando café com tapioca, no fim da tarde.

Eu já conhecia a Maria atriz, confesso que não sou fã dela. (Apesar de ter alguns atores que tenho uma enorme admiração) mas confesso que ela me surpreendeu como autora.

Voa Maria.

Beatriz 02/12/2023

Uma leitura leve
O livro reúne cartas e mensagens da autora para amigos, familiares e até mesmo pessoas desconhecidas. Em alguns momentos parece que você está rolando o feed de alguém no Instagram. Tem algumas passagens mais profundas e bonitas, mas às vezes ele fica tão específico que dificulta a identificação. Bom pra quem está querendo algo leve, ou pra passar o tempo.

giovanna1629 20/10/2023

Esse livro é tipo uma diss pra todo mundo
Amei muito, ela entende de política e tem ótimos posicionamentos, além de ser romântica, engraçada e saber viver a vida mesmo envelhecendo

twlaiza 04/10/2023

Esse livro sou eu
Se me perguntasse que livro eu acho que me defina, eu diria esse aqui

eu nunca vi uma escritora escrever as mesmas coisas que eu sinto ou penso da forma como a Maria escreveu (álias, meu nome é Maria)

eu li esse livro achando super que seria de poemas e eu achei que ele seria bom pq na contracapa já tem aquele "pra mim mesma aos 18 anos" e isso simplesmente acabou comigo porque eu me vi em TUDO o que ela escreveu naquilo. Quando comecei a ler vi que simplesmente eu sou esse livro, e nem é por gostarmos das mesmas pessoas ou algo assim. E sim, porque tudo o que a Maria escreveu para as pessoas que ela queria escrever, simplesmente disso bastante do que eu penso e sinto pelas pessoas que passaram/estão na minha vida, e também muito do que eu penso em mim mesma.

Tirando o lado pessoas, esse livro é 8 ou 80, dependendo de quem você é, o que você pensa e acredita, e coisas assim. E sinceramente, quem achar ruim, eu quero distancia pois a Maria disse TUDO e mais um pouco sobre muitas situações de merda que rolam em nosso país

Adendo, amei demais ela trazer várias referencias do Rio, me senti de alguma forma mais próxima do que eu já estava me sentindo.

Enfim, recomendo demais!!!

Paula Horn 04/10/2023

Me surpreendi
Embora tenha achado algumas partes um pouco confusas gostei do jeito que a Maria escreve.
Embora tenha interpretado seus problemas como "problemas de primeiro mundo", também consegui me identificar em algumas partes ou, quando não me identificava, conseguia ver beleza naquilo que era escrito
Apesar de achar que ela romantiza um pouco (e talvez banaliza também) a questão de tomar remédios controlados, no que isso me importa/atrapalha/atinge?
Cada um sente o que sente e, sem sombra de dúvidas, ela teve bastante coragem de expor tudo isso em um livro e isso por sí só já vale o livro inteiro.
Achei bem bacana e sinceramente me surpreendi. Esperava menos, mas Maria entregou!
Confesso que comprei o livro pela capa (e pela fofoca!), mas realmente gostei.

Kemi 02/07/2023

Só é ruim
Motivos para ser ruim: é ruim, é chato e tem muito sentimentos de gente rica.
Não deu para se identificar é muito problema de gente com grana
Cecelha 31/03/2024minha estante
é ISSO

beatriz 16/06/2022

demorei uns 3 ou 4 anos pra terminar essa leitura nao sei pq e por isso n consegui pensar mto bem como dar uma nota pq n lembro de mta coisa mass me apaixonei muito com a escrita da maria desde que comecei a leitura e vou guardar esse livro com mto carinho !

Joyce305 13/05/2022

Incrível
Primeiramente, obrigada Maria por trazer e expor seus sentimentos mais íntimos para nós.
Terminei esse livro com muitas lágrimas nos olhos, talvez pela história do Pedro Henrique, talvez por ter mencionado o meu livro favorito até aqui, talvez por ter me identificado tanto ou pelo simples fato de histórias de pessoas tão distantes se fazerem presentes hoje.

Que livro, como é bom saber que não estamos sozinhos com tantos pensamentos! ??

Ricarda Caiafa 12/05/2022

Tudo que queríamos dizer
Maria resumiu em suas cartas e também alguns textos de posts do seu Instagram, ideias, sentimentos, frivolidades, de tudo um pouco. Interessante é que me vi em diversas de suas cartas, pensamentos e ideias sobre a vida. Maria querida, continue escrevendo, nos escrevendo... Seu jeito é muito sincero e verdadeiro!!!

Angelica75 06/01/2022

Maria para todos.
Já conhecia a escrita de Maria desde o seu ótimo livro de crônica calhamaço “38 e
Meio”. Sabia então o que me esperava. A disposição do livro é
Ótima: cartas que ela escreveu para algumas pessoas (a maioria bem famosas) dizendo coisas que ela não teria coragem de dizer pessoalmente.

Então temos algumas ciências deliciosas de ler como a de Tom Jobim, um luxo. Ótimo para passar tempo, para fazer uma lista interminável de filmes para assistir e para montar uma playlist maravilha já que pra cada carta escrita ela oferece um filme e uma música. Ela se assume com suas qualidades e suas falhas, e se abre em cada página escrita.

Angelica75 06/01/2022

Maria para todos.