O Holocausto

O Holocausto Laurence Rees

Resenhas - O Holocausto

brenobebeto 10/05/2022

Repetição
O comportamento humano se repete. Algumas ações relatadas nesse livro, são praticadas em pleno século XXI.
Triste. Desolador e revoltante. Mas, como finaliza o autor: ?Pois essa história nos diz, talvez mais do que qualquer outra, exatamente o que nossa espécie é capaz de fazer?.
Recomendo a leitura!

Paula.Juca 06/05/2022

Doloroso, porém necessário
Um livro muito útil para quem quer conhecer e se aprofundar na segunda Guerra e sobre Holocausto. É denso, em alguns momentos é revoltante mas o autor trás fatos e acontecimentos com muito respeito e sem sensacionalismo. Excelente recomendo fortemente a leitura

Milena 11/05/2021

Um livro denso, mas extremamente necessário
Esse livro é bem descritivo e em alguns pontos até "chato", pois ele coloca todos os acontecimentos relevantes às claras e mostra muito bem o que a nossa espécie é capaz de fazer. Mas é necessário que esse livro seja lido, pois ele não nos deixa esquecer o que foi o Holocausto e o que ele afetou e destruiu...
É sempre importante lembrar e falar sobre o Holocausto pois ninguém nunca imaginou que algo dessa magnitude pudesse acontecer, mas aconteceu e causou muitos danos, então é sempre bom lembrar para que esse horror não volte a se repetir.

Recomendo a leitura. O empenho, a pesquisa e o conhecimento do autor valem as 5 estrelas que dei para o livro.

Rosangela Max 11/04/2021

Detalhista sem ser cansativa.
Pela sinopse eu tinha entendido que o livro tinha como propósito relatar algumas histórias das vítimas do Holocausto, do tipo que a Svetlana Aleksiévitch costuma fazer em seus livros para falar sobre a guerra, mas não é bem assim.
As poucas histórias das vítimas estão diluídas entre o conteúdo histórico.
Sem dúvida é um ótimo livro sobre o tema. Porém, para mim que li recentemente a biografia do Hitler, ficou um pouco repetitivo, pois toda a extensa introdução até chegar ao Holocausto eu já tinha lido no outro livro.
No mais, a escrita do autor é clara, fluída e sem lacunas.

Davi.Winchester 22/02/2021

Triste mas necessário
Muito bom. Para quem tem interesse ou é Historiador vale muito a pena. Triste mas importante. Leitura obrigatória.

Jon Martins 01/07/2020

Nos faz refletir sobre o que temos e não damos valor, principalmente nossa liberdade..

Glaucip 05/04/2020

O genocídio provocado pelos nazistas é algo difícil de acreditar. Como o ser humano é capaz de cometer tantas atrocidades? Se não fossem todos os vestígios e testemunhos, jamais acreditariam que isso de fato aconteceu. Como os judeus foram tão odiados ao ponto de sofrerem tantas perseguições? Eles pagaram o preço de terem nascido judeus.
Diferente de outros livros sobre o tema, O Holocausto: uma nova história, contém relatos jamais vistos em outras obras. É ideal para quem busca entender melhor o que levou ao terrível extermínio da comunidade judaica.
A obra explica desde o início do antissemitismo na Europa, até as famosas e tristes " marchas da morte".

Gleide 85 12/03/2020

Simplesmente incrível
Livro bem detalhado e incrível para quem estuda ou quer compreender claramente os motivos que levaram ao holocausto.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/01/2020

O autor conta uma história complexa do holocausto com compaixão e clareza sem sacrificar nuances, destacando a narrativa rigorosa e confiável sobre como, por que e por quais métodos brutais ele aconteceu, suas origens, mentalidade grotesca e seu desenrolar caótico.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Poliana 10/09/2018

A escalada nua e crua do holocausto.
Decidi que seguiria a carreira em alguma área que envolvesse História depois que li A menina que roubava livros de Markus Zuzak, esse foi o momento chave, e eu consigo relembrar a sensação de ler algo tão bonito e ao mesmo tempo tão triste, e de que eu queria entender sobre essa complexidade de nós humanos. Vai fazer dez anos desde então, hoje estou quase terminando meu curso de licenciatura em história, e ao terminar “O Holocausto - Uma nova história” ainda sustento aquela mesma visão de horror sobre o que aconteceu, mas dessa vez, a sensação é de pavor, ao me dar conta de que isso pode voltar a ocorrer, e por isso me comprometo como profissional a ensinar aos meus futuros alunos, toda a atmosfera que envolveu a Segunda Guerra, de como a escalada de preconceito envoltos numa crise, foi capaz de causar o holocausto. O holocausto deve ser lembrado, livros como estes, por mais duros que sejam, devem ser lidos, para que conheçamos esse horror, e possamos nos comprometer que nunca mais venha a acontecer.

Laurence Rees conta tudo, desde os primórdios até a libertação de um povo que não sabia pra onde voltar, ou se valia a pena voltar. O holocausto não foi uma decisão única, não foi singular, pelo contrário, foi uma escalada de decisões sobre um regime que se compromete a cumprir a vontade de um líder. Hitler tinha os homens certos, eles estavam ali para fazer o que ele precisava sem questionamento. Deficientes foram as primeiras vítimas de fato do que estava por vir, e embora os judeus tenham sido o centro de tudo, ciganos, homossexuais e todos que os nazistas consideravam como inferiores, foram vítimas desse que é o maior crime cometido por humanos de todos os tempos.

Um dos pontos que sempre me chamou atenção foi entender como isso foi possível aos olhos do mundo, e o livro traz essas informações de forma bastante crua. Os alemães cresceram sobre bases anti semitas, lhes foram passado que tudo de ruim vinham dos judeus, eles foram a causa da derrota na Primeira Guerra e por consequência da crise que assolava o país. Apesar de ser aterrorizante agora que conhecemos os fatos, é lógico imaginar do porque os alemães assistiram os judeus serem tirados de sua casa e nunca mais vistos. Nesse aspecto destaco a força retórica que Hitler tinha ao dispensar sobre as multidões teorias absurdas onde os judeus eram o centro de uma conspiração mundial para controlar todos, e que estavam ligados a revolução comunista na Rússia.

Os outros países em algum momento pelo menos desconfiaram do que estava acontecendo, mas nunca fizeram algo de fato, e quando lhes colocaram a chance de receber judeus, estes negaram ou davam desculpa (o anti semitismo não estava restrito a Alemanha).Figuras como Papa não se manifestaram efetivamente contra os atos, seja por medo ou por não querer piorar a situação,atitudes como essa sempre serão sujeitas a debates sobre os “e se”.

Judeus de todos os países ocupados pela Alemanha foram afetados, os métodos de remoção foram diferentes, o que mais uma vez revela a complexidade de entender esse crime. A brutalidade da época como um todo, faz jus aos relatos no livro tanro de vítimas como de criminosos. Até onde um ser humano pode ir? Até onde pode suportar dor? Segundo relatos nesta obra, você se torna apático.

E tocando no âmago da ferida, é importante ver toda a escalada de preconceito sofrida pelos judeu até o holocausto, a população assistiu estes sendo impedidos de frequentar lugares até serem retirados de sua casa e levados a lugares isolados. Eles ficaram calados. No começo tanto eles como os judeus não faziam idéia do que aconteceria, ninguém podia acreditar que humanos fossem chegar a esse ponto. Mas ainda sim, escolheram ficar calados, e parte disso porque a situação econômica depois que Hitler assumiu tinha melhorado. Eles estavam tendo uma vida boa, então quem se importava com algumas imposições aos judeus? Essa parte é reveladora sobre a natureza humana do que viria a ser o holocausto, porque de certa forma eles foram cúmplices de um regime que matou milhões de pessoas, isso em nome de seu próprio bem estar. Entender não é só essa parte, mas todas as outras, é um caminho para ficarmos atentos sobre quais ideias estamos defendendo e pensar a longo prazo sobre onde estás nos levarão. Porquê apesar do holocausto ter sido construído por uma série de fatores, não há nada que justifique seu horror.
GuilhermeDourado 27/03/2019minha estante
Gostei muito da sua resenha, você conseguiu exprimir em poucas palavras o que o livro explica em detalhes. Parabéns!