O Holocausto

O Holocausto Laurence Rees

Resenhas - O Holocausto

Rosangela Max 11/04/2021

Detalhista sem ser cansativa.
Pela sinopse eu tinha entendido que o livro tinha como propósito relatar algumas histórias das vítimas do Holocausto, do tipo que a Svetlana Aleksiévitch costuma fazer em seus livros para falar sobre a guerra, mas não é bem assim.
As poucas histórias das vítimas estão diluídas entre o conteúdo histórico.
Sem dúvida é um ótimo livro sobre o tema. Porém, para mim que li recentemente a biografia do Hitler, ficou um pouco repetitivo, pois toda a extensa introdução até chegar ao Holocausto eu já tinha lido no outro livro.
No mais, a escrita do autor é clara, fluída e sem lacunas.

Clau Melo 31/05/2023

Momento mais sombrio da humanidade
Literatura britânica, 2018. Não ficção. História.
Devassador. Realmente o momento mais sombrio da humanidade.

Laurence Rees passou 25 anos entrevistando os sobreviventes do Holocausto e os responsáveis pelo Terceiro Reich e seus horrores. Nesta história arrebatadora, ele combina esses testemunhos com as pesquisas acadêmicas mais recentes para investigar o que tornou possível o maior crime da história. Rees argumenta que, apesar de o ódio aos judeus estar no epicentro do pensamento nazista, não podemos entender o Holocausto por completo sem considerar os planos de matarem também milhões de não judeus. Ele também revela que não houve um roteiro específico para o Holocausto. Em vez disso, os acontecimentos foram se agravando um após o outro, até culminar no horror completo. Apesar de Hitler ser o principal responsável pelo que aconteceu, a culpa é coletiva, Rees nos lembra, e os efeitos permanecem.

O Holocausto: Uma nova história é um relato acessível, mas rigoroso desse crime horrendo. Com uma narrativa cronológica e intensa, esta é uma exposição categórica do momento mais sombrio da humanidade.

Laurence Rees é um historiador e documentarista britânico, autor de vários livros sobre atrocidades cometidas pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Ex-diretor de criação de programas sobre História da BBC, seus documentários e livros de história são usados como material didático nas escolas do Reino Unido.

Glaucip 05/04/2020

O genocídio provocado pelos nazistas é algo difícil de acreditar. Como o ser humano é capaz de cometer tantas atrocidades? Se não fossem todos os vestígios e testemunhos, jamais acreditariam que isso de fato aconteceu. Como os judeus foram tão odiados ao ponto de sofrerem tantas perseguições? Eles pagaram o preço de terem nascido judeus.
Diferente de outros livros sobre o tema, O Holocausto: uma nova história, contém relatos jamais vistos em outras obras. É ideal para quem busca entender melhor o que levou ao terrível extermínio da comunidade judaica.
A obra explica desde o início do antissemitismo na Europa, até as famosas e tristes " marchas da morte".

Poliana 10/09/2018

A escalada nua e crua do holocausto.
Decidi que seguiria a carreira em alguma área que envolvesse História depois que li A menina que roubava livros de Markus Zuzak, esse foi o momento chave, e eu consigo relembrar a sensação de ler algo tão bonito e ao mesmo tempo tão triste, e de que eu queria entender sobre essa complexidade de nós humanos. Vai fazer dez anos desde então, hoje estou quase terminando meu curso de licenciatura em história, e ao terminar “O Holocausto - Uma nova história” ainda sustento aquela mesma visão de horror sobre o que aconteceu, mas dessa vez, a sensação é de pavor, ao me dar conta de que isso pode voltar a ocorrer, e por isso me comprometo como profissional a ensinar aos meus futuros alunos, toda a atmosfera que envolveu a Segunda Guerra, de como a escalada de preconceito envoltos numa crise, foi capaz de causar o holocausto. O holocausto deve ser lembrado, livros como estes, por mais duros que sejam, devem ser lidos, para que conheçamos esse horror, e possamos nos comprometer que nunca mais venha a acontecer.

Laurence Rees conta tudo, desde os primórdios até a libertação de um povo que não sabia pra onde voltar, ou se valia a pena voltar. O holocausto não foi uma decisão única, não foi singular, pelo contrário, foi uma escalada de decisões sobre um regime que se compromete a cumprir a vontade de um líder. Hitler tinha os homens certos, eles estavam ali para fazer o que ele precisava sem questionamento. Deficientes foram as primeiras vítimas de fato do que estava por vir, e embora os judeus tenham sido o centro de tudo, ciganos, homossexuais e todos que os nazistas consideravam como inferiores, foram vítimas desse que é o maior crime cometido por humanos de todos os tempos.

Um dos pontos que sempre me chamou atenção foi entender como isso foi possível aos olhos do mundo, e o livro traz essas informações de forma bastante crua. Os alemães cresceram sobre bases anti semitas, lhes foram passado que tudo de ruim vinham dos judeus, eles foram a causa da derrota na Primeira Guerra e por consequência da crise que assolava o país. Apesar de ser aterrorizante agora que conhecemos os fatos, é lógico imaginar do porque os alemães assistiram os judeus serem tirados de sua casa e nunca mais vistos. Nesse aspecto destaco a força retórica que Hitler tinha ao dispensar sobre as multidões teorias absurdas onde os judeus eram o centro de uma conspiração mundial para controlar todos, e que estavam ligados a revolução comunista na Rússia.

Os outros países em algum momento pelo menos desconfiaram do que estava acontecendo, mas nunca fizeram algo de fato, e quando lhes colocaram a chance de receber judeus, estes negaram ou davam desculpa (o anti semitismo não estava restrito a Alemanha).Figuras como Papa não se manifestaram efetivamente contra os atos, seja por medo ou por não querer piorar a situação,atitudes como essa sempre serão sujeitas a debates sobre os “e se”.

Judeus de todos os países ocupados pela Alemanha foram afetados, os métodos de remoção foram diferentes, o que mais uma vez revela a complexidade de entender esse crime. A brutalidade da época como um todo, faz jus aos relatos no livro tanro de vítimas como de criminosos. Até onde um ser humano pode ir? Até onde pode suportar dor? Segundo relatos nesta obra, você se torna apático.

E tocando no âmago da ferida, é importante ver toda a escalada de preconceito sofrida pelos judeu até o holocausto, a população assistiu estes sendo impedidos de frequentar lugares até serem retirados de sua casa e levados a lugares isolados. Eles ficaram calados. No começo tanto eles como os judeus não faziam idéia do que aconteceria, ninguém podia acreditar que humanos fossem chegar a esse ponto. Mas ainda sim, escolheram ficar calados, e parte disso porque a situação econômica depois que Hitler assumiu tinha melhorado. Eles estavam tendo uma vida boa, então quem se importava com algumas imposições aos judeus? Essa parte é reveladora sobre a natureza humana do que viria a ser o holocausto, porque de certa forma eles foram cúmplices de um regime que matou milhões de pessoas, isso em nome de seu próprio bem estar. Entender não é só essa parte, mas todas as outras, é um caminho para ficarmos atentos sobre quais ideias estamos defendendo e pensar a longo prazo sobre onde estás nos levarão. Porquê apesar do holocausto ter sido construído por uma série de fatores, não há nada que justifique seu horror.
GuilhermeDourado 27/03/2019minha estante
Gostei muito da sua resenha, você conseguiu exprimir em poucas palavras o que o livro explica em detalhes. Parabéns!

Milena 11/05/2021

Um livro denso, mas extremamente necessário
Esse livro é bem descritivo e em alguns pontos até "chato", pois ele coloca todos os acontecimentos relevantes às claras e mostra muito bem o que a nossa espécie é capaz de fazer. Mas é necessário que esse livro seja lido, pois ele não nos deixa esquecer o que foi o Holocausto e o que ele afetou e destruiu...
É sempre importante lembrar e falar sobre o Holocausto pois ninguém nunca imaginou que algo dessa magnitude pudesse acontecer, mas aconteceu e causou muitos danos, então é sempre bom lembrar para que esse horror não volte a se repetir.

Recomendo a leitura. O empenho, a pesquisa e o conhecimento do autor valem as 5 estrelas que dei para o livro.

Bárbara 13/08/2022

O Holocausto
Esse é o livro que eu sempre quis ler sobre o tema. Completo,bem escrito, organizado e incrivelmente esclarecedor.
Holocausto é um dos melhores livros de não- ficção que já li - esse é um trabalho importantíssimo ( e mais importante a cada dia) que nos mostra o que o ser humano é capaz de fazer!
O livro começa com as origens do ódio aos judeus, que tem raízes no crescimento do cristinianismo.
Passamos das origens, para o nascimento dos nazistas, para a consolidação do seu poder, para a radicalização, para as perseguições e as primeiras matanças,para os campos de extermínio,para a persuasão de outros países... até o resultado final.
O autor deixa claro, como o que aconteceu foi complexo, como existiam movimentos contraditórios,como os pensamentos e as motivações divergiam,como cada lugar teve sua experiência própria; não havia um roteiro bem traçado e definido.
Sem deixar a leitura complicada,Rees nos consegue mostrar a complexidade do que ocorreu : foi uma culminância de acontecimentos que se agravaram e levaram ao resultado que já conhecemos.

Leandro 26/03/2024

Holocausto
Por mais que eu tenha lido alguns livros sobre o assunto, esse com certeza foi o mais completo e ao mesmo tempo o mai triste de todos.

Cada capítulo lido e você fica pensando como existiu tanto ódio, tanta maldade e tanto preconceito dento do coração do ser humano.

Deixo aqui um telato de uma sobrevivente logo depois que ela estava livre.

''Sabe' eu sempre li sobre a rejeição mundial a qualquer tentativa de deixá-los (os judeus) entrar, antes que o morticínio começasse. Ninguém queria deixar que os judeus entrassem, ninguém. Não havia Israel pra nos. Não havia Inglaterra, ano havia america, nada de Canadá com seus espaços abertos ? ninguém quis os judeus. Então eu devo ficar feliz porque fui libertada? Tenho 18 anos, e o que eu sou? Não sou nada [...] foi muito traumático. E porque foi tão traumático? Porque um minuto antes de perceber que estou livre e que poso fazer o que quiser, não havia nada no mundo que pudesse me interessar mais do que conseguir alguma coisa pra comer. Setenta anos, eu não consigo superar isso. Não consigo superar o mal.
Regis 27/03/2024minha estante
Muito profundo e aterrador esse relato.

Leandro 27/03/2024minha estante
Verdade regis, triste demais

Fabiana 28/02/2024

Holocausto
O livro tenta explicar o inexplicável? Quanto mais eu leio sobre o tema mais difícil é conceber que tudo foi permitido. Sempre que termino um livro que fala sobre o holocausto eu sinto necessidade de me dar um tempo o que farei, mas o autor fala do Ian algumas vezes e acho que posso estar pronta agora pra iniciar o livro dele na sequência. O que mais gostei da escrita do Laurence é que ele deixa claro o tempo todo que não foi uma única decisão ou um momento X foram uma série de eventos e agravamentos que foram acontecendo que levaram a acontecer tudo como foi. A leitura não foi difícil pra mim mas é um tema constante então pode ser que para quem nunca leu nada da temática do holocausto e do nazismo tenha um pouco de dificuldade de engatar na leitura.

Jon Martins 01/07/2020

Nos faz refletir sobre o que temos e não damos valor, principalmente nossa liberdade..

Maristela 20/08/2023

Toivi Blatt, que com 15 anos de idade foi selecionado como Sonderkommando em Sobibór, ficou impressionado ao ver como a horrível realidade do campo podia alterar o caráter daqueles que trabalhavam ali. "As pessoas mudam sob certas condições", diz ele. "Elas me perguntam: 'O que você aprendeu? e acho que tenho certeza apenas de ter aprendido uma coisa - ninguém conhece a si mesmo [.] Todos podemos ser boas pessoas ou más pessoas nessas [diversas] situações. Às vezes, quando alguém se mostra realmente bom comigo, eu me vejo pensando 'Como seria essa pessoa em Sobibór?
Pág 321

Palavras finais do escritor, página 500
?Por fim, embora o conteúdo do livro que você acaba de ler seja penoso, acredito que ainda assim é importante compreender como e por que esse crime aconteceu. Pois essa história nos diz, talvez mais do que qualquer outra, exatamente o que nossa espécie é capaz de fazer.?

Gleide 85 12/03/2020

Simplesmente incrível
Livro bem detalhado e incrível para quem estuda ou quer compreender claramente os motivos que levaram ao holocausto.

Marcus.Santana 27/07/2022

Tema pesado, mas leitura fundamental.
O livro ?O Holocausto? de Laurence Rees foi uma recomendação da BookTuber Paloma Lima. Como sou interessado pela história da Segunda Guerra mundial, adquiri a obra.

O mais interessante na obra de Laurence Rees é a cronologia traçada. Começa a nos contar como surgiu o ódio contra os judeus, que não foi com Hitler, por óbvio. O ódio surge em conjunto com o crescimento do Cristianismo e a distorção das leituras do Novo Testamento, inclusive por membros do Clero. Já no primeiro parágrafo começamos a sentir a angústia, dor, sofrimento das muitas vítimas deste período de vergonha da humanidade. E ao decorrer de cada página, vamos tentando entender o grau de intolerância em que uma nação chegou.

Rees descreve com detalhes todos os períodos que culminaram no grande desastre da história humana, que foi o Holocausto, com calma e com uma linguagem muito acessível. O livro torna-se importante justamente nesses pormenores, pois percebemos que o Holocausto começou de forma simples, com um preconceito aqui, outro preconceito velado aqui, um personagem judeu descrito como ladrão ali, propagandas nazistas com o intuito de fazer o povo crer realmente que ?o judeu? (como descrevem) é o grande monstro e que está ali para destruir o seu modo de viver, roubar os seus bens, etc.

O obra de Laurence Rees possui uma narrativa quase ofegante, lê-se com sofreguidão, espanto, medo e tristeza. Em Holocausto, é narrado o lento crescimento do popular conceito do ?Ovo da Serpente?. Por fim, facilita a compreensão da tragédia, ao considerar as circunstâncias econômicas da época e às suas repercussões sociais, que lhe serviram como um ninho.

A grande lição que levamos com a leitura de ?O Holocausto. Uma nova história? é de como uma ideia preconceituosa pode se transformar numa tragédia sem precedentes. Por isso é tão importante à proteção dos direitos fundamentais e dos direitos humanos (independentemente de ideologias), porque quando começamos a permitir líderes preconceituosos e autoritários abrimos uma janela para o início de atrocidades. O Holocausto não começou da noite para o dia, as ideias nazistas, racistas e preconceituosas foram inseridas na mente do cidadão alemão (e de outros) aos poucos, através de piadas, propagandas, preconceito velado, até a tragédia final.

Este livro não é um romance, é um documento, meticulosamente escrito, de forma plena, amparado por textos, depoimentos e manchetes de jornais da época.

Acho a leitura desse livro fundamental! Recomendo!

Leitura em Foco 18/04/2023

Um livro didático, impactante, triste e fácil de entender!
Sempre quis entender melhor a segunda guerra, e esta obra me proporcionou isto!
O livro é escrito com base em entrevistas novas, nunca contadas. O escritor passou 15 anos de sua vida para redigir este monumento. O resultado são páginas impecáveis contando uma das histórias mais triste da humanidade.

Se você, assim como eu busquei, um livro didático, onde tem todo o processo da segunda guerra, desde a origem do ódio; então recomendo muito esta leitura. Você não vai se arrepender!

Quel 01/08/2022

Fechar a culpa exclusivamente em Hitler é excluir dela os muitos culpados e responsáveis pelo o que aconteceu. Os líderes nazistas, apoiadores e admiradores de Hitler, como Himler ou Goring, podem não ter sujado suas mãos diretamente, mas com certeza existe sangue nelas, todos os soltados que faziam o trabalho sujo sem reclamar (na maioria das vezes até sentiam prazer), toda a população da Alemanha e do terceiro Reich, que assistia a tudo sem interromper, sem tentar ajudar, sem ao menos protestar, que se deixaram levar pelo movimento e que também tem sangue nas mãos, todos os países que se recusaram a fazer alguma coisa e esperaram até 6 MILHÕES de seres humanos morrerem, sob requintes de crueldades, 6 MILHÕES de vidas foram perdidas baseadas no argumento de que não mereciam viver, não eram merecedoras de vida, e todos ficaram quietos. Podemos dedicar a culpa de todas essas mortes, cada uma delas, cada dor e cada sequela, a todos esses que foram mencionados e a muitos outros, mas em especial a Adolf Hitler, que sem sua participação especial o holocausto não teria ocorrido da maneira que ocorreu, porque ele foi a chama inicial, que se acendeu sobre muita lenha abastecida de preconceito, racismo, antissemitismo.E nenhuma fogueira se acende sem lenha.

Prof. 04/12/2022

Relevante
Sem dúvida um livro que traz muita tristeza, mas relevante à História das catástrofes que ocorreram no mundo. Importante conhecer para que algo assim nunca mais se repita!