A Serra dos Dois Meninos

A Serra dos Dois Meninos Aristides Fraga Lima
Aristides Fraga Lima

Resenhas - A Serra dos Dois Meninos

icynight. 22/09/2023

A serra dos dois meninos.
É um livro que foi baseado no ambiente do meu município então eu li. Eu gostei da história. Só não curti muito a parte da exploração pela serra, por que ao meu ver o charme deste livro é os outros personagens sem ser os protagonistas irmãos: Ricardo e Meneca. Mas adorei principalmente as cena da "ferra" do gado, pois mesmo eu tendo sido nascida e criada aqui, nunca tinha ouvido sobre essa cultura.

Marcel.Trocado 27/04/2023

DOIS MENINOS, UMA AVENTURA

"O vaqueiro não tem hora para dormir nem para comer. Sai de manhã, chega de noite. Come a hora que pode, dorme quando tem tempo. O boi é a sua vida. O seu relógio é o sol, seu divertimento é o seu trabalho. Seu lugar de recreio é o curral. Sua cadeira é a sela. Seu companheiro de trabalho é o cavalo. Sua ajuda é a de Deus. A Virgem Santíssima é a nossa guarda." (p. 25-26)

Nesse meio, de muita dedicação, trabalho e religiosidade está o cotidiano dos vaqueiros nordestinos da vida real e o desta aventura de dois meninos, que de forma inconsequente, tentam subir a Serra do Capitão, um local de difícil acesso e muito perigoso, até para o mais experientes dos vaqueiros da região. Os protagonistas são Ricardo e Maneca, filhos do meio e mais novo do Senhor Domingos e Dona Mariana, moradores de uma fazenda na região norte da Bahia. Esses meninos não foram criados na fazenda, vieram da cidade e em poucos dias na área rural sentem-se dispostos a uma grande aventura, que irá mobilizar todos os esforços da região para salvá-los.

Até a metade do livro há certa calmaria no dia a dia das personagens desta história, lidando o tempo todo com o gado, entretanto, do meio para o final, Ricardo e Maneca irão providencia ao leitor uma grande inquietação, temendo sempre pela vida de ambos quando tentam retornar para casa após a subida na serra. Para sobreviver os meninos irão fazer uso de muitos conhecimentos adquiridos anteriormente em conversas com nativos da região: a obtenção de água ocorrerá por meio de certos vegetais da região, algumas frutas serão importantes alimentar e sustentar a travessia e, para passar a noite, precaver-se sob um certo artifício de proteção será eficaz ao ataque da onça que vem em seu encalço.

Um destaque importante na história é a demonstração de perspicácia de Zé Pequeno e Seu Alexandre, chamados de rastejadores, vão no rastro dos meninos para tentar salvá-los. A forma como o autor do título, Aristides Fraga Lima, descreve os caminhos de sobrevivência dos rastejadores e dos meninos faz entendermos a preciosidade que é a vida dos moradores daquela região e, por extensão, a vida na realidade de parte dos nordestinos, eles conhecem e respeitam a natureza, nesse contexto as duas duplas irão transpor vários obstáculos, que para pessoas comuns seria impraticável.

A conclusão surpreende, principalmente pela dedicação dos moradores em ajudar o Senhor Domingos e Dona Mariana a encontrar seus filhos, os populares sem conhecerem a fundo a família demonstram muita humanidade e força, numa região tão natural e selvagem.

Tenny 28/06/2022

LITERATURA NACIONAL
Li este livro porque a coleção vaga-lume era a preferida da minha mãe na infância, sempre amei aventuras e explorar lugares diferentes. Se este é seu caso vai gostar.

Clio0 11/06/2022

A Serra dos Dois Meninos é uma daquelas histórias moralizantes que tem o intuito de reforçar a educação familiar com exemplos extremos. A ideia dessa obra em especial é sobre a autoridade e os perigos do mundo.

Ricardo e Maneca são dois típicos pré-adolescentes que resolvem desobedecer ordens e se aventurar na selva em uma mistura de trilha-aventureira e modo-de-sobrevivência. A descrição da mata e dos materiais usados pelos garotos é interessante e os momentos de tensão, proporcionados pela aparição de animais selvagens, são um ponto extra.

Como toda a aventura se passa nesse ambiente perene, pode se tornar entediante para quem não gosta do cenário. Caso contrário, é um prato cheio.

Evelize Volpi 03/04/2022

Leitura da Coleção Vagalume em Ordem de Publicação.
Esse livro nos narra a aventura de dois meninos na Serra próxima a sua fazenda.
Suspense, angústia, medo, mistério.
Mais um livro da Coleção Vagalume que nos encantou e ainda encanta

William90 03/02/2022

Livro que ensina muitas lições, principalmente sobre a obediência...
A história se passa em um fazenda, onde dois meninos decidem buscar aventuras em uma serra, para o desespero de seus pais e amigos.

Stéphanie 15/01/2022

O livro é legal, é uma leitura simples, demorei um pouco pra q ler pq não me prendeu muito. + O livro é legal. + um da Série Vaga-lume que termino. ;)

ju! 05/11/2021

A serra dos dois meninos
Foi o primeiro livro que eu li inteiro, eu li ele por influência do meu pai pq tbm foi o primeiro livro q ele leu. eu adoro esse livro!!

Vivi 16/09/2021

História fraca e clichê
Estou relendo os livros da coleção vagalume agora que estou adulta. Entre vários que eu já li, esse é de todos o mais fraco e chato. No início achei a narrativa cansativa, com meninos mimados e uma família meio soberba. O desenrolar da história continuou chato, descrições detalhadas de coisas desnecessárias, previsível e quando me pareceu que haveria um plot twist, a história acabou exatamente como imaginado, totalmente clichê. Ainda, há muitos temas problemáticos pra mim: as mulheres não tem voz e são submissas demais, algumas coisas que são feitas a alguns animais da história são super chocantes e cruéis, os homens são meio machistas e o pai dos garotos parecia que tinha era escravos na fazenda. Enfim, muitas impressões erradas que são passadas para as crianças, não sei é pq acabei de ler "Açúcar Amargo" e ele é tão mais rico e valoroso. Me lembrou também o livro "A ilha perdida", meninos mimados que querem se aventurar, não obedecem aos pais, ficam perdidos e depois tudo ocorre bem.

Aline.Rodrigues 21/05/2021

Ótimo livro
Mais um livro muito legal da Série Vaga-lume,que ensina as crianças a obedecerem seus pais,para se verem livres dos perigos.
Muitas aventuras e emoção nesse livro.

VicBanger 17/04/2021

Interessante
Bate uma tristeza quando vejo que os livros da Série Vaga-lume são tão caros. É uma coleção de grande sucesso que existe desde a década de 70 e que até hoje é referência em termos de literatura infantojuvenil nacional. Enfim... Após ter desabafado um pouco, vamos falar sobre A Serra dos dois Meninos, livro escrito por Aristides Fraga Lima.

É um livrinho interessante. Demonstra carinho pela vida sertaneja e exerce um papel moralizador sobre o público-alvo - que são as crianças e adolescentes. Gostei de perceber que o autor buscou reproduzir marcas da oralidade nas falas dos personagens - uma demonstração de conhecimento e de respeito para com as possíveis variações de nosso idioma.

Apesar de ser um texto bacana, não curti a maneira floreada com que o autor abordou a questão da exploração aos animais. (Veganos sentirão umas pontadas no peito com este livrinho.) Além do mais, senti falta de uma presença mais forte da voz materna - sobretudo diante do sumiço dos garotos.

De fato, não temos aqui um ótimo exemplar, mas temos um título bem interessante.

Cíntia Costa 18/09/2020

Ótimo. Adorei
Achei muito legal esse livro. Como todos da série vaga Lume. É um livro que o cenário é numa fazenda (o que eu adoro). Gostei muito dos personagens e o livro traz uma lição especial para as crianças: de não desobedecerem os pais, e os pais de perdoarem os filhos pelos erros.

Sidney 28/07/2020

Leitura leve
Gostei deste livro. Até me emocionei. Mas fica a lição aos filhos: nunca façam nada escondido, sempre avisem aos pais para onde irão, com quem estarão, isso certamente livrará a todos de sofrimento mais
Sarah 30/07/2020minha estante
Te deixei um recado ;)

pabloviniciusra 21/05/2020

Aventura no cerrado
Uma aventura de dois garotos em uma serra no cerrado nordestino. Temos neste livro uma aventura infanto-juvenil que nos deixa apreensivos em certos momentos, afinal quem nessa idade nunca sonhou em viver aventuras incríveis dignas de um bom livro.