O Alienista

1 | 2 | 3 | 4

Gabi 17/06/2021

Pecou pelo excesso
Um suspense bom!

A construção do serial killer é muito interessante. Adorei ler como, tanto o alienista, como seus companheiros de equipe, formaram um perfil praticamente do zero. Por essa parte vem a nota que dei...

Por outro lado, quanta enrolação!!! Puts... li em doses paliativas para não desistir da leitura. São MUITAS descrições e divagações.

Quando terminei a leitura a sensação foi de dever cumprido!

Não indico essa leitura para todos.
anaclaraleitegomes 06/08/2022minha estante
Concordo

Luíse 26/02/2022

Esse livro é completamente perfeito.
Antes de ler vi que algumas pessoas falaram que o autor pecou pelo excesso de informações em cada descrição, mas eu discordo totalmente. Sem tantos detalhes, afirmo com veemência, que o livro não seria o mesmo.
Durante toda a narrativa o autor foi muito perspicaz ao descrever a solução de uma série de assassinatos. Toda a investigação conta com o perfil psicológico e físico do assassino muito bem traçados, o que só te da mais expectativas.
Confesso que mais ou menos na metade do livro me senti frustrada, pois não pegavam o cara nunca, mas creio que é assim que os investigadores se sentem durante a investigação de um crime q parece ser inútil e não levar a nada.
Ademais, toda a espera e horas lidas valem a pena. A adrenalina que senti ao final do livro é inexplicável e me deixou atônita. Se você vier a ler o livro, sinta-se a vontade de comentar comigo.
Boa leitura ??

Amy 26/05/2020

Minha nossa
Antes de mais nada, quero dizer que assisti primeiro à série, assim que lançou.
Não consegui ver os personagens como eram descritos, mas sim como eram na série em si.
Tive a oportunidade de emprestar o livro, tanto tempo depois, aceitando o desafio de conhecer a origem dessa história.
O seguinte ocorreu: a série foi, em sobremaneira muito fiel ao livro. Mas aí é que está o "problema".
Sou o tipo que tenta ler sempre antes da adaptação, dentre outros, para não ocorrer o que sentir ao ler este livro.
Não haviam muitas surpresas. Eu me arrastava para ler em seus detalhes e ansiava por ação (que veio a ocorrer com mais frequência faltando 130 páginas para o fim). (Acabo de lembrar, também, que a série também se arrastou, para mim, em algumas partes.)
Compreendo que com o caráter de pesquisa criminal torna-se inevitável partes mais "arrastadas", digamos assim.
Por fim, creio que o número de páginas aliada à falta de surpresas tornou lenta a minha leitura dessa obra.
Enfim, é um livro muito bom, recomendo.
Mas a série é recomendável também, caso não queira enfrentar o calhamaço, ou ambos, quem sabe.
Nogueira 26/05/2020minha estante
Nossa perfeita a série o livro deve ser top

Wagner Fernandes 18/08/2022

Um dos melhores livros que li este ano!
"O ALIENISTA".
Demorei para ler este livro. Não, não por ser ruim, mas por querer lê-lo com calma, absorver a trama, entrar no clima de um ambiente que simplesmente adoro: o século 19 e início do 20. Especialmente entre 1840 e 1910. Não entendo o porquê, mas aquele período tem um charme irresistível. A "Era Vitoriana" (1937-1901) exerce um encanto sem precedentes na História, e a literatura desses anos é riquíssima. Basta uma rápida pesquisa para conferirmos quantos autores consagrados e gêneros literários surgiram nesse tempo fértil. Os relatos de guerras coloniais na África, Ásia e Américas, descobertas científicas, explorações marítimas, estudos na área da psicologia, arqueologia...
Não é de admirar que histórias ambientadas naqueles anos fascinem o leitor.
Em "O ALIENISTA", de Caleb Carr, nos vemos transportados à Nova York de 1896, onde John Moore, um repórter do jornal Times que mora com a avó após ser rejeitado pela família por motivos que não exporei aqui, acorda no meio da noite por batidas fortes na porta.
Ainda sonolento, ele vai atender temendo ser algum cobrador de dívidas de jogo (afinal, John é um jogador e boêmio inveterado que passa noites bebendo e em jogatinas), mas quem o espera à porta é um garoto assustado com uma caleche (carruagem pequena), que está ali por ordem do dr. Laszlo Kreizler, o alienista (uma espécie de psiquiatra) para levar John até o doutor. Curioso, John embarca na caleche e parte pelas ruas de Nova York às 2h da madrugada acreditando estar a caminho do instituto onde Laszlo trabalha, porém o destino não é o instituto, mas uma ponte próxima a um rio. Ali, John se depara com a mais aterrorizante cena que seus olhos já viram.
Esse é o ponto de partida para um dos thrilers de mistério, suspense e ação mais incríveis que li este ano.
O assassinato brutal de um garoto leva John Moore, o dr. Kreizler, Sara Howard, a secretária de polícia que sonha ser detetive, os sargentos Marcus e Julius e o comissário de polícia Theodore Roosevelt (sim, ele mesmo! Aquele que viria a ser o presidente dos EUA) a embarcarem numa aventura aterrorizante para desvendar o caso (ou casos, pois sangue inocente rola nessa trama!). O maníaco tem um padrão, e Laszlo, John, Sara e a equipe precisam descobrir os motivos do criminoso para entender qual será seu próximo passo. E além do assassino, precisam enfrentar gente poderosa, que não quer publicidade dos crimes, a população revoltada com as mortes e as quadrilhas que povoam a Nova York do final do século 19.
Temos lutas no trem, tiros, emboscadas na estrada, tavernas sombrias com sujeitos truculentos e mal encarados, subornos, pesquisas em bibliotecas e escritórios do governo em Washington, soldados na fronteira do oeste enfrentando índios Sioux, porões imundos, uma velha cheia de gatos num cortiço e cenas de arrepiar os cabelos!
Além de tudo, uma AULA de história da criminalística. Quase um CSI de 1896! (Na verdade, está mais para "Criminal Minds").
Enfim, "O ALIENISTA" é um dos melhores livros que li (eu já disse isso, né? Repito, então. Recomendadíssimo.).
Quer passar algumas horas ou dias desfrutando uma boa aventura? Este é o livro.
Lygia 17/09/2022minha estante
Já quero na minha estante!

Silvana137 23/09/2022minha estante
Muito bom essa leitura ?

Shion.De.Aries 10/10/2020

TODO MUNDO PRECISA LER THE ALIENIST/O ALIENISTA
O que foi esse livro?
Como eu vi a série antes de ler o livro eu já estava mais que ansiosa para saber de tudo que aconteceria no mesmo e poder fazer minhas comparações para tirar conclusões.
Posso declarar com toda a certeza que o livro não me decepcionou em nada, muito ao contrário, me surpreendeu em muitos de seus detalhes.
Acho que nunca um livro me puxou tanto e me deixou ansiando pra ter tempo de lê-lo. É uma leitura envolvente e com um ar meio sombrio, alguns detalhes podem ser um pouco pesados para algumas pessoas e por isso é bom tomar cuidado antes ler. Enfim, se eu pudesse fazer um outdoor pra colocar em todas as ruas do mundo indicando esse livro pra quem pudesse ver eu com certeza faria.
Denise Ximenes 10/10/2020minha estante
Parece bom.... já inseri na minha meta! Obrigada pela resenha empolgante! ?

anaclaraleitegomes 06/08/2022

Não existe nada mais misterioso que a mente humana
?Escrito por Caleb Caar.
?Série na Netflix, muito boa por sinal.
?A narrativa começa quando acontece a morte do garoto Santorelli, após uma série de investigações, é descoberto que tratava-se de um serial killer ou um psicopata
?Os personagens principais são: Lazlo, Sara, John e os gêmeos Isaac e Lucius.
?Detestei o final, queria bastante que o danado do assassino contasse as suas motivações, mas tudo não passou de especulação
?Dividida em 3 partes
?Eu gostei bastante do livro, só o final que deixou a desejar
?É isso, vou ver a série para falar mal com propriedade

Jhones 15/02/2020

Crimes brutais na Nova York vitoriana
Nova York, 1896. Um crime brutal é cometido. O corpo de um garoto em condições macabras é encontrado numa ponte em construção. Para pegar o assassino é preciso abrir uma investigação paralela, já que a polícia parece não se importar em resolver esse caso. Para isso, integram o time de investigadores: O alienista Dr. Lazlo Kreizler, a secretária da policia Sara Howard, os detetives Marcus e Lucius Isaacson e o repórter John Moore, além da assistência do comissário policial Theodore Roosevelt (que no futuro se tornaria o presidente dos EUA).
Temos um vislumbre do submundo de Nova York do final do século XIX, em especial a prostituição masculina de menores já que o alvo do assassino são os meninos que trabalham nesses estabelecimentos. É chocante a maneira que a polícia e a sociedade em geral trata essas crianças. Numa época em que não existiam leis para protegê-las, a sociedade preferia ignorar essa situação.
O livro é muito bem escrito. A história é contada sob a perspectiva do jornalista John Moore. É um livro de investigação, suspense e ficção histórica. O grupo tenta descobrir quem é o assassino investigando o que o faz cometer esses assassinatos ao mesmo tempo em que poderosos da alta sociedade tentam impedir a investigação.

Sobre a série: Como sempre, em uma adaptação há algumas mudanças na história e nos personagens, mas de modo geral achei muito bem retratada. O interessante é ter um vislumbre da perspectiva do assassino, o que não acontece no livro. O final foi o mais diferente. Não tem nada de extraordinário mas é uma boa série, que assim como o livro se fecha. Sei que existe uma continuação (de um outro caso) que se encontra esgotada aqui no Brasil mas que leria com certeza se estivesse disponível.

Lopes 15/02/2020

Que livro !!
Foi um livro em que criei muitas expectativas e posso dizer que ele superou todas. Um livro fantástico ! Recomendo

Maria.Printes 21/04/2020

Agradável
Amo Literatura Policial e quando a questão psicológica predomina, amo ainda mais.
A tentativa de estudar a mente de um serial killer é fascinante e certamente perturbadora.
O Livro é muito bom, mas o final sei que poderia ter sido melhor.
Entretanto, é uma boa leitura e se pode tirar diversos pontos positivos.
Um desses pontos são alguns fatos que ocorreram no século XIX que aqui foram citados, também citações de outros autores podemos encontrar e eu gosto muito disso.
A leitura é um tanto longa e com muitos detalhes, e não achei cansativo como em outros livros.
Mas se tu não gostas de livros um tanto parado, esse livro não vai te agradar.
Porém, se fores um ser paciente, vais gostar de lê-lo.

Debora 07/08/2020

Enredo maravilhoso, livro que te prende do início ao fim.
Recomendo!
little beesly 07/08/2020minha estante
Sou apaixonada pela série ??

Debora 07/08/2020minha estante
Agora que li vou assistir rs

Marcelo.Pacini 10/02/2020

A série fez jus ao livro.
Apesar do livro ser mais detalhado do que a série da Netflix, o conteúdo não é muito diferente. Bom livro, para quem gostou da série, recomendo.

Adriana1090 20/02/2021

O alienista que não é do Machado de Assis
"Se um homem comum tivesse de descrever John Beecham à luz de seus assassinatos, diria que era um pária social, mas nada poderia ser mais superficial ou mais inverídico. Beecham nunca poderia virar as costas à sociedade humana, nem a sociedade a ele, e por quê? Porque ele estava, talvez de uma forma distorcida, mas nem por isso menos total, preso a essa sociedade. Era uma cria da sociedade, sua consciência doentia, um lembrete vivo de todos os crimes ocultos que cometemos quando cerramos fileiras para uma vida em conjunto. Ele ansiava pela sociedade humana, ansiava pela oportunidade de mostrar às pessoas o que sua ?sociedade? lhe fizera. E o mais estranho é que a sociedade também ansiava por ele.
[...]
A sociedade o teria exterminado pela eletricidade se tivesse a oportunidade.? Mas não antes de exibi-lo ao mundo. Apreciamos homens como Beecham, Moore; eles são repositórios fáceis de tudo o que é sinistro em nosso mundo social. Mas, e as coisas que ajudaram Beecham a se tornar o que era? Essas, nós toleramos. Essas, até apreciamos..."

Esse foi o melhor romance policial que eu li até hoje.
O trabalho de pesquisa do autor para compor as descrições belíssimas da Nova York do século XIX foi admirável.
As personagens são críveis, não temos casos de personagens "super-heróis", o que é comum neste tipo de livro. Pelo contrário, elas erram, e esses erros são fundamentais para que o leitor se afeiçoe à eles.
O desenvolvimento da estória, tanto quanto o desenvolvimento das personagens é, sem dúvida, impecável.

Obs.: o livro pode ficar maçante, caso não goste de longas descrições (o livro é recheado de descrições).

Drika.Neske 30/07/2020

Uma ótima leitura, nesse thriller sensacional o autor nos faz avançar rapidamente as páginas para desvendar a mente de uma assassino, com personagens cativantes, nos sentimos junto com John, Kreizler, Sara e os Isaacsons na Broadway 808 em uma das inúmeras reuniões cheias de detalhes brilhantes de mentes mais brilhantes ainda para desvendar o mistério da personalidade desse curioso assassino. Leitura bem narrada e com detalhes na medida certa, nos faz imaginar estarmos vivendo na antiga Nova York. Esse livro deixa mais claro para mim a importância da psicologia na formação dos seres humanos e para desvendar seus mistérios e condutas. Enfim, leitura super válida!

Larissa.Cifarelli 26/04/2021

A escrita do autor é impecável, ótimo livro de investigação com contexto psicológico, a primeira temporada da série da Netflix foi muito bem reproduzida. Alguns trechos eu me pegava vendo cenas da série. Ótima leitura.

1 | 2 | 3 | 4