Deuses Caídos

Deuses Caídos Gabriel Tennyson

Resenhas - Deuses Caídos

Meus Anos Em Livros 17/03/2024

Segundo nacional seguido, da mesma editora, 5 estrelas e favorito de 2024!
Até o meu marido me indicar esse livro, eu sequer havia ouvido falar de Deuses Caídos. Eu tinha acabado de sair de uma leitura maravilhosa (Mariposa Vermelha - Fernanda Castro (nacional)) e estava pensativa sobre qual leitura escolher. Então meu marido, que tem crédito por ter me indicado a primeira trilogia de "A Guerra do Velho" me indicou esse livro dizendo que "achava que eu ia gostar". Quando li o prólogo, decidi automaticamente que sim, essa seria minha próxima leitura. Algo bem legal desse livro é que ele se passa no RJ, então traz muito de bairros que conheço e que frequentei (ou ainda frequento). Gosto disso em livros nacionais, porque já me senti mais conectada com a história. Dito isto, os personagens Júlia e Cipriano, bem como os outros que permeiam a história são muito bem escritos. Enquanto eu lia, conseguia direitinho me ver como uma espectadora presente durante aqueles acontecimentos. Outra coisa que me chamou atenção foram as cenas do livro. Muito bem descritas, eu conseguia visualizar exatamente na minha cabeça com riqueza de detalhes tudo o que eu estava lendo. Pouquíssimos livros conseguem fazer isso comigo e isso me deixou muito chocada e com mais vontade de saber o que ia rolar na história. A escrita do Gabriel é muito excelente, me fez ficar presa. Eu lembro de estar trabalhando e pensando: "Nossa, porque a hora não passa logo pra eu poder ler meu livrinho no caminho de casa enquanto estou no busão?". Em tempo, vale lembrar que este é um livro adulto. Digo isso por conta de algumas cenas, que podem sim, ser bem chocantes. Acredito que o final pode não agradar muito alguns leitores, mas eu entendi a escolha do Gabriel porque quando você lê atentamente, vê que não daria de forma alguma para ser diferente. A história tem um gancho que dá espaço para a continuidade da escrita de outras coisas dentro desse universo, então eu espero ver mais outros livros do autor por aí. Também se tornou 5 estrelas e favorito de 2024. A propósito, vou finalizar essa resenha com algo que pra mim foi curioso: li dois livros seguidos nacionais, publicados pela mesma editora - no caso, a Suma - e ambos foram 5 estrelas e favoritos. Que meu ano de leituras tenha mais livros assim!
Valesca.Castelani 17/03/2024minha estante
olha que legal a editora Suma traz os livros do King então pra mim já é 5 estrelas
É que bom que tem bons nacionais, geralmente costumo ter ressalvas em livros nacionais
parabéns pela resenha

Meus Anos Em Livros 17/03/2024minha estante
Obrigada! Tanto esse quanto Mariposa Vermelha da Fernanda Castro são ótimas leituras. Ambos da Suma. Quando tiver a oportunidade, dê uma chance aos nacionais! Temos excelentes autores por aqui! ????

Valesca.Castelani 17/03/2024minha estante
eu gosto muito do Raphael Montes até estou lendo o livro novo dele agora

Meus Anos Em Livros 17/03/2024minha estante
Nunca li nada do Raphael Montes! Mas está na minha lista ?

Lissa 28/08/2023

5/5
Para esse escritor não existem limites, fiquei atônita com o decorrer da história. Amei de uma forma indescritível esse universo de fantasia, mesclando todos os aspectos do sobrenatural, ciência e religião, com seus mitos e teorias da conspiração. Tem muitas boas referências presentes, terror, supernatural, fetiches. Eu berrava de rir em alguns momentos por frases tão polêmicas e engraçadas, piadas ácidas com religião, girias e sotaque carioca, pois o livro inteiro se passa no Rio de Janeiro, com toda sua personalidade, foi interessantíssimo viajar com essa história nesse contexto logo após minha primeira ida ao RJ. O final foi trágico e surpreendente, o autor não tem dó, expôs a podridão da humanidade e ponto. Nem achei que era tudo isso, mas foi. Parabéns pela obra, fico muito feliz de encontrar escritores brasileiros diferenciados e com grande potencial!

Raniere 10/07/2022

Sangue, ossos, heresias e carioquês
Desde o dia do lançamento de "Deuses Caídos" em 2018, quando fui prestigiar Gabriel Tennyson na extinta Livraria Cultura no Centro daqui do RJ, demorei 4 anos para ler o livro porque eu sou enrolado, muito enrolado. E agora, a cada página que eu lia, ficava com raiva de mim mesmo por ter demorado tanto pra embarcar na excelente saga de Judas Cipriano pelo submundo mágico do Rio.

Neste livro, Tennyson conta a história de Judas Cipriano, um descendente de São Cipriano de caráter duvidoso e com o poder da Trapaça (deixarei que vocês conheçam este poder ao lerem o livro). Em um Rio de Janeiro repleto de criaturas mágicas e deuses de diversas religiões e culturas (chinesa, nórdica, européia, africana, etc), Cipriano precisa se unir à policial Julia Abdemi para deter um serial killer que mata líderes religiosos corruptos usando e distorcendo milagres bíblicos e a cada assassinato, o antagonista abre um tribunal na internet para as pessoas decidirem (ou pensarem decidir) o futuro de suas vítimas.

"Deuses Caídos" é um livro com forte influência de Clive Barker (autor de "Hellraiser" e "Evangelho de Sangue") e de em "Lugar Nenhum", de Neil Gaiman, além de ser uma ode ao Rio de Janeiro, sua cultura, geografia e "carioquês".

Tennyson não economiza no gore e as cenas de lutas, assassinatos e terror são absurdamente gráficas e com um final eletrizante e tenso. É um deleite para fãs do gênero.

O terror brasileiro ganha muito com "Deuses Caídos", onde Gabriel Tennyson, com muita identidade, é elevado ao patamar de Clive Barker e Stephen King.

RAMON SOUZA 03/04/2022

Deuses Caídos - Os setes crimes capitais
Deuses caídos vai nos apresentar uma história sobre um mundo sobrenatural, um mundo oculto aos olhos humanos mas se convivem lado a lado, a sociedade de São Tomé toma conta para que o sobrenatural não venha a tona, nosso personagem principal é Judas Cipriano, um padre totalmente fora dos padrões. Cipriano é encarregado pela sociedade para investigar assassinatos em serie mesclando brutalidade com misticismo, em paralelo a Judas a policia entrega a ele para ajudá-lo Júlia que é totalmente cética e descrente a tudo. Os dois devem juntos se ajudar para investigar e descobrir e tentar parar o que está ocorrendo.
A escrita do autor é bem densa em algumas vezes, o autor tenta muitas vezes forçar e escreve de forma muito rebuscada e ao mesmo tempo joga gírias oscilando, Cipriano em ora tem um conhecimento vasto sobre o sobrenatural e ora não o que está ocorrendo. Teve algumas cenas muito forçadas no decorrer do livro, mesmo os personagens não tendo motivos para investigarem vão para acharem pistas sobre o vilão. Ouve também uma determinada cena que se repetiu 3 vezes, exatamente a mesma coisa, uma criatura enviada pelo vilão se ergue enfrenta os protagonistas que conseguem fugir de alguma forma. O autor não pede palavras para descrever cenas com sexo, morte e violência.
O livro nada mais é do que um reconto ( na melhor das hipóteses ) de Os setes crimes capitais

site: https://www.instagram.com/universo_celestiall/

Davi 14/01/2022

Depois de dois autores nacionais ser meio me, esse se revelou uma grande surpresa, o livro e cinema, escrita simples, história envolvente, e a reiletura das lendas bem colocadas.

Izaynil 01/05/2020

O livro tem algumas partes que nao me convenceram tanto, principalmente na segunda parte da história. Acho que virou uma novelinha mexicana, típico. Mas é boa, realmente é surpreendentes lê fantasias que se passam bem aqui, no quintal da nossa casa. Rio de janeiro, Lapa e tantas outras referências brasileiras. De quebra a narrativa e a linguagem de tao forçadas chegam até ser de fato engraçadas. Bem Brasil mesmo.

umbookaholic 12/04/2019

engraçado, dinâmico e irreverente
Deuses Caídos foi um livro que amei desde o começo. a escrita e a história do Tennyson eram exatamente o que eu tava precisando no momento: rápida, descontraída e engraçada.

nesse livro o autor vai utilizar de diversos panteões pra criar sua mitologia; da mitologia brasileira à chinesa. aqui a gente tem sacis, dragões e até figuras bíblicas, como Jezebel (uma das melhores personagens)

quando vc for começar a ler esse livro, acho bom q se prepare e tenha em mente que o autor não quer q esse seja um livro sério, profundo e cheio de respostas sobre a vida e o universo. é só uma história legal, pra vc dar risadas e ir em busca de respostas pro suspense que vai se desenrolar ali

confesso que dei 3,5 pq o final poderia ter sido melhor. o ritmo tava bem bom, mas nas últimas 75 páginas, +/-, ele começou a enrolar desnecessariamente

muito bom, pessoal! recomendo!

ps: esse é um livro +16

M. S. 14/01/2019

Para rir, chorar e passar mal
“Deuses caídos”, do maravilhoso Gabriel Tennyson, fala sobre um padre exorcista, chamado Cipriano que trabalha para a Inquisição Moderna e precisa parar um serial killer com aspectos demoníacos, tudo isso sem chamar sem chamar à atenção da mídia, sob a ameaça de ter de se tornar um vendedor de camelô caso fracasse. No entanto, esse é o tipo de livro que resumir o enredo não faz, nem de longe, justiça a tal obra. Para começar, a ideia “Constantine brasileiro” é muito restrita para explicar um universo onde convivem sacis, gárgulas, inquisidores famosos, demônios, anjos e padres com preferências sexuais pouco ortodoxas. Acima de tudo esse romance é um livro engraçado. Sim, é possível um livro sobre exorcismos e serial killers possuir um senso de humor caustico e negro muito próprio do Gabriel. Para além disso, é uma obra que não tem medo de descrever mortes horríveis, torturas hediondas, fazer o leitor trincar os dentes, parar de ler e ir beber uma água enquanto reflete sobre sua breve existência mortal e os horrores pelos quais o corpo humano pode passar. Leitores de estômago fraco: afastem-se dessa obra! Para todos os outros, principalmente, os como eu, aficionados por terror: abracem seu novo livro favorito! Gritem, gargalhem e chorem acompanhando as aventuras de Cipriano em um Rio de Janeiro muito mais assustador do que o mostrado nas novelas globais.

Fabio Pedreira 18/08/2018

Deuses Caídos
Fala galera, como estão? Hoje venho trazer a resenha do livro Deuses caídos, lançamento recente da editora Suma. E já vou avisando logo que favoritei. Mas por quê?

História:
Deuses Caídos conta a história de um padre gay (que só quer saber de travestis), com poderes ocultos, que mais parece a fusão entre John Constantine (personagem dos quadrinhos) com Jesse (o padre das Hqs e série Preacher) em busca de um psicopata que anda matando líderes religiosos envolvidos em algum tipo de ato ilícito.

Para ajudá-lo nessa busca Judas Cipriano (o padre) vai contar com a ajuda de Júlia Abdemi uma policial que tem o poder de entrar nos aparelhos tecnológicos e tem um passado que ela mesmo desconhece.

Cipriano trabalha para uma sociedade secreta do Vaticano denominada Sociedade de São Tomé, uma organização especializada em manter o mundo real, ou seja, o nosso mundo, alheio do mundo místico, onde criaturas de todo tipo vivem, como Vampiros, Lobisomens, Anjos, Demônios e até mesmo Sacis, pois todas as lendas criadas no mundo real acabaram vindo de situações concretas, porém amenizadas para o público digamos assim.

E ao receber um e-mail destinado a ele cabe a Cipriano investigar o caso para dar fim nessa pessoa (ou criatura) que anda matando os padres por aí. No meio tempo ele deve recrutar Júlia para que ela venha a fazer parte da Sociedade de São Tomé no futuro.

Como é de se imaginar, as coisas não serão nada fáceis.

Resenha:
O livro na minha opinião é simplesmente fantástico. O livro se passa no Rio de Janeiro e toda sua ambientação é excelente, isso porque a forma como o Gabriel Tennyson constrói o mundo místico é perfeita, adaptando tanto as criaturas conhecidas mundialmente como as do folclore brasileiro para a nossa realidade brasileira e urbana..

Mas não se enganem também achando que esse é um livro besta de monstro, porque não é. Se você tem estômago fraco eu não recomendo esse livro. Ele contém cenas incrivelmente gráficas de brutalidade em suas mortes, torturas que você talvez nem imagine sendo descritas de uma forma crua, que se você não estiver preparado pode não se dar muito bem.

Para contrapor isso Gabriel Tennyson nos mostra uma veia cômica muito bem posta em seus diálogos. É um humor cínico, às vezes beirando o humor negro que faz com que você dê algumas risadas, principalmente com Cipriano. Afinal, para que melhor do que um padre que trabalha nas horas vagas fazendo bico em Stand Up Comedy contando piadas ateístas?

Aliás, não só de humor vive o livro. Além de sua história muito bem construída o livro conta com uma infinidade de referências passando de Sérgio Mallandro a Stephen King, todas em momentos pontuais, sem atrapalhar a trama. Inclusive o livro não perde tempo construindo seus personagens, ou pelo menos no sentido de que não se alongar nisso.

Judas Cipriano já vem definido logo de cara, assim que começa o livro você já percebe que ele é um personagem malandro, que não quer muita coisa da vida e meio cínico (Constantine). Já Júlia, essa sim tem um pouco de construção no decorrer do livro, com uma base bem sólida no começo mas que vai mudar um pouco ao descobrir sobre seu passado e entender o porquê de suas habilidades.

Sobre a edição: O livro tem uma capa, na minha opinião muito bonita, mostrando o “bichinho” que cada vítima encara antes de morrer. Os capítulos são pequenos, ótimo para que a leitura passe mais rápido, porém, as letras são um pouco pequenas para contrapor isso. De resto nada do que reclamar.

Conclusão: Deuses caídos é mais um livro nacional excelente, que acredito que quem gosta de terror vai adorar. Quem gosta de fantasia também, porém, com aquela ressalva das cenas mais fortes. É um livro que com certeza vale a leitura, uma mistura de escrita pesada com divertida que equilibra bastante as coisas.

A Suma fez uma excelente escolha ao lançar essa obra. E pelo menos, na minha opinião, Judas Cipriano merece um lugarzinho no hall da fama de personagens memoráveis. Um livro muito bem escrito que, sinceramente, daria uma ótima série da Netflix.

Como já disse antes, está favoritado. Até a próxima e fique esperto que talvez exista uma cidade de criaturas bem embaixo do seu nariz.

Wesnen Tellurian 29/07/2018

TEM UM POUCO DE ESCRITOR NESSE TALENTO | Canal KrossOver
Nesse livro, sem compromisso com o mimimi, Gabriel Tennyson rasga a barreira que nos mantém em sanidade. Se for de mente e estômago fracos, leia este livro com uma sacolinha do lado.
Fiz a resenha completa em vídeo para o Youtube, no Canal KrossOver. Confira no link da resenha.

site: https://www.youtube.com/watch?v=92RDYW51K6I&t=54s

Acervo do Leitor 17/06/2018

Deuses Caídos de Gabriel Tennyson | Resenha | Acervo do Leitor
A Fantasia Nacional está aos poucos – merecidamente – ganhando cada vez mais espaço entre os leitores. Nomes como Felipe Castilho, Enéias Tavares e Raphael Montes, já figuram como novas estrelas, com obras muito bem avaliadas e reconhecidas lançadas por grandes editoras. Deuses Caídos, de Gabriel Tennyson vem para não somente consolidar, mas para prover novos horizontes, sem escrúpulos – por assim dizer -, com uma história que ao mesmo tempo choca pela maneira bizarra de seus personagens em momentos do mais puro inacreditável, com a leveza de uma escrita envolvente que nos transporta a um Rio de Janeiro de demônios, golens e outras criaturas fantásticas. Deuses Caídos é muito mais do que uma consolidação, é uma realidade alternativa, que até então não havíamos vislumbrado, Deuses Caídos é uma homenagem ao Terror, à Fantasia, e ao não-tradicional.

“Devido ao exotismo dos crimes, as teorias lançadas pelo padre começavam a penetrar na muralha de ceticismo de Júlia. Se ela podia se comunicar com máquinas, por que a existência do sobrenatural seria tão implausível?
Psiquismo não era tão diferente de magia, talvez fosse o mesmo fenômeno explicado por uma ótica diferente.”

Em época onde a representatividade é vista e trabalhada em diversas mídias, precisávamos de uma que louvasse o espírito de Clive Barker e suas excentricidades, uma que louvasse a reflexão suja, por baixo de mentes corrompidas, uma que transitasse em nossas mentes com uma linguagem crua, feroz e fugaz.

“Existem lugares nessa terra árida do diabo com muitas histórias terríveis e macabras. O povo fala que até mesmo Nosso Senhor já abandonou certas paragens daqui.”

A história gira em torno de um padre exorcista – nada convencional, que vive perambulando pelo submundo do Rio de Janeiro em busca de manter o equilíbrio e o balanço entre a humanidade e as criaturas que vivem escondidas em roupagens cotidianas. Mas, quando uma série de assassinatos com viés religioso atinge figuras importantes e poderosas, cabe a Cipriano saber o que está ocorrendo, e quais as motivações do indivíduo, que utiliza dos métodos mais brutais e cruéis de torturas. E, em paralelo a isso, surge Júlia, uma policial com um dom sobrenatural, que está cada vez mais envolvida com Cipriano e seu antagonista nesta teia situado nos ermos sanguinários da Cidade Maravilhosa. Não, não vou abordar mais do que isso sobre a história, deleite-se com o inominável.

“Eu tenho minhas divergências com a Igreja. – Cipriano deu de ombros e olhou para Siri. Depois de fazer o pedido, concluiu: – Deus exige de criaturas imperfeitas o código moral que ele, uma entidade supostamente perfeita, não segue. – Cipriano forçou uma voz de barítono: – “Se você não me amar, vou te mandar para o inferno”. Isso não é livre-arbítrio, certo? Se um cara ameça a namorada para amá-lo, esse cara seria trancafiado como um psicopata, mas quando o assunto é Deus, tudo é mistério em nome de seu plano divino. Não há nada de transcendental nessa atitude, parece a velha e humana hipocrisia. Acho que as escrituras são apenas uma versão daquilo que o homem pensa sobre o Deus. Temos essa mania de personalizar divindades.”

SENTENÇA

Deuses Caídos possui muitas referências. Desde Constantine, Silent Hill, Clive Barker, Seven até The Dresden Files (que incrivelmente não é publicada no Brasil!). O autor consegue, ao mesmo captar a mana de cada uma destas obras, e originalizar em um ambiente urbano e memorável. Suas passagens de terror, são das mais bem elaboradas, as bizarrices das suas mortes e situações nos quais Cipriano e Júlia vivenciam, fogem totalmente daquilo que estamos acostumados na Literatura Fantástica Nacional. Deuses Caídos é um livro que quebra paradigmas, e eleva os padrões dos nossos autores. Deuses Caídos, tem alta dose de humor negro, momentos de reflexão lapidados na monstruosidade de suas criaturas. Se você é um leitor ou uma leitora que não está aberta ao diferente, ou possui espírito fraco, este livro não é para você. A história de Cipriano é belamente suja, com crueldade e sadismo escorrendo pelas bordas. O sarcasmo e o paralelo com a nossa realidade são genialmente construídos. Deuses Caídos, é foda!

site: http://acervodoleitor.com.br/deuses-caidos-resenha/