A Nuvem

A Nuvem Neal Shusterman

Resenhas - A Nuvem

Nati Amend @livrosdanati 08/02/2020

SERIA ESTE O MELHOR FINAL DE TODOS?
Preparem-se para muitos surtos nesta resenha. Uma das minhas distopias (ou seria utopia?) favoritas sempre foi O Ceifador. Eu amei com tanta força este livro que, quando chegou a sua sequência, não consegui dar continuidade na leitura. Sabe aquele velho medo da expectativa ser alta demais? Pois é. Só que mesmo lendo A Nuvem quase um ano depois, o tombo que levei foi grande… Mas foi o melhor tombo de todos.

O segundo volume desta história já se diferencia pela narrativa que, ao invés de ser intercalada entre personagens e as páginas de diários antigos, dessa vez é dividida entre eles e a Nimbo Cúmulo — uma espécie de supercomputador que controla tudo. Só pela forma como essa “entidade robótica” se expressa e nos elucida sobre o seu poder e onisciência, já percebemos que esta será uma leitura dramática.

Toda a trama de A Nuvem é tão bem construída, tão eletrizante e claustrofóbica, que desde os primeiros capítulos você sente um arrepio no corpo e vai ficando sem ar conforme a história vai se desenrolando. Isso porque você sente lá no seu cerne que algo vai dar muito errado... e algo realmente dá muito errado.

É possível notar também a evolução dos protagonistas, que foram moldados pelos acontecimentos do livro anterior e que, agora como ceifadores, precisam efetivamente coletar vidas. E a forma como cada um dos personagens irá realizar suas missões e assassinatos, dirá muito sobre seus caráteres e motivações; é nítido o amadurecimento dos dois. Outro ponto positivo é o romance nessa continuação, que está presente mas não é o foco do relacionamento dos protagonistas.

Mas meus caros, eu não estava preparada para O GRITO que foi este final. A intensidade com que o autor narra os acontecimentos é tão grande e o plot do enredo é tão absurdamente chocante, que você termina o livro fazendo uma única coisa: aplaudindo Neal Shusterman. Simplesmente genial. Definitivamente, o melhor final que já li.

site: https://www.instagram.com/p/B8KTKYhB9OQ/
Mary 25/02/2020minha estante
Estão no meu coração. Esperando sair a tradução do último livro dessa trilogia. Ansiedade a mil kkk

Nati Amend @livrosdanati 26/09/2020minha estante
Mas já tem, amada. Só que ainda não lançou o físico, só tem ebook.

Gah Hy 30/10/2020minha estante
Nunca descreveu tão bem meus sentimentos kkkkkk livro perfeito, sem palavras.

Marcos.Leilson 18/12/2020minha estante
Sua resenha foi foda que nem esse livro.

Maria 22/06/2021minha estante
Acabei e estou entrando em profunda crise existencial, esse livro me abalou de todas as formas possíveis e destruiu meu psicológico, 5 estrelas mt bom ?

Geovanna 02/08/2021minha estante
Esse final foi tudo, simplesmente surtando pelos acontecimentos!!!

Isadora.Mussi 11/08/2021minha estante
Jesus com essa descrição eu vou precisar ler kkk qual eh o primeiro ?

sem apelido 29/03/2023minha estante
Não leiam a sinopse do terceiro, tem spoiler!!!!!!

Sarinha Mali 28/07/2023minha estante
Acabei de ler esse livro agora e essa resenha parece que colocou todos os meus pensamentos em forma de palavras ?
QUE LIVRO BOMMM!!!!!

Gustavo Rodrigues 06/05/2022

Todos os pontos fortes do livro anterior foram mantidos, e os pontos fracos foram ?consertados?. Já começa muito bom e, após a metade, fica num ritmo frenético que não dá pra parar até terminar.

Uma coisa que não curti no primeiro (não cheguei a comentar na resenha) é que faltaram explicações/esclarecimentos em relação a Nimbo-Cúmulo. Porém, nesse segundo livro o autor aproveita pra explanar mais sobre essa Inteligência Artificial, mesmo não sendo de forma tão direta.

Em relação ao primeiro, esse é menos previsível e tem mais plot twists. Em alguns eu fui pego totalmente de surpresa, sem nem chegar a cogitar certas coisas que aconteceram.

A melhor parte do livro é o final, sem dúvidas. Longo, cheio de coisas acontecendo ao mesmo tempo, de várias perspectivas diferentes. Se não fosse a excelente (!) escrita do autor, poderia até ser meio confuso, mas passou longe de ser.

O primeiro foi muito bom, esse aqui foi um pouco além, então não posso negar que tô cheio de expectativa pro terceiro. ?
Laiane.Barcelos 09/05/2022minha estante
O terceiro é a conclusão perfeita da triologia! Mas na minha opinião o segundo é o melhor deles.

Gustavo Rodrigues 10/05/2022minha estante
Até agora o segundo é o melhor pra mim também

Marina 05/07/2023

E uma história muito boa com uma ótima escrita super fluida e com uma ótima sequência cada novo acontecimento torna a história melhor e cheia de emoção e apreensão para cada novo datalhe novos personagens tudo muito bom o livro não para cada capítulo melhora e não deixa a história parada gostei muito.

Lenas 07/07/2021

Eu amei essa sequência!!

Acho que ainda prefiro o primeiro livro, mas esse também foi espetacular.

Temos:

- Rowan tentando colocar ordem na Ceifa! (Amei todas as partes do livro com ele, pena que - na minha opinião - não foram suficientes).

- Ceifadora Anastasia (Citra) tendo sua própria maneira de coletar as pessoas, o que faz boa parte da Ceifa cada vez mais odiá-la. Muito bom.

- A Nimbo-Cúmulo (dona de tudo!!) nos dando informações entre os capítulos e usando alguém para tentar se envolver e resolver nos assuntos da Ceifa e ajudar todo mundo (mas parece que alguém tem seus favoritos, não é Nimbo-Cumulo, sua serelepe?)

- E temos um novo personagem: Greyson Tolliver. Absolutamente tudo de ruim que ele imaginava (e o que NÃO imaginava) acontecendo na vida dele e o final dele no livro foi, MEU DEUS, indescritível.

Na verdade, o final do LIVRO foi incrível demais! Muito triste, mas incrível.

Só não vou dar 5 estrelas porque algumas partes do livro sobre a vida de infrator do Greyson foram meio arrastadas pra mim.

bibis 12/08/2021

Esqueci de fazer a resenha ontem, mas bora fingir que tá tudo certo ???

Não sei muito bem o que falar desse livro, sendo bem sincera.

No começo eu tava muito empolgada lendo, achei muito legal, as coisas tavam acontecendo e eu só surtando sem parar, pq esse livro é surto atrás de surto.

Foi chegando mais pra metade e, na minha opinião, começaram alguns assuntos sem muita relevância, acho que bastante coisa não precisava estar ali, talvez seja coisa minha, mas isso atrasou minha leitura.

A cada capítulo o foco narrado era outro, eu acabava até me esquecendo o que tava acontecendo com determinada pessoa pq fazia 3 capítulos ou mais que o ponto centrar não era ela. Era muito estranho, tipo, eu tô lendo algo super tranquilo que tá acontecendo com um personagem, aí o outro capítulo começa e é sobre uma outra pessoa e tá tudo muito agitado lá. (não sei se deu pra entender)

Mas, no geral, o livro é muito bom, as coisas vão acontecendo de um jeito que tu não esperava, tudo muito imprevisível. Perdi a conta de quantos estados de choque eu entrei durante o final, principalmente.

Enfim, acho que poderia ter sido melhor, mas não deixa de ser um livro fantástico, super recomendo, só não dei mais estrela pq realmente me incomoda esse negócio de "podia ter menos páginas". Mas, por favor, se querem surtar, leiam.
meumundinhodoslivr 14/08/2021minha estante
AMEI A RESENHAAA

bibis 14/08/2021minha estante
OH MDS KKKKK
OBRIGADA CHUCHU???

Clio0 22/06/2021

O segundo volume da trilogia Scythe continua com sua questão de "Quem vigia os vigilantes?" e pega pesado ao trazer para debate o Estado e seus dirigentes.

A Nimbo Cumulo, que ocupa ambas posições, é o personagem central do livro dirigindo as ações e em meio a divagações e questionamentos de sua função e existência.

Como pano de fundo, a Ceifa continua seu processo de desmantelamento entre as duas facções rivais. É particularmente interessante a forma como Citra e Rowan aparecem, o relacionamento dos dois sendo destruído para então se reconstruir - o que nada mais é do que outro preceito filosófico.

Para situar os novos leitores, Shusterman insere mais um personagem na trama: Grayson Tolliver. Com a função de se tornar a "mão esquerda" do Nimbo Cúmulo, ele também oferece a possibilidade de conhecer o funcionamento da mesma.

Isso se torna o grande trunfo do livro. Shusterman é conhecido por não apenas tornar evidente o problema de sistemas políticos-administrativos... suas distopias são na verdade inversões de conceitos utópicos populares.

É uma boa sequência, manteve a qualidade.
Felipe.Camargo 22/06/2021minha estante
Fiquei muito curioso após suas resenhas, vou tentar ler ?

Lizia.Yohanna 21/07/2021

Nimbo-cúmulo melhor personagem
A nuvem foi um livro eletrizante com muitas críticas políticas mais o final pode não agradar a todos, eu achei um final bem escrito e aceitável. Nesse livro voltamos a lutar entre a velha ordem e a nova ordem quem achou que a nova ordem ia morrer com o ceifador Goddard e seu laia se enganou porque nesse livro a nova ordem veio mais forte que antes. No decorrer da leitura a sensação de medo, violência e preconceito só cresce e percebemos que a nova ordem é uma alegoria facista e conservadora. É interessante como a trama elaborada permeia como uma grande teia que vai envolvendo os protagonistas e a sociedade do livro como um todo. Faz a gente pensar que é coisa de ficção mais se pensarmos pode muito bem acontecer com nossa sociedade pois como a Ninbo-Cúmulo diz é algo natural que a humanidade sabote até mesmo a vida perfeita em busca5 do poder. A construção da narrativa é das muitas tramas é feita de maneira brilhante pelo autor. O que pode não agradar tanto como eu já falei foi o final onde o autor inseriu elementos muito complexos onde precisou de muito tempo para explicar cada um deles. A resolução final foi meio rápida e muito fantasiosa, foi uma solução simples para um problema tão complexo mais ainda assim me agradou já que podemos entender mais sobre isso no próximo volume o qual estou muito ansiosa para fazer a leitura. Enfim foi um livro praticamente perfeito e que com toda certeza farei a leitura outra vez.

Inae 13/07/2023

"A nuvem" ?
E o segundo livro dessa saga veio ai! ?
Então gente não tenho muito o que falar, só que eu estava com a expectativa altíssima pois eu amei o primeiro mas esse não gostei tanto.

Ele não é ruim mas é lento, a história demora muito para ficar interessante o que deixou o livro entediante mas depois que as reviravoltas acontecem ele fica muito bom.

Odiei algumas partes, amei outras e fiquei DEVASTADA com o final que ódio. Na minha opinião foi um livro mediano.
Espero gostar mais do terceiro.

Mah 16/02/2022

Esse livro está impecável, amei muito acompanhar a continuação dessa história e mais do que nunca estou ansiosa para ler o terceiro e último livro dessa trilogia incrível. Nesse segundo volume da série acompanhamos as mudanças na vida dos protagonistas e na Ceifa em si, que no momento está mais corrompida do nunca, e cabe a Citra e Rowan resolverem isso. Devo dizer que muitas coisas foram inesperadas, fiquei positivamente surpresa com a quantidade de reviravoltas presentes ao longo da história, foi um misto de sensações conflitantes, mas apesar dos problemas que surgiram gostei muito dessa continuação, foi melhor do que eu esperava. Uma coisa interessante nesse livro foi conhecermos mais a Nimbo-Cúmulo, assim como seus pensamentos sobre a humanidade e suas questões "pessoais". O enredo gira em torno da tentativa do Rowan de acabar com os ceifadores corruptos, eliminando-os um por um, mas o problema é muito maior do que ele poderia imaginar, no mundo todo há mudanças acontecendo, e mesmo arriscando sua vida ao fazer esse trabalho sujo, não é o suficiente, e é nesse momento que relacionamos os novos personagens com todos esses acontecimentos. Nimbo-Cúmulo não pode ter contato com a Ceifa, assim como foi explicado no livro anterior, desse modo, mesmo vendo coisas ruins acontecendo ela não pode interferir, mesmo se for o melhor para a humanidade. Com isso em mente conseguimos entender melhor as consequências que essa ação gera, os ceifadores da nova ordem ganham mais força do que o esperado e suas atitudes podem mudar o mundo para sempre. Como eu havia citado anteriormente, a história está repleta de reviravoltas surpreendentes, então realmente fica difícil descrever detalhadamente os motivos para ler esse livro, mas posso afirmar que vale a pena, é bastante envolvente e ótimo de ler, recomendo muito.

arthbooks 09/09/2021

Um caos de final! Favoritado
Nessa sequência de O Ceifador, não temos uma perda de qualidade, e sim um desenvolvimento muito impressionante!

Em A Nuvem, temos como focos principais a corrupção que aumenta na Ceifa, os pensamentos da Nimbo-Cúmulo e o desenvolvimento de Citra. É muito bom acompanhar a evolução de Citra em Ceifadora Anastássia, em meio as preocupações emergentes na Ceifa.

Além disso, temos o foco na história em 4 personagens e história diferentes, que pelo incrível que pareça não fica cansativo. Acontece tanta coisa nesse livro que parece que tem muito mais páginas.

E o final, meu deus... Impecável! Literalmente o livro vai aquecendo até explodir! E nesse livro é importante lembrar: Quando você pensa que tá ruim a situação, pode ficar pior! Favoritado e ansioso pra ler o próximo!
Caio Dantas Cabral 10/09/2021minha estante
li apenas o ceifador, preciso pegar esse logo, então ?

Daniel1641 10/09/2021minha estante
É muito perfeitooo, provavelmente minha distopia favorita!

Pam 05/01/2022

Livros assim formam leitores! Uma das sequências mais brilhantes que eu já li.
Eu terminei de ler A Nuvem há horas e não consigo parar de pensar nele. EU ENCONTREI A PERFEIÇÃO. Sinto que ele deveria ser estudado por aspirantes a escritores de ficção e ficção científica porque ele é simplesmente impecável, entrega tudo e muito mais. Supera MUITO o primeiro livro da série, O Ceifador, que já era maravilhoso. Essa resenha é uma declaração de amor a esse livro e contém leves spoilers do primeiro volume da série.

Passamos a acompanhar como está a vida do Rowan e da Citra como ceifadores, que estão em missões bem diferentes, mas ainda compartilham dos mesmos ideais. O desenvolvimento deles, que parecem ter se tornado adultos em apenas 1 ano, foi muito legal, o autor soube amadurecer os personagens mantendo a essência deles. A gente continua vendo de perto como é a ceifa, o que eu amei porque esse foi o ponto mais alto (pra mim) do primeiro livro. Além disso, entramos ainda mais fundo na politicagem da Ceifa, não só da MidMérica, mas do mundo. Mais dos limites científicos desse universo são explorados e o maior destaque fica a quem dá o nome ao livro: nimbo-cumulo é a dona desse livro. Ler os pontos de vista dela deixou tudo mais interessante, eu me apaixonei por uma inteligência artificial! Ver a forma que ela observa e cuida da humanidade, além de como ela fica de olho nos ceifadores é INCRÍVEL. Além disso, novos pontos de vista são incluídos e no começo fiquei com receio de ser chato fugir dos protagonistas, mas minha opinião mudou nas primeiras páginas porque todos os capítulos são interessantíssimos.

O ritmo desse livro, assim como o do primeiro, é muito rápido e frenético. Mas aqui tudo se torna mais urgente porque as questões são muito maiores e mais sérias. Eu não conseguia parar de ler e quando parava ficava pensando no livro. O tempo todo várias reviravoltas acontecem, algumas eu até cheguei a ficar confusa ou achar "forçado", mas o autor sempre consegue explicar e tornar tudo plausível.

Preciso fazer um parágrafo só pra falar do final desse livro. Poucas vezes na vida li finais tão perfeitos e satisfatórios. Parecia fim de saga de tão brilhante, genial e grandioso. Eu DEVOREI esse livro, fiquei até 5:30 da manhã lendo porque precisava saber o que acontecia no final. Foi um final bonito em todos os sentidos: chorei, fiquei prestes a ter um infarto, meu cérebro explodiu, tudo aconteceu!! kk Eu queria poder parabenizar pessoalmente o Neal Shusterman, o brilhantismo desse homem é raro!

Sequência perfeita, vi algumas pessoas que desanimaram de ler porque esse livro toma outros rumos diferentes de O Ceifador, e elas não poderiam estar mais erradas! Esses rumos diferentes são O MELHOR. Sei que jamais esquecerei essa leitura, vou levar pra vida. Queria poder viver de novo a emoção que senti nos últimos capítulos, sinto que depois disso vai ser difícil eu ler um livro que se iguale, aumentou muito minhas expectativas de leitora.
Gui 05/01/2022minha estante
Depois disso, serei obrigado a incluir o primeiro livro e este na minha lista de janeiro

Pam 05/01/2022minha estante
olha, eu espero que voce leia e goste! lendo o final dessa sequencia eu senti q voltei à minha adolescência, naquela época que eu tava me apaixonando por leitura kkk é muito emocionante, uma experiência única mesmo.

_liareading 05/01/2022minha estante
nossa eu chorei tanto no final desse livro mds destruiu a minha sanidade. a triologia toda é perfeita!

Pam 05/01/2022minha estante
ju, chorei muito tbm! nunca imaginei ler coisas tão impactantes no final de um segundo livro, não faço ideia do q vai rolar no último kk to amando ?

_liareading 05/01/2022minha estante
KKKKKKK boa sorte pam

Bia 06/01/2022minha estante
aa esse livro é PERFEITO. eu também amo a nimbo-cumulo kkkk e meu deus eu surtei TANTO lendo esse final
que bom q vc gostou!!

Pam 06/01/2022minha estante
bia, amei demais! aconteceu mt coisa nesse final, foi de surtar kkk no começo a nimbo-cumulo parecia só um sistema qualquer, dps me apaixonei ? kkk se tornou uma das melhores "personagens".

Mimislimað¦ 11/01/2024minha estante
É uma saga esse livro???

Pam 11/01/2024minha estante
sim, é uma trilogia.

Cecilia 14/03/2022

"O ceifador" até agora foi meu livro favorito, "A nuvem" eu não gostei muito do início e um pouco do desenvolvimento, é mais voltado para explicações sobre a nimbu, e novamente esse autor me faz sair da ressaca literária. Um livro que me causou muitas emoções intensas, quase me fez chorar, me faz refletir bastante. Estou anciosa para ler o próximo e triste por não ter mais continuações.
Maay 14/03/2022minha estante
O livro que me fez sair da ressaca foi o mesmo que me colocou nela novamente. Kkkkkkkkk a trilogia é maravilhosa.

Clley.Oliveira 14/03/2022minha estante
O final desse livro... "Já dizia o rei Roberto Carlos 'são tantas emoções kkk num é mole não, o bagulho é louco, mas é gostoso." BRASIL, Inês

Julio.Cesar 04/02/2024

De prender a respiração
O segundo livro da série O Ceifador não deixa a qualidade da escrita cair, muito pelo contrário, a história prende ainda mais a atenção do leitor para tentar descobrir todas as tramas que estão por trás dos personagens e de como isso vai refletir para o mundo todo. Mais uma leitura que vale muito a pena.

rach 02/07/2022

A única maneira de ler essa continuação é devorar cada palavra e se apegar aos envolvidos e momentos que os atingem. As reviravoltas e o final? Simplesmente espetacular!

gracireis 30/05/2021

Ótima continuação!
Apesar de 50% do livro ter sido um pouco arrastado, o que me fez baixar a nota, o final compensou demais com várias reviravoltas emocionantes.

Foi uma boa continuação para o livro Ceifador, que continua até então sendo o meu favorito. A Nuvem contém tramas das quais eu não esperava, fui surpreendida demais com os acontecimentos finais. Também apresenta novos personagens interessantes e trazem a luz antigos personagens que nesse livro tiveram mais destaque, como o Tyger e a Rand.

O autor foi muito ousado nesse livro e tô curiosa pra saber o que vem a seguir. Pretendo continuar a saga, até agora não me decepcionou. Gostei muito!