Da prosa

Da prosa Hilda Hilst

Resenhas - Da Prosa

Biblioteca Álvaro Guerra 08/02/2024

Descansa , molha os pés , tens um olho de sangue , que mania também de dizer tudo , para com isso , já não escreves há séculos, morde a mão e cala, isso de palavras acabou-se .Não posso mais dizer, anão ? Não como dizes , deves falar do outro, mas não do jeito que falas , fala claro fala assim...

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535930863

Gabriel 03/10/2023

Obscena e lúcida
Extremamente difícil fazer uma resenha das obras dessa mulher, ao mesmo tempo que Hilda fala de tudo, parece não falar de nada, eu precisaria reler tudo umas 10 vezes ou mais e ainda assim não conseguiria extrair 60% do que Hilda quer nos passar em suas obras.

Não conheço nenhum livro na nossa literatura que tenham temas trabalhados de forma tão profunda e densa; a dor, o luto, a busca pelo sagrado, a profanação, o amor, a perda, o prazer, a existência, a solidão e a loucura... são tantos temas trabalhados com uma profundidade tão grande que torna sua obra bastante filosófica e reflexiva.

É uma pena Hilda não ter tido o reconhecimento que merecia, infelizmente nossa literatura parece não ter espaço pra uma escritora de tamanha grandiosidade, não penso nem duas vezes antes de dizer que Hilda Hilst foi e é a maior escritora de nosso país, muitos a comparavam com a Clarice e Guimarães Rosa, mas essa mulher está muito além dos dois, quanto mais penso em cada livro dela, mais fico obcecado por essa mulher.
Espero muito que o tempo faça justiça pela sua carreira literária e torne suas obras cada vez mais conhecidas.

Manu 14/06/2023

Não é uma leitura fácil
Hilda é uma das melhores escritoras brasileiras, de uma genialidade ímpar. Entretanto, antecedo que ela não é uma leitura fácil, ainda mais na prosa. Com seus fluxos de consciência, Hilda tem um estilo próprio de escrita que exige uma leitura mais em doses homeopáticas.
Amei o seu jeito poético inserido em prosa, porém tive dificuldades com alguns textos. Por ser um estilo de escrita bem desconectado do jeito convencional, não é qual leitor que se entusiasma para lê-la. Mas, indico a experiência.
Agora vamos de segundo volume!

Manços 10/05/2023

Maravilouca
O livro é difícil, bastante experimentalista. Confesso que pulei várias histórias por não estar entendendo. Mas, meus amigos, o livro "Tu não te moves de ti" é de longe o melhor e é ÓTIMO. Valeu todo o sufoco com o restante!

Mih 21/11/2022

Tu não te moves de ti
Hilda não segue nada além da sua própria vontade, uma escrita peculiar e única. Se você piscar, perde todo o entendimento e conceito da obra. Uma escrita poética e caótica.

amandatfaria 07/10/2022

HH
Uma aventura obscena, de tão lúcida! Nunca vou me cansar de viver Hilda e toda sua genialidade, queria morar dentro da cabeça Dela.

Candido Neto 22/08/2022

Um oásis.
Linguagem áspera, difícil, parágrafos de seis, sete, oito páginas.
Seco, árido, complexo.
Aí você fecha o livro e descobre que nunca sentiu conhecer um personagem tão a fundo.
A narrativa só se torna relativamente interessante em Tu não te moves de ti.
Incrível, mas tem de se atravessar um deserto até chegar até o oásis de Hilda.

drummondianos 03/02/2022

Prosa imensamente lapidada
Essa foi minha primeira leitura de Hilda Hilst; nunca havia lido nenhum poema, nenhum conto, apenas tinha ouvido falar através de resenhas sobre literatura brasileira e também através de citações do Caio Fernando Abreu. Lendo a introdução do livro, fiquei sabendo que Hilda foi antes poeta do que prosadora, o que faz MUITO sentido ao ler seus textos.

Hilda lapida sua escrita: praticamente todas as palavras são escolhidas minuciosamente a fim de dar uma sonoridade interessante, um duplo sentido, aquele estilo de ?poema em prosa?. Seus contos são em geral escritos com um fluxo de consciência intenso, poucos pontos, e é necessário estar atento para compreender. Hilst demonstra um grande conhecimento da língua portuguesa, exatamente por saber colocar muitas palavras diferentes no texto, algumas vezes com alguns sentidos que eu nunca havia imaginado antes.

As temáticas também são muito intensas e trabalhadas, não raramente fala-se de Deus, Cristo, política, existência. Me apaixonei pela maioria dos textos e não vejo a hora de ler o volume dois de ?Da prosa?.

HonorLu 28/12/2021

Experiência em Hilda
Quero dedicar a resenha de Da Prosa I (obras completas de Hilda Hilst) a obra Pequenos Discursos e Um Grande, o qual não teve uma edição única publicada, aparentemente. Quero dizer que a terceira obra presente nesse primeiro volume das obras completas é muito, muito interessante e oportuno para leitura, estudo e discussão da literatura de Hilda. Os textos compilam o potencial literário e a densidade temática da autora em arremessos precisos a cada "discurso". Muito bom.

Lara 19/01/2021

Bom.
Tem contos em que eu ri bastante e me cativaram com a história, Hilda faz diversas referências é bom saber do que ela esta falando (algumas vezes busquei no Google já tinha esquecido do Mito da Ariadne), e outros contos já achei muito complexos mas ainda assim bem escritos. Valorizo a criatividade da Hilda.

Adriana Scarpin 09/07/2018

Antes dessas reedições da Companhia das Letras e demais editoras que ficaram com os direitos que foram da editora Globo eu já havia lido a obra completa de Hilst e a entronado na santíssima trindade da literatura brasileira, ao lado de Machado de Assis e Guimarães Rosa. Por questões de pesquisa acadêmica pude agora reler sua prosa bombástica com um olhar mais orientado e crítico só para reiterar o que já havia fico evidente na primeira leitura: Hilda é um gênio maior de nossa literatura, tanto na prosa quanto na poesia.
Ana Maria 12/12/2018minha estante
Adriana, quais leituras críticas da obra dela cê indica? Gosto, mas ainda fico um pouco perdida.

Marcos Nandi 12/06/2020minha estante
Amei sua santíssima trindade hahaha