Fortitude

Fortitude Gustavo Carvalho




Resenhas - Fortitude


10 encontrados | exibindo 1 a 10


Rosa â¡ 26/04/2020

Fortitude - resenha
O modo como o autor escreve me deixou bem irritada, fazendo com que eu demorasse muito mais que o normal para terminar um livro desse tamanho. A história foi criativa mas fraca de qualquer jeito. Outra coisa que me deixou mais irritada ainda foi como, chegando no fim do livro, tudo começou a se arrumar, do nada.
Decepcionada, foi um dos primeiros livros de autor nacional que li e isso me desanimou quanto a ler outros livros nacionais.
comentários(0)comente



Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/12/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A história é narrada em terceira pessoa e ambientada em Araruama, cidade do Rio de Janeiro. Manu é filha do prefeito e namora Adam, ele se destaca nos esportes mas, infelizmente, pratica bullying com outro aluno: Chris.

Chris tem dezesseis anos e leva uma vida simples, morando com a mãe e o irmão mais velho, Cleber. Ama pintar e guarda uma paixão secreta por Manu, também não conta quando é agredido por Adam, e só sua mãe e o irmão sabem que talvez Chris não tenha tempo para realizar todos os seus sonhos.

Manu e Chris, dois adolescentes de classes sociais diferentes, acabarão se aproximando na escola, e o tempo que passarão juntos trará grandes mudanças para todos os personagens da história.

"Ao deitar, ela tentou evitar as lembranças daquela tarde ao máximo que pôde, mas não conseguiu. Por mais insistente e durona que Manu fosse, ela não conseguia ser assim na presença de Chris. Não conseguia impor suas vontades nem o controlar como fazia com os outros. Inevitavelmente, ela percebeu, era como se ele fosse indomável e livre, mesmo que de uma forma doce e ingênua, como ela sempre quisera ser, e nunca conseguiu." (página 38)

Eu não quero contar muito para não atrapalhar a experiência de leitura de ninguém, mas pelas citações que coloquei na resenha, talvez vocês tenham noção da situação do Chris.

"Mais uma vez, Adam quis bater nele. Toda aquela serenidade o tirava do sério. Como alguém podia ser tão calmo e, ao mesmo tempo, parecer tão petulante, sem nem ao menos desejar." (página 77)

Acho que o mais interessante do livro é a transformação que ocorre nos personagens por causa de Chris. Ele corajosamente escolheu viver o tempo que tinha da melhor maneira possível, e foi difícil para a família aceitar essa decisão (assim como pode ser difícil para alguns leitores), mas no decorrer da trama, Chris e o irmão redescobririam o amor fraternal. É revoltante a forma como Adam o agredia, e pensar que essas agressões podem ter abreviado a vida de Chris torna tudo ainda mais doloroso, mas o autor nos permite ver como todos os personagens tinham as suas próprias lutas e medos que seriam deixados de lado em determinado momento por Chris.

Fortitude é um livro curto, com pouco mais de cento e cinquenta páginas, que pode ou não ser lido rapidamente, dependendo do ritmo de leitura de cada um. Não acho que precisaria de mais páginas para desenvolver a história, mas uma revisão melhor por parte da editora e alguns ajustes em determinadas cenas poderiam aperfeiçoar a trama. A capa é bem bonita, tem a ver com a praia e com uma cena do livro, de acordo com a ambientação numa cidade brasileira, o que eu achei bem bacana. Há detalhes nos inícios de capítulos, as páginas são amareladas e a diagramação traz margens, letras e espaçamento de bom tamanho.

Como já mencionei algumas vezes aqui no blog, não sou de chorar com livros, mas acho que leitores mais emotivos podem derramar algumas lágrimas durante a leitura. O que acredito que vá acontecer com praticamente todos os leitores é uma reflexão sobre o que há de certo e de errado em cada um de nós, como há nos personagens de Fortitude.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2018/11/resenha-livro-fortitude-gustavo-carvalho.html
comentários(0)comente



Deyse 14/11/2018

Lindo, maravilhoso que emoção ao ler.
Triste , mas lindo de se ler , primeira vez que li algo do autor me encantei com a escrita , encantamento, reflexão, lição de vida , superação. ....
Pel 15/11/2018minha estante
Vc vai vender ele amiga?




Fabi | @psamoleitura 02/11/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
E se você tivesse pouco tempo de vida, como aproveitaria? E se você não tivesse a chance de se declarar para aquela garota que sempre amou?



A vida de Chris é enfrentar essa longa jornada. Ele sempre ficou fantasiando e idealizando um futuro incrível, mas que talvez nunca chegue. Devido a sua doença que vem avançando aos poucos, Chris tem a opção de apensar esperar pelo pior momento ou viver intensamente tudo enquanto é possível. Mas o que mais o deixa receoso é não declarar-se para Manu, a filha do prefeito.

Manu sempre foi popular por ser filha de quem é. Sempre deu grandes festas e namorava um cara bastante popular por conta de ter um pai também no ramo político. O namoro não era como ela desejava e ele estava longe de ser o cara dos seus sonhos, mas sua vida era totalmente uma farsa.
Porém, em uma determinada ocasião, Chris e Manu acabam conversando e se conectando. Não têm praticamente nada em comum: enquanto ela gosta de festas e tem sonho de viajar para o exterior, ele gosta de pintar quadros e quer ter uma vida comum, e é nessa diferença entre eles que uma ligação incomum e intensa irá surgir. Mas o que Manu não sabe é que tudo pode estar com dias contados.

💭

“Fortitude” é um livro que vai abordar assuntos como uma doença grave, um amor de longos anos, o amadurecimento de personagens secundários e como a vida pode ser vivida intensamente quando se tem vontade.
Apesar de abordar diversos assuntos interessantes e importantes, o mesmo não possui tanta intensidade. A forma como o autor Gustavo Carvalho descreveu vários fatos, o mesmo acabou não se aprofundando nesses pontos. Acho que tudo ficou um pouco superficial e que, se fosse bem mais acentuado, acredito que a leitura me deixaria completamente encantada, pois sua escrita é boa e tem grande potencial.

De qualquer forma o livro possui uma narrativa fluída, com capítulos curtos e narrados por diversos personagens. O fato da narrativa ser em diversos pontos de vista é algo realmente interessante e você consegue ter uma visão diferente de cada situação, porém da forma como tudo ocorreu neste livro, deixou o mesmo um pouco confuso pois havia momento em que eu não sabia qual era o personagem. Apenas começa a narrativa e pronto e isso foi um ponto que realmente me incomodou durante a leitura.
Chris e Manu são personagens bem “ok”. É muito bonito quando há o envolvimento deles, mas já é o esperado. Talvez pelo livro não ter uma grande profundidade eu não tenha me apegado aos personagens. Em alguns momentos durante a leitura, apesar de não saber qual personagem estava narrando, senti que o autor queria que todos personagens tivessem “um final feliz” e acabou desviando um pouco do foco principal que, para mim, era a doença de Chris e a sua vida em jogo.

Então eu recomendo “fortitude” para você que procura uma história simples,
leve e para passar o tempo ou até mesmo sair de uma ressaca literária. Uma história de mudanças e, acima de tudo, amor pela vida.

site: https://www.psamoleitura.com/2018/09/resenha-fortitude.html
comentários(0)comente



Josie 07/09/2018

O melhor do livro é a capa
Pretensioso. É a palavra que melhor define Fortitude. Ao mesmo tempo, ele tem uma narrativa tão ingênua, quase precária, que a gente até releva a pretensão.

Um narrador onisciente esquisito pra caramba, frases mal construídas, falhas de digitação, revisão extremamente limitada são alguns dos pontos que me incomodaram muito durante a leitura, em termos de estrutura.

O enredo é bonitinho, mas atopetado de lugares comuns e coroado por um protagonista que é o típico personagem de filme: pode até ser que exista, mas ninguém nunca conheceu.

Enfim, muito menos do que eu esperava, mas não tão ruim que não mereça ser checado.
comentários(0)comente



dayukie 07/07/2018

"Quer um livro para chorar horrores? Então estou aqui, te recomendando Fortitude. Comecei a ler achando que pelo menos teria um final feliz, apesar de tudo, mas meu deus, me acabei em lágrimas e não somente no final, mas durante a história também.
Uma história que aborda o amor e a amizade na forma mais pura, a importância da família de uma forma única e a dor da perda de um jeito especial. Ele também aborda o amadurecimento, as mudanças, o aprendizado, o perdão, bullying, amor e a amizade. (...)
Chris é um garoto muito doce e ingênuo. Sonhador e adora pintar, ele tem um segredo, algo que vai mudar a vida de todos, mas que não deixa de ser uma decisão dele e o mais importante, algo que mudará a vida dele para sempre. Decidido a aproveitar ao máximo sua vida, ele cria uma lista com desejos para se realizar e aos poucos, com a ajuda de seu irmão, Cleber, ele vai riscando esses desejos e criando memórias lindas.
(...) Creio que para mim, a relação familiar entre Chris e Cleber foi um ponto forte. Apesar de terem uma relação complicada, devido a tudo o que está por vir, eles se aproximam, realizam os desejos do Chris juntos e essa relação é algo lindo e fundamental para a história. (...) A cada página, era um novo aperto no peito, uma nova lágrima e uma nova esperança.
Apesar do livro ser contado em terceira pessoa, a leitura fluiu bem e de forma rápida. Mesmo que o livro seja curto, o autor soube construir a história e apesar de achar que o Chris era inocente demais, ainda assim me vi apaixonada por ele. Na verdade, acho que me apaixonei por quase todos os personagens, mesmo o Adam, que no início eu só quis muito bater nele por tudo o que ele fez. (...)
Se eu indico o livro? Sim, principalmente se estiver disposto a chorar, se apaixonar e aprender de uma forma pura e única."

site: https://goo.gl/Y41efF
comentários(0)comente



Bruna 14/06/2018

Sick-lit Young Adult surpreendente, fofo e intenso
“Se realmente quiser mudar, mude. Mas faça isso enquanto pode, enquanto ainda há tempo.”⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Boa noiteeee!
Genteeee que livro mais fofo!
Adorei! Fortitude nos traz o amor puro... entre amigos, entre irmãos; a pureza do primeiro amor, aquele que a gente não vai esquecer nunca.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Mas, muito mais que isso Fortitude nos fala sobre mudanças, transformações, superação. Nos apresenta o poder que a união tem, de que SIM, “juntos somos mais fortes”, SEMPRE.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
O livro conta a história de Chris e Manu, A Dama e o Vagabundo, vivendo em mundos opostos, mas com muitas coisas em comum. Transformando um a vida do outro e de todos que estiveram ao redor deles... pra sempre. Narra a história de um primeiro amor com prazo de validade.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
O livro é envolvente e cheio de amor. Um pena ter poucas páginas para tanta intensidade de sentimentos. Um YA com aquele drama de partir nossos corações.
Leiam e se encantem também.

site: https://www.instagram.com/naoemprestolivros/
comentários(0)comente



Stefany Salema 23/05/2018

Resenha: Fortitude ? . Autor: Gustavo Carvalho
?Manu realmente queria mudar, só não sabia como nem quando. Mudanças são boas para a vida, mas são difíceis de serem executadas. O que ela não fazia ideia é que sua vida estava prestes a ser virada de cabeça para baixo, tampouco imaginava o quanto isso lhe custaria ? nem com que intensidade.?
.
Manu é filha do prefeito e mora na cidade de Araruama. Sonha em sair da cidade para fazer um intercâmbio em Londres. Chris e Cleber, os irmãos da família Toledo, são bem opostos. Cleber é um rapaz pé do chão, decidido, sabe o que quer para seu futuro. Chris vivia idealizando um futuro que nunca chegaria. Mesmo com sua paixão secreta por Manu, ele a esconde seu maior segredo. Sua saúde. A aproximação deles era nítida por todos em volta, o que uma garota rica, filha do prefeito está fazendo com um ?esquisitão? como Chris? Será que com essa ?amizade? poderá rolar algo mais?
.
O livro aborda temas como bullying, amizade, paixões etc. São jovens que ainda estão no colégio, e que possuem problemas normais com suas famílias. Como toda família, nenhuma é perfeita. Uma coisa que, para mim foi ótimo na história, é que ela se passa em Araruama. Uma cidade que vou desde pequena para minha casa de lá, e foi ótimo ler esse livro enquanto passo o final de semana no local em que habita a história. A escrita do autor é fantástica, é uma leitura que flui muito rápido! O livro é curto e a história me tocou profundamente, a amizade e o companheirismo dos irmãos é uma coisa linda. Chris, um personagem que para sempre será lembrado por mim, cheio de personalidade e único. Me encantou. Obrigada autor, esse livro é cheio de aprendizados sobre a vida, acho que todos deveriam ler! Incrível. Chorei horrores.
comentários(0)comente



Thalita - @mundodaspaginas 21/05/2018

Um romance fofo e muito (muito!) emocionante.
❝Aquele havia sido um dia memorável. Nada havia mudado. Tudo havia mudado.❞
.
📖 O livro se passa na cidade de Aruarama. Manoela, ou Manu, é a adolescente mais popular por ser filha do prefeito, seu namorado Adam, sua amiga Rachel e o namorado dela Igor também são super populares na escola e na cidade mas, ao contrário de Manu, acreditam que podem fazer o que quiser sem arcar com as consequências. Christopher, ou Cris, é um menino tímido que vive com a mãe e o irmão em uma casa humilde e que possui o dom incrível da pintura. Cris é vítima diariamente da maldade de Adam que o agride física e verbalmente, apaixonado por Manoela desde a infância ele nunca teve coragem de sequer falar com ela. No entanto, ele e sua família possuem um segredo que muda tudo, que faz com que ele se abra para o mundo e queira realizar seus sonhos.
.
📝 A leitura foi muito fluída, você não sente as 159 páginas enquanto se envolve na vida dos personagens, que eu realmente não esperava me apegar tanto assim, principalmente por se tratar de um romance adolescente. No entanto, a história construída pelo autor nos parece tão real que é impossível não se envolver. O romance é muito bem construído, de forma bem gostosa de se ler, e o livro é repleto de frases maravilhosas que emocionaram bastante.
.
📝 Preciso dizer que a relação do Cris com o irmão é um ponto forte do livro e que me agradou demais. Apesar das brigas comuns entre eles, e da situação complicada que enfrentam, os dois conseguem se unir e o sentimento entre eles é lindíssimo e parte fundamental dessa história. O livro fala de amor, de superação, de transformação, de família e de amizade, Cris nos dá uma lição de garra, de resiliência e de fortitude o tempo todo. O final é lindíssimo e me deixou com o coração apertado por ter acabado.
.
❝A doçura dele me faz refletir se a vida realmente só existe em duas cores, se não somos uma variedade delas e dos seus tons. Talvez só precisemos de um pouco de percepção para notar essa linha tênue.❞
.
Essa resenha foi postada originalmente no instagram literário @mundodaspaginas
comentários(0)comente



Bruna Barcelos 19/04/2018

Resenha: Fortitude | Autor: Gustavo Carvalho
"Antes de Dormir, Manu refletia sobre o seu dia, como vinha fazendo ultimamente, e pensara no que Rute dissera... Ao fazer isso, ela notou que Chris era uma pessoa reservada, com segredos, quase que misterioso, mas não sombrio. Por sua vez, a poucos quilômetros de distância, ele fazia o mesmo, e notou que ela era mais frágil do que aparentava, e mais forte do que realmente demonstrava. Aquele havia sido um dia memorável. Nada havia mudado. Tudo havia mudado."

Este romance conta a história de dois jovens, Manu e Chris, que se conhecem há bastante tempo porém não tinham muito contato. Manu, muito conhecida por sua bipolaridade, não era fácil de lidar e tem o sonho de fazer um intercâmbio em Londres, filha do prefeito da cidade de Araruama, Osvaldo e de Miranda. Chris, estudioso, educado, filho de Marta e irmão de Cleber, com quem não se dava muito bem.
Os destinos de Manu e Chris se cruzam através de Adam, namorado de Manu. Adam é um jovem de "gênio" forte, metido, sempre se achando melhor do que todos e vivia implicando com Chris. Após Manu chegar cedo na escola e encontrar Adam batendo em Chris, ela resolve ir atrás de Chris. A vida dos dois nunca mais foi a mesma.

➞ É impossível escrever mais sobre este livro sem dar spoilers. A história é maravilhosa e fluiu super bem para mim. Eu me apaixonei por cada personagem, inclusive pelo Adam! E diversos outros personagens que não citei. O livro me passou tantas mensagens boas, e fiquei alguns dias refletindo sobre... É uma leitura que vai muito além de romance e indico demais. Eu me emocionei! Ah e a capa, bom, ao final da leitura a capa diz tudo sobre o livro.

site: www.instagram.com/p/BhxSgZanNJT/?taken-by=literariamando
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10