Fortitude

Fortitude Gustavo Carvalho

Resenhas - Fortitude

Maju_books 22/04/2024

Não estava preparada
Da vontade de colocar o Chris em um potinho e guarda para sempre de tão preciso que ele é. Já a Manu lembra muito a típica adolescente revoltada com a vida que gosta de fazer tudo pra desafiar a mãe. A historia na cidade litorânea de Araruama vai conquista seu coração aos poucos e você vai lamentar pelas paginas terem acabado.

Adriele157 05/01/2024

A beleza da força
Ser forte chega a ser mais que cansativo mas Cristopher tinha a força como sentimento e essência, ele não cansou de ser forte até seus últimos dias, chorei até a última página com seu irmão falando sobre saudades! ?

Bianca939 31/03/2022

Muito bom!!
Esse livro é maravilhoso, um pouco infantojuvenil, mas não perde o encanto mesmo pra adultos, eles nos ensinam muito sobre empatia!! Recomendo muito!!

Books_da_evelyn 09/01/2022

Chorei e não foi pouco!
•O livro escrito por Gustavo Carvalho vem tratando de um tema sensível, porém de maneira leve. A história é narrada por alguns personagens, mas o enfoque desse livro é no Chris e a Manu que são dois adolescentes em buscar de viver e criar uma versão melhor de si.

•O livro se passa em Araruama no estado do Rio de Janeiro. Manuela é filha do prefeito e nos últimos dias vem tentando buscar um novo sentido para sua vida além da sua monótona existência para a sociedade. Chris é um menino quieto, e estando em fase terminal devido a uma doença, mas terá a oportunidade de conhecer o amor antes de sua partida e viver seus últimos dias com intensidade.

•Manu é a paixão de Chris desde pequena, porém a menina não se importava com sua presença até ver o seu namorado Adam o agredir. Foi nesse instante que tudo mudo para ambos. Chris parece ter o dom de despertar o melhor das pessoas, além de ser um menino extremamente doce e esconder sua doença. É muito difícil está de frente com a morte e abraça-la como uma amiga e foi o que o adolescente fez ao escolher parar o tratamento, sua mãe e seu irmão foram contra, mas todos sabiam ser a melhor opção.

•No meu ponto de vista, a história foi rápida na medida certa sem enrolar a nenhum momento, eles se “conheceram”, se apaixonaram, viveram, e ele partiu. O livro tem poucas páginas, logo a leitura dele é muito intensa. Por mim se tivesse mil páginas ainda não seria o bastante para me fazer abdicar dele. Foi muito emocionante ver a evolução gradativa dos personagens e como eles evoluíram no final da história, aprendendo com os erros deles.

•A forma com que a história é narrada faz com que entramos na vivência dos personagens, e isso traz muito significado para um leitor que deseja ser tocado pela história que está lendo e sentir que faz parte dela de alguma forma. Eu só tenho que falar para vocês lerem e terem suas experiências com eles, pois não iram se arrepender. Eles valem muito a pena...

OBS: Chorei horrores!
Obs1: Poderia falar desse livro por horas sem cansar

site: https://www.instagram.com/p/CUF8x75F2kX/

Giisv 03/01/2022

Comprei o livro pela linda capa mas me decepcionei com a leitura , a escrita do autor é ótima mas não sou fã de romance escolar , mas pra quem gosta recomendo ! O desenvolvimento dos personagens é ótimo

Cam 14/10/2021

julguei pela capa e me arrependikkkkkk
a capa é muito bonita, porém a trama deixa a desejar. devia ter lido a sinopse direito antes de comprar também, é tão fraca como o resto do livro. única parte que quase me fez chorar foram as duas últimas páginas, de resto é chato, monótono e sem graça. não tem clímax, apenas acontecimentos seguidos de narração complexa sem motivo aparente, enfim não gostei :/

Lua 11/07/2021

Dor, sofrimento, angústia e uma historia que acontece rápido: acho que esse foi um dos motivos de não merecer cinco estrelas, pois tudo acontece muito rápido até que.. PUF: quem quiser ter um choque, só ler

Yasmin 04/01/2021

O livro é simples e lindo.
Fala sobre amor, amizade e como a vida é sum sopro e temos que aproveita-la.

A leitura é um pouco lenta, paragrafos longos, mas ainda assim vale muito a pena.

Terminei o livro em prantos. Rs

Rosa â¡ 26/04/2020

Fortitude - resenha
O modo como o autor escreve me deixou bem irritada, fazendo com que eu demorasse muito mais que o normal para terminar um livro desse tamanho. A história foi criativa mas fraca de qualquer jeito. Outra coisa que me deixou mais irritada ainda foi como, chegando no fim do livro, tudo começou a se arrumar, do nada.
Decepcionada, foi um dos primeiros livros de autor nacional que li e isso me desanimou quanto a ler outros livros nacionais.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/12/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A história é narrada em terceira pessoa e ambientada em Araruama, cidade do Rio de Janeiro. Manu é filha do prefeito e namora Adam, ele se destaca nos esportes mas, infelizmente, pratica bullying com outro aluno: Chris.

Chris tem dezesseis anos e leva uma vida simples, morando com a mãe e o irmão mais velho, Cleber. Ama pintar e guarda uma paixão secreta por Manu, também não conta quando é agredido por Adam, e só sua mãe e o irmão sabem que talvez Chris não tenha tempo para realizar todos os seus sonhos.

Manu e Chris, dois adolescentes de classes sociais diferentes, acabarão se aproximando na escola, e o tempo que passarão juntos trará grandes mudanças para todos os personagens da história.

"Ao deitar, ela tentou evitar as lembranças daquela tarde ao máximo que pôde, mas não conseguiu. Por mais insistente e durona que Manu fosse, ela não conseguia ser assim na presença de Chris. Não conseguia impor suas vontades nem o controlar como fazia com os outros. Inevitavelmente, ela percebeu, era como se ele fosse indomável e livre, mesmo que de uma forma doce e ingênua, como ela sempre quisera ser, e nunca conseguiu." (página 38)

Eu não quero contar muito para não atrapalhar a experiência de leitura de ninguém, mas pelas citações que coloquei na resenha, talvez vocês tenham noção da situação do Chris.

"Mais uma vez, Adam quis bater nele. Toda aquela serenidade o tirava do sério. Como alguém podia ser tão calmo e, ao mesmo tempo, parecer tão petulante, sem nem ao menos desejar." (página 77)

Acho que o mais interessante do livro é a transformação que ocorre nos personagens por causa de Chris. Ele corajosamente escolheu viver o tempo que tinha da melhor maneira possível, e foi difícil para a família aceitar essa decisão (assim como pode ser difícil para alguns leitores), mas no decorrer da trama, Chris e o irmão redescobririam o amor fraternal. É revoltante a forma como Adam o agredia, e pensar que essas agressões podem ter abreviado a vida de Chris torna tudo ainda mais doloroso, mas o autor nos permite ver como todos os personagens tinham as suas próprias lutas e medos que seriam deixados de lado em determinado momento por Chris.

Fortitude é um livro curto, com pouco mais de cento e cinquenta páginas, que pode ou não ser lido rapidamente, dependendo do ritmo de leitura de cada um. Não acho que precisaria de mais páginas para desenvolver a história, mas uma revisão melhor por parte da editora e alguns ajustes em determinadas cenas poderiam aperfeiçoar a trama. A capa é bem bonita, tem a ver com a praia e com uma cena do livro, de acordo com a ambientação numa cidade brasileira, o que eu achei bem bacana. Há detalhes nos inícios de capítulos, as páginas são amareladas e a diagramação traz margens, letras e espaçamento de bom tamanho.

Como já mencionei algumas vezes aqui no blog, não sou de chorar com livros, mas acho que leitores mais emotivos podem derramar algumas lágrimas durante a leitura. O que acredito que vá acontecer com praticamente todos os leitores é uma reflexão sobre o que há de certo e de errado em cada um de nós, como há nos personagens de Fortitude.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2018/11/resenha-livro-fortitude-gustavo-carvalho.html

Deyse 14/11/2018

Lindo, maravilhoso que emoção ao ler.
Triste , mas lindo de se ler , primeira vez que li algo do autor me encantei com a escrita , encantamento, reflexão, lição de vida , superação. ....
Petala0 15/11/2018minha estante
Vc vai vender ele amiga?

Fabi | @ps.leitura 02/11/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
E se você tivesse pouco tempo de vida, como aproveitaria? E se você não tivesse a chance de se declarar para aquela garota que sempre amou?

A vida de Chris é enfrentar essa longa jornada. Ele sempre ficou fantasiando e idealizando um futuro incrível, mas que talvez nunca chegue. Devido a sua doença que vem avançando aos poucos, Chris tem a opção de apensar esperar pelo pior momento ou viver intensamente tudo enquanto é possível. Mas o que mais o deixa receoso é não declarar-se para Manu, a filha do prefeito.

Manu sempre foi popular por ser filha de quem é. Sempre deu grandes festas e namorava um cara bastante popular por conta de ter um pai também no ramo político. O namoro não era como ela desejava e ele estava longe de ser o cara dos seus sonhos, mas sua vida era totalmente uma farsa.
Porém, em uma determinada ocasião, Chris e Manu acabam conversando e se conectando. Não têm praticamente nada em comum: enquanto ela gosta de festas e tem sonho de viajar para o exterior, ele gosta de pintar quadros e quer ter uma vida comum, e é nessa diferença entre eles que uma ligação incomum e intensa irá surgir. Mas o que Manu não sabe é que tudo pode estar com dias contados.

💭

“Fortitude” é um livro que vai abordar assuntos como uma doença grave, um amor de longos anos, o amadurecimento de personagens secundários e como a vida pode ser vivida intensamente quando se tem vontade.
Apesar de abordar diversos assuntos interessantes e importantes, o mesmo não possui tanta intensidade. A forma como o autor Gustavo Carvalho descreveu vários fatos, o mesmo acabou não se aprofundando nesses pontos. Acho que tudo ficou um pouco superficial e que, se fosse bem mais acentuado, acredito que a leitura me deixaria completamente encantada, pois sua escrita é boa e tem grande potencial.

De qualquer forma o livro possui uma narrativa fluída, com capítulos curtos e narrados por diversos personagens. O fato da narrativa ser em diversos pontos de vista é algo realmente interessante e você consegue ter uma visão diferente de cada situação, porém da forma como tudo ocorreu neste livro, deixou o mesmo um pouco confuso pois havia momento em que eu não sabia qual era o personagem. Apenas começa a narrativa e pronto e isso foi um ponto que realmente me incomodou durante a leitura.
Chris e Manu são personagens bem “ok”. É muito bonito quando há o envolvimento deles, mas já é o esperado. Talvez pelo livro não ter uma grande profundidade eu não tenha me apegado aos personagens. Em alguns momentos durante a leitura, apesar de não saber qual personagem estava narrando, senti que o autor queria que todos personagens tivessem “um final feliz” e acabou desviando um pouco do foco principal que, para mim, era a doença de Chris e a sua vida em jogo.

Então eu recomendo “fortitude” para você que procura uma história simples,
leve e para passar o tempo ou até mesmo sair de uma ressaca literária. Uma história de mudanças e, acima de tudo, amor pela vida.

site: https://www.psamoleitura.com/2018/09/resenha-fortitude.html