Dentes de Dragão

Dentes de Dragão Michael Crichton

Resenhas - Dentes de Dragão

Mauricio 02/11/2023

A ERA DE OURO DA CAÇA AOS FÓSSEIS
É satisfatório acompanhar a evolução do jovem William Johnson, de 18 anos, e como seu personagem amadurece ao fim da jornada. Uma leitura super agradável, ainda mais por se tratar de uma história baseada em fatos reais envolvendo grandes nomes da paleontologia.

A aventura começa quando o orgulho de William em um momento de competição com seu arco rival da faculdade acaba se envolvendo numa aposta que o levaria ao velho oeste, mesmo sabendo que se arrependeria depois, ele se inscreve para participar da expedição do professor Marsh, um velho obcecado por fósseis.

Logo descobrimos que Marsh tem um inimigo mortal que também é outro professor de paleontologia de outra universidade, embora outra hora já tenham sido amigos, agora eles tentam provar quem é o melhor no ramo a todo custo. Ambos os grupos partem para o Oeste dos Estados Unidos onde há muitos fósseis, mas também um local inóspito dominado por índios Sioux.

Em um certo momento da viagem Marsh chega a cogitar que o jovem Willian trata-se de um espião e o abandona em uma parada de trem, porém alguém acaba o abordando e trata-se do outro professor de paleontologia, o professor Cope que o integra em seu grupo.

A partir de então muita poeira, descobertas e perigos no velho oeste nos aguardam nos capítulos adiante, a história toma um rumo inesperado quando eles são surpreendidos e atacados por índios, William faz de tudo para salvar sua charrete com os caixotes de fósseis enquanto parte para uma cidadezinha pacata chamada Deadwood.

Dentes de Dragão é um livro póstumo de um dos meus escritores favoritos, Michael Crichton, autor do fabuloso Jurassic park, recomendo muito.

Ina 20/07/2020

Incrível!
A mistura de Faroeste com as escavações de fósseis de dinossauros da época (meados de 1870) simplesmente foi perfeita!
Crichton escreveu o livro com maestria, precisão e fatos que só ele conseguia incorporar em suas histórias de tal forma. A questão de que alguns dos personagens realmente existiram foi extremamente gratificante, fazendo com que me apaixonasse ainda mais pela história, além do fato de que o livro mostra disputas que realmente ocorreram na época e que criaram a história dos EUA, a com os indígenas. Recomendo para os amantes de ficção científica e ação! Um livro muito bom, onde você realmente conhece o autor sensacional de Jurassic Park.

Nilsonln 03/03/2024

Diferente e divertido
"Dentes de dragão" mistura dinossauros e Cowboys e o resultado é bem divertido e interessante.

A história, baseada em fatos e pessoas reais, é uma interessante e divertida leitura ambientada no início da colonização do oeste americano.

Apesar de ter gostado da leitura, tenho este como o livro mais fraco de Crichton. Mesmo assim, é um livro que vale muito conferir!

Minha avaliação: Curti
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Li também do autor Michael Crichton e recomendo: "Jurassic Park" e "O Mundo Perdido".
Henrique Sanches 07/03/2024minha estante
Vai pra minha lista...

Thiago Araujo 27/05/2021

Novo Crichton, de dentes afiados
O Enigma de Andrômeda ficou para trás... prefiro muito mais esse Crichton: aventureiro, contador de histórias e científico (por que não?).

Dentes de Dragão bebe da fonte da experimentos de seu autor no cinema, basicamente um roteiro de filme, que transita pelo inimaginável nas aventuras de Johnson, nosso protagonista.

De um almofadinha a um legítimo pistoleiro do oeste americano, Johnson passa por um Estados Unidos bem diferente, em formação, e nos conta um pouco de como seu território foi ocupado e colonizado.

Além de muito tiros e índios, também nos mostra um pouco de paleontologia e traz a novidade da descoberta dos fósseis de dinossauros e como foi chocante na época.

O que pesou contra uma avaliação perfeita são as decisões de transformar o protagonista em um herói de cinema, que vai sobrevivendo e desafiando o imponderável, longe de ser muito realista e com muita fuga cômica.

É uma viagem muito interessante, a trajetória de Johnson é fruto da imaginação de Crichton e traz sua marca da pegada de dinossauros. Vale muito a leitura.
dani 27/05/2021minha estante
Interessante! No ano passado li Jurassic Park.

Thiago Araujo 27/05/2021minha estante
Jurassic tá na minha lista pra esse ano.

Gabriel.Chiquito 14/03/2022

Um livro que mais parece um filme
Achei o começo meio ruim, mas me surpreendi no decorrer da história; acho que interpretei errado o conceito do livro no início. Ele mescla o bang bang de faroeste com paleontologia de uma forma que faz com que se pareça mais com um filme do que com um livro.

As passagens são rápidas, os capítulos curtos, e a história vai se passando de um jeito que não se pensa muito sobre. Justamente a experiência que tenho com filmes, e acho que não é estranho vindo de um livro do autor que escreveu Jurassic Park.

É uma leitura muito fácil e rápida, ótima pra matar o tempo e com um tema muito interessante. Gostei e recomendo.
Alice.Beatriz 14/03/2022minha estante
Nossa simmmm, nunca tinha lido ficção histórica e me surpreendi muito, adorei o posfácio que esclareceu algumas coisas e to mt animada pra continuar lendo mais do autor, a escrita dele é impecável

Gabriel.Chiquito 14/03/2022minha estante
Siiim, eu gostei muito que o autor alterou algumas coisas na história pra ficar mais interessante e aproveitar melhor o tema, mas depois explicou tudo o que fez no final e deu todas as fontes pra quem quiser saber o relato exato. Com certeza vou ler mais livros dele.

@tigloko 22/09/2020

A Guerra dos Ossos
O livro mistura personagens e acontecimentos que de fato existiram com fictícios, que é o caso de William Johnson, o protagonista. Mas o autor se preocupa em dar o contexto da época ao longo livro, sobre o conflito com os povos nativos, a febre do ouro, as descobertas cientificas. Tudo isso ajudou bastante a aumentar a minha imersão no livro.

Tem momentos divertidos e engraçados na medida certa. Assim como momentos de tensão também. E isso tudo é bem equilibrado em capítulos curtos. Tirando uma parte mais arrastada no meio o livro fluiu bem.

A disputa entre Marsh e Cope (os dois paleontólogos reais) é interessante e hilária de acompanhar. E para finalizar esse livro me despertou o interesse por escavações arqueológicas, um assunto que dava pouca importância.

“A caça aos ossos”, escreveu Johnson, “exerce um singular fascínio sobre os caçadores: eles nunca sabem o que vão encontrar, mas a POSSIBILIDADE de encontrar é combustível suficiente para que continuem procurando”

Lucia | @lucia_esta_lendo 22/06/2021

Adorei
Comprei esse livro porque estava na promoção. Achei que ia ser algo tipo Jurassic Park, mas ainda bem que não foi.

Que bela surpresa. Sou suspeita pois sempre gostei muito de História, e neste livro podemos aprender muito sobre vários fatos da história americana.

A expansão do oeste, com a chegada das ferrovias, a popularização do garimpo, a guerra entre brancos e índios que acabou em tantas tragédias, foram todas pano de fundo para o desenrolar da história de Johnson e sua aventura atrás de fósseis com Marsh e depois Cope. Uma mistura de western com aventura de caça dignas de Indiana Jones.

Sabe aquele tipo de leitura que te prende pelo cenário e também porque você precisa saber quem é o certo, se Cope ou se Marsh? Eletrizante.

Agradeço à esposa de Michael Crichton por ter compartilhado com o mundo esta obra prima de seu marido, com certeza uma bela homenagem pós morte de seu marido.

Antunes 01/10/2022

Sem a coragem dos exploradores não teríamos conhecimento
Como menciona Sherri Crichton, Dentes de Dragão, foi o último registro de seu esposo Michael, que nos deixou prematuramente em 2008.

Aqui acompanhamos a corrida dos exploradores científicos, em busca de fósseis de dinossauros!!! Em meio ao crescimento e exploração do EUA (e guerras com indígenas), vemos essas figuras peculiares em busca do passado.

A escrita é extremamente leve, envolvendo e confesso que impossível de largar!!

Super recomendo!!!

Já vou começar outro do autor pra não perder o embalo.... Ele faz muita falta!

Pequod.3 11/01/2022

Divertido
Sem dúvida foi uma das melhores aventuras que eu tive contato na literatura. Michael Crichton é um gênio, e este livro não fica atrás de nenhuma de suas obras mais famosas.

Dentes de Dragão, nos conta à história do personagem William Johnson que por um motivo que não posso revelar acaba parando em uma excursão para o Oeste dos Estados Unidos.

Ambientado no Velho Oeste, o protagonista se vê no meio de uma disputa de dois paleontólogos extremamente problemáticos e ambiciosos que acabam gerando para William uma aventura repleta de aventura e periogo em busca de ossos de dinossauros.

Foi um verdadeiro prazer ler este livro e espero retornar à ele embreve. E não tenho como não me repetir, Michael Crichton é um gênio.

Fred 27/08/2020

Leve e divertido. Ótimo pra sair de uma ressaca
Final do século 19, os EUA enfrenta uma guerra interna com os nativos americanos no inóspito oeste. Soldados e índios são mortos em batalhas por terras em nome do progresso. Do outro lado do país num jantar o jovem Willian Johnson, um arrogante estudante de Yale, filho de pais ricos e que vive se metendo em problemas, é desafiado na frente dos amigos por Merlin, o seu arquirrival, a provar que não tem medo de viajar para as terras selvagens do oeste em suas férias de verão em vez da confortável viagem para a Europa.
William e Marlin competiam por todas as arenas possíveis. Nas salas de aula, nos esportes e até pra ver quem fazia o melhor trote na universidade, tudo pra ver quem era o melhor. Sabendo que Marlin já tinha feito diversas viagens para o perigoso oeste, William não só aceita o desafio como resolver ir junto com a expedição do professor Marsh, um paleontólogo inescrupuloso que quer seu nome entre os mais reverenciados na caça aos fósseis, mesmo que isso custe algumas vidas.
Ao aceitar tal desafio por puro orgulho, William nem imaginava que nessa expedição ele fugiria de índios querendo escalpelar sua cabeça, "dançaria" sob os tiros de soldados, enterraria bons companheiros e duelaria com um dos bandidos mais perigosos do oeste.

🗣️ Dentes de Dragão é um romance histórico divertidíssimo. Uma aventura repleta de reviravoltas e com participações de nomes super conhecidos desse período da história americana.
Quem curte filmes de western (famoso bang bang), ao ler Dentes de Dragão, com certeza vai se lembrar de nomes como o xerife Wyatt Earp, Wild Bill, General Custer e Jane Calamidade.

🗣️ Michael Crichton não só é criador de Jurassic Park e O Mundo Perdidos: Jurassic Park, como tb escreveu os roteiros do filme Twister, da serie Westworld (HBO) e participou de produções como a série de TV Plantão Médico (ER)

site: https://www.instagram.com/fred_als/

Marcelo.Castro 14/02/2020

Caubóis e dinossauros
A combinação parece esdrúxula mas o resultado é fantástico. Uma aventura western com índios e pistoleiros, no melhor estilo oeste selvagem, mas com a exploração de fósseis e a disputa entre dois paleontólogos, tudo costurado numa narrativa instigante e fluida. E saber que grande parte da história se baseia em fatos reais só torna tudo ainda mais irresistível.

Fernando.Francisco 11/01/2022

Muito além de desventuras de um mauricinho no bangbang
Pendurados no cangote de um fictício protagonista, numa macrojornada de destino previsível, cercado de personagens históricos levemente romanceados, viajamos pelos EUA, desde o leste penetrando até oeste dos búfalos, diligências, saloons e nativos. Um ritmo bem cadenciado, com capítulos curtos, tendo momentos de mais ação intercalados com diálogos que tentam engrossar personagens. Seu maior trunfo também é seu defeito, por um lado narra "uma biografia de um verão" de Willian Johnson, inclusive anexando seus diários, insere descrições onipresentes desnecessárias, fazendo murchar o que teria de mais interessante: enxergar o velho oeste pelos olhos de um almofadinha da época se transformando diante dele, enquanto vemos o próprio locutor mudando em suas ações. Muitos méritos em tratar de leve a paleontologia e a importância da ciência, soterrados em TODOS clichês WesternCowboyBangbang que eu posso me lembrar. Não sei como ainda não foi adaptado ao cinema!

OToloDeAmarelo 03/04/2021

Divertida aventura no velho Oeste!
Em 1876, no inóspito cenário do Oeste americano, os famosos paleontólogos e arquirrivais Othniel Marsh e Edwin Cope saqueiam o território à caça de fósseis de dinossauros. Ao mesmo tempo, vigiam, enganam e sabotam um ao outro numa batalha que entrará para a história como a Guerra dos Ossos. Para vencer uma aposta, o arrogante estudante de Yale William Johnson se junta à expedição de Marsh. A viagem corre bem, até que o paranoico paleontólogo se convence de que o jovem é um espião a serviço do inimigo e o abandona numa perigosa cidade.
William, então, é forçado a se unir ao grupo de Cope e eles logo deparam com uma descoberta de proporções históricas. Mas junto com ela vêm grandes perigos, e a recém-adquirida resiliência de William será testada na luta para proteger seu esconderijo de alguns dos mais ardilosos indivíduos do Oeste.
Com ritmo perfeito e enredo brilhante, Dentes de dragão é baseado na rivalidade entre personagens reais.

Crichton usa de todo seu talento para criar uma trama fluída e envolvente no velho oeste, em uma grande aventura repleta de tiros, roubos e perseguições. Acompanhe William Johnson, um playboy sem escrúpulos, em uma jornada para voltar para casa vivo, pois não há somente a rixa entre Cope e Marsh ameaçando a vida de todos mas também uma guerra entre tribos de índios que matam tudo o que há no caminho. Johnson precisa aprender rapidamente como atirar com uma pistola e isso o tira do conforto da sua antiga vida. Logo aprende que a aposta que fez com um colega de classe pode custar mais do que imaginava. Sob o comando de Cope, sua equipe acaba encontrando um fóssil muito raro que impactará o mundo científico - isso se eles conseguirem sair vivos do Oeste.

É uma tremenda aventura de faroeste, com direito a grandes nomes como os irmãos Wytt e Morgan Earp. A escrita de Crichton é fluída, os diálogos são bem expressivos e o enredo é muito bem organizado. Uma leitura muito envolvente!

Heytor Vieira 25/02/2023

O Crichton retornando ao tópico com o qual fez tanto sucesso. É uma mistura entre o que ele já tinha feito em Resgate no Tempo e Congo, mas com dinossauros e sem a parte da ficção científica. Um grupo de exploradores/estudiosos se metem em uma disputa pessoal, sabotando um o trabalho do outro e não sabendo em quem confiar.
Senti muito a falta da loucura científica característica do autor. Acho que ele quis dar um viés mais realista, psicológico e acho bem Ok.

Rodrigo Fernandes 17/04/2020

Incrível
O livro tem tudo o que precisa, na minha opinião. Te prende do início ao fim. Inevitavelmente você imagina um ótimo filme a partir do livro. Ritmo perfeito. Final empolgante. Recomendo muito!