História do Cristianismo

História do Cristianismo Bruce L. Shelley

Resenhas - História do Cristianismo

Vanessa.Oliveira 27/12/2020

"A partir de um pequeno número de pescadores, publicanos e jovens desordeiros situados em uma obscura província da Judeia, a fé espalhou-se pelo globo de modo a conquistar a lealdade de quase um bilhão de habitantes de nosso planeta [...].Muitas vezes, a Igreja testemunhou um Poder invisível desviando as ameaças à sua existência ou transformando a crise em oportunidade de crescimento. Perseguições tórridas serviram para purificar a família da fé [...]. Os cristãos podem ter esperança, pois sua confiança está em uma pessoa, e nenhuma pessoa na história influenciou mais indivíduos em tantas condições ao longo de tanto tempo do que Jesus Cristo [...]. Ele é verdadeiramente um homem de todos os tempos. Em uma época em que muitos o consideram irrelevante ou uma relíquia de um passado rapidamente descartado, a história da Igreja fornece um testemunho silencioso de que Jesus Cristo não sairá de cena. Seu título pode mudar, mas sua verdade resiste a todas as gerações."

iarakessia 12/11/2023

Esclarecedor
De forma bem acessível e resumida, mas com citações importantes e acima de tudo: a história do cristianismo desde o início ?

Ítalo Victor 18/04/2022

Uma obra central para a história do cristianismo
Uma recomendação certeira, um dos melhores livros - também dos mais completos - sobre a história da igreja, indo desde o pentecoste, período apostólico, país da igreja, catolicismo, igreja romana, luterana, reformada, anabatistas, batistas, anglicanos e mais diversos segmentos da própria história da igreja. Vemos como a história da igreja e do mundo são conectadas até adentrarmos na modernidade e a expansão do cristianismo para terras além do mar e surgimento do movimento pentecostal, também vemos as raízes do cristianismo se expandido para a Ásia. Obra obrigatória para todo cristão.

Abner47 21/03/2024

"O cristianismo é uma história de esperança, de transformação e de amor que atravessa os séculos, iluminando os corações e as mentes daqueles que buscam a verdade."
"História do Cristianismo", escrita por Bruce L. Shelley, é como uma viagem fascinante pelo tempo, nos levando a explorar os caminhos e desafios que moldaram uma das religiões mais impactantes da história. Como alguém que mergulhou de cabeça nesta obra, posso afirmar que ela é simplesmente imperdível para quem quer entender a jornada do cristianismo ao longo dos séculos.

O que mais me cativou nesse livro foi a forma como Shelley nos apresenta os personagens e eventos que marcaram o desenvolvimento do cristianismo. Ele não se limita a contar os fatos, mas nos envolve em uma narrativa envolvente e cheia de detalhes, tornando cada capítulo uma verdadeira experiência de imersão na história. É como se estivéssemos lá, acompanhando de perto os desafios e as conquistas dos primeiros cristãos até os dias de hoje.

Além disso, "História do Cristianismo" nos convida a refletir sobre o impacto dessa fé no mundo e em nossas vidas. Shelley nos mostra como o cristianismo atravessou fronteiras e culturas, influenciando a sociedade e moldando valores que ainda ressoam hoje. Mais do que uma simples narrativa histórica, o livro nos desafia a pensar sobre o significado do cristianismo em nossos tempos e como podemos aprender com sua trajetória.

O que mais me emocionou foi a maneira como Shelley destaca a diversidade e a complexidade do cristianismo. Ele reconhece as diferentes vertentes e interpretações que surgiram ao longo dos séculos, mas também nos lembra dos valores essenciais que unem os cristãos em sua fé. É uma jornada de descoberta e compreensão, que nos convida a olhar para além das diferenças e encontrar o que nos une como seres humanos.

Em resumo, "História do Cristianismo" é um livro que vai muito além de uma simples narrativa histórica. É uma jornada emocionante pelo passado, presente e futuro do cristianismo, que nos desafia a refletir sobre nossa própria fé e o impacto que ela pode ter no mundo ao nosso redor. Recomendo este livro a todos os que buscam uma compreensão mais profunda e humana da história e da influência desta fé poderosa.

M Ferreira 10/03/2022

Esse é um ótimo material de estudo sobre a História do Cristianismo. Com esse livro, o autor buscou abordar os pontos principais da fé cristã ao longo dos séculos de uma forma simples e resumida para leigos.

Apesar de ser considerado um livro introdutório, é riquíssimo em informações e fatos históricos, todos embasados com muitas referências a outros materiais de estudo.

O livro é dividido em épocas principais, como Época de JESUS e dos apóstolos; Época do cristianismo católico; Época do império romano cristão etc. E cada época é dividida em capítulos que aprofundam mais cada período histórico.

A forma breve na qual o autor aborda algumas questões me incomodou no início, mas depois eu entendi que esse livro se propõe a ser um estudo introdutório e, por isso, alguns temas não são muito aprofundados, apesar de serem citados e explicados.

Com isso, é importante ressaltar que o autor, ao se dedicar em narrar a história do cristianismo, mantém uma postura neutra em ralação aos acontecimentos. Apresentando as diferenças existentes dentro da fé cristã, sem defender uma doutrina ou linha teológica específica.

É um livro fundamental para que os cristãos possam entender a história da fé que professam. Entretanto, o autor não busca ensinar doutrina ou propagar a fé cristã, mas empenha-se em oferecer um panorama geral dos impactos históricos, políticos e sociais do cristianismo ao longo do tempo.

Giovanna.Pereti 09/12/2021

Que livro, meus senhores!!!
É cristão? ?Flerta? com o cristianismo? Deseja entender como chegamos até aqui - religiosamente? Então, faça um favor a si mesmo e compre esse livro!

Ele foi demorado para ler não por ser monótono, mas por ter tanta informação que não valeria ?devorá-lo?. É uma obra completa, linda e super dinâmica.

Em cada nova parte o autor agrega uma linha do tempo com os principais acontecimentos naquele período, facilitando demais a construção da história na mente do leitor.

A escrita de Bruce L. Shelley é fluida: como alguém te dando uma aula, sem muitos termos rebuscados ou de difícil compreensão. Eu, simplesmente, adorei!!

CaioHFelipetto 13/11/2020

Excelente material, bem completo
É um show de história! Trata desde os tempos de Jesus até aos teólogos mais recentes. É um livro muito completo e excelente para qualquer um que deseja estudar afundo a história da maior religião do ocidente.

Gustavo.Hoft 27/09/2022

Uma ótima porta de entrada
Se você deseja começa a estudar a história do cristianismo esse livro é uma excelente porta de entrada. Bruce L. Shelley usa uma linguagem de fácil compreensão, fazendo com que a leitura corra de forma mais fácil.

Essa obra aborda desde os primórdios até nossos dias atuais, passando por praticamente todas as vertentes: catolicismo, ortodoxismo, protestantismo e os movimentos provenientes. Explora os grandes despertamentos e os grandes avivamentos do século XX.

Recomendo!

Gabriela.Padora 30/03/2021

História do Cristianismo
Livro denso e profundo. Contem muitas paginas de conhecimento incrível sobre a igreja de Cristo. O autor fala desde atos até os tempos atuais. Tudo de um olhar histórico e com muito embasamento. Recomendo!

Gabriel.Cruz 19/11/2022

Uma obra esclarecedora, rica fatos e narrativas históricas, a história da testemunho do Criador e a História da Igreja mostra que há um Senhor sobre ela, O Autor traz a história de uma forma que todos podem conhecer e compreender.

Bex 16/09/2023

A história do cristianismo
O livro data os acontecimentos desde a igreja primitiva, as primeiras conquistas, conflitos, e aflições decorrentes no meio do cristianismo. A linguagem é fluida, e a história é dividida em pequeno capítulos que formulam a tese a ser apresentada. Recomendo para quem estar iniciando estudos com essa base. No entanto, decorreria outras fontes, o livro é bastante superficial e não explora assuntos que considero cruciais aos detalhes.

Fran 24/11/2020

Um livro para todo cristão ler.
Incrível! Em quinhentas e poucas páginas os principais acontecimento ao longo da propagação fé cristã são riquíssimos. A leitura desse livro me fez compreender que a doutrina cristã independente de religião, tem como princípio crença em Jesus Cristo nosso Salvador, Fé e Espiritualidade. Deus é misericordioso e jamais desampara um filho.

SamuellVilarr 12/05/2021

História do Cristianismo, Bruce L. Shelley.
Neste livro se encontra nada mais e nada menos do que os parâmetros completos da trajetória do Cristianismo na história da humanidade. Ele inicia se tratando dos temas de Jesus, que era judeu, e a partir disso, ele avança de maneira magistral até o século XXI, ou seja, é uma obra que enfatiza a história desde o surgimento do Cristianismo, e assim, seus altos e baixos, principais e menos relevantes temas e até contraditórias ideias e questões. Cada explicação contida de notas e pontos mais importantes são constituídos em cada assunto falado. O leitor, no caminho da introdução até o término da obra se contenta com as dimensões do Cristianismo para o mundo e o essencial conhecimento provido das demais características da história do cristianismo, das religiões e das ideias. Percebemos cada traço contido em cada aspecto dos assuntos discorridos, e justamente, penso eu, que a maior valiosidade dessa obra, é a maneira como ela explica ao leitor e transmite essa concepção das dimensões e das características especificas e também daqueles que detém uma dimensão extraordinariamente grande dos parâmetros da história, é essencial referenciar no plural essa palavra se tratando do livro, pois, não é somente uma religião ou um movimento, é uma marca registrada da história da humanidade e uma forma de transmitir tal conhecimento, eis aí a grandiosidade de um livro! E por experiência própria como leitor, devo salientar que nessa resenha eu posso apenas demonstrar os proporcionamentos das dimensões do conteúdo do livro, pois, os assuntos são praticamente todos que merecem o discernimento e conhecimento quando se refere ao cristianismo, não haveria nenhuma forma ou maneira melhor de descrever esse livro como "completo".

Victor, the Reader 10/07/2021

A história do cristianismo
Uma ótima fonte para conhecermos a nossa história, a história do povo de Deus, seus desafios, erros e acertos ao longo desses 2000 anos.

Lucas 11/07/2022

Um panorama introdutório sobre a história do cristianismo
Não posso dizer que essa foi a obra mais completa que já li - ainda mais porque senti falta de algumas informações importantes. Porém, essa História do Cristianismo é certamente a dona de um dos textos mais fluídos que já li - e só não digo que é o mais agradável de ler porque no páreo, para mim, ainda consta a incrível obra de Justo González.

Por isso, minha conclusão é que vale muito a leitura desse livro, seja para conhecer o tema, para se aprofundar no assunto ou para pesquisar a bibliografia. Certamente você terminará o processo grato pela caminhada.