Oyá e os Escolhidos

Oyá e os Escolhidos Pupo

Resenhas - Oyá e os Escolhidos

Ottaviou - @octaliterario 16/04/2018

Postada no Insta literário: @cearabooks
Depois do livro juvenil ?O Desafio de Ferro? que foi uma leitura mais ou menos, encontrei uma que me animou bastante.

Estou falando de Oyá e Os Escolhidos. Um livro nacional que contém suas 226 páginas de pura emoção e conhecimento. Não chega a ser uma fantasia das melhores, mas tem seu poder perante a sociedade. O livro conta a história de Luz Pereira da Silva, que é uma menina simples moradora da favela numa cidade grande. Uma menina franzina de 12/13 anos que divide sua vida entre os amigos de colégio e sua família. Ela acredita não ter nada de especial, aliás é só uma humana como qualquer outra. Mas estamos enganados, pois Kiumbas, seres um tanto ?malignos? estão causando pesadelos e atormentado a vida de muitas pessoas.

Luz acaba tendo sonhos onde encontra a mesma senhora diversas vezes. Neles, a mulher diz para Luz que a menina deve encontrar quatro pessoas, onde cada um tem seu dom: filho da beleza, filho da mata, filho da justiça e filho do mangue. A menina tem que encontrar todos, para poder dar início a uma missão muito valiosa para restaurar o equilíbrio nos mundos.

O melhor do livro, pra mim, foi ver que a história se baseia toda na cultura afro-brasileira. O que nos mostra a importância de cada um dos filhos a quem Luz precisa encontrar. O livro segue a ?jornada do herói?, quando temos Luz a protagonista que precisa encontrar outras pessoas, para poder concluir uma missão que nem ela mesma sabe onde vai dar. O real e o irreal são coisas que andam juntas nesse livro, deixando a trama ainda mais interessante. E não temos nenhum ?casalzinho? tomando a frente da fantasia e da questão da cultura por muitos esquecida no Brasil! (aeeeeeeee!!!)

Aliás, existem alguns erros de correção, mas nada que impeça a leitura de ser fluída e atraente. Coisas que talvez tenham sido ?esquecidas? por um piscar de olhos.

Lucas dos Reis @EstanteQuadrada 28/05/2018

TUTORIAL DE COMO REPRESENTAR MINORIAS DA FORMA CERTA
Apesar de boa parte da população do Brasil ter vindo da África, pouco se sabe desse lado da nossa origem. Principalmente quando se trata da cultura africana e suas religiões. O livro Oyá e os Escolhidos, escrito pela Sophia Aloha, é uma ótima forma de começar a entender esse assunto.

Contado em forma de aventura juvenil, o primeiro livro da Série Luz apresenta esse universo real, combinando fantasia e religião de uma forma excepcional, deixando o leitor curioso para saber mais sobre esse outro aspecto da nossa realidade.

Mesmo se tratando de um assunto que não é de conhecimento geral, já que as religiões afrodescendentes são minoria no país, o livro aborda e explica de forma didática, principalmente porque é voltado para o público mais jovem. Mas isso não tira o brilho da história, que apresenta diversos personagens de diversas minorias, também de forma sem igual.

Um dos pontos mais interessantes é justamente esses personagens icônicos e com muita personalidade: O órfão que está morando em um orfanato, a menina pobre que não recebe tanta atenção da família, o atleta popular, o músico, o menino que cuida de seu avô doente e até mesmo uma índia.

Continue lendo em:

site: https://estantequadrada.blogspot.com/2018/05/oya-e-os-escolhidos-de-sophia-aloha.html

Gislene 22/08/2019

Vivendo a aventura de redescobrir a cultura afrobrasileira
Os sonhos se repetiam cada vez mais vívidos e a menina Luz começava a desconfiar que algo estranho estava acontecendo em sua vida pois a barreira entre os sonhos e realidade estava se tornando cada vez mais tênue. Mas seria mesmo verdade aquela sensação de que o perigo se aproximava? Não seria loucura acreditar que as criaturas fantásticas que a visitavam durante a noite lhe diziam a verdade? Que o mundo estava em perigo e que seria necessário que ela, Luz, apenas uma adolescente comum até então preocupada com a escola e a família, fosse a encarregada de uma missão tão importante? Conheçam Oyá, uma deliciosa aventura onde as descobertas de Luz e dos escolhidos permitem ao leitor uma redescoberta de nossa rica cultura afrobrasileira. Leia mais em: https://giscreatio.blogspot.com/2019/08/oya-e-os-escolhidos.html

site: https://www.literabc.com/

Ottaviou - @octaliterario 16/04/2018