Dicionário da escravidão e da liberdade

Dicionário da escravidão e da liberdade Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Dicionário Da Escravidão E Da Liberdade

ELB 05/08/2019

Se você parar para pensar no seu eu lá da época da escola, e pensar no dia 13 de maio, qual evento marca essa data ? Provavelmente, você vai se lembrar da abolição da escravatura.... muito tempo talvez tenha se passado desde que você saiu da escola (ou não) e o livro da resenha de hoje vem justamente para nos fazer pensar um pouco sobre essa data.

Falar sobre escravatura no Brasil é muitíssimo complicado porque existem pessoas que simplesmente negam que esse período ocorreu ou ainda que o Brasil é um país vergonhosamente fundamentado em preconceitos raciais e um abismo entre as classes sociais.

Mesmo com tantos pontos polêmicos que podem vir a enfrentar Lilia M. Schwarcz (professora no departamento de Antropologia da USP) e Flávio Gomes (Doutor em História Social pela Universidade Unicamp) no apresenta um livro sobre uma história que não é uma história fictícia, esse livro é composto por 50 textos críticos organizado por temas sobre os conceitos de escravidão e liberdade indígena e Africana no Brasil.

figura 94. Conjunto representando Negros de diferentes nações.

Em 2019 completam 131 anos da abolição da escravatura, mas o que na escola parecia ser uma data para se comemorar o movimento de resistência Negra no Brasil, nos mostra que é exatamente ao contrario, essa é uma data para nunca esquecer o tratamento dispensado aos que se tornaram ex escravos em nosso país.

" O imaginário coletivo Brasileir, forjado por telenovelas e livros didáticos, entre outros produtos culturais e educacionais, concebe o dia 13 de maio de 1888 como o marco da mudança nas relações de trabalho no país."

Fica impossível nos aprofundarmos em uma única resenhas nos 50 textos selecionados, mas a ideia aqui é trazer esse livro como uma leitura obrigatória para ser feita e refeita durante a vida, aqui nós somos levados a pensar sobre nosso lugar de fala, sobre o conceito de ser livre ou de ser escravo ou ainda sobre "África durante o comercio Negreiro" , "Africanos Livres" , " Castigos físicos e legislação", "Imprensa Negra", "Literatura e escravidão" entre outros recortes.

Esse tema é uma ferida que precisamos mexer e curar; em um dos recortes os historiadores nos contam que 4,8 milhões de escravizados chegaram ao Brasil entre os anos de 1500 e 1850, de todos os escravizados chegados nas Américas, 46% foram destinados ao Brasil.

Quando lembramos o fato que o Brasil foi o último país há abolir a escravidão mercantil, devemos lembrar que ainda há muitos outros tipo de escravidão que está criando um sistema estrutural de desigualdade até hoje. E apesar desse fato ter ocorrido a mais de um século, torná-lo passivo é construir um novo tipo de escravidão velada na atualidade, independente do texto que você ler dentro desse livro, a sensação de contemporaneidade é bem assustadora, não é a toa que a possibilidade de um jovem negro ser assassinado pela polícia nos dias de hoje são infinitamente maiores do que um jovem branco e essa desigualdade não está ligada apenas a segurança, mas também a venerabilidade social como um todo.

"A abolição ocorreu "ontem", se pensarmos em termos geracionistas. No entanto, com os associativismos e a imprensa negra de inicio do XX, com o crescimento dos movimentos contra o racismo, e com a retomada de uma produção acadêmica [...] tal quadro indica novas mudanças. Resta saber como o presente será inventado nas narrativas sobre o passado, e como os projetos de futuro poderão delinear uma nação mais igual e cidadã."

Esse livro é um tremendo presente, uma ótima seleção de recortes sobre o assunto, quase uma obra de arte, o projeto gráfico do livro contém uma jacket que quando desdobrada se transforma num poster e o miolo contém um caderno de ilustrações que dá imagens ao que o texto descreve.

Moisés 15/07/2019

Escravizados e pesquisa bibliográfica no Brasil
O livro é um dicionário onde cada verbete é escrito por um pesquisador especialista na questão dos escravizados no Brasil. Excelente fonte de pesquisa bibliográfica.