A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada

A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada Becky Chambers

Resenhas -

Iax 22/04/2024

Amo histórias sobre o universo, amo a escrita da becky, amo essa série, amo todos os personagens! confesso que gostei mais do principio, mas este livro também é maravilhoso! a autora não enche linguiça com cenas desnecessárias, me conectei com todos os personagens da série e só me pergunto pq eu n li antes.

Thay 21/04/2024

A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada!
Gostei bastante desse livro, apesar de não achar tão apaixonante quanto o primeiro.
Assim como o outro, esse livro é sobre o desenvolvimento dos personangens, das suas relações, o passar do seu dia a dia. O titulo já fala por si só, é exatamente isso kkkk
Gosto dos personagens (mas acho que não fiquei tão apegada quanto os do anterior). O livro segue 2 pontos de vista e acho muito legal os paraelelos entre um e outro sobre crescimento, descobertas, se adequar a uma nova vida não esperada, amadurecer etc. Fiquei mais investida no pov do passado, talvez por ter um pouco mais de 'ação'.
A autora escreve muito bem as diferentes perspectivas dos diversos personagens e dá pra você sentir o tom diferente em cada um, do quanto as cultuuras e modos de vida diferentes influenciam modos de pensar, agir, ser. E como é rico coexistir, aprender e respeitar todas.
Também é abordado temas bem interessantes sobre ética e limites entre modificações genéticas, até onde podemos ser determinados a ser algo ou não; sobre paternidade/maternidade nas diferentes sociedades.
Como é o mesmo mundo do 1º livro, tem representatividade e ela também é integrada na história como caracteristicas comuns em outras espécies, o que é bem interessante. Aliás, conhecemos um pouco mais sobre aspectos das espécies que a autora criou, que são bem legais. Por ex, na espécie aeluoniana em que existem basicamente 4 gêneros, e alguns trocam de pronomes dependendo do momento, e isso é naturalmente usado na história toda.
E há o debate sobre a Inteligência artificial, que no contexto da história, concordo com a perspectiva de que tratar como somente um objeto/ferramenta 'algo' que tem consciência e toma decisões próprias naquele nível é horrível. Mas assim, que tal não fazer IAs nesse nível para não termos debates éticos assim, pra começo de conversa?! kkkkk na verdade, acho um tema bem complexo.
De qualquer forma, recomendo e acho um livro muito bom.

Yasmim 03/04/2024

Dei nada pro livro no início...
Quando comecei a ler achei que seria uma péssima continuação do primeiro livro, porém fico feliz de ter me enganado. Por mais q eu ache a Sidra insuportável, ela realmente foi escrita muito bem pela autora que a fez a se parecer como um humano mesmo, adorei o livro espero que o terceiro e o quarto livro da série sejam bons também.

givmoon 27/03/2024

Em busca de um propósito.
"A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada" de Becky Chambers é uma obra que mergulha profundamente nas relações intergalácticas e na complexidade das emoções humanas. A autora nos transporta para um universo futurista onde diferentes espécies coexistem e exploram questões de identidade, conexão e solidão. Chambers constrói um mundo rico em detalhes, oferecendo não apenas uma visão do futuro, mas também uma reflexão sobre o presente, abordando temas como empatia, diversidade e tolerância de maneira sincera e envolvente.

A narrativa do livro é envolvente e cativante, levando o leitor a refletir sobre o significado da vida e das relações interpessoais. As descrições dos cenários e das culturas alienígenas são vívidas e inspiradoras, criando um pano de fundo fascinante para as histórias entrelaçadas dos personagens. A autora consegue transmitir uma ampla gama de emoções ao longo da obra, desde a alegria e o amor até a tristeza e a perda, fazendo com que o leitor se conecte profundamente com as experiências dos protagonistas.

Por meio de uma prosa delicada e poética, Becky Chambers consegue transmitir uma mensagem de esperança e otimismo, mesmo diante dos desafios e das adversidades enfrentadas pelos personagens. A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada é apresentada como uma metáfora para a interconectividade humana e a importância de nos apoiarmos mutuamente. Ao final da leitura, o leitor é deixado com uma sensação de admiração pela capacidade da autora de explorar temas profundos de uma maneira tão acessível e inspiradora.

Giovanni.Ostemberg 02/03/2024

Camadas e mais camadas
Vou começar pela característica que eu mais gosto da série... a sensibilidade.
É incrível como Becky consegue se aprofundar em assuntos complexos e extremamente filosóficos do "ser, estar, mudar" com uma estrutura narrativa simples e leve. Tudo é bem amarrado, o que faz com que o plot twist não seja tão "twist" assim, mas é prazeroso e a convergência dos temas e personagens acontece de forma orgânica.
Diferentemente do título anterior, este apresenta um núcleo mais restrito de personagens e uma estrutura narrativa menos dinâmica (mas nem tanto assim), sendo que, enquanto o primeiro apresenta a cada capítulo problemáticas curtas e o foco em algum dos personagens, culminando sempre em uma resolução e/ou aprendizado, este segundo livro segue uma estrura que foca em duas problemáticas narradas em pararelo, com capítulos que vão se alternando.
É um livro que usa de alegorias e elementos sci-fi, camadas e mais camadas de reflexões e te coloca na pele de pelo menos um dos muitos temas tratados aqui...
Se vc curte sci-fi, Asimov, Star Trek, narrativas focadas em personagem... sugiro que dê uma chance à Becky.
Foram 5 estrelas porque sei que vou carregar algumas reflexões despertadas aqui por um bom tempo...

jumcp 22/02/2024

Como nós nos enxergamos no mundo e como o mundo nos enxerga.
Amei esse livro desde a primeira página até a última. Eu tinha uma suspeita do que poderia acontecer, fiz minhas teorias e no fim estava errada. Fiquei feliz por isso, porque foi ainda melhor.

Continua seguindo os padrões da trilogia de falar sobre relações entre seres e como nós nos enxergamos no mundo e como o mundo nos enxerga, mas também conta a trajetória de duas vidas que não sabiam que poderiam ser mais, ser melhor, até realmente ser.

Alternando entre o passado de uma protagonista e o presente de outra, acompanhamos o futuro de ambas sendo formado e escrito. Às vezes, em uma narrativa, a troca constante de POV pode ser cansativa ou ter o timing errado, mas isso não acontece nesse livro, porque todos os pontos de vista são emocionantes.

Personagens amáveis, história linda e sentimento de casa.

Olivia 06/02/2024

Esse universo é lindo. A leitura é leve fluida, escrita envolvente e personagens maravilhosos. Devorei 70% do livro em poucas horas viajando. Ansiosa pra ler o restante da série.

Damy 30/01/2024

Becky chambers é uma mãe
Que delicinha esse universo, meu deus. gostei muito, muito desse livro. não sei se gostei mais dele ou do primeiro, mas quero morar nos dois

Rafaella.Giraldell 25/01/2024

Super fofo e agradável
Decidi ler o livro por ter amado o primeiro da autora, mesmo eles sendo independentes. No início fiquei com medo de não ser tão bom, mas eu realmente gostei. Foi bom ver a história da Sálvia, mas minha parte favorita foi ver a Sidra conhecendo o mundo, e queria que tivesse sido mais focado nisso. O livro traz um vibe boa, e assim como o primeiro é maravilhoso de ler. Espero que nos próximos livros os personagens desse e do primeiro livro apareçam de novo. Realmente amo os personagens e o desenvolvimento deles, que é o foco pra autora e é o que mais me prende em qualquer história. Como sempre adoro o universo em que tudo se passa. Amo o espaço ?

Laylla 16/01/2024

Emocionante, novamente
Essa série acima de tudo desperta emoções profundas. Apesar de trazer várias espécies diferentes entre si e peculiares a seu modo, é muito sobre o que é ser humano e todo o fardo que carregamos. É lindo!
Até agora os livros não tiveram um grande plot, é mais focado em mostrar os seres, suas relações e suas trajetórias, o que não me incomoda, eu amo na verdade.
Super recomendo.

anna818 15/01/2024

"A galáxia é um problema. Você não."
Estou barriada que só fui perceber que Sálvia e Jane eram a mesma pessoa faltando três páginas para acabar o livro. Tirando isso, eu adorei. Não curti muito os capítulos da Jane dos 10 aos 15 anos, mas depois q ela conheceu Azul....
Minha personagem preferida é a Tak, uma ótima amiga que ajuda e está lá quando Sidra precisa. Apesar de Sidra ficar repetindo a mesma baboseira várias vezes, sobre ficar conectado a rede e o seu protocolo de honestidade, ela é legal. Adorei o livro, recomendo para quem quer abrir a mente. Ele é um livro que ensina a não ter preconceito de forma disfarçada, tratando de problemas sociais a partir de personagens alienígenas, de outra espécie. Ao ler sobre a/e/o Tak, percebemos que é uma representação ilusória de uma pessoa gênero fluido (pelo menos foi o que eu interpretei). Além dos personagens que foram criados em cativeiro desde criança, sem saber o que era o mundo fora da indústria, que não tinham vocabulário, muito menos sabiam ler.
Leiammmmm

Nayra.Teles 27/12/2023

Quentinho no coração
Depois de todas as questões que a Sidra, Sálvia e Coruja passaram meu coração ficou quentinho com esse final. Foi tudo perfeito e complementar. Me fez compreender que é possivel ser e existir de diferentes jeitos. Até então inimagináveis, mas válidos. E entender que são nossas experiências que nos tornam tão únicos e humanos.

Te amo Becky por esse livro inteiro.

Eddy10 21/12/2023

Um livro sobre relações humanas (apesar de nem Todos serem humanos). Segue a mesma vibe do primeiro, apenas pessoas vivendo suas vidas, muito gostosinho de acompanhar.

Professor Eddie 09/12/2023

Continua bom
O livro narra a vida de uma ia que assume um corpo e começa a vivenciar uma vida diferente do que foi preparada. Foi lindo ver esse caminho.