Black Dog Dave McKean

Resenhas -

Margarete 17/03/2024

Arte pura
O que acontece quando um dos maiores artistas do mundo dos quadrinhos é chamado para retratar de forma quase onírica a obra e a arte de outro artista que, de alguma forma, lembra um pouco seu próprio estilo? Dá em Black Dog, obra-prima do grande Dave McKean (você deve conhecer pelas capas de Sandman) sobre a arte de Paul Nash. É deslumbrante. Você lê, aí volta tudo só para ver a arte. E depois de novo, e de novo e de novo...

Claudia 11/03/2024

As ilustrações chamam mais a atenção do que o texto em si.
São descrições de sonhos durante a primeira guerra mundial.
Achei lindo

Trabach0 19/11/2023

Deslumbrante
Baseada na vida de Paul Nash, um pintor inglês surrealista que combateu na primeira guerra mundial, "Black Dog" nos traz passagens emocionantes, relatos e sonhos que muitas vezes se confundem mas que jamais deixam de impressionar por sua profundidade e riqueza.

Em 120 páginas cheias de lindas imagens o autor consegue nos transportar para um mundo cheio de nuances e nos presenteia com uma obra perfeita em cada um de seus detalhes.

Uma narrativa que nos mostra como a guerra pode modificar um ser humano, como aqueles que sobrevivem, precisam lidar com seus traumas e aprender a viver com aquilo que se tornaram.

Com um texto rico e cheio de passagens marcantes "Black Dog" desperta os mais variados tipos de sentimentos, mas uma coisa é certa, você jamais passará por essa obra ileso, seja dor, tristeza, melancolia ou qualquer outro outro tipo de sentimento "Black Dog" ficará registrado em sua mente, e espero no coração.

Bitenca 29/05/2023

Paul Nash
Muito bonito e arrebatador, os estilos de arte compõem a história e a história compõe o Paul Nash, então a arte de Dave McKean compõe quem foi Paul Nash, e eu não penso em outra descrição melhor.

Wesleydson 23/04/2023

Belíssimo
Muito lindo, cada página uma reflexão profunda e uma arte para admirar e contemplar. Uma reflexão profunda sobre guerra, arte e representação da vida pela mesma.

barbara.rvasconcelos 16/02/2023

Bom, mas confuso
Como o título sugere, o livro traz ?os sonhos de Paul Nash?, alguns capítulos achei muito confusos e não consegui entender, outros trazem uma visão espetacular sobre a guerra. As ilustrações são bem interessantes. Por fim, não consegui entender a essência do ?black dog? que aparece em quase todos os sonhos, mas não houve nenhuma explicação do que se tratava, penso que pode ser uma metáfora para os problemas psicológicos? esquizofrenia, talvez?

LeCynge 15/01/2023

O que marca essa graphic novel é mais o lado poético, já que é pouco explicado quem é o Paul, mas é fascinante como a poesia e a arte nos faz conectar com esse artista. Elogio para as artes que não repetem estilos e são em cada quadro únicas.

diogo.s.silva.9 13/01/2023

Uma boa história de uma pessoa muito estranha pq cada página fica mais e mais estranho a linha e lógica de pensamento do autor

Pâmela de Amorim 29/12/2022

Black Dog
"A consciência da fragilidade da vida, a aleatoriedade, a injustiça, a viela dos franco-atiradores da vida... e da morte, é esta a marca indelével, irredutível, ineficaz que a guerra deixou em mim."

Ao ler consegui sentir diversas emoções que Dave McKean passou com a homenagem. Confesso que não conhecia Paul Nash quando li, e apenas pesquisando sobre o pintor surrealista britânico que tomei conhecimento. Vendo seus quadros de guerra facilitou o entendimento de toda narrativa e intensidade do livro. Gostei muito da obra, e super indico.

Rech_ 20/06/2022

Peguei na biblioteca pela capa e me decepcionei um pouco, esperava algo mais sombrio
Mas as ilustrações são lindíssimas

Emanuel 09/02/2022

Black Dog
Esse quadrinho, pelo que entendi, trata-se de uma encomenda feita para fins de memoriais de guerra. Nele Dave McKean retrata em narrativa visual os sonhos de Paul Nash, qual era um artista que atuou como soldado na guerra.

O gibi, que na minha opinião mais parece um artbook, tem uma arte estupenda. Já conhecia Dave McKean por conta das capas de Sandman e acho as artes dele incríveis. Porém, fora a arte, o livro não conseguiu me prender pelo fato de ter um roteiro extremamente confuso.
O roteiro até da algumas ajudas, como a data e ambientação indicadas no início de cada capítulo, mas no geral te deixa muito perdido.
Mesmo pra algo relacionado a sonhos, que tende a ser abstrato, acredito que ainda seja necessário algo que faça o roteiro se sustentar como uma história linear pra manter o leitor dentro da narrativa e acho que o quadrinho peca muito nessa parte.

Não conheço a arte e a história de Paul Nash, tão pouco conheço da cultura europeia em relação a guerra, e talvez isso me deixou um pouco deslocado. Talvez seja um quadrinho direcionado a um público muito específico, mas nesse caso fica difícil avaliar.

Em resumo temos um quadrinho com uma arte impressionante e muito diferente do normal, porém com uma narrativa extremamente confuso. Fico feliz em ter o mesmo para apreciação como um artbook, mas dificilmente é algo que eu vá reler.

Elane.Medeiross 09/12/2021

A Obra de sobre um artista
Black Dog merece um prêmio de melhor arte, e com certeza de melhor homenagem, pois é bem emocionante, e demonstra a grandeza do artista homenageado, Paul Nash.

Paulo 02/12/2021

Paul Nash foi um pintor da linha surrealista nascido no século XIX na Inglaterra. A temática de suas pinturas sempre girava em torno do significado da guerra e como ela afeta as emoções das pessoas. Nesse quadrinho, a convite de fundações como o Imperial War Museum, Dave McKean usa as pinturas de Nash como inspiração para criar pequenas vinhetas sobre a vida do pintor e como ter participado da Primeira Guerra Mundial afetou a sua maneira de enxergar o mundo e fazer sua arte. Além disso, vemos como uma família disfuncional e uma sociedade de época marcada por um conformismo assustador contribuíram para tornar o pintor em uma figura de vanguarda que foi capaz de produzir quadros estonteantes, porém repletos de uma melancolia e uma tristeza interna que toca até o fundo de nossos seres.

Conheço Dave McKean pelas suas artes de capa da série Sandman, de Neil Gaiman e por ele ter feito a arte de Violent Cases, uma HQ muito boa que teve roteiro de Neil Gaiman também. Assim como nesta HQ, McKean usa sua arte como uma forma de criar ambientes abstratos que se confundem entre a realidade e a fantasia. Cada uma de suas cenas parece ter textura mostrando uma vivacidade. Já outros quadros são repletos de simbolismos que remetem a múltiplas interpretações como o peixe da figura acima. Ele tanto pode significar a chegada dos alemães na Inglaterra, ocupando o país como uma nova espécie animal como pode conotar também a chegada de um imenso objeto estranho e bizarro diante de uma sociedade que ignorava tudo, atônita. Minha única reclamação é que alguns quadros ficaram escuros demais dificultando ao leitor a capacidade de discernir o que está sendo apresentado. Não sei se isso se deveu a problemas na impressão ou ao tipo de papel empregado. O papel parece ser da linha offwhite fosca... talvez a opção por um papel mais brilhante como o couché tivesse valorizado melhor as pinceladas de McKean.

Não tenho muito a comentar sobre a narrativa porque ela é bem ligada à própria biografia do Nash. O que a gente consegue compreender juntando as peças da história é que Nash teve uma criação inquieta muito por conta da doença degenerativa de sua mãe. Ele parece ter deixado seu lar bem cedo e ingressou em uma academia de artes. Lá ele não foi capaz de se encontrar, pois sua mente buscava outras inspirações. Nash foi convocado como soldado britânico durante a Primeira Guerra Mundial onde participou de batalhas catastróficas como Salônica e Cambrai, que tiveram um impacto profundo em suas inspirações para a pintura. Ele perdeu amigos e percebeu a tolice da morte durante um conflito como esse. Foi capaz de transmitir essa agonia através de quadros que exploravam a abstração e a capacidade de empatia do observador. A narrativa de McKean possui muitas idas e vindas, não sendo totalmente linear. Portanto, o leitor vai precisar se esforçar um pouco para manter em mente as informações dadas em momentos anteriores.

Precisamos falar da figura que dá nome ao quadrinho, o cachorro negro. Assim como em outros momentos existem várias interpretações possíveis para ele. O cão pode representar a visão solitária de Nash em relação ao mundo que o cerca. Ele nunca se deu bem com seu pai e sua figura materna era completamente ausente devido ao seu estado de saúde. Isso provocou um vazio em sua vida que nunca foi preenchido. Tanto que podemos ver em algumas cenas como a do quadro acima, Nash perseguindo o cachorro. Isso pode significar uma busca por uma companhia ou até por si mesmo. Como quando ele enxerga o cão mais tarde quando comenta sobre sua experiência mal sucedida na academia. Quanto à identidade em si, vemos outro momento em que Nash sai de dentro do corpo do cachorro, como se ele tivesse tirando uma roupa. Esse momento pode ter significado o encontro consigo mesmo, a possibilidade de ter entendido o que ele desejava realizar. Ao mesmo tempo, o cão negro pode significar a chegada da guerra. E o animal significar a própria morte chegando e se avizinhando diante dele e de seus conhecidos.

Outro animal também habita a narrativa. É um martim-pescador que aparece em algumas páginas, sempre lindamente ilustrado diante de uma paisagem sempre obscura e sombria. Normalmente os pássaros conotam uma vontade de ser livre, de poder voar para outros lugares. Ser capaz de mudar e seguir rumo ao sul, junto de outras aves realizando suas migrações. Mas, a ave pode ter outro significado também. O martim-pescador é uma ave que vive na costa e se alimenta de pequenos peixes. E vimos que Nash representou a invasão nazista à Inglaterra através de um peixe dirigível gigante. Pode significar os esforços de guerra da Inglaterra em busca da paz entre os povos. Algo que precisa se sobrepor ao terror da perda de inúmeros compatriotas.

A Primeira Guerra Mundial não costuma ser um dos temas mais populares. Isso porque ela foi uma guerra suja e com um arcabouço de fontes histórias bem menor em relação à Segunda. Ela girou em torno de uma disputa imperialista entre potências europeias. O que foi marcante nela foi o emprego de armas químicas e de táticas de trincheiras. Por ter sido o primeiro conflito de proporções mundiais, os envolvidos não acharam que a guerra fosse durar tanto tempo. Mas, ela acabou durando quatro anos e destruiu quase um terço da força de trabalho masculina e ativa da Europa. Sem falar naqueles que voltaram traumatizados com as experiências do conflito. Algo que pode ser visto nos quadros de Nash como quando ele mostra a morte banal de seu amigo. A ele restou apenas a tarefa de levar uma carta de seu amigo a seus amados. Tem um quadro magnífico e terrível mostrando corpos empilhados em uma das trincheiras, como se fosse uma macabra pilha de ossos em reverência ao deus da guerra. A Primeira Guerra se desenvolveu de forma lenta, principalmente pela opção de construção de trincheiras. Impedidos de sair delas, os mortos eram empilhados em cantos dessas longas estruturas e os soldados se viam obrigados a conviver com isso. Ou seja, a guerra não apenas feria com balas, mas destruía mentes e corações.

Voltando um pouco antes, Nash critica a imobilidade da sociedade europeia diante da escalada de conflitos entre as nações europeias. A Primeira Guerra Mundial era um conflito inevitável porque questões de hegemonia estavam em jogo. Neste momento aqui não era um embate ideológico como foi a Segunda Guerra Mundial, mas um espaço para que nações conseguissem expandir seus territórios e mercados. Tem um momento na HQ que se passa em um bar em que Nash fica estarrecido com a forma blasé como as classes médias encaravam toda a situação. Como produtores culturais, cabia a classe artística e intelectual se posicionar a respeito do que estava acontecendo, algo que o próprio Nash deixa no ar. O real problema do conflito só vai pesar de verdade quando as mortes começaram a acontecer. Sem contar que o primeiro ano de guerra foi marcado por um estranho e mórbido otimismo de que tudo acabaria rápido, o que, como vimos, não foi o caso.

Ter participado da guerra causou um impacto muito grande em Nash. Os horrores da guerra mexeram até com sua capacidade de percepção da realidade porque a HQ deixa a entender que ele teria se ferido em duas oportunidades, uma que evitou ele de seguir junto com sua companhia até Salonica (o que salvou sua vida porque sua companhia foi dizimada) e outra em Cambrai onde ele foi ferido durante um confronto. Isso fez com que ele perdesse a noção de tempo e do que ele conseguia enxergar, traduzido em uma sequência sensacional onde Nash entra em um labirinto formado por uma rede vermelha que ele precisa atravessar até chegar em uma espécie de ninho de pássaros. Nash alega até não ser capaz de pintar nada diferente que não tenha a ver com guerra. Ela despertou nele uma espécie de fascínio estranho sobre a vida e a morte dos homens.

Black Dog é uma HQ complexa, madura e bastante simbólica. Confesso que fiquei tocado por como a vida de Nash foi atribulada e o quanto a participação em um conflito foi capaz de mudar para sempre a mente de alguém que tinha tudo para ser uma pessoa feliz. Mas, a guerra foi tão marcante que o levou a caminhos espinhosos. Dave McKean é um artista formidável e que conseguiu criar uma narrativa que explora as várias facetas da vida e da obra do pintor. Isso enquanto faz uma crítica social ferrenha a uma classe média que deixou acontecer um conflito que destruiu a vida de milhares de pessoas. Se entendermos o cão negro como um guia para a guerra, ele provavelmente latiu na casa de muitas dessas pessoas e nenhuma delas lhe deu atenção, apenas Nash. Aliás, fica uma curiosidade: Paul Nash pereceu em 1946, um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Mariele 13/07/2021

As ilustraçoes sao realmente muito bonitas porém por se tratar de sonhos a historia fica um pouco brisada

Corvus 02/07/2021

Uma obra de arte!

Uma homenagem de encher os olhos ao grande artista Paul Nash pelas mãos do grandioso Dave McKean! Não teria como dar errado! ?? Uma das melhores HQ's da Editora Darkside Books. Cada página é uma obra de arte! Obra obrigatória para entendermos as guerras exteriores e interiores. ?