Black Dog Dave McKean

Resenhas -

Helen Sippel 25/06/2021

quem não gostou é porque nao entendeu!
obra curtinha mas com certeza para ser lida mais de uma vez. li agora sem saber mais detalhes sobre paul nash. vou me aprofundar assistindo documentários e volto pra ler a graphic de novo. mas a primeira experiência por si só já valeu demais!

Elane.Medeiross 09/12/2021

A Obra de sobre um artista
Black Dog merece um prêmio de melhor arte, e com certeza de melhor homenagem, pois é bem emocionante, e demonstra a grandeza do artista homenageado, Paul Nash.

diogo.s.silva.9 13/01/2023

Uma boa história de uma pessoa muito estranha pq cada página fica mais e mais estranho a linha e lógica de pensamento do autor

Rosy 12/02/2020

Black Dog
Na minha opinião o mais importante aqui é saber quem foi Paul Nash, quando vc entra no seus sonhos sabendo da sua vida, consegue imergir nas imagens de Dave Mckean e entender suas metáforas.
Ahhh... a guerra...
ela sempre vai nos trazer mensagens significantes, sempre vai nos fazer pensar se alguém realmente ganha alguma coisa com ela.

Raphael.Campos 10/05/2020

A coisa mais diferente que já li na vida, uns momentos boiei outros guardarei pra sempre em mim. Valeu a experiência.

Rech_ 20/06/2022

Peguei na biblioteca pela capa e me decepcionei um pouco, esperava algo mais sombrio
Mas as ilustrações são lindíssimas

Margarete 17/03/2024

Arte pura
O que acontece quando um dos maiores artistas do mundo dos quadrinhos é chamado para retratar de forma quase onírica a obra e a arte de outro artista que, de alguma forma, lembra um pouco seu próprio estilo? Dá em Black Dog, obra-prima do grande Dave McKean (você deve conhecer pelas capas de Sandman) sobre a arte de Paul Nash. É deslumbrante. Você lê, aí volta tudo só para ver a arte. E depois de novo, e de novo e de novo...

Emanuel 09/02/2022

Black Dog
Esse quadrinho, pelo que entendi, trata-se de uma encomenda feita para fins de memoriais de guerra. Nele Dave McKean retrata em narrativa visual os sonhos de Paul Nash, qual era um artista que atuou como soldado na guerra.

O gibi, que na minha opinião mais parece um artbook, tem uma arte estupenda. Já conhecia Dave McKean por conta das capas de Sandman e acho as artes dele incríveis. Porém, fora a arte, o livro não conseguiu me prender pelo fato de ter um roteiro extremamente confuso.
O roteiro até da algumas ajudas, como a data e ambientação indicadas no início de cada capítulo, mas no geral te deixa muito perdido.
Mesmo pra algo relacionado a sonhos, que tende a ser abstrato, acredito que ainda seja necessário algo que faça o roteiro se sustentar como uma história linear pra manter o leitor dentro da narrativa e acho que o quadrinho peca muito nessa parte.

Não conheço a arte e a história de Paul Nash, tão pouco conheço da cultura europeia em relação a guerra, e talvez isso me deixou um pouco deslocado. Talvez seja um quadrinho direcionado a um público muito específico, mas nesse caso fica difícil avaliar.

Em resumo temos um quadrinho com uma arte impressionante e muito diferente do normal, porém com uma narrativa extremamente confuso. Fico feliz em ter o mesmo para apreciação como um artbook, mas dificilmente é algo que eu vá reler.

Wesleydson 23/04/2023

Belíssimo
Muito lindo, cada página uma reflexão profunda e uma arte para admirar e contemplar. Uma reflexão profunda sobre guerra, arte e representação da vida pela mesma.

Corvus 02/07/2021

Uma obra de arte!
"A consciência da fragilidade da vida, a aleatoriedade, a injustiça, a viela dos franco-atiradores da vida... e da morte, é esta a marca indelével, irredutível, ineficaz que a guerra deixou em mim."

Uma homenagem de encher os olhos ao grande artista Paul Nash pelas mãos do grandioso Dave McKean! Não teria como dar errado! ?? Uma das melhores HQ's da Editora Darkside Books. Cada página é uma obra de arte! Obra obrigatória para entendermos as guerras exteriores e interiores. ?

Larissa Silva 23/04/2024

Interessante e peculiar
Baseado em sonhos do artista Paul Nash. De certa forma um retrato dos efeitos da primeira guerra mundial. Cenas com cores sóbrias e escuras mescladas com cenas de cores vivas e vibrantes. Traços bem marcados ao mesmo tempo que tem traços sem delineados definidos. Trechos bem poéticos e às trazendo rimas. Uma obra definitivamente interessante e peculiar.

Rosy 12/02/2020minha estante
Vivi acabei de ler e também achei que o cão representa ele mesmo! Gostei bastante!

Ígor Ferneda 10/09/2018

Uma obra de arte perturbadora, depressiva, e ao mesmo tempo bela.
Quem é leitor da Vertigo provavelmente está familiarizado com a arte de Dave McKean, capista de Sandman e Hellblazer. Como quadrinista, ilustrou Orquídea Negra, Batman: Asilo Arkham, entre outras. Mesmo assim, seu trabalho aqui em Black Dog supera todas as expectativas. É único, surpreendente, e de uma intensidade, sensibilidade e qualidade artística absurda.

Paul Nash foi um influente pintor surrealista britânico e artista de guerra. A obra nos coloca dentro dos sonhos dele, retratando seus traumas sofridos na primeira guerra e como eles o definiram como artista. McKean consegue com maestria transmitir um clima de sonhos, com uma arte arrebatadora, destacando-se pela versatilidade em mesclar diversas técnicas. O resultado é um quadrinho que foge completamente do convencional, e só por isso já valeria a leitura.

O texto é descomplicado, porém profundo, trazendo reflexões em cima das angústias, dores e incertezas de um jovem buscando compreender o mundo horrível ao seu redor e sobre o papel da arte em retratar a vida e transmitir experiências.

Mais uma ótima HQ da Darkside Books, naquele padrão super caprichado de sempre. A edição ficou maravilhosa, à altura da arte de Dave McKean.

Mariele 13/07/2021

As ilustraçoes sao realmente muito bonitas porém por se tratar de sonhos a historia fica um pouco brisada