A Noite dos Mortos-Vivos

A Noite dos Mortos-Vivos Danilo Beyruth

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

mirrorbel 04/07/2022

um clássico é um clássico
demorei pra ler porque não é muito meu tipo de leitura mas amei o livro, o clássico da história da noite dos mortos vivos com a narração do terror dos personagens, vou dizer a história te deixa de fato muito envolvido gente é babado

Lih 28/05/2020

A noite dos mortos vivos e a volta dos mortos vivos..
Demorei de mais para terminar. Pois não não entrei muito na vibe, os zumbis eram muito evoluídos. Vejo muitas histórias e percebi na hora a diferença.. Mas é uma leitura ok.

Magne 15/07/2023

Terror 10, tbm
Leiam pra crl, vale muito.
Nem quero escrever mais.
Só vão
Leiam
Se não gostar, reclamem aqui.
Abraços.
P.s. repeti a resenha. Rsrsrsr

Gustavo_Caetano0201 02/03/2024

Um Clássico Antigo e Atual ao Mesmo Tempo
Primeiramente, acho importante informar que são dois livros em um (A Noites dos Mortos Vivos e A Volta dos Mortos Vivos), e portanto vou falar deles separados e depois da obra como um todo.
Em A Noite dos Mortos Vivos acompanhamos a saga de alguns sobreviventes que se refugiam em uma casa por conta do caos e do perigo causados pelos mortos vivos que, de alguma forma, voltaram a vida e buscam loucamente consumir carne humana a qualquer custo.
A primeira coisa que preciso apontar é a forma magnífica que o autor inicia a história, logo no primeiro capítulo você já sente o primeiro choque e fica claro como água que aqui não há misericórdia e muito menos favoritismo com os personagens, coisa muito característica de filmes de terror dos anos 70, 80 e 90 (com as chamadas "final girls" e coisas do tipo). Isso por si só, já é um grande diferencial e também é a intenção dos autores John Russo e George Homero, que idealizaram a obra, primeiro com a proposta, depois em forma de roteiro e por fim, a novelização que temos em mãos (escrita por John Russo). Desde o início, inclusive à partir da introdução do livro, o autor deixa bem explícito que a ideia era fazer com que aquela fosse uma situação muito real, onde os personagens pudessem ser o mais humanos possível, pro bem e pro mal, e a forma como fizeram isso no livro é brilhante, desde os conflitos entre os personagens até a forma como cada um reage aquela situação, as características deles como coragem e covardia, descontrole e discernimento entram em evidência e em contato direto o tempo todo. Ninguém ali é santo ou está isento de erro, a única coisa que possuem em comum é o medo e a noção de que, naquela situação, sua única chance é a cooperação.
Outra coisa que se desenvolve muito bem na história é a noção de que aquela é uma situação mundial, isso está acontecendo com todo o mundo e eles não são os únicos encurralados e precisando lutar pra sobreviver, e ao mesmo tempo, também não é como em The Walking Dead por exemplo, aqui a bala consegue resolver muito bem a situação e a sociedade não entra em colapso por assim dizer, portanto a contaminação aqui fica em segundo plano, o mais importante é a forma como as pessoas, cidadãos comuns, vão reagir a isso.
E o mais incrível disso tudo é que a história é construída na base do "E se?", "e se tal pessoa tivesse feito isso?" ou "e se outra não tivesse feito aquilo?" ou até "e se eu não estivesse aqui?". Vemos as ações dos personagens resultarem ou não, funcionarem ou não e por mais frustrante que seja não tem saída fácil ou caminho pré indicado, a sobrevivência deles é incerta e quando o leitor se dá conta disso... O impacto é tremendo. É como se o tempo todo, nós que vemos tudo em 3° pessoa soubéssemos de informações que os personagens não possuem e portanto, não temos como ajudá-los, só podemos assistir tudo se desenrolar.
Acho que as palavras para descrever esse livro são: VISCERAL e IMPLACÁVEL. O mais irônico é saber que essa história que influenciou tantas outras, fonte de tantos clichês que viriam depois, tantos lugares comuns e ainda assim, é muito mais original, muito diferente e principalmente muito atual, comparado ao tanto de material ruim que vemos. A diferença fica nítida.
Já em A Volta dos Mortos Vivos, toda a crítica acima se mantém, a única diferença está na abordagem que os autores dão. Se antes eles estavam encurralados, agora a história se desenvolve em múltiplos cenários, e se antes podiam contar (mesmo que relutantemente) com os outros, aqui os inimigos de verdade são os próprios seres humanos. Além disso, assuntos como estupro, fanatismo religioso e crueldade humana são bem acentuados nesse livro. A história fica ainda mais eletrizante e com muito mais ação, e nós como leitores conseguimos ver o amadurecimento daquela narrativa e de seus escritores, ouso dizer que gostei mais dessa história do que da primeira, que por si só já é sublime.
Por fim, gostaria de tratar sobre alguns comentários negativos que vi sobre os livros, e realmente acho que alguns são bem pertinentes como os que falam sobre o final por exemplo, que muitos não gostaram e outros muitos sim (eu particularmente adorei) e acho que é muito relacionado a forma como se vê a obra, é bem diferente do que estamos acostumados. Acredito que a maioria dos comentários negativos são de pessoas que decidiram ler o livro mas não conseguiram entrar no que o autor quis trazer aqui, ficando muito presos a noção mais básica do que conhecemos como terror ou zumbis, a proposta aqui é outra e acredito que só não foi o que muitos deles esperavam encontrar. Sobre a escrita ser ruim, discordo totalmente, não apenas é uma leitura muito fluída, fácil e instigante, como também é super bem adaptada do roteiro. Os filmes aliás, recomendo assistir depois da leitura dos livros, é muito mais interessante.
Para mim não há outra conclusão, é um 5 estrelas favoritado, me surpreendeu do início ao fim, me deixou chocado, abalado, horrorizado, com raiva, esperançoso e principalmente com medo pelos personagens, o que pra mim é bem mais potente do que o medo dos zumbis por si só. Leitura excelente que recomendo a todos que se permitirem entrar na proposta.

Bruno.Oliveira 22/07/2021

O Melhor Livro Sobre Zumbis Que Eu Já Li !
Mortos, que por razões que fogem à nossa compreensão, Seus Cérebros foram ativados e eles são canibais.

Luísa @amochileiraliteraria 20/05/2020

Divertido e despretensioso
Esse livro é composto pelas obras A Noite dos Mortos-Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos, versões romanceadas dos filmes de terror clássicos de mesmo nome, que tiveram um grande impacto na cultura estadunidense. O primeiro clássico, de 1968, é considerado o percursor do subgênero de filmes de "apocalipse zumbi", e moldou a forma como são caracterizados os zumbis até os dias de hoje.

Esses dois livros foram publicados juntos pela primeira vez no Brasil nessa edição linda da Darkside, que dispensa comentários. No interior desse livro, que foi atravessado por uma bala para prevenir que ele não saia por aí devorando gente, você irá encontrar diversas ilustrações aterrorizantes de Mortos-Vivos.

A primeira parte conta a história de um grupo de pessoas tentando sobreviver a uma ameaça misteriosa: pessoas que estão em alguma espécie de transe, atacando sem qualquer empatia e devorando carne humana. O início do livro é bem eletrizante e me deixou cheia de expectativas, mas o desenvolvimento da história acabou sendo monótono e raso. Os personagens não foram bem desenvolvidos, existem poucas cenas de ação e a visão machista de todas as mulheres na trama foi um grande empecilho para que eu pudesse aproveitar a história. Nenhuma personagem feminina do livro é útil para nada nesse livro, o papel das meninas nas situações perigosas é simplesmente chorar e surtar, o que me fez revirar os olhos diversas vezes durante a leitura.

Já A Volta dos Mortos-Vivos foi uma leitura bem mais agradável. Essa segunda parte conta a situação em que o mundo se encontra após 10 anos do primeiro surto da misteriosa doença que levantou os mortos. Os personagens e o próprio contexto dessa segunda parte foram bem mais interessantes e trabalhados com maior habilidade. A história é cheia de ação e movimento. Diferente da primeira parte onde praticamente a história toda se passa em um único ambiente, nesse segundo livro mais locais são explorados e mais cenas de ação e pontos de vista são apresentados.

Recomendo muito esse livro para os fãs de apocalipse zumbi e de um terror mais trash, aquele terror que não necessariamente te deixa sem dormir a noite, mas têm diversas cenas agoniantes, nojentas e muita carnificina. Não espere grandes reflexões sobre a vida e a morte, este é um livro despretensioso, feito para divertir os fãs do gênero, e cumpre muito bem este papel.
Andre.28 21/05/2020minha estante
#medo kkkk

Rudiely 31/10/2021

2 em 1
Esse livro é a edição comemorativa da primeira história de zumbis que existiu e contém A Noite dos Mortos Vivos, e A Volta dos Mortos Vivos.
A Noite dos Mortos Vivos é um terror puramente de zumbis e tem seu mérito por ser a pioneira. Mas não trata nenhuma questão a fundo, nem mesmo a humanidade e como reage em situações alarmantes (não de forma profunda).
Já em A Volta dos Mortos Vivos a coisa é bem melhor aprofundada e os zumbis apesar de serem vilões horrendos, os humanos que se aproveitam de tal situação para fazer o mal são uma ameaça tão assustadora quanto. Mostra que o ser humano pode ser terrível a ponto de usar um momento de fraqueza para se beneficiar, ao apenas para mostrar seu lado mau.
Além disso mostra como a religião influencia em toda a situação. A continuação supera a original ao meu ver.
O ponto negativo é que a história 2 tem trechos copiados e colados da história 1 em inúmeros pontos. Me pareceu uma certa preguiça em mudar coisinhas pequenas.
Mesmo assim foi ótimo ler, amedrontador em diversos aspectos.
Feliz Halloween!

Aresandio 08/02/2021

Não recomendado aos adeptos dos direitos humanos dos zumbis, o livros viaja a 220km e tensão pura.

4irGh0ul 21/07/2021

Hmmmmnmnn
A primeira parte é boa até, a história dos dois é legal, mas a narrativa é esquisita e cansativa.

Carla 01/09/2020

É um livro interessante e de leitura fluida, entretanto me decepcionou em alguns aspectos, como a construção dos personagens. Achei que o segundo livro seria só uma repetição do primeiro e comecei a ler meio receosa, mas em poucos momentos ele me deixou com essa impressão, mas quando deixou foi FORTEMENTE igual ao primeiro.

bluesargent 02/11/2020

Envelheceu muito mal
O autor fez uma senhora propaganda na introdução do livro afirmando que esse seria O livro, destilando elogios sobre como a obra é assustadora, precursora e afins. Isso, de certa forma me deixou curiosa mas logo nas primeiras páginas já me decepcionei horrores.

A primeira história (A Noite dos Mortos Vivos) é fraca e rasa. A trama começa literalmente do nada e vai pra lugar nenhum. É só sobre a ascensão dos mortos vivos e do que o grupo fará para sobreviver. Nada muito aprofundado. Pode até ter sido considerado horripilante na época em que foi lançado mas lendo agora passa como uma história tosca e mal desenvolvida.

Os personagens são difíceis de engolir. A forma como a Barbara foi escrita e desenvolvida foi péssima. O único personagem que consegui sentir certa empatia foi o Ben.

Separei duas interações/ações sem sentido por parte dos personagens: a primeira é uma cena onde a Barbara parte pra cima do Ben >>do nada e ele revida dando dois socos na garota (?????) Já a outra foi uma ação recorrente no livro que me incomodou bastante: não entendi o porquê do Ben sempre falar gritando. Não faz sentido. Frases comuns como "Você não soube de nada?" gritadas sem nenhuma razão especial (?)

Terminei a primeira história não gostando de absolutamente nada, por isso já não tinha expectativa nenhuma para a segunda. Notei vários furos na tentativa do autor de interligar as duas histórias, mas a princípio tinha me interessado pela narrativa não se prender a uma pessoa/grupo de fato. Infelizmente, deu tudo errado. O autor se perdeu na própria narrativa e passou a acompanhar um grupo só seguindo a antiga (e péssima) fórmula.

Os diálogos dessa história conseguem ser piores do que os da primeira. E lista de defeitos não para por aí: o texto é recheado de falas completamente sem sentido, uma tentativa bem fracassada de plot, além do machismo descarado que até então eu tinha relevado no protagonismo porco da Barbara na primeira história.

A cena em questão, que por sinal também é repleta de teor sexual, é a morte da personagem Angel, onde a mesma é lentamente devorada por um zumbi. O autor chega a descrever que o zumbi rasga as roupas da personagem, morde os seios da mesma e depois as coxas e virilha, se deliciando com o ato (?????) É uma das cenas mais podres que já tive o desprazer de ler e a desculpa de que a cena se enquadra no gênero terror definitivamente não é válida nesse caso.

Fui até o final pois odeio não terminar um livro (por pior que esteja) mas li na força do ódio! O desfecho da segunda história é extremamente repetitivo e nada inovador. Durante toda a minha leitura eu senti que só tinha personagem burro naquele universo, pq literalmente NINGUÉM usava a cabeça e parava pra pensar um pouquinho.

Dei 1 estrela só por alguns momentos em que a leitura fluiu bem e por cenas que foram realmente boas em se tratando do gênero. É uma pena que o trabalho gráfico tão bonito da Darkside foi desperdiçado em uma bomba dessas.

Livros e História 10/03/2020

Em A noite dos Mortos Vivos temos a história de algumas pessoas que lutam pela sobrevivência depois que os mortos começam a retornar à vida, principalmente nas cidades do leste e oeste do pacífico. O enredo vai se passar em uma casa na zona rural de uma cidadezinha americana, em que Bárbara, Ben, Harry, Helen, Karen, Tom e Judy tentam sobreviver as investidas dos humanoides.
Achei esse livro muito interessante, as áreas mais atacadas por essas criaturas eram as zonas rurais, os noticiários informando a população sobre as descobertas de cientistas, os policiais caçando esses grupos, o momento que descobriram que eram os mortos que estavam voltando à vida. Enfim, é um enredo muito interessante, as vezes a leitura chega a ser um pouco cansativa, porém, recomendo muito, me diverti lendo e o escritor tem umas sacadas bem legais.
Já em A Volta dos Mortos Vivos temos a história de 10 anos depois dos acontecimentos envolvendo a ressurreição dos mortos e como as coisas estão funcionando. O enredo vai se passar na mesma cidade trazendo outros personagens, como a Família Miller, os Dorsey, o reverendo, policiais estaduais e outras pessoas que darão um sentido diferente para esta história.
A preocupação agora não é somente com os mortos vivos e sim com os próprios seres humanos (se podemos os chamar assim), os humanos se aproveitam do estado de caos que a população está vivendo para estuprar, saquear, roubar, matar, entre outras coisas. Agora não se tem somente os humanoides como inimigos, mas os humanos também, e essa é a sacada do autor aqui, ele vai explorar esse lado perverso da humanidade, enquanto uns tentam sobreviver, outros tentam tirar proveito desses acontecimentos. Eu gostei muito mais dessa narrativa do que a primeira, foi mais fluída e obteve novos ares.

site: https://www.instagram.com/p/B4F0R5oDTwo/?utm_source=ig_web_copy_link

@sarahbastosm 27/07/2020

Hmm...
Uma obra devastadora, chocante e que me causou náuseas durante a leitura. Trata de temas que, particularmente, me ferem muito e não sei se tirei algum proveito do livro, mas de toda forma o livro foi bem escrito, tem um bom enredo e os personagens são tão reais que as vezes eu achava que poderia toca-los. Infelizmente, alguns personagens, da mesma forma que eram palpáveis também eram cativantes, o que pode te trazer muitos problemas ao se apegar quando o assunto é um apocalipse zumbi. Enfim, o livro é bom, só não é pra mim.

Rafa 18/08/2020

Livro de época
O livro é muito bem escrito, mas acredito que como esse livro foi a origem dos zumbis, a intenção era causar demasiado medo, o que em função da amplitude dos filmes de zumbis e livros sobre o tema, faz com que a leitura se torne um pouco cansativa, apesar disso é um livro ainda bom para conhecer umas das raízes do horror/terror.

1 | 2 | 3 | 4