O Corvo

O Corvo James O'Barr

Resenhas -

Hector 17/04/2024

"Nós não morremos pela morte, morremos pela vertigem."
Algumas pessoas realmente já nascem com a tragédia no sangue. O tanto que essa história é pesada é surreal, chega a ser físico o sofrimento e a melancolia do Eric Draven, com a desgraça circulando qualquer um que entre em contato com o grito de angústia que é esse livro.

James O'Barr colocou cada pedaço e sentimento dele criando O Corvo, você sente a dor que esse cara emana e isso faz com que a experiência de ler isso seja única. O final é lindo, a arte da hq é expressiva e a poesia extremamente sensível.

"Eis um homem tocando violino e as cordas são os nervos de seu próprio braço."

Helvark 19/04/2024minha estante
lindo vida

Luneinhell 15/04/2024

Finalmente apreciando essa obra!
Eu sou muito apaixonada por anti heróis e o Corvo é simplesmente maravilhoso. Eu gostei um monte da história, do começo ao fim e foi até angustiante em alguns momentos específicos. Essa HQ sabe entregar o que ela propõe, de uma forma bem original e com uma estética muito incrível! Eu recomendaria essa HQ para qualquer pessoa que gosta de anti-heróis, podem ler sem medo :D

beadarkbooks 27/03/2024

Primeira HQ que me fez chorar muito!!
Eu estava tão envolvida com a história, que até esqueci de fazer anotações aqui.

O Corvo vai contar a história de Eric e sua noiva Shelly. Eles eram jovens e apaixonados, cheios de planos para o futuro, mas infelizmente tudo acabou em segundos.

Impossível não se emocionar lendo esta HQ, a forma como o autor escreveu essa história, confesso que dá pra sentir na alma, a dor que o personagem principal sente e os poemas são profundo demais!

Não quero estragar a experiência de quem ainda pensar em ler esta HQ. Mas sério! Eu recomendo muito e já aviso que tem muitos gatilhos, então cuidado.

gouveiasbruno 26/03/2024

Que livro f*da! Da pra sentir a dor em cada do Eric! Sensacional! Ilustrações impecáveis! Sem palavras!

Edilaine 26/03/2024

Muito bom.
Gostei bastante da leitura. A história se baseia em uma história de vingança, flashs de passado e presente. O texto muitas vezes é bastante poético e cativante. Gostei muito da história.

Eliza.Beth 24/03/2024

A tristeza da vingança
Uma vingança violenta e sangrenta.
Uma história muito triste.

Gostei bastante das ilustrações, e realmente tiveram algumas que me emocionaram. Ao longo da vingança, o protagonista tem lapsos de memória misturados com espécies de alucinações. E justo com a pessoa que ele perde e é a causa de sua procura por vingança. Essas partes são pesadas e tristes.

Tem muitas metáforas que quero reler depois e tentar interpretar de outras formas.

Muito triste, mas bonito.

Antunes 22/03/2024

Uma carta de amor
James Obarr concebeu "O Corvo" depois de sofrer uma perda terrível.

A melancolia característica da época que foi escrita permeia todas as páginas da Graphic Novel, levando o leitor e apreciador da arte a outro nível de entendimento da época.

Em 1981 a cultura gótica imperava no underground e isso fica claro em cada quadrinho desenhado pelo autor. Feito totalmente em preto e branco, a base de nanquim com lindíssimas gravuras e uma obra essencial para qualquer amante de HQ.

Eric Draven, o protagonista de O CORVO que retorna para perseguir seus assassinos depois que estes interromperam uma vida de sonhos ao lado de sua amada Shelly, é denso, melancólico e ao mesmo tempo amoroso, coisa que não vemos mais (talvez nunca vimos) em nenhuma outra obra.
Na adaptação de O CORVO para o cinema, Brandon Lee, que interpretava o protagonista, foi morto acidentalmente durante as filmagens, por uma bala de verdade, que deveria ser de festim.

A versão definitiva deste clássico dos quadrinhos traz a força da arte e dos textos góticos de O?Barr, em edição mais que especial. Além de reunir a história completa criada pelo autor na época do lançamento, O CORVO ? Edição Definitiva apresenta ainda trinta páginas de artes inéditas, e uma sequência que o quadrinista não se sentiu a vontade para produzir nos anos 1980, conforme O?Barr confessa na introdução inédita.

Leiam O CORVO, é essencial!!
Resenha completa no canal logo, logo!!!

J. B. 21/03/2024

O CORVO - UM CLÁSSICO ATEMPORAL
James O'Barr, responsável pela arte e texto dessa obra-prima, nos entregou uma cartase de uma péssima experiência que ele mesmo vivenciou, descobrimos isso através do prefácio assinado pelo próprio autor, que nos narra sua tragédia pessoal que acabou servindo de inspiração para a obra, ou seja, O'Barr é sujeito forjado na DOR.

"O Corvo" é a materialização desse sofrimento, de um louco desejo de vingança, tudo colocado em prática em páginas cuidadosamente desenhadas e escritas, resultando em uma HQ que acabou dando origem ao filme estrelado por Brandon Lee, proeminente ator, filho da lenda Bruce Lee.

Podemos perfeitamente identificar a dor e o amor do personagem Eric através do traço do artista, resultando em um trabalho realmente lindo, dano de um charme e um encanto próprio.

Capítulo após capítulo vamos conhecendo cada vez mais um pouco do sofrimento do protagonista, ficando assim a par de seu sofrimento e o que significa a vingança para ele.

O visual gótico do protagonista nos encanta, sua desenvoltura, cultura e modos são charmosos, com isso "O Corvo" acaba se tornando uma história para pouco ou quem sabe para muitos.

Por fim, essa HQ é um material ideal para quem gosta de histórias com um tom melancólico e trágico.

Wendel Bruno 20/03/2024

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
Eu não sei como começar essa resenha, pois estou sem palavras para expressar como essa HQ é incrível.
O corvo tem uma arte feita a mão, em preto e branco, que é de tirar o fôlego!!! São os desenhos mais bonitos que eu ja vi em uma HQ. Tem páginas duplas, quadros inteiros, que são uma obra de arte visual!! Esses quadros maiores eles tem um nível de detalhes ABSURDO, é hipnotizante ver o desenhos dessa história. Me peguei mais de minutos olhando 2 páginas apenas de uma história de mais de 200 páginas. Poderia escrever mais uns 5 parágrafos falando o quanto eu gostei dessa arte, desse desenho marcado, sombrio, com esse ar de melancolia e violência, mas ainda sim não ia se traduzir o quanto eu gostei.
Agora falando um pouco sobre a História, é uma história tão simples mas ao mesmo tempo muito profunda. É maravilhoso ver o personagem em busca da sua vingança pessoal e processo de auto perdão. Em quadros que vemos ele matando os caras maus, é interessante ver essa faceta violenta, impiedosa, irônica, mas com um senso de "bem e mal". E é interessante também ver essa diferença de quando ele lembra da Shelly, la ele fica mais tranquilo, um homem pacífico, bom, até meio inocente, que ama sua noiva com toda a sua alma e relembra de todos os momentos felizes que passaram juntos. É uma história sobre perda e luto. É pesada, é violenta, mas também é linda, te faz pensar e ver que há uma esperança no fim.
Cara essa HQ me marcou muito, e sem dúvidas é top 3 HQs que eu li na minha vida.
Manoela138 21/03/2024minha estante
Uau!!

Luana1472 08/03/2024

Que tiro foi esse...?
Adorei a história, é simples sem muitas voltas, mas é incrível.
E depois de ler o prefácio, eu consigo enxergar a jornada do luto que o autor enfrentou.
A estética dos desenhos as vezes é um pouco caótica, mas é interessante lembrar que o autor não usou nenhum tipo de tecnologia digital.

Falando sobre o crime que causou o nascimento do corvo, me fez lembrar o filme Animais Noturnos. Ambas as cenas no carro na estrada são muito semelhantes e igualmente perturbadoras e angustiantes.

Tábata Kotowiski 25/02/2024

A graphic novel narra a história de Eric Draven, um músico brutalmente assassinado junto com sua noiva Shelly, que ressuscita com poderes sobrenaturais e com a ajuda de um corvo místico para buscar vingança contra os responsáveis por sua morte.

(Inclusive a obra é uma resposta a perda pessoal do próprio O'Barr.)

O livro explora temas como luto, perda, amor e redenção. É envolvente e sombrio, com cenas de violência e brutalidade intercaladas com momentos de ternura e poesia. A narrativa captura a dor, a raiva e a angústia de Eric e apresenta reflexões sobre a natureza humana, a justiça e o significado da vida após a morte.

A edição da DarkSide traduzida com primor por Érico de Assis é maravilhosa!

Leitura indicada.

vicniro 02/02/2024

Essa HQ me destruiu, odiei, 5 estrelas
Demorei um tempo pra pensar o que eu iria escrever na resenha, mas mesmo assim acho que não sei explicar como me senti lendo esse quadrinho. O livro é muito pesado, eu consegui sentir a dor e todo o sofrimento do personagem pela forma com que a história é contada, principalmente quando intercalava cenas atuais com lembranças do passado, onde os traços são muito mais delicados. Lendo sabendo o que o autor passou pela introdução dessa edição foi pior ainda.

Eu, sendo uma pessoa muito sensível, fiquei muito mexida pelo quadrinho. Ele é tão bom em passar os sentimentos, mas tão bom, que acho que ele não é muito pra mim hahahahah. Já se passou mais de uma semana e ainda estou pensando nele com tristeza. Ele é muito pesado, odiei, nota 10.

P.S. Ele em alguns momentos me passou muito a vibe do coringa, achei bem interessante. Ainda mais na cena que ele está dançando com aquela maquiagem e lembrando do passado.

Snowxmann 26/01/2024

Poesia e Redenção
Muito mais do que uma história sobre vingança com banhos de sangue, violência e muito tiro, O corvo também é uma história sobre redenção, sobre perdoar a si mesmo sobre as coisas das quais não temos controle.
Uma narrativa dolorosa, repleta de pesar e luto, as falas do Eric e seu amor cheios de poesia são um paradoxo de seus atos e sua fúria.
Eric procura se vingar de todos aqueles que feriram sua amada, mas dentro de si carrega o pesar e a culpa, sentindo-se um dos criminosos que a vitimaram.

Alice 08/01/2024

O corvo
É notável que O Corvo traduz a idealização do amor, a consciência da solidão e até mesmo a presença sombria da morte, sendo misteriosamente cativante ao leitor devido à sua musicalidade e atmosfera sobrenatural: uma arquitetura poética muito bem delineada.

Bruna Lima 03/12/2023

PERFEIÇÃO!!
Essa HQ é obra de arte pura, desde os traços, personagens e história!!

É perfeito como o autor intercala traços mais brutos e ?violentos?, com traços delicados e sensíveis para representar os momentos da história.

Essa é uma das histórias mais bonita, poética, triste, melancólica e sombria que já li, era possível sentir todos os sentimentos que dilaceraram o personagem principal.

Recomendo deixar para ler a introdução por último, pois, a experiência será melhor, depois que você lê a HQ e vê as inspirações da história é simplesmente INCRÍVEL.

Apenas leiam essa PERFEIÇÃO!!