Garotas de Neve e Vidro

Garotas de Neve e Vidro Melissa Bashardoust

Resenhas - Garotas de neve e vidro

Gabi 29/05/2021

Garotas de neve e vidro
Esse livro é muito bom. As personagens são muito bem desenvolvidas, principalmente a Mina. Faz uma crítica à rivalidade feminina, eu achei isso incrível. O romance é sáfico e muito fofo, mesmo não sendo o foco da história. Infelizmente o início é meio arrastado, mas vale super a pena ler até o final.

Patricia Lima 14/11/2019

Garotas de Neve e Vidro
O Livro tem alguns elementos da fantasia que é muito melhor você descobrir ao longo da leitura do que ler a sinopse do livro, eu não tinha lido a sinopse dele, então acabei me surpreendendo muito já nos primeiros capítulos quando esses elementos foram apresentados.

São coisas muito legais que fazem a história ser bem diferente da história que conhecemos.

Porém o mais interessante nesse livro tem um nome, o nome dela é Mina, que personagem maravilhosa, ela tem uma personalidade muito marcante, ela tem presença, e ela é muito mais complexa do que você está imaginando. É uma das melhores personagens que já li.

Eu amei demais esse livro, foi um livro que eu já gostei nas primeiras páginas e consegui ir aproveitando tudo ao longo da leitura.

Eu até esqueci em muitas partes que era baseado em outra história, porque eu me surpreendia o tempo todo.

As vezes acontecia uma parte parecida com a história que conhecemos, que daí eu me lembrava que tinha elementos da branca de neve no livro.

Rochaxx 18/11/2023

Adorável
Com certeza uma das melhores releituras de conta de fadas que eu já vi.
Queria ter visto isso quando era criança em vez de ver duas mulheres brigando por motivos tolos inventados pelos homens, teria sido mais fácil aprender certas coisas.

Lorena367 28/05/2021

Um reconto lindamente elaborado! Há elementos de Branca de Neve nele, mas também muito mais...(confesso q gostei mais do que de Branca de Neve)
também tem um relacionamento sáfico, mas não é o foco da história.

Mas o mais interessante neste livro tem um nome, o nome dela é Mina, que personagem maravilhosa, ela tem uma personalidade muito marcante, ela tem uma presença e é muito mais complexa do que você imagina. Ela é uma das melhores personagens que já li.

Eu simplesmente amei, aproveitei cada pedacinho da história desde o início ao fim.

@solfe 04/10/2022

Sinceramente incrível
De longe, um dos melhores livros que já li. Se você, jovem pessoa, quer ler esse livro por ser sáfico, já aviso: O FOCO NÃO É ESSE! O foco é o relacionamento de mãe e filha entre a Mina e a Lynet, não o romance entre a Lynet e a cirurgiã.

Em toda resenha desse livro, só vejo gente dando nota ruim por quebra de expectativa, mas isso se dá principalmente pela galera que panfleta errado. É uma ótima releitura da Branca de Neve, sinceramente a melhor que já li.

Só não dei 5 estrelas, porque o final estraga. Acho que a autora fez às pressas, porque não é possível algo tão bom ter um final tão paia.

Fernando Lafaiete 27/08/2020

Garotas de Neve e Vidro - Melissa Bashardoust | Feminista, singelo e pouco audacioso.
******************************NÃO  contém spoiler*****************************
Resenha postada originalmente em https://www.mundodasresenhas.com.br

Mulheres que se odeiam, que disputam o protagonista másculo e que se rivalizam a cada virar de páginas. Um clichê já bastante batido que nada tem a ver com o momento atual, em que o feminismo vem ganhando cada vez mais força, em especial, no ramo literário. Talvez seja isso o grande ponto alto de "Garotas de Neve e Vidro"; já que o romance fantástico de Melissa Bashardoust entrega uma narrativa em que as protagonistas se apoiam, se amam, possuem empatia, e onde a sororidade é a grande protagonista. Um reconto de Branca de Neve moderno, recheado de sutilezas e com personagens carismáticas. Se é uma leitura rápida que deseja, a obra de viés "feminista" de Bashardoust é uma boa história a se conferir. Sente no sofá ou em um lugar confortável, modere as expectativas e embarque na jornada de duas personagens incompletas, que tudo que desejam é entender quais são seus lugares no mundo.

Duas mulheres...Uma feita de vidro; outra feita de neve. Um reino esquecido; outro congelado. Um trono a se ocupar; duas possibilidades. Uma garota destemida e uma rainha gananciosa. Uma amizade inesperada e um mundo a se consertar. "Garotas de Neve e Vidro" é o tipo de fantasia cujo público alvo me parece muito bem delineado. Trata-se de um romance simples, bastante linear, sem grandes surpresas, e com muitas, mas muitas obviedades. E não acho que tamanha simplicidade seja exatamente algo negativo, já que a narrativa me soa mais como um protesto textual, que coloca a sororidade no centro das discussões e que afasta a obra de um caminho mais épico ou até mesmo marcante (o que pode te agradar ou te decepcionar imensamente). O que talvez justifique o carinho e elogios que muitos leitores vem tecendo sobre a leitura. Não há necessidade de colocarmos mulheres para se odiarem ou para disputarem coisas sem sentido; que as inferiorizem intelectualmente ou fisicamente, com a pura intenção de reforçar esteritótipos já ultapassados sobre a figura feminina. O livro tem pontos muitos válidos e uma escrita onde o feminismo é bem abordado, sem ser piegas, sem ser militante demais e sem inferiorizar ou colocar a figura masculina como algo a se desprezar ou qualquer coisa que remeta a briga de gêneros. A obra possui equilíbrio e funciona em seu desenvolvimento quanto ao assunto mencionado.

Contudo, não é o tipo de fantasia que me agrada. Gosto de tramas mais elaboradas, que me surpreendam, que possuam profundidade e que sejam imersivas. A escrita de Melissa Bashardoust é muito simplória, repleta de vícios que me incomodaram (como um repertório pífio de palavras, repetições exageradas dos nomes das protagonistas em um mesmo parágrafo e uma narrativa rasa), com um Worldbuilding mais do que insatisfatório, com personagens coadjuvantes pouco explorados e com um desfecho tão óbvio, que ao invés de me agradar, me deu sono. É bacana, mas tão prevísivel que terminei a leitura incomodado com a falta de criatividade e ousadia da autora. A primeira metade é muito linear, se constratando com a segunda que se torna mais interessante, mas que reforça as obviedades, apresenta um vilão muito mal trabalhado e o desfecho o qual já comentei anteriormente.

Entre as obras fantásticas de cunho feministas, as quais já li, "Garotas de Neve e Vidro" me pareceu brincadeira de criança. Não me entendam errado, falei no parágrafos anteriores e reforço neste aqui. Enxergo vários pontos positivos e acho que o referido livro tem sua relevância. Mas como fantasia, não me satisfez. Achei simples demais, pouco cativante e com descrições que não me traziam à tona o fantástico da história de forma a me fascinar. O feminismo entregue é legal, mas ainda não se compara com o que encontrei em "As Brumas de Avalon" ou em "The Priory of the Orange Tree". É mais um livro que entra em minha lista pessoal de indicações para leitores iniciantes do gênero. Simples, leitura rápida, de fácil compreensão e digestão mental e com boas reflexões. Uma obra que mostra que mulheres podem e devem se admirar, se apoiar e serem aquilo que desejarem ser. Uma obra onde duas mulheres se autodescobrem, lutam e se unem para se reformularem e tentarem reformular o mundo em que vivem. Com ressalvas ou sem ressalvas, a verdade é que a obra de Melissa Bashardoust é vendido como uma fantasia feminista e singela. Isso ela de fato é. Sororidade? É o que "Garotas de Neve e Vidro" promete e entrega de forma no mínino satisfatória. Tudo dependerá de sua expectativa e perspectiva de leitor, que decidirá se este ponto basta para classificá-lo como um bom, mediano ou ruim. Pra mim foi um bom ponto, mas não o suficiente.

Jhejhe0 20/03/2023

Garotas de neve e vidro
Um reconto de branca de neve em que, a "Branca de Neve" gosta de mulheres e também é narrado pela "Rainha Má".

Lynet sempre odiou ser chamada de "delicada" e comparada à sua falecida mãe, a qual nem conheceu. Tendo Mina como sua figura materna, sempre desejou ser forte como ela quando crescesse, porém seu pai não gostava dessa ideia.

Mina odiava ser conhecida somente por seu pai, todos a temiam como a "filha do mago", e até mesmo no castelo era assim. Ela nunca quis nada para si até conhecer Nikolas, o rei de Primavera Branca, ao qual desejou desde o início. Não apenas ele, como também a coroa que receberia.

A história fala sobre uma garota que não pode amar e outra que sempre a amou, e como a família vai muito além do sangue que corre em nossas veias.

Achei o livro meio fraco, não tem muita emoção. Não consegui me apegar aos personagens e achei o romance entre a Lynet e a Nadia mal desenvolvido, não senti química alguma, meio sem sal. Não sei se é porque criei expectativas, mas esperava mais.

Mokumura 17/03/2021

Eu sempre achei a história de branca de neve esquesita, mas parece que todos os contos de fada são assim, então eu li esse livro e cheguei a conclusão que ele dá de 10 a 0 na história original. Sei que tem todos o contexto histórico e blá blá blá, mas eu gostei muito de como a história foi retratada e adorei o desenvolvimento da Mina e do Felix (Lynet o que eu tenho a ver).

Imyayamin 09/11/2022

FAVORITEI
Ler esse livro é uma experiência incrível, tanto pelo modo como ele te prende do início ao fim, como pelo modo que você se envolve. Sabe aquele tipo de livro que faz você esquecer que tá lendo e não realmente vivendo aquilo? Então é essa a sensação de ler ele.
Maria 09/11/2022minha estante
QUE LINDU, CARA QUE LINDUU, ATÉ ME EMOCIONEI ????

mils 04/05/2021

se você é delicada, significa que ninguém tentou te quebrar
bem, vamos lá! pra começo de conversa, essa é minha primeira resenha na vida que não seja feita especificamente para minha melhor amiga, então relevem qualquer coisa contraditória e etc. ainda estou descobrindo como fazer isso.
de início, achei a história um pouco lenta, mas logo entendi que isso era extremamente necessário para a construção dos personagens. cada palavra, cada capítulo fez com que eu me sentisse intima das personagens e me apegasse ainda mais a elas.
a forma que esse livro trabalha a relação da lynet e da mina é realmente muito palpável, muito real, assim como o desenvolvimento do relacionamento na nadia e na lynet.
diferente de muitos outros livros de fantasia que li, esse foi um dos que mais gostei pela falta da rivalidade feminina tão presente em muitas outras histórias.
o universo não é necessariamente amplo, mas acho que foi bem trabalhado e explicado.
o final é um pouco corrido, mas nada que incomode muito, e o desfecho é simplesmente perfeito!
é isso, obrigada a quem leu até aqui? não sei como concluir isso-
Gio 08/05/2021minha estante
Nossa sim o desfecho desse livro é mto bom, tudo no final desse livro é pfto

mils 08/05/2021minha estante
esse livro é tudo pra mim

Mikaele 17/07/2021

Garotas de neve e vidro
Esse livro nos mostra o quão é importante o amor em nossas vidas, e a história em si ,é sobre isso , uma rainha que não podia amar nem ser amada por causa de seu coração , porém surge uma luz , sua enteada , filha do rei , uma garota feita de neve pelo pai da rainha , que depois vai tentar derrotar as duas , mas o amor fez elas seguir em frente . A rainha descobriu que poderia , como é , uma pessoa amada , e que ela ama também , o amor entre mãe e filha é lindo , mãe e filha porque linety a considera como mãe. Então é isso gente , tem muitas coisas no livro ainda , mas não irei falar tudo obviamente(vai ter um romance de linety e nadia) beijos.

rafs 28/05/2021

garotas de neve e vidro
MINA, LYNET E NADIA, EU FARIA DE TUDO POR VCS!! tem uma vibe frozen (???) misturada com a branca de neve (no caso é um reconto dela né). amei a escrita, a construção, os personagens. me identifiquei com a Nadia perfeita, linda, maravilhosa!! amei o universo e achei muito bem trabalhado!!!!
nanaleituras 29/05/2021minha estante
eu amei o fato que mirou em branca de neve e acertou em frozen

Natriz 30/03/2022

Nem muito bom mas nem tão ruim
Nao digo que esse livro é uma bomba, mas muito menos uma obra prima perfeita.

Achei a ideia muito legal e promissora. O único problema foi uma parte da execução, alguns capitulos sao muito arrastados, acho que pouca coisa acontece nessas quase 450 páginas. Tudo poderia ter sido bem mais aproveitado, e terminado bem mais rápido.
Eu gostei das protagonistas e me apaixonei pela Mina e sua história.
Adorei que acertei quando achei que a Lynet gostava da cirurgiã???
Húdson Canuto 30/03/2022minha estante
Muitos autores se perdem em muitas retóricas e fazem pouca literatura. Por isso muitas obras são tão monótonas e cansativas, não têm fluidez.