Garotas de Neve e Vidro

Garotas de Neve e Vidro Melissa Bashardoust

Resenhas - Garotas de neve e vidro

Lis 02/08/2021

Branca de Neve e a Madrasta de vidro
Um livro surpreendente! É um ótimo paralelo a história original, amei os personagens, os cenários, o romance de Linet e Nadia (bem suave e sensível).
Por ser uma narrativa compartilhada (entre os capítulos) muitas vezes a história parece meio arrastada, talvez muita informação em determinadas partes.
Mas é um livro que recomendo.

literatina 24/07/2020

Esse livro é a linha tênue do "meu, que cansativo" e "nossa como a escrita dele é boa".

Eu adorei o jeitinho que a história vai se moldando, como tudo se encaixa direito e não deixa dúvidas do por que tal coisa aconteceu ou por que tal personagem é assim.

O desenvolvimento dos personagens é delicado, arrisco dizer que essa foi a melhor releitura de um conto de fadas que eu já tenha lido.

Entendo que a decepção de muitos foi o romance não ser tão desenvolvido quanto esperavam - eu mesma me decepcionei, porque vamos ser sinceros, dava para desenvolver melhor -, mas não é essa a proposta principal do plot.

A leitura É cansativa. É parada
E foi um esforço enorme pra ter ânimo pra ler kkkk. Tem capítulo que eu quase pulei porque não acontecia nada e era tudo tão, tão lento. Foi uma força eu terminá-lo, mesmo que eu entenda que toda essa "lentidão" e "cuidado" foi preciso para construir o universo, faltou emoção na narrativa, para trazer a curiosidade e atenção.

É um livro complexo e ao mesmo tempo tão simples de entender, como os personagens vão se desenvolvendo. Eu gostei também do jeito que a política está inserida em todo o contex Oito e decisões.

Meu maior problema foram as partes cansativas e a lentidão para acontecer algo, não tinha emoção para continuar lendo porque não dava aquela curiosidade para saber o que vai acontecer, e as passagens de tempo dentro de um capítulo são confusas e algumas são mal feitas.

yuh 29/05/2021

Vim em busca de ferro e achei ouro
Esse livro é tudo pra minha carreira.
Comecei achando q era super bobinho, mas me surpreendeu muito.
A evolução dos personagens, a maturidade, a história. Foi simplesmente incrível.
A autora fez várias críticas a sociedade em meios as linhas, que quando vc para p pensar vc vê como aquilo é errado.
A relação entre a Mina e Lynet foi tudo. Vc consegue perceber q a relação delas é muito mais q a rivalidade pela coroa, vai muito além.
As MIGALHAS do romance foi super fofo e natural, era uma coisa tão pura, bem p dar aquele quentinho no coração.

saraalfieri 07/02/2022

mina dona do meu coração todo rainha da minha vida!!!
a escrita é muito fluida e bem facinha de ler. confesso que fui ler por causa do romance sáfico mas só ganhei migalhas.
dei 3,5 pq é um livro bom mas não chega a ser incrível como eu esperava.

Fabi | @ps.leitura 24/06/2021

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Já imaginou ter o seu coração transformado em neve ou vidro? E, com isso, você não conseguir sentir amor? Afinal, o que seria da vida sem esse sentimento? Em Garotas de Neve e Vidro, escrito por Melissa Bashardoust e publicado pela Plataforma21, vamos conhecer a história da Lynet e Mina.

Mina é filha de um mago cruel e sua mãe está morta. Aos 16 anos, ela descobriu que seu coração nunca tinha batido forte por ninguém e foi quando soube que seu pai havia arrancado o mesmo e, no lugar, colocara um coração de vidro. Porém, quando ela chega ao castelo de Primavera Branca e vê o rei pela primeira vez, ela cria um plano: ganhar o coração dele e, finalmente, descobrir o que é o amor.

Mas, com esse seu plano, ao que tudo indica, ela se tornará madrasta. Lynet tem 15 anos e é a imagem de sua falecida mãe. Um dia, ela descobre a verdadeira razão disso: ela foi criada a partir da neve. Um mago a criou com todas as semelhanças da rainha morta.

Em meio a diversos segredos, Lynet e Mina estão fadadas a serem rivais desde o princípio, mas para que isso não aconteça, elas precisaram se redescobrir e buscar um novo significado à história que lhes foi imposta.

Garotas de Neve e Vidro é um livro único de fantasia e que intercala acontecimentos do passado, explicando tudo o que aconteceu com Lynet e Mina e o porquê elas possuem o coração dessa forma. Já na narrativa do presente, inúmeras coisas acontecem, ocasionando uma pequena confusão e também um plot.

Logo na premissa do livro, já sabemos que essa sobre apresentará questões de empoderamento feminino e isso eu não posso discordar. A Melissa Bashardoust apresentou tudo perfeitamente bem. Ela soube como mostrar a forma feminino e como enfrentar todo o machismo e qualquer coisa que tentava atrapalhar a união das duas, afinal, ou elas criariam uma intriga ou acabariam unindo-se para tal ato.

Até aí, só tenho elogios da forma como a autora conduziu a história, porém, após o plot, senti que a mesma acabou "se perdendo" um pouco na narrativa. Senti que após esse acontecimento revelador (mesmo já imaginando o que ele poderia ocasionar), ainda assim as cenas ocorreram de uma forma confusa. E isso, de certa forma, acabou me desconectando um pouco da trama.

Ainda assim, esse é um livro que vale a leitura. A gente conhece todo o cenário de um reconto da Branca de Neve, nos aventuramos por uma jornada na Primavera Branca e torcemos para um desenrolar feliz da história.

site: https://www.psamoleitura.com/2021/06/resenha-garotas-de-neve-e-vidro.html

Estantedpapel 08/06/2021

"Você é a mãe que eu escolhi, a que eu amo."

Emocionante, com uma escrita fluída e com uma mensagem marcante, esse se tornou um dos meus livros favoritos.

Nati Amend @livrosdanati 04/10/2018

Gosta de "Once Upon a Time"? Então confira esse livro!
Você gosta de releituras de conto de fadas? É fã de “Once Upon a Time”? Então essa é uma ótima recomendação! "Garotas de Neve e Vidro" é uma fantasia inspirada no clássico “A Branca de Neve”, mas que traz elementos completamente novos para essa estória.

O reconto começa com a protagonista Mina, filha de um poderoso e temido mago. Ela é dona de uma beleza exuberante, mas esconde um segredo que acredita ser o motivo pelo qual jamais alguém irá amá-la de verdade: seu coração é feito de vidro. Por isso, Mina quer para si um matrimônio vantajoso e acaba se casando com o rei de Primavera Branca.

Lynet é a princesa desse reino. Uma menina que foi criada para seguir os passos da falecida rainha, tanto em postura, quanto em beleza. Porém, quando sua nova madrasta Mina chega à cidade, Lynet percebe que existem outras mulheres em que ela pode se espelhar.

"Duas garotas de neve e vidro que eram mais do que suas origens, duas rainhas que tinham se juntado para enfrentar o mundo.”

Esta é uma obra repleta de sororidade e que destaca o poder da aliança feminina. O relacionamento entre as protagonistas é pautado essencialmente no companheirismo e na empatia, com o objetivo único de sentirem amadas por quem elas verdadeiramente são. E isso, vai muito além da aparência física.

Apesar do desenvolvimento um pouco lento, o livro nos surpreende de diversas maneiras e traz uma mensagem sobre o quão efêmero o poder ou a beleza podem ser. Além disso, temos na estória a presença de um casal homoafetivo e que, delicadamente, descobre outros tipos de amor (shippado com sucesso!). O contexto em que os personagens estão inseridos é permeado de mentiras, relacionamentos imperfeitos e, muitas vezes, melancólicos.

Em minha opinião, a obra é uma belíssima forma de atualizar os tradicionais contos de fadas, acrescentando uma roupagem mais contemporânea, repleta de empoderamento e incrivelmente feminista.

site: https://www.instagram.com/livrosdanati/

juju :) 26/05/2021

Garotas de neve e vidro
Confesso que no começo, a leitura não estava fluindo pra mim, achei q a narrativa estava super arrastada e os capítulos eram enormes, oq era bem cansativo; sou uma pessoa que não se importa com capítulos grandes, mas como o começo da história não me envolveu, não me prendeu, se tornou algo cansativo.
A leitura só fluiu pra >mim< nos 80% do livro, antes disso estava me enjoando um pouco, se tornando um pouco chatinho, e eu não estava conseguindo passar de 3 capítulos por dia, pq eu ficava cansada muito rápido da história.
Dei 4 estrelas por esses motivos, estava repensando em que nota daria, talvez um 3.5 mas eu gostei do desenvolvimento dos personagens, gostei do plot, achei muito bem pensando, gostei da mensagem q esse livro passou pra mim, por isso dei 4 estrelas, mas acho q poderia melhorar em certos pontos.

(mudei a nota fml)

Buh Daltro 23/05/2021

O livro não é ruim, a história é boa, o romance Sáfico é bem pequeno, mas bom tbm. Só achei um pouco cansativo.

Mari 11/01/2021

Só pela capa eu imaginei que seria perfeito, e realmente, eu amei a construção dos personagens e como a autora mostra os sentimentos deles. A Mila é a melhor vilã que eu já vi, mesmo torcendo pra Lynet sempre quis que ela tivesse um final digno e feliz. É um livro que prende e de fácil leitura, ótimo?

Karol205 23/08/2020

E se a branca de neve realmente fosse feita de neve?
Bem mais que uma releitura da Branca de Neve, o livro nos transporta para um mundo mágico, explorando as camadas dessas duas mulheres com histórias tão diferentes a ao mesmo tempo tão iguais. Garotas de neve e vidro é, alem de qualquer coisa, uma história feminina, sobre mulheres, sororidades e quem sabe amores inesperados.

Lena 30/09/2020

MAS QUE FOFINHOOOO
Quotes favoritas:

"Se você é delicada, significa que ninguém tentou quebrar você."

"Sua beleza era apenas uma casca, e uma casca estava sempre sob o risco de se romper."

"O que era a vida de uma rainha em comparação com a lenda criada para ela após sua morte?"

"Para obter as respostas que queria, só precisava fazer as perguntas certas."

"Era uma troca justa: ela lhes dava algo agradável de ver, e eles lhe davam aprovação, aceitação e até afeto."

"Talvez tivesse sido dramático de sua parte marcar o encontro a essa hora, mas ela se sentia livre à noite. Não havia lugar nenhum onde devesse estar, ninguém que devesse ser, portanto, parecia a hora adequada para descobrir quem era."

"Talvez qualquer coisa que não seja fria pareça quente para você, mas o frio seja neutro."

"Abaixar o queixo encorajava um homem a levantá-lo outra vez."

"A fraqueza era mais atraente que qualquer sedução."

Menção honrosa ao meu Felix querido!! Muito bom esse personagem!!!

Ana 08/01/2022

Gostei do livro, não posso dizer que seja um dos meus favoritos, mas gostei!
Sempre que estou lendo acabo automaticamente imaginando o que pode acontecer em seguida, mas com "Garotas de Neve e Vidro" simplesmente não consegui, então tudo foi uma surpresa. Em nenhum momento consegui pensar em como seria o final, mas achei bem satisfatório.
Mesmo que o livro não tenha foco no romance, esperava que ele fosse mais bem desenvolvido.
É uma fantasia muito boa que trata de rivalidade, vingança, autodescoberta e amor (não apenas o romântico).
Com certeza recomendo!
Ana 09/01/2022minha estante
Classificação: +14 anos.

?? Gatilhos/Aviso de Conteúdo:
? Abuso parental (principalmente abuso verbal/emocional e algumas intimidações, incluindo partes de abuso físico).
? Menções a suicídio, ideação suicida, e auto-mutilação.
? Violência/abuso (mas não sexual).
? Morte e luto.