Confissões de um Jovem Romancista

Confissões de um Jovem Romancista Umberto Eco

Resenhas -

Yara 13/06/2022

Confissões de um jovem romancista
Livro bem técnico, mas que dá uma boa noção do processo criativo e da obra em si do Eco. Ainda não li nenhum romance dele, mas fiquei instigada por entender um pouco da bagagem e de como funciona a mente do autor.

Victor, the Reader 07/05/2020

Presunçosa...
O livro talvez até tenha alguma utilidade para alguns. Para mim, no entanto, zero. A obra chegou em minhas mãos na busca por obras sobre escrita. Em meio às confissões, encontrei presunção. Quiçá tenha ocorrido de modo não premeditado, mas é evidente que o autor arroga para si um quê de nobreza em seu conhecimento e seus escritos. Apenas uma percepção de um jovem leitor.

Paulo Silas 16/04/2023

"Confissões de um Jovem Romancista" reúne quatro ensaios do autor que foram temas de palestras proferidas na Universidade Emory, nos Estados Unidos, abordando algumas questões sobre a linha que divide a ficção da não ficção de forma bastante elucidativa, exemplificativa e bem-humorada. Utilizando-se como exemplos as suas próprias obras literárias, além de algumas outras notórias mundialmente, Umberto Eco compartilha com o leitor suas vivências, impressões e visões sobre o universo ficcional de forma bastante intimistas e ao mesmo tempo metódica, tendo-se assim uma obra que aborda algumas tantas questões literárias.

No primeiro ensaio, "Escrevendo da esquerda para a direita", o autor aborda algo sobre a escrita criativa, explanando em que sentido a ideia de criatividade na literatura pode ser compreendida. No segundo, "O autor, o texto e os intérpretes", a questão das interpretações possíveis sobre a obra literária é abordada pelo escritor, o que é feito a partir de algumas categorias elaboradas para tanto. "Algumas observações sobre os personagens fictícios", terceiro ensaio da obra, traz diversas reflexões sobre os efeitos que personagens literários repercutem na realidade em que se situa o leitor. Por fim, no último ensaio, "Minhas listas", Umberto Eco compartilha algumas de suas tantas listas práticas e poéticas que faz sobre a literatura.

O livro permite ao leitor ter um contato mais próximo com o fazer literário do autor, já que muitos dos exemplos que Umberto Eco se vale para ilustrar suas abordagens explanativas se dá a partir de suas obras literárias - como "O Nome da Rosa" e "O Pêndulo de Foucault". Reflexões de várias ordens sobre a literatura, sobre a ficção, sobre a distinção entre os textos que dizem algo sobre a realidade e os textos que criam algo no âmbito ficcional, sobre o processo de criação artística e algumas outras questões temáticas estão presentes nesse ótimo livro que merece a leitura de todo aquele que se interessa pelo processo criativo literário.

Deh 09/04/2020

Leia em caso de:
Livro bastante técnico de Umberto Eco.
Ao lê-lo, vemos quanto de dedicação é necessária para que alguém escreva um bom livro.

Eco nos conta alguns dos processos criativos que envolveram seus livros e, no final, assume sua paixão por listas.

Porém, recomendo a leitura apenas nos seguintes casos:

1- ser muito fã do Umberto Eco;
2- estudar letras; ou
3- querer se tornar um escritor.

Do contrário, a vida é muita curta pra ele.