Racismo no movimento sufragista feminino

Resenhas - Racismo no movimento sufragista feminino

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jenickson 09/05/2020

Racismo no movimento sufragista feminino
Uma guerra polícia em busca do direito ao voto, que se deu em meados de 1860, nos Estados Unidos. De um lado, as mulheres brancas, lideradas por Elisabeth e Susan, do outro, os homens negros (muitos dores escravos) liderados por Frederick Douglass.

Frederick, apesar de um pouco sensacionalista (embora eu prefira chamar de realista), foi bem direto quanto a prioridade do direito ao sufrágio na época. O político deixava muito claro que a questão do sufrágio aos homens era questão de vida ou morte. Isto porque os negros na época eram escravizados e mortos por diversos motivos, ficando uma citação muito bem colocada por ele que dizia: "...quando as mulheres por serem mulheres, forem arrastadas para fora de casa,..., as crianças arrancadas delas e ter seus crânios estralhaçados na calçada... então elas terão a mesma urgência em poder votar". (Frederick se referia as mulheres brancas de classe média, que eram as que na época, lutavam pelo sufrágio feminino.

Embora não tivesse se conhecido, Sojourner Truth teria batido de frente com as ideias do Frederick:
"Há uma grande comoção com respeito aos homens de cor conquistando seus direitos, mas nem uma palavra é dita sobre as mulheres de cor...percebem que os homens de cor serão superiores as mulheres de cor, e isso é tão nocivo quanto era antes". Mas a senhorita Truth foi bem infeliz em outras palavras e se mostrou bem racista em seus posicionamentos (não citarei para que vocês tirem suas próprias conclusões no texto).

Em decorrência dos fatos, uma famosa poeta negra feminista chamada Frances Harper, se aliou a Frederick, porque segundo ela "quando se tratava de uma questão racial, ela deixava a questão menor do sexo de lado." (Fala também polêmica).

Enfim... É uma excelente oportunidade para se conhecer como foi o desenrolar destes debates políticos para entender um pouco mais sobre ambos assuntos. Recomendo muito a leitura.

Mattson 25/04/2020

Livro objetivo e importante
Racismo no Movimento Sufragista Feminino é um livro pequeno e rápido, tem como objetivo situar o leitor durante a luta por direitos das mulheres.
A mulher negra acaba ficando em último plano, a discussão se volta para direito das mulheres x direitos dos homens negros.
É uma leitura válida, realizada em menos de 1 hora.

Luciano 04/11/2021

Doido pra ler o livro na íntegra
"Os capitalistas do Norte almejavam o controle econômico sobre toda a nação. Sua luta contra a escravocracia do Sul não significava, portanto, que apoiassem a libertação de mulheres negras e homens negros enquanto seres humanos".

Aline 03/06/2020

A vida do negro...
Quanto vale a vida do negro, quando ele é morto por sua cor?

Taay Justino 14/06/2020

Uma leitura curta, se tratando de um capítulo da obra principal da autora.
Nos conta a busca pelo direito do voto entre mulheres da classe média e homens negros.

luizavidal 23/03/2021

Racismo, movimento negro, sufrágio feminino
É extremamente interessante a colocação, dados e posicionamentos que a Angela Davis faz nesse livro. Ela consegue trazer falas e informações que apontam as relações do pós-Guerra Civil, nos EUA, e como, desde o princípio, os interesses no sufrágio feminino sempre foram pautados e pensados para (mais um) privilégio a ser concedido às mulheres brancas, e como as mulheres negras sempre estiverem a mercê de uma pauta que jamais foram colocadas.

Obrigada, Angela, por me dar esse presente que foi conhecer Sojourner Truth! ?

Paula.Mello 19/04/2020

Preconceito
A existência do preconceito existe em tudo aquilo em que o ego e a poder habitam! Triste esse conceito mas até nos propósitos de lutas existem !

Natasha Viana 29/05/2020

É muito revoltante você reconhecer que até em um movimento feminista existia racismo.
Como feminista, é fato que o patriarcado contribuiu para o racismo e sexismo.
E é tão lindo ver que mesmo em passos vagarosos, as mulheres estão se unindo cada vez mais pela luta de igualdade.
É uma vergonha para a sociedade a desvalorização do seu semelhante pela sua cor, raça ou sexo! Que lutemos , todos os dias pela igualdade como um todo. N defendendo os próprios interesses, mas lutando por uma sociedade democrática e igualitária.

Erica 04/08/2020

Uma excelente reflexão histórica sobre movimentos sociais
A disputa de interesses entre sufragistas brancas e o movimento negro em relação ao voto universal
katarine 05/08/2020minha estante
tô ansiosa pra lê-lo!!!!!

Erica 12/08/2020minha estante
Sensacional

Jananazario28 08/06/2020

Racismo, lutas e interesses
é uma parte do livro  Mulheres, raça e classe. Leitura expõe o racismo, discriminações e interesses políticos por trás da luta por direitos de negros e mulheres.
Leitura e . 08/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee ..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

dai bugatti 23/03/2022

Recorte pequeno, porém cirúrgico
Por se tratar de um capítulo de livro transformado em obra única, o livro é curto e bem rápido de ler. Explica rapidamente para que possamos entender como as mulheres brancas passaram por cima da luta negra no contexto da época com relação à conquista do voto.

Bruna 31/05/2020

Um capítulo extremamente elucidativo, que nos ajuda a compreender como as lutas sociais são indissociáveis e como o movimento sufragista externou o racismo da sociedade da época, nos fazendo refletir sobre a sociedade em que vivemos, mesmo mais de 100 anos depois.

Pedro 18/06/2020

Bom livro, com uma idéia bem clara sobre o que pretende falar. Uma pena ser tão curto, impedindo o aprofundamento maior.

murilosleite 16/06/2020

Igualdade para todos
Ainda em tempos de manifestações e repúdio ao racismo, venho apresentar Angela Davis, ativista, filósofa e ícone da luta pelos direitos civis. Presa em 1970, mas ficou mundialmente conhecida pela mobilização da campanha "Libertem Angela Davis".
ANGELA DAVIS | RACISMO NO MOVIMENTO SUFRAGISTA FEMININO | 52 PÁGINAS | PUBLICADO EM 1981.
Mulher que desde sempre vai lutar pelos direitos igualitários nos EUA entre brancos, mulheres, e principalmente NEGROS.
"Não basta apenas a abolição da escravatura, queremos o direito ao sufrágio. Igualdade para todos"

1 | 2 | 3 | 4 | 5