Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras

Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras Angela Davis

Resenhas - Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mi 26/04/2021

Ótimo
Livro curtinho, mas de suma importância! Recomendo muito!!!
É ótimo saber de um assunto tão importante como o racismo e a luta pela educação em tempos de escravidão.

Letícia 07/11/2020

Muito bom !!
Mostra a crueldade e o racismo praticado de maneira estrutural e institucional pelos EUA, a dita "terra da igualdade". Ressalta a importância das mulheres brancas também participarem do processo de inclusão das pessoas negras no sistema educacional, muitas tendo arriscado suas vidas e sido presas, enquanto que os "escravos rebeldes" que queriam estudar eram flagelados com chicotes e castigos severos.

Edgar.Egawa 20/07/2021

Um texto curto e impactante
Esta é uma obra que pode servir de introdução a Angela Davis - pelo menos para mim foi. Na minha opinião, deveria ser parte da bibliografia dos cursos de Pedagogia e das licenciaturas.
A ânsia por conhecimento por parte dos negros recém-libertos dos Estados Unidos pós Guerra Civil é o sonho de qualquer professor.

Fer Paimel 11/04/2021

Pontual
Quero ler bastante Angela Davis, ela parece ser um marco na luta das mulheres. Esse livro é bem curtinho, tem no kindle unlimited.
Retrata um pouco a luta das mulheres na alfabetização dos ex-escravos americanos e como isso só foi possível por um esforço coletivo de pessoas.
Faz a gente pensar em quantas pessoas tiveram que sofrer (e ainda sofrem) para que haja acesso à educação no mundo...
João Bruno 12/04/2021minha estante
Ja li um livro ótimo dela, até achei que era esse pq a capa é a mesma, mas quando vc falou curtinho ai eu percebi que é outro, mas também aprendi bastante com ele, chama "Mulheres, raça e classe", ainda quero ler a autobiografia dela também.

Fer Paimel 12/04/2021minha estante
Sim, João, esse que você citou está na minha lista de futuras compras kkkk ainda não sei quando lerei, mas fiquei mais interessada depois dessa leitura que eu postei.

Dani Ramos 17/09/2020

todos deveriam ler!
temos uma visão totalmente ambra e nítida do que é e era ser uma mulher negra em uma sociedade racista e preconceituosa. Angela Davis sabe nos informar, tocar, introduzir e orientar sobre esse universo.

Amanda 14/06/2020

Deveria ser obrigatório todas as pessoas do mundo lerem esse capítulo do livro de Davis. É uma rápida e indispensável leitura sobre a luta pela educação dos negros

Rayssa 06/06/2020

Educação que liberta
Sempre acreditei que a educação era algo libertador, mas esse capítulo do livro "Mulheres, raça e classe" mostra uma imensa proporção dessa minha crença à população negra pós abolicionismo. Leitura maravilhosa!

jubs 01/05/2021

educação é libertação
essencial. Esse livro da pra ler em menos de uma hora e nos traz um ótimo conteúdo pra refletir e tentar entender uma parte da luta dos pretos por educação. Educação, algo tão ?básico? e vital, q sempre foi negada a eles pelos brancos. Aqui vai uma frase que me impactou :?O estudo vai estragar até o melhor preto do mundo?. Obviamente a frase está errada, ela só reforça q brancos tinham medo de pretos terem conhecimento, pq essa é a maior arma q eles usariam contra os brancos pra se libertarem.

Viviane.Dias 24/04/2020

Um ensaio muito interessante sobre a educação como forma de resistência
Um ensaio muito interessante sobre a educação como forma de resistência. Em época de Apartheid, quando negros eram proibidos de ocupar espaços em que haviam brancos, como ônibus, banheiros, bancos de praça e calçadas, Angela Davis fala como a busca pela educação mudou a realidade dos escravizados. Junto dessa necessidade de aprender, vieram mulheres corajosas que desafiaram as leis, correram riscos de apedrejamento e morte e diziam que se o negro tivesse acesso a cultura seria o fim da escravidão. A escola era um lugar de luta e de busca pela vida comum ao mesmo tempo em que professoras brancas e negras travavam batalhas pessoais contra uma constituição que dizia que "ensinar escravos a ler e a escrever tende a incutir a insatisfação em suas mentes e a produzir insurreição e rebeldia". Uma escrita forte que faz-nos, mulheres, refletir sobre o termo sororidade, que foi fundamental pra o fim do analfabetismo negro e que hoje trata apenas de um "ninguém larga a mão de ninguém" até que os interesses pessoais sejam feridos, então cada um que se vire com o seu.
A força de mulheres que decidiram mudar a história de sua geração, ensinando seus filhos em senzalas, escondidas na madrugada à luz de um lampião, e que reflete até hoje na luta pelo ensino de qualidade e que respeite raças, cores, credos e origens.
Uma leitura curta, de cerca de meia hora, e que nos leva a uma obra maior chamada Mulheres, Raça e Classe, da mesma autora, que eu já quero ler! :)

Leidiane.Santana 04/06/2020

null
Um livro incrível para refletir sobre a importância de ser anti-racista, bem como para compreender qual o papel dos privilegiados brancos dentro de uma sociedade racista. Deve-se sempre ter em mente que a luta contra o racismo é uma luta de todos, e que essa realidade só muda se considerada com medidas conscientes à longo prazo.

Bianca 13/02/2020

Leitura necessária.
Um ensaio incrivelmente breve que detalha belamente a sororidade de negras e brancas na luta pela educação, todas por um futuro melhor.
Luiza.Festa 13/05/2020minha estante
Realmente. Acho muito interessante a leitura de outra obra da Angela Davis "Racismo no movimento sufragista feminino" (na verdade, todos esses se encontram em"Raça, gênero e classe" da autora) para ver como um movimento de tanta união praticamente se separa depois do sufrágio negro.

Dilaine 09/08/2020

Adorando esses fragmentos
Toda vez que leio um fragmento de Angela Davis mais quero ler livros dela, um conteúdo que agrega muito e ensina! Super recomendo!

Gleis 21/04/2021

EDUCAÇÃO E LIBERTAÇÃO: A PERSPECTIVA DAS MULHERES NEGRAS
Publicado no livro: "Mulheres, raça e classe" Angela Davis, que é ícone da luta pelos direitos civis, aborda como a educação foi e é capaz de promover a liberdade de mulheres negras nos Estados Unidos.
Ao longo do texto pode-se notar como o conhecimento é algo poderoso,e como a sociedade utilizava ( e ainda hoje utiliza) o conhecimento como instrumento de dominação:"o conhecimento torna uma criança inadequada para a escravidão".
O texto leva o leitor para uma reflexão a cerca de como educação foi um grande passo para emancipação dos negros, e ao mesmo tempo marcado por lutas, uma vez que:
"De acordo com a ideologia dominante, a população negra era supostamente incapaz de progressos intelectuais. Afinal, essas pessoas haviam sido propriedade, naturalmente inferiores quando comparadas ao epítome branco da humanidade."
Um texto ótimo, reflexivo, que trás aos dias atuais vários questionamentos, inclusive voltados para a nossa sociedade brasileira.

Leticia 28/02/2020

Angela Davis
Que maravilha. Leia, tente entender. É importante revisitar o passado para entender o futuro.
Mesmo sendo passada uma vivência do povo americano, é um registro tão importante. Fiquei muito feliz por ler o meu primeiro livro (curtinho) da Angela Davis.

Fica claro aqui que a educação é negada a um povo quando ele é temido.

Nayane 29/09/2020

Recomendo
Indispensável para entender a luta dos negros por educação e como a empatia e sororidade entres mulheres foi fundamental no início dessa luta.

1 | 2 | 3 | 4 | 5