A Arte de Amar

A Arte de Amar Ovídio

Resenhas - A Arte de Amar

Reccanello 15/05/2022

O que haveis de perder além da água com que vos lavareis?
Talvez o primeiro ocidental a dar às mulheres um papel relevante no "jogo do amor", Ovídio foi igualmente amado e execrado, tanto em seu próprio tempo quanto por todas as eras pelas quais sua obra passou. Mas, antes que conclamar as mulheres à devassidão (uma das mais comuns - e injustas - acusações que sofreu), na verdade ele lhes deu a conhecer as armas usadas pelos homens; estratagema que, em última instância, mais as protegia que depreciava, pois lhes permitia defesa contra as investidas dos galanteadores (talvez seja esse seu imperdoável pecado). De qualquer modo, é de se notar que o "jogo do amor", a "arte de amar" que ensinou, era uma arte civilizada, na qual a violência não tinha vez. Era, enfim, um jogo de sedução espontâneo, ao qual os partícipes cediam voluntariamente. "Ovídio foi meu mestre"!

site: https://www.instagram.com/p/CdrRV8MpYiN/
Mauro 20/05/2022minha estante
Legal. Ovídio equipa os rapazes mais timidos ou meio sem jeito a no minimo iniciarem uma conversa mais proveitosa cm uma garota. É um favor a ambos pois favorece a continuidade da espécie humana.

Marja 11/07/2013

Retrato de uma época
O livro retrata bem como era o tratamento da figura feminina na sociedade nesta época. A mulher não passa de objeto de prazer para o homem e deve praticamente viver em função deste. Mesmo quando o capítulo se volta para o que a mulher deve aprender, ainda assim não passam de informações com o intuito de novamente fazer com que a mulher consiga fazer como que o homem continue apaixonado por ela. Ainda assim acho o livro válido para uma análise da evolução no tratamento da mulher ao longo dos séculos, na função desta na sociedade e também para vermos o quanto muita coisa não mudou. E dá pra rir bastante em alguns trechos!

Adriana Scarpin 21/02/2022

Hoje terminei meu curso sobre A Arte de Amar de Ovídio oferecido pela UFMG em parceria com a UFU. Como boa parte da literatura clássica, esse livro especialmente não pode ser lido de maneira anacrônica, uma das professoras inclusive comentou da resistência dos alunos mais jovens frente a misoginia galopante do texto, mas é a mesma coisa que disse quando emprestei o Kama Sutra a uma amiga jovem: leia com discernimento, é outra era, outra cultura, não deixe de lado o espírito crítico, mas se atente à beleza das palavras.
Fiquei décadas traumatizada com literatura Latina porque tinha pavor de latim na faculdade de Letras, felizmente estou reencontrando essa literatura, especialmente com as novas traduções que têm aparecido nos últimos anos.
As notas e um prefácio que poderia ser um livro por si só são esplendorosos na edição Penguin-Companhia.
Douglas Finger 21/02/2022minha estante
??

Ludmilla 23/02/2020

Uma leitura que deve levar em consideração os costumes vigentes à época do autor. O engraçado é que, apesar do tempo decorrido, são retratados muitos comportamentos machistas com os quais, infelizmente, ainda convivemos. Sobre "os remédios para o amor", muitos conselhos, se praticados com prudência, são bem úteis para enfrentarmos momentos de desilusão.

Sofia Meneghel 12/06/2023

"e em nada me envergonham as minhas delícias.."
Gostaria de começar essa resenha deixando claro que se você pretende ler este livro para adquirir "conhecimentos milenares" sobre a "arte da sedução", saiba que os conselhos e recomendações de Ovídio são facilmente encontrados em perfis de coach de masculinidade no Instagram. O que, para mim, torna essa obra digna de leitura e estudo aprofundado, é o seu mergulho sincero no cotidiano sex*al de Roma no início do século 1 d.C.

Para quem, assim como eu, tem um interesse acentuado em História da Sex*alidade, "Amores & Arte de Amar" é uma fonte interessantíssima. Ovídio escreve sobre s*xo de maneira anormalmente direta para a época, usando poucas metáforas mitológicas (em comparação com os seus conterrâneos) e trazendo expressões consideradas até mesmo chulas. Os conselhos de Ovídio, como eu já pontuei, não são originais e, na minha opinião, não devem ser aplicados na vida real. Porém, o que os torna fascinantes é justamente a sua existência no século 1 d.C. Dentre tais conselhos, encontramos: não se arrume em demasiado, para não parecer "afeminado"; incomode tanto uma mulher que ela desista de resistir e fique com você; não seduza uma mulher próximo do seu aniversário, pois terá que dar um presente a ela, etc.

Para finalizar, novamente desencorajo a leitura desse livro como um Manual de Sedução, e estimulo a sua leitura como fonte de informações sobre as práticas sex*ais na alta sociedade romana no início do século 1 d.C.

"Aquela que eu escolhi, que a minha arte a torne famosa.
Hão de rasgar-se as vestes, hão de quebrar-se as pedrarias e o ouro;
a fama de que os meus versos sejam tributo há de ser eterna."

Eloi 24/09/2020

Todo homem deve ler
Li este livro muito na curiosidade pois ele é citado diversas vezes no livro "A arte da sedução".

Ele é escrito em forma de romance e o autor mostra as diversas formas como a sedução acontece. Ele mostra como que um homem deve cortejar uma mulher, como ele deve se portar, o que ele deve falar e como.

Um livro que todo homem deve ler.

Guss 22/02/2010

Amor sem romanticismo
Pode-se dizer que Ovídio escreve sobre amor, assim como Maquiavel escreve sobre política.
Uma obra bem sintética, sem idealizações vazias,ou que preocupe em enaltecer as pessoas que supostamente encontram seu amor, pessoas que se amam em relações monogâmicas. Apenas mostra como o amor "per si" é algo bem simples.

Carla 30/01/2022

Útil, cômico e revolucionário
Fala do amor prático, em seus meandros técnicos, com leveza, humor e simplicidade.

?Eu sempre amei, e se você me perguntar o que faço ainda neste momento, eu amo?, prova de que mesmo com tantas técnica, o Amor é mais que isso.

Ainda assim é interessante, atual e útil, juro!! E se você se permitir ao distanciamento temporal e contextualizado verá que é também revolucionário, quando, mesmo ainda objetificando a mulher ?????, dá espaço para falar dos anseios sexuais femininos e em como ambos devem ter prazer numa relação.

?Os remédios? foi minha parte favorita, embora não ache que seja tão simples assim aquele que ama, deixar de amar.

Metáforas lindamente utilizadas em versos. Que fazem a imaginação viajar em Roma e na Mitologia.

E de quebra, ainda temos receitas de beleza feminina que só pelo trabalho de prepará-las devem surtir efeito positivo kkkk.

Vale muito a leitura.

(Ars Amatoria/ Remedia Amoris/
Medicamina Faciei Femineae)

Margot 25/01/2011

Arte de Amar

nan4 01/12/2021

eu
estou apaixonada , igual água calma do mar Mediterrâneo, intensa , azul , com correntes frias e quentes mas principalmente, profunda .

Vanessa 13/10/2012

O manual da sedução
Ovídio, através de um manual, disserta sobre como conquistar um amor. Também instrui as técnicas para esquecê-lo. Os livros de auto-ajuda do século XX utilizaram esta obra como fonte.

Julia 02/09/2021

"Escutem um poeta ensinando pela prática"
Li para fazer um trabalho da faculdade. Nesse livro, Ovídio ensina o leitor a amar e a seduzir no contexto da antiga Roma, para ter como fim o prazer. O livro tem uma linguagem rebuscada, faz muitas alusões mitológicas e a forma como poeta aborda as questão amorosas são muito inovadoras e, de certo modo, inapropriadas para sua época.

Marquim 28/04/2022

A arte de amar - Ovídio
Eu não esperava que Ovídio fosse falar do amor sob a perspectiva cristã. Tive vontade de ler o livro apenas para ler algo de autoria dele.

Contudo, foi interessante, pois me ajudou a comparar as explicitações que ele fazia com aquilo que tenho recebido em minha vida cristã. Isso ajudou muito.

Mais uma coisa: naõ recomendo esta edição.

Mama 23/02/2024

Como chegamos à misoginia que existe hoje
O livro Arte de amor, de Ovídio, nos mostra como a sociedade Romana do período Clássico não é muito diferente da nossa, principalmente quanto ao tratamento dado às mulheres. O livro mostra todo tipo de pensamento preconceituoso que pode existir com relação a parcela feminina da sociedade, bem como punições que são dadas de acordo com o comportamento da mulher. É um registro da história muito interessante!