O Livro das Mesas

O Livro das Mesas Victor Hugo

Resenhas - O Livro das Mesas

Marcelo 18/10/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Este é um documento histórico bastante importante sobre o autor Victor Hugo, seja para quem é espírita ou mesmo para quem não é mas é admirador deste grande e importante autor.

Victor Hugo, durante seu período de exilio na ilha de Jersey, teve contato com o fenômeno das mesas girantes, ou seja, o fenômeno onde os espíritos se manifestavam através de batidas com uma mesa.

Victor Hugo sempre foi adepto da vida após a morte e da Metempsicose (que não é uma teoria compartilhada pelo espiritismo). Mas mesmo com esta mentalidade, a princípio ficou resistente com o fenômeno. Só passou a acreditar quando sua filha Leopoldine (que havia morrido afogada no Rio Sena) se manifestou. Após este momento, a família Hugo e outros amigos passaram a se dedicar quase que diariamente ao estudo das mensagens e dos fenômenos das mesas girantes, atividade que durou 2 anos e gerou 4 cadernos de atas e anotações.

Destes 4 cadernos, apenas 2 foram localizados, sendo que os outros 2 estão desaparecidos até o momento. Este livro é a transcrição de todas as sessões. É muito interessante ver como, através de batidas, as mesas ditavam poemas super extensos, uma novela e inclusive uma partitura. Além disso divagavam sobre filosofia, atualidade etc.

Para mim, fica claro que há muita influência de espíritos brincalhões, que ditavam mensagens se dizendo grandes personalidades quando na verdade não eram quem diziam ser, mas de qualquer maneira o fenômeno das mesas girantes tiveram grande influência nas obras de Victor Hugo, principalmente com a publicação do livro ?As Contemplações?, que reúne grande produção de poemas de Hugo neste período.

Eduardo 28/11/2018

Esse livro traz a transcrição dos cadernos das atas das reuniões mediúnicas promovidas por Vitor Hugo, família e amigos na Ilha de Jersey, por ocasião de seu exílio da França. É a comprovação daquilo que Allan Kardec nos ensina nas Revistas Espíritas editadas a seu tempo, que "... nos salões da França e da Europa em geral, os intelectuais, a elite, a nobreza, ocupa seu tempo com a coqueluche do momento - as Mesas Girantes ...". Era o início da pesquisa séria que comprovaria, como comprovou, a existência de vida na espiritualidade e a possibilidade de diálogo entre encarnados e desencarnados. Apesar disso, um livro cansativo para quem já conhece e estuda a Doutrina Espirita.
JonLiberato 01/12/2018minha estante
Muito obrigado pela sua resenha. Está difícil de encontrar avaliações sobre este livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

Essa edição reúne pela primeira vez a maior parte dos escritos de Jersey, muitos deles inéditos e descobertos recentemente. Trata-se de documento para compreender a obra de Hugo posterior ao exílio e também os momentos iniciais da história do espiritismo. Escritor consagrado e político atuante, o autor de 'Os miseráveis' se exilara na ilha britânica após o golpe de Estado de Luís Napoleão Bonaparte. Em Jersey, acredita-se que manifestaram-se, por meio de diálogos, poemas e até mesmo de uma peça de teatro, mais de uma centena de espíritos - como os de Dante, Shakespeare, Molière, Voltaire, Jesus e Maomé. As conversas com os espíritos atravessam uma gama de questões sobre a condição humana, o crime e a punição, o sofrimento e a morte, o destino da alma, a vida no além, a importância do amor e do perdão.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788568493489

Volnei 15/05/2022

O Livro das Mesas
Esta é uma obra que conta um pouco da vida de Victor Hugo no período em que esteve exilado em uma ilha , onde teve contato com as mesas girantes

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/