Pós-Verdade

Pós-Verdade Matthew D'Ancona

Resenhas -

Abrahão de Oliveira 10/02/2024

Curto, mas necessário
A obra de Matthew D'Ancona, de cara, não é para qualquer público. É preciso querer entender o que o autor escreve, checar parte das informações e ter um olhar "macro" para o país e para o mundo.

É curioso o público que costuma criticar a obra: pessoas de direita, que odeiam a "grande mídia" e "se informam" por portais alternativos. É nessa gênese que D'ancona faz sua pesquisa, traz citações e oferece reflexões.

Não faz diferença se você prefere o candidato A ou B, a diferença é como você se informa e o que você consome. Aceitar que um candidato minta para você, vomite dados e distorça fatos não é aceitável para uma sociedade civilizada. Aceitar que um candidato mude a história, a luz de 1984, também não é aceitável.

O que o autor prega é: duvide e, se você tiver condições, cheque. Cheque tudo, não vá "na onda", não seja massa de manobra. Mesmo que o que você ouça seja agradável, não quer dizer que é a verdade. E, em hipótese alguma, dissemine fakenews. O mal que isso gera é enorme: da destruição de reputações à morte de inocentes.

O livro cita exemplos de fakenews, curiosamente, sempre de direita. O autor acharia mentiras do outro lado? Evidente que sim. Ele exemplificar o que pensa com citações do Trump, por exemplo, não estraga a obra, mas gera o desconforto de quem gosta do candidato. Leiam com o coração aberto, com análise crítica e tentem aplicar o que o autor ensina. O mundo será um lugar melhor.

Danilo 05/01/2024

Livro bem atual!
Terra plana. Revoltas contra vacina. Pessoas contrárias aos imigrantes e refugiados. Brexit. Eleição de Trump. O que todos esses temas tem comum?
A resposta é simples: Fake News e mídias sociais, além da pós verdade. O autor coloca muito bem que elas fazem sucesso por mexer com os sentimentos da população. E que isso foi fundamental para o sucesso daqueles que vão contra os fatos.

Lucca 10/09/2023

Continuando os estudos para pesquisa
Este livro é realmente muito bom
Muito bom mesmo
Bastante didático
Ilustrando por meio das palavras o cenário atual que vivemos no século 21
Em que o relativismo se tornou uma uma crença absoluta no qual os fatos passam a ser distorcidos em prol de narrativas fascistas
A extrema direita é um perigo real e latente que deve ser combatido de forma exemplar
Este livro demonstra as ferramentas que esses grupos tem se utilizado e o porque de se utilizam
Confesso que senti falta de uma crítica do autor a sua própria sociedade estadunidense que muitas vezes a raiz desses conflitos atuais
Mas no geral
É um bom livro
Recomendo para aqueles que eram adentrar mais no assunto
??????

Carol851 07/08/2023

Para começar a entender a pós-verdade
O livro "Pós-Verdade" é uma boa obra introdutória para compreender o fenômeno da Pós-verdade, principalmente na política do EUA e do Reino Unido nos períodos de Trump e Brexit, momento no qual o livro foi escrito.

Esperava que o livro fosse se aprofundar mais no tempo, mas entendo que é uma obra para o público em geral que quer começar a entender essas questões.

O livro tem bastante citações e exemplos reais, o que gostei bastante. Também gostei do final, no qual o autor aponta algumas saídas ainda que básicas para revertermos a situação.

Indico a leitura a todos, é muito importante que compreendamos mais sobre os problemas atuais da Pós-verdade e desinformação.

Iasmim106 02/08/2023

A guerra
Realmente dói uma guerra fazer um estudo em cima desse livro. O que aconteceu foi que ficou muito repetitivo, infelizmente sabemos como é o governo, como ele manipula, como a mídia age diante das situações e se deixam corromper, como as pessoas precisam de um "ser" para se basear e sentir segura, confiante.
Todas essas coisas já sabemos, ele trás bastante detalhes sobre isso.
Apesar de ser um livro pequeno, a leitura é bem grande. Ele é bastante compreensível.

CharlesSouto 22/07/2023

Parece que a realidade não é por si só, é construída. Então me diga, qual a sua?
Leitura rápida e esclarecedora, recomendo.

Vinícius 22/07/2023

A era das notícias falsas
Livro escrito no período das eleições americanas de 2016 e ano segunite, 2017, onde o autor tem uma fixação pelas Fakes News (pós verdades), que segundo ele teve como um dos ápices a eleição de Thump nos EUA. Apesar de sutilmente fazer algum comentário sobre os democratas americanos, faz coro com a grande mídia que elegeu como os maiores propagadores das Pós-Verdades os partidos mais conservadores, no caso americano, os republicanos. Deixa de lado as Fake News diárias da grande mídia americana sobre variados assuntos como ocorre também na realudade Brasileira. Faz pouco reconhecimento histórico das bases das maiores práticas desinformativas que surgiram nas ditaduras comunista da URSS, n@zista alemã e f@cista italiana. Quanto a solução para o controle das mídias que divulgam mentiras cita as agências de checagem, que infelizmente só checam um lado do espectro político, com raras exceções com o Twitter que atualmente tenta manter uma maior imparcialidade nas checagens. Se tais agências guardassem isonomia em seus componentes mantendo 50% de cada espectro político tal objetivo poderia ser conseguido de forma mais justa, partido do pressuposto que ambos os lados divulgam mentiras.
Abrahão de Oliveira 10/02/2024minha estante
Sua análise é superficial. O objeto de estudo do autor são as mentiras e, no caso das eleições de Trump (não THUMP), elas proliferaram de maneira absurda.

Ele cita, inclusive, que o nazismo foi permeado por mentiras, fato que convenientemente, você ignorou a dar essa mísera estrela. As agências de checagem checam tudo, o problema é você fechar um olho e só enxergar o que convém. O livro fala, inclusive, sobre esse fenômeno.

Releia, você não entendeu a obra.

amandaleu 15/07/2023

Resenha de Pós-verdade
O jornalista Matthew D'Ancona disseca o mundo das fake news e nos traz exemplos práticos desse fenômeno.
Gostei muito da escrita e da forma como ele construiu os subtemas abordados. Um dos maiores pontos do livro pra mim foi sua posição em como o sentimentalismo de ambos os lados não nos ajuda a ir contra este mal, só inflama ódio e teorias conspiracionais do lado direito da política e populismo irreal do lado esquerdo.
Feliz em saber que meu TCC vai estar mais recheado de novas visões sobre o assunto. Recomendo a leitura.

Tulio.bandeira 03/03/2023

Tempos em que não é mais feio mentir?
Há muito tempo, ouvimos frases sobre "mentir é feio". A verdade é exaltada em frases como "Sou muito verdadeiro(a)", "Não gosto de mentiras, falo na cara", "Falo a verdade e assumo as consequências", "Sou muito sincero", e o que vemos hoje, é que nesta era de fake news, nunca a verdade esteve tão ameaçada e banalizada. É como D'ancona diz, a pós-verdade não é a mentira e nem a verdade em si, mas ela está ali, depois que a verdade é conhecida, a opinião pública é manipulada por opiniões que utilizam de apelos emocionais e crenças pessoais, visando um interesse particular, excluindo a importância e necessidade de haver fatos objetivos.

Exemplo: Trump chegou a falar que sua posse teve mais público presente do que a posse de outros presidentes, apenas para se autopromover. Jornalistas apresentaram provas que não, e ele desconversou, informando que quis dizer que foi a posse com mais participantes quando se trata dos candidatos eleitos do partido republicano. Não apresentou provas e foi questionado. Por fim, disse que viu esta notícia em algum lugar. Os que o apoiam, o defenderam, sem mesmo haver provas ou qualquer evidência, até mesmo da própria notícia que ele disse ter visto. Um verdadeiro mal caratismo.

Perceber a atual realidade política no Brasil, é ter a tristeza em saber que a pós-verdade nos cerca e mora ao lado. Somos diariamente bombardeados por representantes políticos que não diz que A é A, e B é B, mas sim, um amontoado de achismo e falas levianas.

D'ancona com grandes exemplos, consegue nos esclarecer os perigos que a pós -verdade traz.

Obs: Pós-verdade doi eleita a palavra do ano de 2016 pelo dicionário Oxford.

polyana marx 02/03/2023

Descreve a nossa realidade
O autor expõe de forma certeira as consequências que as fake news trazem pro nosso cotidiano de forma clara e didática. Além disso, ele traz possíveis soluções para a problemática. A leitura me foi super útil para a construção do meu artigo de iniciação científica.

Pedro 22/01/2023

Interessante, reflexivo e atual
Análise sobre a pós-verdade e suas raizes filosóficas e sociais. O autor trabalha para explicar possíveis caminhos para trazer a primazia da verdade de volta. Aborda ainda a origem da pós-verdade, as consequências da desinformação e tem um último capítulo dedicado a expor possíveis soluções para o fenômeno.

alex 10/01/2023

Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de
fake news, de Matthew d'Ancona (2017)

Escrito por um jornalista britânico, o livro tem linguagem ágil, porém superficial.

O capítulo 4 talvez seja o mais interessante. Nele, o autor discute o papel (positivo e negativo) dos pós-modernistas na situação atual, criticando a relativização dos fatos e a predominância da interpretação e das narrativas que seriam alguns dos pilates dessa corrente de pensamento.

No capítulo 5 há uma tentativa, tímida, de combater a pós-verdade: não desistir ou se comportar passivamente; usar do humor e da ridicularização; usar a tecnologia intensivamente; disputar a esfera da narrativa, das emoções, não se resumindo aos fatos.

Nos demais capítulos, nada de novo....
alex 12/01/2023minha estante
*pilares (e não pilates) rs

Felipe770 19/11/2022

Excelente análise sobre a pós-verdade e suas raizes filosóficas e sociais. Como permitimos, as vezes com boas intenções, que a verdade seja relativizada como vem sendo? O autor também trabalha para explicar possíveis caminhos para trazer a primazia da verdade de volta.

DBAlves 15/11/2022

Pós-verdade
Quando criança conheci algumas pessoas que se declaravam, e eram vistas, como indivíduos que contavam mentiras "sem ficar com a cara vermelha".
Hoje, quando a verdade está cada vez mais difícil de ser garimpada, vemos pessoas que deveriam estar falando a verdade (professores, pastores, médicos, pesquisadores, etc.) propagando mentiras e por ignorância ou leviandade, não os temos visto preocupados, ou conscientes, com as consequências suas ações.
Quando uma mentira é disseminada como algo que "mereça crédito", chamamos isso de Pós-verdade. Porém, diferente dos mentirosos do passado que eram motivo de risos e chacotas, os mentirosos do presente têm sido recebidos com entusiasmo em um mundo cada vez mais apocalíptico.
Como combater e quais atores sociais devem lutar para que a verdade prevaleça? Será que o primeiro caminho seja identificar e estudar o que é pós-verdade?

Carolina Porto 13/01/2022

"A pós-verdade é, acima de tudo, um fenômeno emocional. Diz respeito à nossa atitude em relação à verdade, e não à própria verdade."

O livro é muito bom, apesar de adotar uma perspectiva um tanto quanto eurocentrada. As vezes, pelos exemplos que o autor usa, a impressão que ficaria para um leitor desatento é que a pós-verdade existe apenas no hemisfério norte do globo, quando na verdade não é bem assim. De toda forma, acho que cumpre o que propõe. Fala sobre a origem da pós-verdade, as consequências da desinformação e tem um último capítulo dedicado a expor possíveis soluções para o fenômeno.
Vai ser bem útil na minha dissertação.