Em Busca da Memória

Em Busca da Memória Joseph Jebelli

Resenhas - Em Busca da Memória

Nina 25/08/2023

Muro da Memória
Fantástico livro! Bem técnico e emotivo. Li porque comprei numa promoção em uma viagem, o título me interessou muito além de também me ajudar na minha formação de psico.

Gostaria que o livro trouxesse mais especialista na dor psicológica dos familiares, mas foi uma expectativa minha a parte. O livro é bem técnico, muita coisa da neuro, genética e biologia que pouco entendi mas não diminuiu o valor ou a nota do livro.

Marquei horrores esse livro, amei q cada capítulo trouxe um trecho de alguma leitura. Vale a pena ler, vc sendo da área ou não.

Daniel Andrade 06/10/2022

Extremamente interessante e bem escrito
Comprei por acaso numa promoção, sem saber nada exceto que discutia sobre Alzheimer. Porém, tornou-se uma bela surpresa. Não é dos livros mais didáticos, talvez quem não tenha um pouco de noção de biologia molecular e genética sinta dificuldade, mas nada espantoso.
O estilo lembra o de O Imperador de Todos os Males (que é a melhor não-ficção já escrita, imo), considerando que o autor traz todo um aspecto histórico da doença. É bastante atualizado e acho que qualquer pessoa que se interessa por doenças deveria ler.

camila 05/02/2020

Crítica Alzheimer
Através desta obra Joseph Jebelli, trás uma crítica referenciada a descoberta e as formas de tratamento do Alzheimer, que é uma doença que nos faz esquecer e perder nossas memórias, lembranças e reconhecimento.
Apresentou neste livro a abertura de vários casos, ao qual nos trouxe que há tratamento avançado hoje em dia, mas que não cura totalmente o paciente por mais que eles estudem novos remédios, formas de tratar, entre outros detalhes da pesquisa e descobertas.
Joseph Jebelli,destaca: “O resultado é o cérebro com um peso de uma laranja, por ter encolhido três vezes mais do que ocorre no envelhecimento normal”.
A abordagem transmitida não envolve só o relatar da doença, cuidados, e tratamento, mas também como familiares próximos lidam com isso, diante de todos os processos que precisarão passar com o familiar que se encontra debilitado com esta doença,
No capítulo 12, “mostra várias técnicas simples que podem ajudar a combater como: cálculos mentais aritméticos básicos e vários quebra- cabeças e charadas, tudo, como o livro declara para ajudar a rejuvenescer o cérebro e levar suas funções a um nível mais alto”.
É uma obra que aborda também muitos interlaços do cérebro, como cada uma das partes funciona no organismo e controlam o corpo, e ajudam nosso organismo a reagir bem.

hiirayy 20/03/2024

Cumpre seu papel de biografia do Alzheimer
Um livro bem interessante. Há muito mais do que dados. Ele nos apresenta diversas histórias reais e bem carregadas emocionalmente - principalmente para quem conhece alguém que sofre da doença.

Me surpreendi com a leitura, marquei muito mais do que imaginava. O fato de ter citações muito boas e ser bem intertextual, o fez ser bem agradável de ler.

Minha bisavó foi diagnosticada com Alzheimer uns 8 anos atrás, porém os sintomas começaram em 2014. Uma doença MUITO TRISTE.

Talvez para um estudante de medicina, psicologia ou algo do tipo, a leitura não fará muita diferença por ser cientificamente/biologicamente introdutório e não muito prático...mas vale mesmo assim.

Espero que mais avanços possam surgir, o mais breve possível!!

Vanessa Lima 23/08/2020

Em busca da memória
Em Busca da Memória – surge a partir do interesse do autor e neurocientista que aos 12 anos experienciou em sua família o aparecimento da doença em seu avô. Quando adulto busca compreender como surge a doença, como é a vida dos pacientes, dos seus familiares, cientistas e as pesquisas médicas.

Nesse interesse sobre o assunto, traz toda a evolução da doença de Alzheimer da sua descoberta até pesquisas mais atuais. Os interesses ou não dos financiamentos das indústrias farmacêuticas. Além das casas genéticas também apresenta como e se o modo de vida pode ou não afetar.

É uma escrita fluida e que mesmo apresentando detalhes técnicos explica bem ao leitor o que está sendo apresentado. Também é honesto e traz pontos pessoais sobre como foi e vem sendo lidado até hoje a doença e sociedade.

Indico.

Giovanna 24/08/2021

Me sinto quase uma especialista em Alzheimer agora
Um livro denso, com muitas informações que se eu fosse parar, pesquisar e tentar reuni-las sozinha, ficaria uma vida fazendo isso.
Tem muito conteúdo, mas muito bem explicado para que pessoas que não são da área, como é o meu caso, leiam e consigam acompanhar o raciocínio.
Para quem quer aprender mais sobre essa doença, seja porque tem um familiar acometido ou por mera curiosidade, acho que vale muito a pena!

Gabi 01/06/2022

Em Busca da Memória
Livro curto, porém repletos de informações a respeito de estudos recentes sobre Alzheimer. O autor traça uma linha do tempo contando todo o histórico de descoberta e pesquisas da doença. No meio disso tudo, traz relatos interessantíssimos de pessoas que tem Alzheimer como uma forma de sensibilização e mostrar o cotidiano dessas. Além disso, retrata em diversos capítulos sobre novas terapias que estão sendo consideradas no intuito de retardar o problema.