Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas -

Lala 16/02/2022

Histórias bizarras na mesa de uma taverna
A leitura desse livro foi bem rápida e envolvente. É uma narrativa de moldura (ou como eu prefiro chamar, narrativa de fofoca) em que jovens em um taverna contam histórias terríveis sobre seus crimes. Sempre fica aquela dúvida de se o que eles estão falando é fato ou invenção, e, no final das contas essa é a graça nesse tipo de história.
O livro tem uma pegada pro horror e pro gótico. Tem todo tipo de bizarrice nele, ent eu recomendo conferir os gatilhos pq é bem punk. Mas se você gosta do ultraromantismo e de histórias de terror, acho que vai gostar.
A narrativa do Álvares é muito bem escrita e prende na construção de suspense, apesar de ser um livro com linguagem difícil e antiga. As histórias são terríveis mas ele consegue fazer o leitor querer ver o como a próxima história vai ser ainda mais terrível que a primeira e quando vc vê terminou o livro. O horror vem muito da mente doentia e perversa dos seres humanos e isso é o que assusta nos contos.
É tbm um livro bastante existencial em alguns momentos e tem uma aura de delírio. As vezes parece uma mistura de realidade e pesadelo.
A minha história favorita é a do Gennaro pq aquilo é puro suspense gótico, bastante envolvente e imprevisível. Odiei a história do Hermann pq além de a narração ser chata, essa história pra mim é problemática de um jeito bem complicado. Bertram tbm é uma boa história, pra mim uma das mais assustadoras pq mexe com os limites humanos:o canibalismo por sobrevivência.
Enfim, curti a leitura, mas recomendo pra galera que realmente curte gótico, horror e romantismo

Ed Carvalho 16/04/2021

Gótico!
A mais gótica e sombria obra da literatura clássica nacional. Ótimas histórias contadas pelos personagens. Entramos no ambiente das histórias e sentimos um pequeno pavor imaginando os relatos. Gostei muito.

Ester8 29/11/2020

O livro é bom,achei a linguagem um pouco maçante,mas é bom sim ?

Rafaella270 26/02/2022

Em uma noite de orgias 5 homens contam suas histórias de amores mais sofridos e macabros. Homens ebrios e libertinos que tem historias as histórias de amor mais sombrias.

Lisboa 06/12/2022

Clássicos Clássicos Clássicos. Acho que esse é bom por ser curto. É possível ler o mini contos bem rápido, e não é tão difícil de entender.