Almas Afins

Almas Afins Edgard Armond

Resenhas - Almas Afins

viihast 08/10/2023

Um livro para os amantes de mediunidade e histórias.
É um livro bem interessante que aborda a reencarnação, e nele vamos acompanhando espíritos de Lemúria e Atlântida, também conhecemos a 18° dinastia do Egito e o livro segue até os dias de hoje, fazendo sempre uma comparação referente àquelas épocas.
Achei a escrita bem simples, mas mesmo assim houve partes que fiquei confusa ou não entendi muito bem, o que eu pude observar é que a leitura possui certas particularidades, principalmente referentes aos espíritos que são retratados na obra, em alguns momentos, me deu a impressão de que a leitura se tornou um pouco corrida, mas não foi algo que me incomodou muito. Também tive a sensação de que em algum momento, houve uma edição maior que essa, e que a editora decidiu simplificar o livro.
As partes que mais me chamam atenção, foram, sem duvida, as que abordavam as diferentes formas de mediunidade, para mim foi especial a leitura durante essas abordagens, muito interessante entender o ponto de vista deles sobre esse assunto, já que naquela época, eles não tinham noção alguma do que ocorria, para aqueles povos, era simplesmente a fé na sua forma mais pura, e cada manifestação em sua característica única era lindo de se acompanhar.
Também é bem bacana ler as narrativas dos espíritos mais evoluídos, com belas explicações sobre aquelas épocas históricas.

"...o erro é relativo ao conhecimento, e o dia de amanhã acrescenta sabedoria ao dia de hoje."

"Assim são os caminhos da vida e da morte; nada há de definitivo, tudo é mudança, tudo se modifica, menos o amor, quando verdadeiro, esse, sim, constrói sempre para a eternidade."

"...nas tarefas espirituais não se enquadram improvisações ou imprevistos..."

"Àquele que erra, sempre se dá oportunidades novas de melhoria e redenção, e a bondade infinita do Senhor ainda lhe põe no caminho as criaturas que foram objeto de seus erros para que, no campo do amor, sejam estes apagados para sempre."

Juliana Krapas 05/04/2024

Gostei
Para entender a historia, tem que ler a trilogia antes, assim entenderá a história do livro, como os registros históricos do Egito.

Claudinha 01/03/2023

Esse livro narra interessantes aspectos da lei da reencarnação, do carma e da justiça divina, acompanhando a trajetória de Espíritos afins desde os tempos dos continentes submersos da Lemúria de Atlântida, passando pela 18 Dinastia do antigo Egito, até chegar aos dias atuais.

Diogo 10/03/2021

Cadê minha alma gêmea?
Obra que fecha uma trilogia que trata da evolução espiritual da humanidade. O foco aqui é principalmente a perpetuação do amor entre dois espíritos ao longo de suas vivências. Dos três livros, este é o menos interessante.

Fábio Tomaz 25/01/2022

Um fim agridoce de uma serie que me prendeu!
Almas Afins fecha a serie da história dos espiritos capelinos migrados para o planeta Terra para nos ajudar a evoluir e nos desenvolver na sociedade que somos hoje.
Diferente do primeiro livro: “Os exilados da Capela” e do segundo livro: “Na cortina do Tempo”, que focaram em contar a história de um povo, sob o ponto de vista macro do expurgo dos espíritos capelinos e os impactos que sua realocação ocasionaram no orbe Terrestre, Almas Afins trata da história de apenas quatro espíritos capelinos desde os primórdios do tempo, ainda na formação da terceira raça terrestre no já extinto continente da Lemúria, e suas reencarnações sucessivas na Atlântida, e depois no Egito na época dos Faraós, até os dias de hoje, e como suas histórias e seus esforços se relacionam e contribuíram para o legado da crença no Deus Único.
Diferentes das obras anteriores, esta está mais para um romance espírita do que um livro de conteúdo histórico e talvez por isso, também diferentemente da avaliação dos anteriores, eu tenha concedido apenas 3 estrelas de 5, pois me frustrei um pouco em relação aos anteriores. Não por ser ruim, longe disso, mas por não ser tão elucidativo quando seus predecessores o que me frustrou de certa maneira.
Assim como os outros livros as leis de Causa e Efeito estão presentes no enredo e nos mostram a importância da nossa vigilância sobre nossas ações, mas diferentemente dos outros temos aqui como alguns Espiritos se entrelaçam para na eternidade aprenderem e solucionarem juntos os problemas que criaram, cumprirem os propósitos a que se destinaram e como nos ajudamos mutuamente a evoluirmos.
Enquanto os dois livros predecessores poderiam agradar a espiritas e não espiritas, este terceiro e último volume talvez possa não atingir o mesmo objetivo, de acordo com a crença e criatividade do leitor.

Allan116 24/01/2023

Um Bom Encerramento Para Uma Trilogia Interessante, Porém Moralmente Duvidosa.
Essa é a obra mais declaradamente romântica do autor, ainda mais que a segunda (Na Cortina do Tempo) onde o mesmo já começa narrando o seu encontro com um amor de longa data. No entanto, essa é, de fato, uma obra romântica no sentido literário mais clássico. Isso a torna recomendável, talvez, para quem apenas esteja interessando na história e não em seu apelo a uma veracidade religiosa.

A escrita é SIGNIFICATIVAMENTE menos densa do que nas obras anteriores, tornando a leitura MUITO mais suave e sem o tradicional texto exageradamente prolixo das obras anteriores.

No entanto, ainda aqui é evidente o preconceito racial velado do escritor quanto a etnias africanas; ao ponto de ser nítida a forma breve e complemente desprovida de detalhes quando se refere a personagens de pele escura enquanto sua descrição é longa e extremamente rica em adulações quando descreve personagens brancos, ou de pele clara ressaltando os traços de beleza em minúcia de detalhes quando esses se relacionam com a pele branca. Há uma parte que é trágica e cômica onde ele chega a narrar uma mulher egípcia de "pele pálida"... Um tradicional caso de escritor latino-americano adorador do eurocentrismo clássico que determinava o tom de obras literárias até o início desse século - e até um pouco mais...

Ressaltando essa ressalva: recomendo. Salvo a própria discrição com relação ao tema, bem como a narrativa do escritor.

Val 26/07/2023

Almas Afins
O livro é interessante, trás algumas informações sobre a Lemúria e a Atlântida, e sobre a reencarnação de alguns personagens históricos, mas é bem enxuto, não detalha muito.

Tati 12/02/2021

Um bom título
Gostei bastante desse livro. Com ele temos um melhor entendimento de como a Lei da Reencarnação funciona e como Espíritos que são mesmo afins, sempre estão juntos.

*Si* 18/04/2021

A força do amor
Depois de um passeio pela pré-historia, de conhecer um pouco sobre a Lemúria e a Atlântida, neste livro vamos conhecer um momento importante na história do Egito. Os conflitos entre o poder militar e o religioso, representado aqui através do Templo de Imatan. Retratando a reencarnação de alguns personagens que sempre se encontram ao longo de várias existências até o momento presente em que se passa a transcrição destas comunicações mediúnicas. Interessante notar que já existia naquele tempo a certeza da vinda de um Enviado Divino que traria ao mundo uma filosofia de amor universal, e uma nova lei de moral e justiça. Destaque também para a força do amor que une os espíritos de Nut e Hrihor. A linguagem desse livro é mais poética que os outros dois, deixando a leitura mais leve e fluida.

Cepheus 18/07/2023

Completando a trilogia "Exilados de Capela", Almas Afins traz uma narrativa centrada na convivência entre espíritos que compartilham de fortes vínculos, que ultrapassam as medidas da matéria, e como estes se fortificam cada vez mais com o passar das gerações.
A leitura é simples e rápida, e a abordagem espiritual é bem profunda. Entretanto, o autor deixa transparecer sua visão de mundo um tanto elitista e preconceituosa, o que afeta um pouco a imersão na ideologia religiosa-racional que se espera.
Apesar disso, é uma leitura que vale a pena para compreender melhor a raça humana nos dias atuais, a partir de sua origem ancestral.

Bia* 16/01/2024

O livro trata sobre a reencarnação de espíritos afins, contando um pouco de sua trajetória na Lemuria, Atlantida e Egito Antigo.

Elber 19/03/2015

Uma história razoavel
Não acrescenta tanto caso voce tente compara-lo ao primeiro livro da série: Exilados de Capela. Mas é um livro bom.

jorge.luiz.589 27/11/2015

Interessante leitura!
Uma leitura interessante. Para quem é espírita ou espiritualista é um romance histórico que mostra o caminho e a evolução de almas durante o passar das eras.
Para quem não é espírita mas gosta de ler é uma boa opção para passar o tempo, pode ser lido como um romance fictício sem alterar a qualidade literária.

Roberta 13/06/2016

Interessante!
Um livro que conta uma pequena história do que se passou no antigo Egito pela visão dos próprios participantes.
Sabendo como sucessivas reencarnações não nos separam daquele que amamos de verdade.
Recomendo para quem inicia no assunto ou deseja mais informações sobre civilizações antigas.