Quando a Escuridão Bate à Porta

Quando a Escuridão Bate à Porta L. L. Alves...

Resenhas - Quando a Escuridão Bate à Porta

@Livrosdami_ 04/04/2019

Livro cheio de ensinamentos
No livro "Quando a solidão bate à Porta", temos uma coleção de Contos que fala sobre essa doença. Cada conto mostra que não importa a idade, cor, classe social, todos estamos sujeitos a essa escuridão.
Mas o que fazer se a escuridão bater na sua porta?
Aqui vemos personagens que encontraram à luz em um novo amor, na família, no lar, em voltar a fazer o que gostava, alguns não encontraram, mas seguem lutando.
A maioria contou com ajuda médica, sim o famoso psicólogo e psiquiatra, passou da hora do preconceito contra essa profissão acabar não é?
Então, aqui nesse livro vemos a importância desses médicos, a importância em você QUERER se ajudar.
Não da para falar de cada conto, pois não tenho espaço, e escolher apenas um ou dois seria injusto, todos os contos são emocionantes, envolventes, tristes mas que deixam muitos ensinamentos.

Jis Rocha 05/03/2019

Me surpreendeu.
Antes de falar sobre esse livro gostaria de agradecer a Editora Sinna por essa antologia e já vou explicar o motivo.

Depressão é uma doença que muitos acham ser "modinha" , coisa de gente sem ter o que fazer e essa antologia mostra o contrário: como uma avalanche que não vê mansões e simples casinha, a depressão não vê cor,raça, condição financeira e idade.

Vemos isso todos os dias em matérias pela internet, adultos,jovens e CRIANÇAS tirando a própria vida pois essa escuridão bateu na porta e eles a convidaram para entrar.

E uma vez lá, não se encontra uma luz.... Eu pensava assim até ler esse livro.

As situações desses contos podem acontecer com você,comigo,com seu amigo,vizinho,mãe, mas não são contos tristes,ao contrário, são contos de luz, e esperança.

Nesses contos cada autor nos mostra que por mais no fundo do poço em queva pessoa se encontra naquele momento, tem sempre uma luz no fim do túnel, uma cura chamada "ACEITAÇÃO".
Vemos que, como um alcoólatra, a cura se dá em aceitar que está doente e pedir ajuda: essa é a linha que separa a vida da morte porque sim, alguém irá te ouvir,não irá te julgar e sim, mostrar a luz para a sua vida.

Adorei os contos e o meu favorito foi O Jardim das Ervas Daninhas.

Ah Jis mas não sou depressiva...
Então leia mesmo assim pois ao seu lado pode ter alguém se afogando na escuridão,e você pode se tornar a luz que ele precisa para continuar a viver.

Ana Mc Bairros 25/02/2019

Eu li - Quando a Escuridão Bate à Porta
A obra organizada pela Ge Benjamim, é uma antologia que reúne vários contos sobre um tema bastante comum nos dias atuais: a depressão.

São diversas histórias tocantes, que mostram o quanto as relações entre as pessoas afetam diretamente em nossas vidas. Há situações onde a morte de entes queridos, os traumas, os relacionamentos que não deram certo, os trabalhos que não vão bem, as pressões diárias, a descoberta da opção sexual, tudo isso e mais pouco, impedem os personagens de enfrentar o mundo novamente.

A maioria dos contos são narrados em primeira pessoa, portanto é possível acompanhá-los de forma bem crua, os sentimentos e as emoções se mostram bastante convincentes e fortes.

Estes são os títulos:

– No limite de cada um (Denize Ribeiro);
– Lembranças (Judie Castilho);
– Relato de um vazio (Camila Lobo);
– Quero ver o sol (Mell Ferrarez);
– Quando se encontra a luz (Ge Benjamin).

O interessante é que cada personagem procura simbolizar suas dores e aflições. A personagem da L.L. Alves, por exemplo, compara o que sente com uma nuvem, já o personagem do Humberto Assumpção afirma que Demetrius fica sussurrando em seu ouvido coisas desagradáveis.

Em nenhuma situação a personagem principal desistiu de lutar. Todas as histórias mostram o quanto é importante persistir, encontrar beleza na vida e continuar seguindo em frente, mesmo com a imensa dor.

É importante ressaltar a importância de outras pessoas na vida dos protagonistas, pois elas estavam sempre dispostas a ajudá-las, através de atos ou palavras, mostrando que nunca estamos sozinhos para enfrentar nossos medos. A busca por ajuda profissional também é bastante frequente nas narrativas, mas nos mostra que depende unicamente das nossas decisões em querer melhorar. Cada passo é fundamental para nossas decisões, e dar o primeiro passo para querer e pedir ajuda já é uma vitória imensa.

Não consegui decidir o qual conto mais gostei, porque todos são marcantes e especiais, cada um à sua maneira. Portanto, recomendo imensamente a leitura dessa antologia a todos que gostam de histórias de emoção e superação.

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2018/08/eu-li-quando-escuridao-bate-porta.html

Mari @enquadrandolivros 24/02/2019

Quando a Escuridão Bate à Porta, é uma antologia organizada pela autora Ge Benjamin. O livro contém 20 contos de autores diferentes, e todos os contos possuem um tema em comum: depressão.

Cada autor nos apresenta a doença de uma forma diferente, com uma mistura de conflitos, cada um sofrendo da sua forma, mas o que mais gostei foi como cada conto traz a doença de uma maneira real, sem romantização e exageros, os personagens passam por situações cotidianas, e a doença vai se manifestando de várias maneiras e causando sintomas diferentes em cada um.

Apesar do tema ser "pesado" achei uma leitura necessária, não apenas para quem sofre com a depressão, mas todos deveriam ler para ter uma dose de empatia. A mensagem por traz dos contos nos mostra que a depressão não é um simples drama, ou um ataque de querer chamar atenção, estamos falando de uma doença séria que vem atingindo cada vez mais pessoas, e o livro deixa isso bem claro a cada conto.

Por ser vários contos, é difícil falar de cada um, mas todos tem uma mensagem importante para passar, cada um fala sobre um grau da doença, como ela começa e como vai se propagando, mas o importante é que cada história nos mostra que os personagens que sofrem de depressão, só estão à espera de alguém que os ajude a sair de determinada situação. Nesse ponto que percebi como é importante ter ajuda no circulo social. Pode ser difícil saber o que falar ou o que fazer para ajudar alguém nessa situação, mas ser gentil e estar disposto à escutar a pessoa, já é um grande começo. E tudo isso eu tirei das reflexões que fiz durante a leitura.

Quando a Escuridão Bate à Porta foi publicado pela Editora Sinna, e eu recomendo a leitura para todos, sem exceções. É uma leitura necessária, com mensagens importantes e apesar do tema, traz um certo alívio ao nos mostrar que sempre existe uma saída.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 01/12/2018

Resenha: Quando à escuridão bate à porta
Quando à escuridão bate à porta é uma antologia que foi organizada pela escritora Ge Benjamim sendo de literatura nacional.

O livro consegui em ebook quando um dia estava gratuito na Amazon mas faço parceria com a escritora Ge Benjamim e com a Editora Sinna. A escritora conheci na Bienal deste ano e reevi ela no lançamento do livro Tenebris.A estrutura do ebook o livro sendo uma antologia é dividido em cada capítulo um conto de um auttor diferente.

O conteúdo do livro é sobre contos que se refere a superação a depressão do caos da mente até a luz, tem o conto do escritor Rodrigo Ortiz chamado A Garota que Perdeu sua essência é ótimo pela referência da Bela Adormecida relacionando com o momento da garota, tem o conto da escritora Gislaine Oliveira chamado No Limiar do Abismo, tem o conto do escritor Rodrigo Fonseca chamado Permita-se, tem o conto de L. L. Alves chamado A Nuvem contando a história da tia Tai e a dele, tem o conto da escritora Evelyn Monique chamado Desabafo de uma depressão, temos o conto da escritora Geana Krause chamado Meu Segredo, tem o conto da escritora Pollyana M. chamado Doença da Alma, tem o conto do escritor Lucas Hargreaves chamado O Plano das Nuvens, tem o conto da escritora Janaina Flores chamado Casulo, temos o conto da escritora Vivianne Sophie chamado Cálida Escuridão, tem o conto do escritor Humberto Assumpção chamado Demetrius, tem o conto do escritor Rodrigo Ortiz Vinholo chamado As Marcas no Calendário ótimo conto, tem o conto da escritora Débora S. Mattana chamado O Jardim das Ervas Daninhas, tem o conto da escritora Viviane Dutra chamado Luz no Fim do túnel , tem um conto da escritora Denize Ribeiro chamado No Limite de Cada um, tem um conto da escritora Judie Castilho chamado Lembranças, tem um conto da escritora Camila Lobo chamado Relato de um Vazio, tem o conto da escritora Mell Ferrarez chamado Quero ver o Sol e o último conto da escritora Ge Benjamim chamado Quando se encontra a luz amei ele.

Minha análise em geral amei o livro por ele tratar de depressão me lembrou do meu passado e alguns contos sugerem que o personagem escreva o que está em sua mente isso pode ser muito bom para quem precisa, minha leitura foi fluída e gostei do livro tanto da temática com ele todo. E recomendo para quem gosta de antologia ,contos e sobre a temática destas prosas. O tema desta antologia é fundamental para o leitor que quer ler sobre superação que quer ler do personagem na escuridão até a luz da vida ativa. Recomendo.

Quote:

"Descobri que o amor salva e sou mais uma das sobreviventes que sabe que amar é o melhor caminho para se chegar à luz."

Conheça meu instagram literário: @kemiroxtvliterario

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2018/12/resenha-quando-escuridao-bate-porta.html

Larissa 07/09/2018

Blog Por Livros Incríveis
Organizada pela autora Ge Benjamin, Quando a escuridão bate à porta é uma antologia composta por 20 contos de 19 autores diferentes que escreveram sobre um mesmo tema: depressão. Abordado de diversas formas, todas bem diferentes, o tema é exposto nos contos através de situações bem reais, que mostram o que pode acontecer, e acontece, com alguém que convive com essa doença, assim como ela afeta as pessoas, suas emoções e seus pensamentos.

O Jardim das Ervas Daninhas - Débora S. Mattana
"A vida é injusta, mas ela tem muitas portas. Está na hora de se fazer feliz, Gerdalina, de se impor, de mostrar ao mundo que você está aqui."

Talvez o conto que mais nada na fantasia dentre os existentes no livro, e também um dos mais poéticos. Nele Débora nos apresenta Gerdelina, ou Lina, uma jovem que ao realizar os desejos e vontades dos outros acabou se perdendo de si mesma e deixando seus próprios sonhos esquecidos. No auge do seu desespero ela conhece Vitae, uma criaturinha incomum que a ajudará a recolher suas ervas daninhas, para assim se reencontrar e se reerguer.
Usando uma metáfora que só se compreende próximo ao fim, a autora nos trouxe a importância de fazer nosso próprio caminho e não abrir mão daquilo que nos faz feliz, ainda que as pessoas ao redor insistam no contrário.

Demetrius - Humberto Assumpção

"Não sentia nada em meu corpo, apenas a certeza de que morreria a qualquer momento."

Humberto nos apresenta um protagonista gay, muitos quilos acima do peso pela comida ser umas das suas formas de escape. Nessa mistura de conflitos que todas essas situações causam, esse conto vemos a importância de se perceber e aceitar, aceitar a verdade e a ajuda quando ela vem.

Relato de um vazio - Camila Lobo

"Atualmente, sou meio vazia, mas em um futuro não distante quero ser repleta."

Com um conto publicado em "Os Animais também vão para o céu", nesse segundo trabalho somos apresentados aos pensamentos e reflexões de uma pessoa com a cabeça cheia de sentimentos mas que não desistiu de lutar.
Esse conto é especial pra mim por diversos motivos; escrito pela Camila, minha companheira de blog, faculdade e uma das amigas mais especiais que a vida me trouxe (olha a fotinha dela aqui na coluna ao lado gente haha), eu tive o prazer e a oportunidade de acompanhar o conto enquanto ele estava sendo escrito (e dar palpites também haha) e me emocionar com ele desde que saiu da cabeça dela para o papel pois é lindo ver a força de alguém que apesar de tudo que a atormenta não desistiu de si mesma.

É difícil falar de cada conto de forma única, afinal são muitos, mas cada conto desse livro tem algo de especial e uma mensagem a passar. Destaquei apenas três entre 20 contos muito bons, bem escritos e que trazem mensagens e reflexões tocantes e necessárias sobre um assunto tão importante. Pelo tamanho, é um daqueles livros que lemos em uma tarde, pela emoção que provoca talvez a leitura dure um pouco mais. De qualquer forma, a leitura é muito válida.

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com/2018/08/resenha-quando-escuridao-bate-porta.html

Aricia 28/07/2018

Bem elaborado...
Um livro curto, com contos de diversos autores, mas nada muito profundo, com um tema importante que é a depreção. Senti falta de continuidade, tem 4 contos que não estão tão bons. A diagramação é linda! Os recados a frente de cada capítulo é importante demais...

Ler é Literário 24/06/2018

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Quem acompanha o blog e suas redes sociais sabe que agora somos parceiros da Editora Sinna, e como forma de firmar mais essa parceria a editora disponibilizou para nós parceiros o e-book da sua mais nova antologia Quando a Escuridão Bate à Porta que foi lançado recentemente na Amazon.

"Ele sorriu de repente e me empurrou contra o tampo do banco violentamente.
- Sou o seu pior pesadelo."

Quando a Escuridão Bate à Porta é uma antologia composta por 20 contos, escrita por 19 autores diferentes (todos os nomes dos autores encontram-se nas informações acima) e organizados pela autora Ge Benjamin (Zodíaco). Lançado pela Editora Sinna é um livro que vai tratar de contos que tem como enfoco nos trazer um tema que muitas pessoas acabam achando que é "besteira" que é a depressão.

"Alguns dizem que depressão é doença de rico ou 'modinha', desculpa para fugir da vida real, mas não é assim."

Todos os contos trazem situações equivalentes e que podem realmente acontecer conosco, ou com pessoas próximas a nós e que podem desencadear nessa doença que se não tratada pode acabar a algo que mesmo que eu tente aliviar é apenas o que posso dizer que é a morte.

"Tinha vergonha de se machucar. Porém, os cortes a ajudavam a sentir algo, nem que fosse a dor. E era como um alívio."

Fica difícil eu falar do livro e não falar de seus contos. Porém, não dar pra simplesmente eu pegar 20 contos e falar nessa resenha de todos eles, por isso eu resolvi pelo menos falar sobre 5 contos que compõem a antologia pra vocês saberem um pouco mais sobre o que esperar.

"A vida pode ser uma droga às vezes, mas vale a pena ser vivida."

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: https://lereliterario.blogspot.com/2018/06/resenha-49-quando-escuridao-bate-porta_22.html

Camila | Book Obsession 03/05/2018

Recebi esse ebook em parceria com a editora Sinna de mais uma antologia lindíssima de contos que será lançado agora na segunda semana de maio e já está disponível para compra no site da editora.

Quando a escuridão bate à porta, é um trabalho extremamente delicado e tocante que aborda um tema muito comum, ou melhor, uma doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo que é a depressão.

“– Toda trajetória possui seus altos e baixos, mas o nosso principal objetivo é sempre buscarmos o topo – prosseguiu –, porém, nem sempre, a depender do dia, iremos conseguir. O importante é nunca parar.”

Seu início pode se dá através de alguns episódios tristes, morte de entes queridos, decepções amorosas, no trabalho, a pressão do cotidiano, vícios, entre tantas outras possibilidades. Ela chega, se instala e muda de vez a vida do ser humano.

Organizado pela autora Ge Benjamin, o livro é curtinho reunindo um total de vinte contos, e para minha surpresa pude encontrar vários colegas blogueiros que acompanho o trabalho em seus sites. Entre os contos temos:

1 – A garota que perdeu sua essência – Rodrigo Ortiz Vinholo;

16 – No limite de cada um – Denize Ribeiro;

17 – Lembranças – Judie Castilho;

18 – Relato de um vazio – Camila Lobo;

19 – Quero ver o sol – Mell Ferrarez;

20 – Quando se encontra a luz – Ge Benjamin.

“Você é a pintora do quadro da sua vida, então o encha de coisa bonitas e coloridas. Use os momentos bonitos para trazer esperança quando os dias tempestuosos chegarem. Aprenda a se amar e assim chegará até a porta da felicidade.”

Os contos trazem situações do cotidiano e vários exemplos em que os personagens lutam para lidar com a tristeza, a mágoa, a raiva e a tormenta que a depressão impõe em suas vidas. Para alguns pode ser tida como uma grande besteira ou frescura, mas a verdade é que a depressão pode ter consequências devastadoras e até levar à morte.

“A vida era uma dádiva. Certamente havia, enfim, encontrado a beleza dentro do meu ser. Apenas uma frase mostrou-me minha grandeza, fez-me acreditar no alvorecer. Minha história não acabou, continuarei a escrevê-la, porém, desta vez, de forma leve com alguns capítulos de recomeço e dor, mas sempre enxergando o melhor lado em tudo, pois eu sou mais forte do que pensava ser.”

Cada conto me tocou de forma especial e os autores em poucas páginas conseguiram o feito não só de emocionar, mas plantar a semente da solidariedade e da esperança, além de chamar atenção para um assunto tão importante.

“Força não é algo que se tem, é algo que se descobre. Estou descobrindo esta força todos os dias e sei que vai conseguir também.”

Quando a escuridão bate à porta, é uma leitura reflexiva, cheia de mensagens e porque não dizer obrigatória, pois mesmo que você não saiba como é viver tendo depressão, certamente já conheceu ou conhece alguém que está passando por isso e suas palavras de amor, apoio, alento, pode ser o primeiro passo para ajudar, claro, sem esquecer a ajuda profissional, mas acima de tudo, fica a mensagem de que nem tudo está perdido e mesmo que o caminho seja árduo, dias melhores virão.

site: http://www.bookobsessionblog.com/2018/05/resenha-quando-escuridao-bate-porta.html