O colecionador Sérgio Fragoso

Resenhas - O colecionador

Sarah 19/03/2024

O colecionador
Não gosto de criticar livros e autores nacionais, mas confesso que me decepcionei com esse livro?
achei a escrita grosseira, os diálogos completamente robóticos e muito coloquiais, de uma maneira que não nos identificamos com os personagens.
pra mim, não foi bem um livro de suspense, pq o assassino já aparece na metade do livro, e é um personagem que não foi mostrado anteriormente, não sabemos nada sobre ele e por isso, não causa aquele impacto que estou acostumada a sentir nos outros livros de suspense que leio.
achei meio sem sentido no geral, e a escolha de colocar um personagem com o mesmo fetiche com o intuito de nos confundir, não funcionou muito bem, achei meio forçado
esperava bemmm mais, mas pretendo ler outros livros do autor pra ver se são bons ou no mesmo nível que esse?

Sthefany.Faryniuk 10/02/2024

Ah faça me o favor
Oh gente, me perdoem a grosseria mas é um livro fraquíssimo de história, terrivel de narrativa e se arrasta pelos cantos sem progredir significativamente em NADA.

Estava bem animada por ter ganhado o livro de presente em um amigo secreto e eu já acompanhava anteriormente o autor pelo TikTok e depois pelo Instagram, mas nunca vi nada sobre a escrita nem o roteiro, só o marketing que me pegou, ainda mais por ser obra nacional. Dito isso, é raso, uma leitura curta que sinceramente seria ainda menor se não fosse pelos diálogo sem sentidos e descrições estranhas.

Primeiro que o livro é CHEIO de assuntos sensíveis que não são avisados no começo da leitura ? mas acontece, tudo bem ?, ai junta o fato de a abordagem desses assuntos serem rasas, sem tratamento e senso nenhum, de forma que eu ouso dizer ser grosseira. O estilo da escrita não é nem um pouco meu estilo e eu até enrolei pra terminar de ler por não ter me envolvido, mas a imaturidade literária fica clara quando se lê os dois primeiros capítulos.

O diálogo soa robótico, coloquial e pouco natural, com os personagens sendo repetitivos, sem personalidade e nenhuma característica marcante que os distingue, várias vezes o nome deles precisa ser citado constantemente pra evitar confusão pois parece tudo do mesmo. As cenas são descritas muito como num roteiro de peça: muito detalhe técnico e pouca percepção do personagem em foco.

Fora que a apresentação do Davi é uma forma ? que falhou ? de criar um suspense de achar que ele é o colecionador, mas é só mal executado e não tem sentido nenhum.

É, tinham diversas formas de pegar uma proposta legal assim e fazer algo realmente bom, mas parece ter feito com pressa, sem cuidado e sem toque nenhum.

Terrível, não recomendo a leitura para ninguém.

Lauraxy 31/01/2024

Nhe
Sei que por ser um livro pequeno não há muito tempo pro desenvolvimento, mas acredito que mesmo tendo menos de 200 páginas a história poderia ser bem mais explorada. Muitas cenas que não adicionaram nada ao enredo principal. Antes mesmo de chegar na revelação eu já sabia do que se tratava. Achei o trauma por trás da maldade bem nada a ver já que ele mesmo provocou a situação, inclusive uma situação que só aconteceu pq ele já era um nojento, então, que trauma é esse? Não gosto de criticar autores nacionais mas minhas expectativas estavam altas então foi fácil se decepcionar. (Tudo isso fora o uso do termo "morena clara" pra se referir a pele dos personagens)

Alissia0 26/01/2024

O creepy colecionador de calcinhas de NY
Esse livro tem um enredo bom; é rápido, simples e sem rodeios. É um suspense policial pouco melodramático e não tão profundo - como contendo enigmas e crimes sangrentos e perversos seguidos de um serial killer extremamente astuto e vil, que se torna quase impossível de desvendar sua identidade, paradeiro ou motivações - e com personagens superficiais (não que isso seja necessariamente ruim pois para uma trama como essa fez sentido...).
Há um plot twist interessante, surpreendentemente no meio da história, não no final, que prometeu um elemento do qual eu estava ansiando nessa trama - agiu como um tempero a mais, que estava em falta até o momento. Apesar disso, infelizmente, ao continuar lendo percebi que ela continuava naquele (mesmo) ritmo: um tanto quanto "era de se esperar".
De todo modo, foi uma leitura interessante, mas, como eu prefiro o gênero de suspense e investigação policial com um gosto mais dramático, não me atraiu tanto como eu desejava.

Emery.Alves 23/01/2024

Decepção
Não queria dar uma crítica negativa a um autor nacional, mas essa obra é mal desenvolvida, tem personagens rasos, diálogos artificiais e um assassino péssimo, ele só é asqueroso e fetichista, não tem nada envolvente.
Lauraxy 31/01/2024minha estante
Resumiu tudo que eu senti lendo

Jeon Bruna 20/12/2023

Interessante
É uma boa lra quem não tem costume de ler esse gênero, caso não tenha problemas com os gatilhos de: com estupro, sequestro e armas.
A escrita é claramente de alguém inexperiente, e pode ser tedioso pra quem ja leu varios suspenses.

Elisangela Muniz 14/11/2023

Tinha tudo pra ser uma história legal, mas o desenvolvimento não foi muito bem feito.
Achei meio bizarro o fetiche do cara, mas tenho certeza que existem piores.
Era um caso difícil de desvendar e o chefe falando que ia rebaixar o cara??? Achei sem noção.
O último capítulo também foi meio sem noção. Um monte de policial vai pro local e não têm um plano???? Ia tudo dando errado porque eles são burros...
Enfim, achei algumas coisas bem sem noção. Teve umas partes que eu ri porque não dava pra acreditar.

Mariana 14/09/2023

Conheci o autor através do tiktok e fiquei doida pra ler, tbm o conheci na bienal e ele é um fofo.
Me surpreendeu essa história, os personagens são bem construídos e a trama tbm, só achei o final um pouco fraco. Foi o primeiro livro que li dele e já quero ler os outros.

alexandra 26/07/2023

Ótimo pra sair da ressaca literária
Terminei um livro de suspense e logo emendei nesse por ter uma quantidade "baixa" de páginas. Achei o livro bem dinâmico e o autor bem criativo na construção do personagem, considerando que o assassino coleciona calcinhas da vítima, que não é muito comum nas histórias de suspense atualmente. O livro veio autografado e com marcador de página, o autor foi um querido todas as vezes que conversamos. Com certeza pretendo ler outros livros dele

Nathalia 19/07/2023

O colecionador
Livro parece q foi feito com preguiça, a história é legal mas nao envolvente? pode nao ser a melhor historia do escritor mas tirou meu interesse de o conhecer melhor

BArbara 12/07/2023

Recomendo!
Eu gostei do livro, gostei da história e de como ele faz você duvidar até de um personagem inocente! parabéns ao escritor! que tenha muito sucesso!!

Lilian 10/07/2023

O colecionador
A história gira em torno de um serial killer, que utiliza de um táxi para abordar suas vítimas, mulheres que usam saias. O objetivo dele é que elas deem sua calcinha e para isso, ele fará o que for preciso para ter seus troféus. Cabe ao detetive Scott correr contra o tempo para prender o colecionador e evitar novos assassinatos.
O livro é bem dinâmico, tornando a leitura agradável e rápida. Muito bom!

Lavinia Simoni 13/06/2023

Comecei a ler esse livro porque tinha terminado um livro de suspense e já queria ir no embalo e ler outro, mas esse não me prendeu nadinha...

Confesso que não aguentava mais ler palavras como "meu caro", "logo" e "calcinhas". O fato do assassino colecionar calcinhas usadas realmente é nojento e estranho, mas eu gostei da criatividade do autor. E também senti falta da linguagem informal nos diálogos, é difícil ver jovens usando palavras difíceis como "na sequência, aconteceu isso..." Mas não nego que a escrita do autor é muito boa.

Também não vi muito sentido em ter colocado o David como um possível suspeito no começo, até achei que era ele o assassino. Mas enfim, é um livro bom e terminei ele rapidinho.

Rose 05/06/2023

Lembra um seriado antigo
Ao ler as páginas fui transportada para um seriado antigo de investigação criminal, praticamente um CSI New York. Gostei.