Atlântida

Atlântida Fábio L. Shadow

Resenhas - O príncipe pardo e os reinos perdidos

Eumatheuxs 07/05/2022

Resenha Crítica de O Príncipe Pardo e os reinos perdidos: Atlântida
Resenha

A obra intitulada O Príncipe Pardo E os Reinos Perdidos: Atlântida, publicada em 2018 pela editora Talentos. Ela é da autoria de Fabio L. Shadow e faz parte de uma trilogia chamada O principe Pardo e os reinos perdidos. O livro conta a história de Felipe, que atende por Lipe (seu apelido), um garoto que vai descobrir próximo de seu aniversário de 13 anos que sua verdadeira origem é bem mais profunda e encantadora do que ele poderia imaginar.
Os 13 capítulos que a obra possui não são extensos ou demorados, pelo contrario, são objetivos e deixam a cada final um sentimento de querer mais, não por serem capítulos curtos mas por terem informações necessárias para o leitor ficar instigado a dar continuidade a leitura. O estilo de escrita também é um ponto importante para ser citado pois de modo geral, o vocabulário usado na escrita na maior parte do tempo é de fácil compreensão e as descrições das pessoas e ambientes não são enfadonhas. A diagramação do livro é simples mas não é algo que vai incomodar o leitor.
A historia de Atlântida já começa com um grande problema assolando o reino de Berila, o que faz o rei Henrich levar seu povo para a lendária Atlântida. No segundo capítulo é apresentado o protagonista Felipe (Lipe) lidando com a falta do pai que nunca conheceu e também mostra um pouco de sua relação de amizade com Zé, o porteiro do seu prédio e mais na frente, seu relacionamento com sua mãe Christine e sua tia Margarida.
O capítulo dá pequenas pistas do verdadeiro passado do protagonista, o que começa a deixar a história mais interessante, sendo encerrado com um final um tanto dramático e agoniante após o garoto ter contato com uma adaga misteriosa. Mais na frente o protagonista começa a ter mais conhecimento sobre sua origem, Atlântida e as demais regiões místicas.
O capítulo 7 em especial é um grande divisor de águas na história e muito importante para a narrativa, trazendo a partir dele muitas surpresas ao leitor, principalmente porque revela informações muito interessantes sobre o passado de alguns personagens, além de dar um aprofundamento nos acontecimentos da época do nascimento de Lipe, assim como ?mostra diversos elementos mágicos como objetos e animais.
A narrativa se encerra de maneira instigadora por causa de reviravoltas e ascensões no penúltimo capítulo, deixando uma brecha para o segundo livro que deve explorar as respostas deixadas em Atlântida e ainda mais o protagonista. Resumindo, o livro termina com um bom final, prometendo oferecer uma jornada ainda maior que a primeira.
O livro fica um pouco a desejar no sentido de exploração de ambiente e sobre os personagens pois é falado sobre coisas mais básicas deles e seus papéis na história, sendo que poderia haver mais detalhes sobre seus passados, do mesmo modo que seria bom ter mais informações de cada reino, mostrando mais a situação dos povos diante os problemas que aconteciam neles, suas culturas e áreas geográficas.
Apesar dos pontos levantados anteriormente, O Príncipe Pardo E os Reinos Perdidos: Atlântida é um livro muito bom que tem potencial de crescer cada vez mais no decorrer da saga visto que traz alguns elementos bem brasileiros e tem muitos pontos na narrativa que podem ser explorados, deixando a jornada de Lipe cada vez maior e encantadora. Outros pontos positivos na história são a escrita de Shadow que é fácil de ser compreendida, a história é leve, logo, não vai deixar o leitor cansado e também é uma fantasia ambientada em parte no Rio de Janeiro, mostrando que o Brasil pode ser cenário de boas história de fantasia que não envolvem o folclore nacional, além de revelar autores nacionais que podem escrever narrativas desse gênero literário tão boas quanto obras estrangeiras.
A obra resenhada é uma ótima opção de leitura para quem deseja ler uma história leve, principalmente se o leitor quiser sair ou evitar uma ressaca literária. Por ser um livro curto, qualquer leitor com tempo consegue conhecer a história em um período de tempo curto sem ficar cansado.
Fábio L. Shadow nasceu em 1988 na cidade de Simão Dias, em Sergipe, mas é morador do Rio de Janeiro atualmente. Seu desejo de escrever e criar histórias próprias começou em 2008 quando decidiu criar um pequeno conto para ajudar seu sobrinho com uma redação. Outras obras de Fábio são O Príncipe Pardo E os Reinos Perdidos: Pompéia, As Guerras Dracônicas: Um conto dos reinos perdidos e O tridente de Neptunun: Um conto dos reinos perdidos.
Resenha feita por Armando Duarte, acadêmico de Letras – Língua portuguesa, autor e escritor. Contatos: Instagram= @oiarmandoduarte e wattpad: @oiarmandoduarte .

Thalles.Haydan 21/06/2020

O Principe Pardo - Atlântida
Eu adorei essa história, mas tenho algumas ressalvas sobre ela... Algumas coisas eu senti que aconteceram muito rápido, achei a história com uma quantidade grande de informação em uma quantidade pequena de páginas. Levando em consideração que é uma jornada do Herói, eu senti falta da Jornada em si... Entender o caminho, o que aconteceu até chegar ao problema e ir para outro ponto, enfim, de qualquer forma, a história é boa e gostosinha de ler. Recomendo.

Marquinhosssss 04/10/2023

Atlântida
Infelizmente algumas coisas na história aconteceram de uma maneira bastante acelerada, e isso me gerou um certo desconforto. Certos pontos importantes da história não tiveram um desenvolvimento mais trabalhado, e muitos acontecimentos aconteceram em um piscar de olhos. Mas assim, no geral, é uma boa história e vale a pena a leitura, que é bem rapidinha.

Chris.David 23/06/2021

Surpreendente
Além do livro ter uma leitura muito fluída é muito rápido de ler.
Adorei o modo como o autor descreve o quanto as mulheres são guerreiras.
Muitas emoções surpresas e também, personagens cativantes.
Adoro livros de fantasia,com reinos,magia, você viaja sem sair do lugar. Simplesmente maravilhoso.
Super recomendo.

Ema 08/05/2018

Incrível!
Fazia muito tempo que eu não lia fantasia, mas esse ano coloquei como meta retomar a leitura desse gênero e posso afirmar que comecei muito bem! O Príncipe Pardo é um livro super bem estruturado, com uma história incrível escrita de maneira impecável. Achei que poderia ter um pouco de dificuldade de pegar o ritmo da obra já que fantasia tem toda uma pegada diferente de romance e new adult, mas não. Me encantei desde as primeiras páginas, tendo até um momento de choque em que pensei "Meu Deus! O livro é narrado em terceira pessoa e eu tô aqui amarradona, mal tinha percebido isso!" Porque, não sei vocês, mas às vezes esse tipo de narrativa me embola um pouco, mas com esse livro não cheguei nem perto de me confundir. Outra coisa foi a maneira como todos os personagens são importantes, cada um tendo seus momentos dentro da história. Eu gostei demais, me entreguei demais e cheguei a conversar com as pessoas sobre como a premissa dele traz a fantasia, mas pode ser aplicada a nossa realidade se analisada com mais afinco. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"A bênção representa o desejo dos pais de que os filhos sejam felizes, mas também a consciência de que são livres para buscar a sua felicidade."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"— Isso não é motivo para espanto, herdeiro das trevas. —disse o bicho. — Todos os animais falam, mas nem todo os compreedem."

site: https://www.instagram.com/palavrascruciais/

Kelly @leitora_assidua_ 30/05/2018

Obra maravilhosa
Resenha n°54 / O Príncipe Pardo e Os Reinos Perdidos - ATLÂNTIDA, Fábio L. Shadow / ed. Talentos

Em O Príncipe Pardo, somos apresentados a Lipe, morador do Caju/Rj, onde vive com a mãe e frequentemente visita o tumulo do pai que morreu quando ele era muito novo.

Lipe leva uma vida tranquila, cercado por seus amigos e o amor da mãe. Porém, somente isso não é suficiente, ele sente a necessidade do pai, de saber sobre o pai.

Mas, próximo ao seu aniversario de 13 anos ele vê essa oportunidade, e depois de ouvir uma conversa um tanto estranha entre a mãe e a madrinha, acontecimentos estranhos ocorrem e de repente 'da noite pro dia' ele descobre ser príncipe de dois reinos distintos, rivais entre si, e sai em busca de respostas as suas "perguntas" e de salvar um de seus reinos de um inimigo inimaginável !

Sendo meu primeiro nacional desse  gênero me encontro encantada, é uma leitura rápida, envolvente e de tirar o folego. Nosso príncipe tem uma atitude forte, mas sempre retorna a ser "a criança" que é , sem forçar nada, o que se encontra em falta no mercado hoje em dia. Outra coisa que acho digna de nota, é: o livro é narrado em terceira pessoa e mesmo assim a leitura é super fluida.

Não perde nada para obras renomadas e diferente de muitas delas não enrola na historia. Corre que tem link para compra no Ig do autor.

Obrigada @fabiolshadow por me dar a oportunidade de ler essa maravilhosa obra, e já estou ansiosa pela continuação, rsrsrs...

Laís | @bibliotecadalais 09/08/2018

Antônio Felipe, ou apenas Lipe como gosta de ser chamado, é um menino comum de doze anos. Lipe vive com sua mãe Christine em um apartamento modesto no Caju-RJ. Como qualquer criança da sua idade, ele brinca, vai à escola e tem um melhor amigo. Mas quando está prestes a completar treze anos, Lipe começa a ter sonhos mágicos e estranhamente reais.

Felipe então começa a entender que o mundo vai muito além do que ele conhece. Existem reinos mágicos em uma frágil trégua e que esperam por seu príncipe salvador. Pode o menino Felipe ser o príncipe a quem os reinos tanto esperam? Será que mesmo tão jovem ele será capaz de lutar pela paz entre reinos rivais? Será que Lipe que será forte o suficiente para defender seu reino de uma ameaça tão assustadora? Será que encontrará as respostas sobre seu pai nesse mundo mágico?
Curioso sobre a identidade de seu pai e atrás de respostas para suas perguntas, Lipe parte para o mundo mágico dos Reinos Perdidos.
??
?? A bênção é a única coisa que os pais podem oferecer aos filhos. Representa tanto o desejo de que sejam felizes como a consciência de que são livres para buscar a sua felicidade.?
??
O livro é bem escrito, sua leitura é fluida e instigante. A trama criada por Fábio é original e consistente. Lipe é uma criança forte e determinada que não tem medo de buscar respostas para suas perguntas. Vemos o amadurecimento do personagem, que é obrigado a tomar atitudes importantes, mas não deixa de ser uma criança. Todos os personagens do livro são importantes e têm um motivo para existir. As emoções são bem trabalhadas, amei as relações de amizade e lealdade que a estória apresenta.
Enfim, gostei muito e recomendo o livro pra quem gosta de fantasia!

@resenhandodark 23/08/2018

Resenha da jeh (@resenhandodark)
O Príncipe Pardo e os Reinos Perdidos de @fabiolshadow da editora Selo 5 ?
A era das trevas chegou a Berilia! Sem a proteção do deus marinho Pontus, o mais poderoso reino perdido cairá nas mãos do terrível Império das trevas. Mas uma luz incandescente capaz de romper os véus da noite surge nas terras acima das águas.
O lendário descendente dos dois reinos mais oposto carregando água e fogo no mesmo sangue, branco e preto na mesma pele: um príncipe pardo.
Inerte às lendas de seu passado, o garoto Lipe vive sob a proteção atenta de sua mãe no Caju, uma favela do Rio de Janeiro. Mas o destino é implacável e sempre encontra um meio de revelar os segredos mais ocultos.
Outro livro com uma linha de fantasia e mitologia, onde é falado sobre o reino de atlanta e alguns de seus seres aquáticos.
Uma coisa que está me chamando muito a atenção recentemente em algumas histórias , é o desenvolvimento de alguns protagonista mais adolescente, que muitos em que eu vi são crianças impulsivas, já nesse mesmo em alguns momentos o que acredito ser super natural a impulsividade, o Lipe soube muito bem agir em momentos de decisões importantes, e isso é muito legal, pois não me faz pegar ?ranço? do protagonista e desanimar na leitura haha.
A história foi muito bem desenvolvida, tantos pelos acontecimentos do passado, quanto aos personagens secundários, o final foi uma reviravolta, tornando alguns que você menos imagina do mal para o bem e vice e versa, enganando literalmente as aparência.
Eu também conheci o Fábio na bienal e ele me ofereceu uma personagem, Cinerea a imperatriz da s Trevas, o que me deixou muito intrigada em conhecer melhor sobre ela, mesmo eu sempre ficando do lado dos mocinhos, eu adoro um personagem das trevas haha sou bem dividida nesse aspecto, espero poder saber mais sobre a imperatriz.
O final foi bem emocionante, não deixando pontas soltas, e sim uma sensação de que a história não acabou por aí.

mabrap 01/09/2018

A criação desses novos mundos, a escrita fluída e a descrição detalhada dos personagens e eventos me conquistaram nessa história! Esse livro funciona como uma boa introdução para o universo criado pelo autor e isso despertou minha curiosidade para conhecer mais sobre os outros reinos, assim como saber mais sobre os personagens já apresentados nesse primeiro livro. E, porque não, descobrir como os integrantes de outros reinos irão afetar aqueles que já foram apresentados em Atlântida!

@Livrosdami_ 04/09/2018

O Príncipe Pardo
Antônio ou como ele prefere Felipe (Lipe), é uma criança normal, que vive com sua mãe Chris em um apartamento simples. Além de sua mãe, Lipe conta com a amizade e carinho de sua madrinha Margarida, seu melhor amigo André, e o Zé zelador do seu prédio. Juntos eles formam uma família que se apoiam. Mas Lipe sente falta de uma pessoa que ele nem chegou a conhecer, seu pai Heinrich.
O que Lipe não sabe e esta preste a descobrir é que ele é um Príncipe e seu pai um verdadeiro rei.
A descoberta acontece por acaso, uma adaga deixada em sua cama, e Lipe se viu em um castelo com pessoas desconhecidas, mas uma pessoa em especial chamou sua atenção, era seu pai. Sem saber se era um sonho ou realidade, junto com a tensão de sua mãe sobre o 13° aniversário dele e a mudança de seu melhor amigo, fez Lipe conhecer um novo, e uma nova amiga. Assim Lipe todos as noites viajava pelo mundo dos sonhos e encontrava sua amiga.
Mas o dia que todos esperavam chega, em uma sexta-feira, ao completar 13 anos, Lipe acaba descobrindo sua herança, ou melhor suas heranças, e assim ele embarca para uma aventura, onde os perigos são imenso.
Será que Lipe conseguirá cumprir o que é esperado?
Príncipe Pardo é uma fantasia bem gosta de ler, com poucas paginas a leitura é rápida.
Com uma narrativa fluida, Fabio nos leva a um mundo mágico, cheio de mistérios, traições e amizade. Um lugar onde o "diferente" é o herói.
Um livro para todas as idades.
Lipe me conquistou já nos primeiros capítulos, todo sujo de terra e molhado de chuva.
Personagens fortes e cheios de segredos, em O Príncipe Pardo e os Reinos Perdidos, a aventura e magia é garantida.
Super recomendo.

Vita Literária 13/01/2019

Resenha do livro "O Príncipe Pardo e os reinos perdidos - Atlântida" Fábio L. Shadow / Editora Talentos/Selo Jovem - 131 páginas/2018 - Ficção
🙇🏽 Felipe é um pré-adolescente de 12 anos que mora na favela do Caju no Rio de Janeiro. Gosta de jogar video game com os amigos, estudar e ir a praia. Vive sob a proteção atenta da mãe. Mas de vez em quando pula o muro do cemitério para visitar o túmulo do pai, que queria ter conhecido. Tudo ía normal para um adolescente dessa idade até encontrar uma adaga embaixo do seu travesseiro, descobrir os poderes dela e ser teletransportado para o passado em seus sonhos. Segredos que jamais imaginaria, são revelados e acaba embarcando numa aventura em que descobre ser o lendário descendente de dois reinos e em busca da sua mãe que foi enviada para a cidade perdida de Atlântida.
💁🏻O Príncipe Pardo é uma história juvenil que vai encantar principalmente os pré-adolescentes e adultos que gostam de fantasia com uma pegada mais leve. Sem dúvida é criativa e diferente! Achei bacana como os reinos foram criados e a mitologia em si. O autor usa o Rio de Janeiro como base da história inicial e alterna a realidade com o faz de conta. O protagonista vai encarando responsabilidades ao longo que vai amadurecendo na história. A narrativa é um tanto infantil ja que seu personagem é um garoto. A escrita flui bem tornando a leitura rápida. A aventura ambientada no Brasil acabou sendo um diferencial muito bem vindo. Estou curiosa para saber como vai ser a trama da próxima cidade perdida.
👨🏽‍💻Autor: Fábio L. Shadow mora no Rio de Janeiro há 16 anos. O amor pela escrita surgiu quando decidiu escrever um conto para ajudar seu sobrinho. Fã das obras de Tolkien e C.S.Lewis, o livro vem sendo construído desde 2008 e será uma trilogia. O próximo livro será lançado ano que vem.

site: https://www.instagram.com/vicioliterariobylu/

douglaseralldo 26/01/2019

7 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PRÍNCIPE PARDO E OS REINOS PERDIDOS: ATLÂNTIDA, DE FÁBIO L. SHADOW
1 - Rápido e movimentado, O Príncipe Pardo une ainda que com certa timidez cenários nacionais com as lendas sobre Atlântida, numa narrativa que ao que parece bastante influenciada por Rick Riordan, pois neste pequeno romance de fantasia encontraremos ecos deste autor no trabalho de Shadow, especialmente na construção de sua estrutura e em seus personagens envoltos com descobertas mágicas e reinos perdidos;

2 - No livro, Lipe, vive em uma favela carioca, entretanto aqui narrada meio que ao modo de um condomínio de classe média, o que atrapalha na caracterização da obra (aliás, a caracterização e o tecer das coisas fora do universo mágico a que ele adentrará acabam destoando em questões como a verossimilhança). Esse garoto, muito ativo e sempre em movimento logo se verá sendo tocado por questões e elementos mágicos, e de maneira dinâmica e mesmo rápida, logo as duas ambientações, a mágica e a real, se tocarão unindo os dois mundos e começando a jornada de aventuras;

3 - Nesse sentido, vale dizer que o autor caminha pelo tradicional da literatura juvenil e dos livros com reinos mágicos e magia, apresentando certo determinismo ao trazer heróis e vilões marcados pela hereditariedade e pelo destino de seus papéis já determinados. Quero dizer como isso, e não se trata só da obra do autor, mas de todo um gênero em sua maioria, mesmo quando se pretende dar aparência de certa evolução levando os oprimidos ou perseguidos de uma situação dramática ao auge do heroísmo e da ascensão vitoriosa, por trás está a natureza que os já os seleciona como escolhidos, geralmente por questões genéticas, de modo que raramente encontramos a jornada do fraco que se torna forte, mas dos soberanos e poderosos apenas adormecidos que em certa hora voltam a ocupar um espaço que lhes parece cativo. Isso vale para Harry Potter e para Lipe, herói desta jornada que embora desconhecesse sua história e sua verdadeira identidade como habitante de um reino perdido, logo se encontrará com ela

+: http://www.listasliterarias.com/2019/01/7-consideracoes-sobre-o-principe-pardo.html

site: http://www.listasliterarias.com/2019/01/7-consideracoes-sobre-o-principe-pardo.html
Fábio L. Shadow 29/01/2019minha estante
Adorei sua crítica. São coisas que eu mesmo venho me questionando e revendo.

douglaseralldo 30/01/2019minha estante
Opa Fábio. Parabéns pelo livro, e bacana sua relação com a crítica, que no meu conceito são sempre todas positivas e construtivas. Abraços e segue firme.

Anna Maia @livrosdashesha 13/02/2019

Leitura leve e fluída, devorei o livro em um dia.
A história prende a atenção e te suga para dentro dos mundos perdidos e das aventuras dos personagens, que aliás são muito bem apresentados, os ambientes e cenas são bem construídos e é muito fácil imagina-los.

O livro tem reinos diferentes, cada um com seres característicos, além de usar a criatividade, o autor também soube introduzir esses elementos na história sem confundir o leitor.

Adorei o fato de partes da história serem ambientadas no Brasil, adoro livros nacionais que valorizam nosso país e nossa cultura.

Gostei muito do livro e recomendo!

@livrosdashesha

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 10/09/2019

Resenha: O príncipe pardo e o reinos perdidos: ATLÂNTIDA
O Príncipe Pardo e os Reinos Perdidos: Atlântida é um livro de drama. fantasia e aventura sendo de literatura nacional. Eu recebi em parceria com o escritor o livro e veio com dedicatória, marcadores e o livro da continuação.A estrutura do livro ele não possui orelhas, a cor principal da capa é azul e a editora do livro é a Selo Jovem.

O personagem principal é o Antônio mais conhecido como Felipe pu melhor Lipe, ele mora no Rio de Janeiro com a mãe dele, no decorrer da história ele descobre que ele é o príncipe mestiço e seu melhor amigo é também de um reino só que das trevas com isso não falar mais , mas você precisa ler para se aventurar nessa ótima história com certeza. O livro foi baseado nas histórias de Percy Jackson e Harry Potter.

Minha análise eu gostei do livro , a leitura foi rápida devida ser um livro curto nisso certamente é um excelente livro para ler em maratonas literárias. Gostei da escrita e em breve farei a resenha da continuação do livro também. Leia também conheça o príncipe pardo e o reinos perdidos.Indico e boa viagem!

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2019/09/resenha-atlantida-o-principe-pardo-e-os.html

A soma de todas as páginas 04/01/2023

Um mundo de fantasia espetacular...
Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por livros de fantasia. E com esse livro não podia ser diferente minha paixão. Pois...
O autor nos apresenta um mundo de fantasia espetacular, onde construiu diversos reinos e imaginar como é cada um deles durante a leitura é incrível.
A construção de cada personagem, cenário, nomes, entre outros, foi muito bem elaborada.

E dessa forma conhecemos Lipe, um menino que está prestes a completar 13 anos, mora com sua mãe na comunidade do Caju, não conheceu seu pai e leva uma vida normal como qualquer garoto de sua idade.
Só que coisas estranhas começam acontecer e ele não entende nada. Presentes estranhos que recebe, sua mãe tensa demais em algumas ocasiões, sensações...
E quando Lipe, acha uma adaga embaixo do seu travesseiro e essa mostra a ele durante um sonho quem ele realmente é, as coisas fazem menos sentido ainda.
E o segredo que sua mãe escondeu sobre sua verdadeira origem, é desvendado num piscar de olhos, encantando e assustando Lipe ao mesmo tempo. Que, descobre que praticamente todos a sua volta são mestiços e tem poderes, e que agora têm que lutar uma grande batalha.
Mas será que Lipe conseguirá vencer e herdar o que é seu por direito?

Queria tanto contar pra vocês sobre a princesa Ima e o melhor amigo de Lipe. Sobre os cavalos marinhos, entre outros. Mas vou deixar para que vocês mesmo leiam e se encantem como eu me encantei...

site: https://www.instagram.com/p/CjEpcIIrX6w/