O Tempo Desconjuntado

O Tempo Desconjuntado Philip K. Dick

Resenhas - O Tempo Desconjuntado

Fernanda 23/03/2024

Existem livros com propostas e propostas. Do que absorvi deste, não é escopo dele nos passar uma história detalhada, com aprofundamentos e ambientações e, por isso, suscitou alguns comentários de que o enredo foi corrido e deixou pontas soltas. De fato, isso acontece, mas não é algo negativo do livro, mas condizente da sua proposta de incitar no leitor as desconfianças de Reagle.

Sobre a temática em si do livro, é inovadora no sentido de eu nunca ter lido algo assim. Foi uma boa experiência e introdução à seara de livros de ficção científica da época.

Por fim, o sentimento constante de dúvidas, curiosidade e a leitura movida à busca de respostas me lembrou de Os Invasores de Corpos de Jack Finney (lançados na mesma década).

Gabriel 17/03/2024

Simples demais?
Philip K Dick aborda em 'O tempo desconjuntado' o seu tema preferido: paranoia; porém aqui ele perde o direcionando do início do livro e acaba chegando em uma conclusão um tanto quanto frustrante. Dick apresenta duas partes que não se conectam totalmente, e acaba deixando a desejar no desenvolvimento da narrativa.

As personagens não são super bem desenvolvidas, a paranoia (o medo do real) acaba sendo o ponto crucial do livro, deixando de lado as emoções e relacionamentos.

Uma leitura que pode fluir tranquilamente, sem muitos problemas, e pode ser concluída em 1 ou 2 dias.

Apesar dos pesares, 'O tempo desconjuntado' não chega a ser ruim, mas não fica no mesmo patamar de grandes títulos de Dick, como "Androide sonham com ovelhas elétricas?" ou "O homem do castelo alto".

Akemi 11/03/2024

Honestamente eu não me lembro quando o li. Lembro que o final foi LADEIRA ABAIXO. O livro acaba DO NADA, male male te dá uma explicação e não tem continuação. Livro que eu queria comprar ele físico, mas quando o livro acabou eu vi que tenho outras prioridades.

lleandrosm 27/02/2024

Li em 2 dias
Achei uma ótima obra para iniciar a leitura desse autor. Gostei do início ao fim, com uma escrita super simples e um ótimo desenvolvimento da história. A sensação que o livro passa é de desconfiança constante. Muito bom!!

Rafael1366 24/01/2024

O TEMPO DESCONJUNTADO
A premissa do livro me chamou a atenção, ainda mais por adorar "O Show de Truman" e ver que a maioria das resenhas concordavam que o livro seguia pelo mesmo caminho.
A história deste livro tem seus vários pontos diferentes e suas surpresas positivas, os personagens são bons, e em momento algum a história fica arrastada ou desinteressante - você sempre vai querer saber o porquê das coisas estarem acontecendo da maneira que estão, e qual a verdadeira realidade de Ragle Gumm, o protagonista.
Tudo é muito bem amarrado e explicado, e a explicação da realidade juntamente com o plot twist vêm de fato nas últimas páginas; vale dizer que o motivo de tudo sustenta a trama e definitivamente é algo que o leitor não espera.
Meu primeiro contato com uma obra do Philip K Dick, sua escrita é boa, os personagens também e a forma como ele construiu a narrativa para chegar a sua justificação é ótima.
Vale demais a leitura.

Fantha_exe 01/12/2023

Dúvidas sobre a realidade
Me surpreendeu muito, sendo melhor até que Blade Runner. É uma viagem conspiracionista em relação ao real ou simulado, um Show de Thruman

Carla.Floores 26/11/2023

É pra jogar, entrar na onda!
A trama não tem uma linearidade. A história se faz, desfaz e refaz. Não no sentido da narrativa, mas da perspectiva.
Dentro do desconhecido, qualquer coisa vira crença. Depois de não lembrar de nada e desconfiar de tudo, Raggle acabava acreditando em qualquer um.
O que é a realidade?
É possível se transportar para um lugar no tempo somente com o uso da memória?
Muita coisa não fez sentido, como por exemplo a barraca de refrigerante se transformar num papelzinho e só ele viu, e vida que segue. Cheguei a pensar que ele sofria de algum tipo de esquizofrenia paranoide pela incessante mania de perseguição e conspiração.
Começa com a trama mais boba que se pode imaginar, o dia a dia de uma família normal. E eu fiquei pensando assim "mas cadê a ficção científica do PKD?". E a coisa começou a mexer com a minha noção de realidade, com meu psicológico. E no fim das contas descobri que é sobre guerra civil e a necessidade inata do ser humano de buscar pelo desconhecido. Sem isso a humanidade nunca progrediria, não é sobre necessidades, escassez ou conquista, é sobre curiosidade.
E os pontos chave (aquelas peças que finalizam a imagem do quebra-cabeça, a visão ampla de tudo) que PKD solta de uma só vez nos 45' do segundo tempo me deixaram de queixo caído.
A surpresa será melhor pra quem não assistiu "O show de Truman". Leitura fluida, agradável e que com certeza mexe com a gente. Quero mais, mas não sei se tô preparada. Que bomba!
Brujo 26/11/2023minha estante
Me deixou curioso, Carla. Adorei a resenha!!

Vania.Cristina 26/11/2023minha estante
Também fiquei curiosa agora, Carla. Obrigada pela ótima resenha.

Carla.Floores 29/11/2023minha estante
Que bom Sidney! Não vejo a hora de ler seus históricos e resenha sobre ele.

Carla.Floores 29/11/2023minha estante
Que bom que foi útil, Vânia! Quero ver o que tu vai achar!

Carla.Floores 17/01/2024minha estante
ALERTA DE SPOILER:

Depois de reler, cheguei à conclusão que Raggle quis ficar do lado dos lunáticos porque não quis viver na mentira e (principalmente e...) é bem melhor ficar do lado de quem tá ganhando. Poxa, a base dos lunáticos fica no fucking lado oculto da Lua, poha! Mas o engraçado é que o pessoal de Um Mundo Feliz não tem naves que alcancem a base dos lunáticos?! Por que só os lunáticos detém essa tecnologia? Tem muita coisa que fica sem explicação e sem desfecho, o que é inquietante, bem como instigante.

maltchik/ 27/10/2023

Muito bom!
A história começa despretensiosa, num primeiro momento parece estar contando o dia a dia de uma família comum. Aos poucos vamos vendo que tem algo errado, e nos envolvendo cada vez mais no mistério. É uma narrativa que prende a atenção. Vai escalonando, escalonando.. E tem um desfecho que surpreende.

diliterando 04/10/2023

"A barraca de refrigerantes se desmanchou em pontos. Moléculas. Eles viu as moléculas descoloridas, sem as qualidades que as compunham. Então viu através daquilo, viu o espaço que havia por trás, viu a cortina, as árvores e o céu."
????
... Esse título me causou muita curiosidade logo de começo. Mas infelizmente essa ficção científica do autor que não tinha nenhum contato Dick não funcionou para mim.
Na sinopse relata que Ragle Gumm é um sujeito com mais de 40 anos, um veterano da segunda guerra mundial que passa os dias fazendo cálculos para um concurso de jornal que ele sempre ganha. Em uma pacata cidade do interior americana em 1959.
Em um dia Ragle percebe que as coisas em sua volta está diferente, como se algo fosse escondido dele. Então ele se pergunta se alguma coisa é real ou até que ponto sua paranoia é justificável.
Na minha concepção essa narrativa foi complexa e de muita dificuldade. Parece que Dick se perde na história em alguns momentos e no final parece até outro livro. Os personagens são rasos e pouco aprofundados. A história não se fechou de forma satisfatória para mim..? deixando muitas pontas soltas, pra mim não fez muito sentido a Introdução-Desenvolvimento e Conclusão. Realmente esperava mais de O Tempo Desconjuntado, mas esse foi meu primeiro contato com o autor, mas claro pretendo ler outras obras dele como: Valis, Sonhos Elétricos, Espere agora pelo ano passado entre outros.

Há a expressão que "PKD vai desgraçar sua mente" é real e faz muito sentido...???... tem um grande potencial.
Então é isso, leituras são sempre válido e questionável.
Alguém já leu O Tempo Desconjuntado???? O que realmente acharam da leitura?????.
#book #otempodesconjuntado #Dick #ficção #ficçãocientifica #leituras #literatura #livrosdadi #diliterando

VK 99 02/10/2023

Sou suspeito pra falar de PKD ;D
É uma história bem original e naturalmente meio viajada como a mente de Philip era kkk

Eu não tenho muito o que falar sem dar spoilers, mas a história me surpreendeu bastante e acredito que possa ser dividida em três 'reviravoltas'.
Tu fica surpreso com um acontecimento que muda todo o rumo da história, e logo descobre outro fator que se conecta à tudo o que tá acontecendo. Eu particularmente achei incrível. Recomendo muito e é um livro que pode ser lido bem rápido.

Nadja Maria 14/09/2023

Mais um classico
O terceiro livro que li de PHilip K dick e gaiteiro mas não amei, talvez tenha colocado muita expectativa, mas com certeza é um livro muito inteligente que me prendeu muito!

Nicole 01/09/2023

Eu gostei muito do livro, me lembrou muito vide de Show do Truman. Eu fiquei muito curiosa para saber o que estava acontecendo, você percebe que tem algo errado, mas não consegue presumir o que seja, o que torna a leitura muito instigante. Para um livro lançado em 1959, Philip demonstra sempre estar à frente do seu tempo. Não foi o melhor livro que li do Philip, mas até então, dentro dos seis livros que li, não pude dizer que UM deles seja ruim (hehe). Sempre indicarei ler o Philip, ele é magnífico, suas histórias sempre muito interessantes e dessa vez, não poderia ser diferente.