O Tempo Desconjuntado

O Tempo Desconjuntado Philip K. Dick

Resenhas - O Tempo Desconjuntado

Emanoeli 05/05/2020

Ótimo livro
É o primeiro livro que eu leio do autor e gostei muito, em breve espero ler outros. A história é muito interessante e prende a atenção desde o começo. Logo no início fica claro que o trabalho do Ragle envolve muito mais do que acertar as respostas de um concurso de jornal... a questão é o que. Várias teorias passaram pela minha cabeça e o desfecho não deixou nada a desejar.
Agnaldo Alexandre 15/07/2021minha estante
Olá tudo bem? PKD é muito bom. Ele fez uma ficção científica diferente, sempre ousando e experimentando algo novo. Não seguia fórmulas e inovava sempre.

Carla.Floores 26/11/2023

É pra jogar, entrar na onda!
A trama não tem uma linearidade. A história se faz, desfaz e refaz. Não no sentido da narrativa, mas da perspectiva.
Dentro do desconhecido, qualquer coisa vira crença. Depois de não lembrar de nada e desconfiar de tudo, Raggle acabava acreditando em qualquer um.
O que é a realidade?
É possível se transportar para um lugar no tempo somente com o uso da memória?
Muita coisa não fez sentido, como por exemplo a barraca de refrigerante se transformar num papelzinho e só ele viu, e vida que segue. Cheguei a pensar que ele sofria de algum tipo de esquizofrenia paranoide pela incessante mania de perseguição e conspiração.
Começa com a trama mais boba que se pode imaginar, o dia a dia de uma família normal. E eu fiquei pensando assim "mas cadê a ficção científica do PKD?". E a coisa começou a mexer com a minha noção de realidade, com meu psicológico. E no fim das contas descobri que é sobre guerra civil e a necessidade inata do ser humano de buscar pelo desconhecido. Sem isso a humanidade nunca progrediria, não é sobre necessidades, escassez ou conquista, é sobre curiosidade.
E os pontos chave (aquelas peças que finalizam a imagem do quebra-cabeça, a visão ampla de tudo) que PKD solta de uma só vez nos 45' do segundo tempo me deixaram de queixo caído.
A surpresa será melhor pra quem não assistiu "O show de Truman". Leitura fluida, agradável e que com certeza mexe com a gente. Quero mais, mas não sei se tô preparada. Que bomba!
Brujo 26/11/2023minha estante
Me deixou curioso, Carla. Adorei a resenha!!

Vania.Cristina 26/11/2023minha estante
Também fiquei curiosa agora, Carla. Obrigada pela ótima resenha.

Carla.Floores 29/11/2023minha estante
Que bom Sidney! Não vejo a hora de ler seus históricos e resenha sobre ele.

Carla.Floores 29/11/2023minha estante
Que bom que foi útil, Vânia! Quero ver o que tu vai achar!

Carla.Floores 17/01/2024minha estante
ALERTA DE SPOILER:

Depois de reler, cheguei à conclusão que Raggle quis ficar do lado dos lunáticos porque não quis viver na mentira e (principalmente e...) é bem melhor ficar do lado de quem tá ganhando. Poxa, a base dos lunáticos fica no fucking lado oculto da Lua, poha! Mas o engraçado é que o pessoal de Um Mundo Feliz não tem naves que alcancem a base dos lunáticos?! Por que só os lunáticos detém essa tecnologia? Tem muita coisa que fica sem explicação e sem desfecho, o que é inquietante, bem como instigante.

maltchik/ 27/10/2023

Muito bom!
A história começa despretensiosa, num primeiro momento parece estar contando o dia a dia de uma família comum. Aos poucos vamos vendo que tem algo errado, e nos envolvendo cada vez mais no mistério. É uma narrativa que prende a atenção. Vai escalonando, escalonando.. E tem um desfecho que surpreende.

Leo 01/08/2023

"Realidade é aquilo que, quando se deixa de acreditar em sua existência, não desaparece"
Definitivamente, esse é um dos melhores livros do Philip K Dick que eu já li, mesmo não sendo aquele Philip K Dick em seu auge, com uma escrita mais madura. Diria que 'O Tempo Desconjuntado' é o melhor romance para quem nunca leu as obras do autor e gostaria de começar a se aventurar na mente do PKD, tão louco mas com ideias tão geniais. A cada capítulo, você vai começar a criar diversas teorias sobre o que está acontecendo ao Ragle Gumm e seu papel nessa trama, vai questionar se o que você está lendo é verdade e se as coisas descritas estão mesmo acontecendo; e esta é uma das marcas registradas do PKD: fazer você se sentir familiarizado com as realidades dos seus romances, com o dia a dia familiar dos personagens para, em seguida, fazer você mergulhar na sua loucura e propor que você questione se esta realidade que você está inserido é mesmo real. Se você gosta ou já assistiu 'O Show de Truman' e/ou 'WandaVision', então esse livro é para você, pois ambas as obras cinematográficas se inspiraram muito nesse livro, especialmente a minissérie 'WandaVision'.
Carolina 03/08/2023minha estante
AMEI A RESENHA! ??????

Adriano 12/12/2021

Ainda que eu tenha demorado meses para terminar o livro, lendo poucas páginas nos dias em que o pegava (por motivos externos), em nenhum momento o mesmo deixou de me manter preso em sua instigante trama.
Apesar de notarmos aqui um Philip K Dick ainda não tão maduro (em relação à suas obras posteriores), já podemos vislumbrar características marcantes que fariam parte de muitas de suas obras e sua escrita única.

diliterando 04/10/2023

"A barraca de refrigerantes se desmanchou em pontos. Moléculas. Eles viu as moléculas descoloridas, sem as qualidades que as compunham. Então viu através daquilo, viu o espaço que havia por trás, viu a cortina, as árvores e o céu."
????
... Esse título me causou muita curiosidade logo de começo. Mas infelizmente essa ficção científica do autor que não tinha nenhum contato Dick não funcionou para mim.
Na sinopse relata que Ragle Gumm é um sujeito com mais de 40 anos, um veterano da segunda guerra mundial que passa os dias fazendo cálculos para um concurso de jornal que ele sempre ganha. Em uma pacata cidade do interior americana em 1959.
Em um dia Ragle percebe que as coisas em sua volta está diferente, como se algo fosse escondido dele. Então ele se pergunta se alguma coisa é real ou até que ponto sua paranoia é justificável.
Na minha concepção essa narrativa foi complexa e de muita dificuldade. Parece que Dick se perde na história em alguns momentos e no final parece até outro livro. Os personagens são rasos e pouco aprofundados. A história não se fechou de forma satisfatória para mim..? deixando muitas pontas soltas, pra mim não fez muito sentido a Introdução-Desenvolvimento e Conclusão. Realmente esperava mais de O Tempo Desconjuntado, mas esse foi meu primeiro contato com o autor, mas claro pretendo ler outras obras dele como: Valis, Sonhos Elétricos, Espere agora pelo ano passado entre outros.

Há a expressão que "PKD vai desgraçar sua mente" é real e faz muito sentido...???... tem um grande potencial.
Então é isso, leituras são sempre válido e questionável.
Alguém já leu O Tempo Desconjuntado???? O que realmente acharam da leitura?????.
#book #otempodesconjuntado #Dick #ficção #ficçãocientifica #leituras #literatura #livrosdadi #diliterando

alntbr 26/02/2022

O tempo desconjuntado
Certamente, esperava mais da obra. Depois de ler Blade Runner e ter me apaixonado completamente com a trama, seus personagens, suas questões e etc, minhas expectativas talvez estivessem altas demais.
Tentei me esquivar de O homem do castelo alto por ser tratada como uma obra fraca do autor, mas tempo desconjuntado é outro ponto baixo.
Apesar da trama ser peculiar e interessante, a execução não me pegou. Mesmo com o desenrolar e as revelações, não pude não sentir um pouco apático com tudo que acontecia.
Em resumo, o livro é bonzinho, mas não recomendaria para quem deseja ler P.K.D pela primeira vez.

Danielle 29/02/2020

Terceiro livro que leio do autor e já se tornou um queridinho.
A leitura me prendeu do inicio ao fim, foi super envolvente e o final foi satisfatório mas ficou com gostinho de quero mais.
Todo o universo criado nesse livro foi incrível e me surpreendi com as revelações ao longo da trama. Ficção cientifica de primeira qualidade. Recomendo a leitura.

Carolina 04/08/2023

“A palavra não representa a realidade. A palavra é a realidade. Para nós, pelo menos. Talvez Deus chegue aos objetos; Nós, contudo, não.”
O meu primeiro contato com Philip K. Dick me fez duvidar da minha capacidade de concentração. Admito que sci-fi, é um gênero que me causa intriga e bastante inquietação. Mas, por incrível que pareça, com esse livro foi uma loucura muito boa. Uma descoberta interessante. Me senti curiosa com a quantidade de distorção na realidade dentro dessa obra, na narrativa, na elaboração dos personagens e de suas histórias. Foi uma aventura!

Por muitas vezes fiz questionamentos sobre o que é ou não real. Quais personagens que deveriam ter um pouco da minha confiança, ou do que ali de fato, estava passando um pouco de seriedade. E se essa era a idéia principal do autor, ele o fez perfeitamente bem.

(volto a dizer que achei o Ragle um cara chato)
Leo 07/08/2023minha estante
Uau, cada palavra dessa resenha representa todos os meus sentimentos com esse livro. Valeu demais pela companhia nessa leitura e tô no aguardo para as próximas leituras coletivas nossas ??

Nadja Maria 14/09/2023

Mais um classico
O terceiro livro que li de PHilip K dick e gaiteiro mas não amei, talvez tenha colocado muita expectativa, mas com certeza é um livro muito inteligente que me prendeu muito!

Pamela.Pugliano 21/12/2021

"Temos muita coisa vazando para dentro do nosso mundo..."
Esse livro é beeeeem difícil de categorizar, então vou no meio termo das três estrelas. Eu gostei da história. Ela soube me envolver, me deixar curiosa revelando gota a gota da trama e de repente, em uma enxurrada, tudo foi jogado na minha cara. Curti.

Apesar de ter um mistério que o leitor não entende bem, o livro começa de uma maneira sutil, mostrando um cotidiano familiar, uma rotina que gira principalmente entorno do Ragle Gumm, um inteligentíssimo homem que participa de um concurso diário em um jornal. O mais interessante é que todos a volta parecem estranhos e geram dúvidas - pelo menos eu vi assim - e eu fiquei ainda mais estimulada.

Depois de um tempo duvidando de tudo e todos, algumas coisas vão se revelando e eu fiquei ainda mais sem compreender nada. No fim, quando comecei a achar que estava entendo, me surpreendi com o caos. A grande sacada da história é a questão da realidade - como verdadeiramente saber o que é real e o que não é? E como?.

Enfim, leiam. É uma experiência única, rápida e até divertida. Leitura recomendada. Aproveitem.

Wania Cris 05/09/2021

PKD, gente...
Eu só mó cadelinha do PKD, todos sabem. Tanto que eu já tinha favoritado o livro antes de terminar de ler... e não me arrependo!

A sinopse antecipa que "Ragle Gumm tem um trabalho bastante peculiar: ele sempre acerta a resposta para um concurso diário do jornal local. E quando ele não está consultando seus gráficos e tabelas para o trabalho, ele aproveita a vida tranquila em uma pequena cidade americana em 1959. Pelo menos, é isso que ele acha.
Mas coisas estranhas começam a acontecer. Primeiro, Ragle encontra uma lista telefônica e todos os números parecem ter sido desconectados. Depois, uma revista sobre famosos traz na capa uma mulher belíssima que ele nunca tinha visto antes, Marilyn Monroe. E para piorar, objetos do dia a dia começam a desaparecer e são substituídos por pedaços de papel com palavras escritas, como “vaso de flores” e “barraca de refrigerante”. A única alternativa que Ragle encontra para descobrir o que está acontecendo é fugir da cidade e de todos esses acontecimentos bizarros, contudo, nem a fuga nem a descoberta serão tão fáceis quanto ele imaginava."

E o livro entrego tudo isso e, pasme, explicadinho! PKD sempre me surpreende.

Considero um bom livro para se iniciar no PKDverso, mas não esperem tanta benevolência nos demais, PKD gosta de botar nossa cabeça pra sofrer...