Antologia Zodíaco

Antologia Zodíaco Tatiane Durães...

Resenhas - Antologia Zodíaco

Mayra Pinheiro 25/02/2020

Sendo diversos contos independentes, gostei bastante e tem uma leitura que flui com facilidade, apesar de ser um tema que tenho pouco costume de ler. Terror e suspense não são o meu ponto forte para leitura, mas gostei muito de me aventurar por esse livro. Gostei muito da maioria dos contos, alguns apenas senti que foram vagos demais e deixou a desejar, ainda assim, nada que seja realmente um problema. Vale a pena conferir, tanto aqueles que gostam de terror, quando os curiosos e aventureiros.

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 18/12/2018

Por serem contos independentes, não posso falar muito a respeito de cada um, pois acabarei dando spoiler (e não é essa minha intenção). Mas tentarei deixar minha opinião mais clara possível. 😉
Essas são histórias de pessoas aleatórias, cada uma capaz de mostrar seu lado mais perverso para conseguir alcançar os objetivos. A grande justificativa dessas ações estaria nos signos: signos vingativos, sedutores, predadores... signos capazes de justificar todo ato que a sociedade condena.
Eu já conhecia a obra da Ge, de terror também, e fiquei com o estômago um tanto revirado ao ler 'Onde habitam as trevas'. Dessa vez, a obra é uma antologia, organizada pela autora, que também tem um conto no livro, dividido com vários outros autores, de diversos gêneros literários diferentes.
Todos tinham uma missão, deixar a gente de "cabelo em pé" depois de ler os contos. Alguns eu até levei de boa, mas tinha outros que me fizeram quase ter pesadelos... digo quase, porque fui esperta e li durante o dia (rsrsrs)...
Cada conto começa com o símbolo de um signo diferente (os 12 estão presentes no livro), marcando o signo do personagem principal. A maior parte dos contos é narrada em terceira pessoa, intercalados com outros contos em primeira pessoa. Cada autor teve um jeito só seu de deixar a marca na antologia, e o resultado foi fantástico! Eu amo histórias de terror mas, por incrível que pareça, morro de medo de fantasmas/espíritos. Então passo longe filmes/séries desse tipo... Com livros não seria diferente... mas para minha sorte (ou não), eu já estava tão abismada com o que os vivos foram capazes de fazer, que ler os contos de fantasmas não me deixaram mais assustada do que já estava... 😱
Sério, tem para todos os gostos, assassinato, vingança de espíritos, pessoas querendo subir na vida, venda de alma... tudo o que você possa imaginar, em meio a horóscopo... sim! Tudo gira em torno de pessoas que acompanham o horóscopo e o real motivo para elas cometerem tudo o que podem e não podem para se dar bem, era simplesmente por causa do horóscopo do dia, que dizia que "hoje você receberá um dinheiro inesperado", ou "hoje sua vida terá uma grande mudança". Enquanto algumas pessoas (como eu) ignoram solenemente esse tipo de coisa, os personagens desse livro levam a sério seu destino escrito no jornal. Se vai haver grande mudança, eles fazem acontecer, se vão ter uma grande novidade, eles fazem a grande novidade acontecer... Afinal, o horóscopo dita seus destinos e precisam acontecer para ter sentido...

"O que Cornélia gostava na astrologia era a previsibilidade dos acontecimentos. [...] Vários fatos realmente se encaixavam nas circunstâncias atuais de sua vida."

"Você pode descobrir que o que realmente pensa ser verdadeiro, não passou de uma ilusão. Seu amor está propenso a lhe deixar, seus amigos podem se afastar. Mas não desanime, você é mais forte e pode lutar com isso."

Ao final de cada conto tem uma pequena biografia dos respectivos autores. Achei incrível que foram pessoas do país todo (também de Portugal,, rsrs), que já haviam publicado livros, mas de gêneros completamente diferentes. Foi mesmo uma missão dada a eles, e cumpriram muito bem! 😊
Apesar de serem mentes diferentes pensando sobre o mesmo assunto _ terror _ os contos tem uma linguagem bem fluida e podem ser lidos rapidamente. Alguns são mais pesados que outros, mas a organizadora soube dosar bem a ordem deles para não perder o equilíbrio no decorrer das páginas.
Eu li a versão em pdf, então posso falar da diagramação até certo ponto... Bom, a fonte é bem legível, de fácil leitura, e achei legal ter o símbolo do signo correspondente da personalidade do personagem principal no início. Achei legal também que cada autor pesquisou sobre os defeitos/qualidades de cada signo e ficou bem convincente cada horóscopo. Apesar de ser uma obra de ficção, na parte dos contos "mais próximos da realidade", dá para ter uma noção do quanto o ser humano pode ser perverso quando quer... basta ele querer muito algo que lhe é proibido, seja lá qual for a razão.
Fiquei mais assustada com eles, por incrível que pareça... São umas coisas que você acha besteira, afinal quem hoje em dia acredita em astrologia? Mas vou te dizer que tem muita gente que ainda acredita e só falta te amarrar numa cadeira e te fazer ler as previsões do seu signo do ano inteiro se duvidar dela... 😨 E esses contos mostram exatamente o lado dessas pessoas, que se você não concorda com a previsão do dia, deve pagar... Se barato ou caro, aí foi de cada autor, mas continuo dizendo que precisam de estômago para ler até o fim...

"Aquário: Dia de se precaver de novas situações, coisas ruins podem acontecer com você ou com quem cruzar seu caminho. Cuidado com projetos que deseja iniciar. Não confie em pessoas que não conhece. Pense bem antes de agir."

Falando em fim, cada conto teve a liberdade de deixar como queria, então alguns deixaram um final aberto para o leitor, enquanto outros são mais amarradinhos e já te falam o que acontece no fim. Eu não me incomodei com esse fato, achei até interessante não saber o fim de alguns contos, pois dá mais liberdade para a gente pensar na próxima previsão do signo deles. A capa é linda também, super criativa e elaborada, que deixou bem já na vista o conteúdo do livro, o que é ótimo! 💓
Se você curte ler contos de terror, eu indico Zodíaco. É, literalmente, de arrepiar os cabelos e dar pesadelos. A ideia era essa mesmo e dou nota máxima por terem conseguido me deixar com medo. 💀

site: https://mundinhodahanna.blogspot.com/2018/09/resenha-do-livro-zodiaco.html

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 01/11/2018

Resenha: Antologia Zodíaco
Zodíaco é um livro de antologia com contos de terror organizado pela escritora Ge Bejamim e os escritores selecionados foram Mya Nissato, Rodrigo O. Vinholo, Viviane Sophie, Suzana Silva, Raquel Machado, Renata Chistiny, Tatiane Durães, Geana Krause, Joyce Satalme, Vittória Brasil, Tiago Menezes, Soraya Abuchaim, Marcelo Brinker, Lorhan Rocha, Camila B. Kaihatsu, Jeane Tertuliano, Géssica Marques, Walter Niyama, Alan Soares, Renata Maggessi, Ítalo A. Braga, Sérgio Mattos, Ge Benjamim e Henrique de Micco.

O livro ganhei em um lançamento da Editora Coerência e depois fiz a parceria com a escritora Ge Benjamim, ela me autografou na Bienal e também a vi no lançamento de Tenebris.

A estrutura do livro a capa prevalece a cor roxa, o livro é dividido em dois contos por signo, tem conto bônus e as ilustrações são incríveis.

O conteúdo do livro são diversos contos de terror sendo que são dois contos por signo, tem histórias bem violentas e de suspense dei 5 estrelas pois gostei de lê-las tem histórias que você pensa:-Nossa!” mas livro de terror é assim mesmo e eu li numa época que combinou muito no mês do Halloween, eu não quero comparar os contos mas o meu favorito foi do Walter Niyama gostei mesmo ótima pegada dele, também gostei o da Renata Maggesi, Soraya Abuchim, C. Kaihatsu, Tatiana Durães , Ge Benjamim são tantos ótimos que gostei de todos mas esses me marcaram quem eu lembro.

Minha análise por ser um livro de terror em meu ver esse é um excelente livro do gênero para quem gosta desse tipo de livro e de contos vai amar esse livro assim apoiando a literatura nacional portando lendo você vai descobrir os monstros que nem os astros conseguem segurar.

Quote:

"Os autores desta obra advertem,o
contos a seguir podem causar efeitos
em corações fracos. Leia com
cuidado!"

Confira meu Instagram Literário: @kemiroxtvliterario

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2018/11/resenha-antologia-zodiaco-ge-benjamim.html

Vittória Brasil 19/12/2018

O tema é criativo
Sou uma fã de coletâneas de contos, então não era de se estranhar que eu desce uma chance a participar da concepção desse livro, como uma autora.
Sou suspeita para falar, mas no geral o livro me deixou bem satisfeita. Tem contos realmente divertidos aqui, acessíveis. Os autores realmente parecem ter se esforçado.
Indico a todos os amantes do gênero.