Memórias de um Homem Quase Sensato

Memórias de um Homem Quase Sensato Eduardo C. Souza

Resenhas - Memórias de um Homem Quase Sensato

Stela75 17/05/2023

Uma reflexão interessante sobre mudar
Walter é o típico homem machista que vai passar por um baque após a morte de seu filho. Com isso ele começa a se questionar sobre o que acredita e a olhar para outras formas de ver o mundo. Nisso percebe o quanto magoou as pessoas a sua volta, inclusive a esposa e a filha. Vale a leitura!

Lene Colaço 05/06/2018

Que desprazer foi conhecer o Walter, inicialmente. Ele é machista ao extremo, com aquelas frases clichês que fazem os olhos revirar. Revirei várias vezes. Mas como qualquer outra pessoa, Walter tem família, emprego, problemas... Ele sempre desejou muito um filho homem. Não queria “passar de consumidor a fornecedor” (reviro os olhos). Quando nasce Carlinhos, seu segundo filho, sua vida ganha um brilho. Agora ele tem um companheiro para torcer pelo mesmo time, levar o carro para lavar, ensinar a “paquerar” as mulheres na rua, essas “coisas de homem”. Mas Carlinhos morre, deixando o pai desolado.

Após a morte do filho, Walter começa a ter sonhos com o garoto. Nesses sonhos Carlinhos está diante de várias folhas de papel. Walter não entende os sonhos e segue abalado com a perda. Um encontro inesperado com alguém do passado lhe dá a direção: escrever uma carta para alguém importante, e que essa carta tivesse como tema o PERDÃO. Assim Walter começa uma caminhada por suas memórias, visitando também sua personalidade, seus valores, questionando muitas coisas que praticou durante sua vida, e escrevendo muitas cartas. Não apenas pedindo perdão, mas também tomando atitude e reparando alguns erros.

A história é original. Embora alguém tenha me dito que já assistiu a um filme com essa premissa, para mim foi algo novo. O fato de ser ambientado no Brasil é muito bacana, porque acho muito chato ler um romance nacional com personagens de nomes que mal consigo pronunciar e paisagens gringas. Só não ficou bem claro, ou eu deixei escapar, se a historia se passa em Minas Gerais ou em São Paulo, mas a falta dessa informação não incomodou.

Incomodou um pouco o inicio. Achei muito filosófico, muito lírico, e muito explicadinho cada gíria, cada ditado... Não gosto de explicações quando elas não somam ao assunto principal, mas assim que venci as três primeiras páginas todo o resto foi fácil. O livro tem um ritmo muito bom, com capítulos curtos que vai nos levando, levando... E por ser um livro de 150 páginas, dá pra ler em uma sentada. Adoro isso!

Resenha completa no blog Bala de Limão

site: https://baladelimao.blogspot.com/2018/06/resenha-memorias-de-um-homem-quase.html

Samara 06/05/2018

Encantador
O livro trata da história de Walter, um cara machista, casado e pai de uma menina e um menino (caçula), mas age como um solteiro sem filhos.
Quando tem a oportunidade de maltratar e maldizer pessoas que não seguem o que ele acredita que seja o ideal, não a perde.
Ensina seu filho constantemente a olhar para mulher como se fosse nada, só algo para ser observado e tocado, sem precisar escutar o que tem a dizer, ou mesmo se importar se sente algo, até que um acidente aconteceu e ele perde seu filho.
Quando Carlinhos morre, Walter sofre muito, como eu jamais esperaria que sofresse, mas aí ele começa, aos poucos, perceber a que a perda na verdade foi um ensinamento e começa a mudar a forma como trata não somente sua esposa e filha, mas também todas as outras pessoas que fazem parte da sua vida, direta ou indiretamente.
Começa a perceber pessoas com outra orientação sexual, com vícios diferentes, como pessoas e passa a ignorar o que as acompanha, mostrando um nível de maturidade enorme, algo que eu não estava esperando.
Achei a história incrivelmente bem escrita, não tem muitas falas, mas o texto não pede por isso, então embora seja um tema um tanto tabu para muitas pessoas, o autor conseguiu escrever de uma forma muito leve.
Super indico a leitura.