A Velha

A Velha Daniil Kharms

Resenhas - A Velha

Tati 04/11/2018

Curto, Inusitado e Perspicaz
Essa curta história, publicada após a morte do autor e com base em seus manuscritos, narra o estranho momento em que o narrador-personagem encontra uma velha no meio da rua portando um relógio e, ao perguntar sobre as horas e ser instruído a ver por si mesmo, tem a surpresa de perceber que o objeto não possui ponteiros.

De volta à casa, ao atender à campainha, encontra essa mesma velha, que não só se deixa entrar na casa dele e sentar em sua poltrona favorita, como ainda o ordena a se ajoelhar no chão e a se deitar de bruços, ao que ele obedece de pronto, sem sequer questionar a princípio, saindo do estado do consciência em que se encontrava para, mais tarde e uma vez novamente desperto, encontrar a velha ainda largada em sua poltrona, só que morta. Irritado com tamanha inconveniência, o narrador se vê em conflito com como lidar com esse corpo que não pretende deixá-lo em paz facilmente...

Ao que parece, a história foi escrita nos anos da Segunda Guerra Mundial e do governo Stalinista na Rússia, sendo possível captar temas diversos, como, por exemplo, a inação em conflito com a cobrança de ação, que hoje ainda nos toca em interpretação atual do seguinte trecho:

"Na padaria, havia uma porção de gente e uma fila imensa no caixa. Fiquei logo de mau humor, mas meti-me na fila mesmo assim. A fila andava muito devagar e de repente parou de vez, pois faziam um baita escândalo na boca do caixa.

Eu fazia que não via e olhava para as costas da mocinha que estava à minha frente na fila. (...) Finalmente, ela se voltou para mim e perguntou:

- O senhor não sabe o que está acontecendo ali?

- Sinto muito, não sei - disse eu no tom mais seco que consegui. (...)

- O senhor não poderia ir até lá para descobrir o que está acontecendo?

- Sinto muito, mas não dou a mínima - disse eu num tom ainda mais seco.

- Como não dá a mínima? - exclamou a mocinha - O senhor também perde seu tempo aqui na fila!"

Esta edição, por sua vez, ainda conta com o texto no original russo, confrontado página a página com sua tradução, além do QRCode para a versão em áudio lida por um russo nativo, o que faz dela, além de uma obra literária cuja leitura rápida vale muito a pena, um objeto de estudo.